31 de outubro de 2019

NA DIVISÃO DE HONRA, OBRIGADO BENFICA!

Todos os que gostam de rugby em Portugal estão agradecidos - e se não estão deviam estar! - ao Benfica que nos proporcionou os únicos momentos de interesse em toda a primeira volta da Fase de Apuramento da Divisão de Honra!
Não fora a sua vitória sobre o Técnico por 24-22, na segunda jornada desta exigente Fase com três jornadas, e o Campeonato Nacional da Divisão de Honra teria sido a absoluta monotonia competitiva da história do rugby nacional dos últimos 10 anos!

Em 18 jogos realizados apenas em 2 não se registraram pontos de bónus - no Belenenses-Direito e no Benfica-CDUL - somando 14 bónus ofensivos e 2 defensivos.
Em 5 desses 18 jogos uma equipa marcou 10 ou mais ensaios e em 13 dos 18 encontros houve uma equipa que marcou 1 ou nenhum ensaio, registando-se que em 6 de todos os encontros, o vencedor marcou 60 pontos ou mais.

Ao terminar esta longa primeira volta (Três jogos para cada equipa!!) são 5 as equipas que marcaram 110 ou mais pontos, temos 2 equipas que sofreram 180 ou mais pontos, e a equipa que mais ensaios marcou obteve 20 toques na meta dos adversários, enquanto aquela que sofreu mais ensaios permitiu que os adversários tocassem na sua região íntima por 31 vezes.

2ª VOLTA COMEÇA NESTE FIM DE SEMANA
Dito isto vamos então para a exigente segunda volta da competição que nos traz a possibilidade do encarnados ao segundo posto.
Benfica brilhar de novo, pois vencendo o Montemor em casa sem bónus, vai ou igualar CDUL e Técnico (caso estes empatem o jogo que vão realizar) ou ultrapassar na classificação do Grupo C aquela que perder esse jogo, subindo então os

Então se os astros quiserem ser bonzinhos com quem gosta de assistir ao inesperado, eles vão permitir que isso aconteça!!!

Nos restantes 5 jogos da jornada não se aguardam surpresas - se fossem aguardadas também não seriam surpresas... - e mesmo que elas surjam nos jogos a realizar, não haverá alteração na classificação dos dois primeiros dos Grupos A e B, pois a sua vantagem sobre os terceiros e quartos é suficiente para que não haja sobressaltos.

NA PRIMEIRONA A COISA ESTÁ MAIS COMPLICADA
Na Primeirona, embora haja um pequeno grupo que já se distingue só com vitórias - Caldas, São Miguel e Évora - existe um maior equilíbrio, com as equipas escalonadas em três grupos.

O primeiro grupo é composto pelas quatro equipas que ocupam os quatro primeiros lugares, que dão acesso à fase eliminatória.
O segundo grupo é constituído pelas equipas que podem ascender ao grupo da frente.
No terceiro grupo estão as restantes equipas, que lutam pela permanência na Primeirona.

Neste momento inicial da competição temos no primeiro grupo as três já referidas, a que se junta o Santarém que embora vencido (pelo Évora) na semana passada, se mantém entre os quatro primeiros.

No segundo grupo seguem o Guimarães, com duas vitórias mas sem pontos de bónus, e os Jaguares e o Braga, ambos com uma vitória e um ponto de bónus.

No terceiro grupo sem pontos temos o Vila da Moita e o Elvas e ainda a Bairrada, com um ponto de bónus, mas só com derrotas também.

Então no grupo da frente os três primeiros vão se manter, embora um deles vá sofrer uma derrota (se não considerarmos um eventual empate) já que o Caldas vai receber o São Miguel e não podem vencer os dois, ficando o quarto posto do grupo pendente do resultado do Santarém-Guimarães, embora os cavaleiros partam com alguma vantagem para o encontro.

No grupo da perseguição também pode haver alterações, embora o Guimarães ainda tenha o lugar reservado.
Na verdade enquanto os Jaguares parecem destinados a vencer o Vila da Moita e com essa (eventual) vitória juntando-se ao Guimarães ou ao Santarém (ao que perder) na frente do grupo, vamos também assistir ao confronto entre o Braga e a Bairrada cujo resultado vai ter influência na constituição do grupo da perseguição.
Assim, se o Braga vencer fica com duas vitórias e mantém-se na perseguição, enquanto a Bairrada se afunda no grupo da fuga à despromoção. Mas se a Bairrada vencer fica tudo baralhado, com o grupo da perseguição com duas equipas com duas vitórias e outras duas com uma vitória. E se o Vila da Moita e o Bairrada ganharem, então o grupo passará a ter uma equipa com duas vitórias (Guimarães ou Santarém) e quatro equipas com uma vitória...

Finalmente no grupo da despromoção o Elvas ainda não vai ser desta que se estréia nos pontos pois vai receber os vizinhos do CR de Évora, e o Vila da Moita se perder frente aos Jaguares ficarão a fazer companhia à equipa elvense.

Vamos mesmo que ter que dar mais umas jornadas para podermos começar a ter ideias formadas, pois por agora ainda é cedo...


EM TOMAR A INAUGURAÇÃO DO CAMPO DO IP TOMAR MARCOU O FIM DE SEMANA
A inauguração oficial do novo campo do IP Tomar correu da melhor maneira para o clube tomarense, que bateu o RU Aveiro por 63-0, e o Mão de Mestre não podia ficar alheio a mais esta conquista do rugby fora dos grandes centros!

Este ano o Thomar conta com apoio e colaboração do RC Lousã, de quem é clube satélite.

Parabéns ao IP Tomar e aqui fica para celebração, a equipa que teve a honra de estrear o campo!




Sem comentários: