14 de dezembro de 2014

TAÇA ENCERRA PARA FÉRIAS DEPOIS DE JOGADOS OITAVOS DE FINAL

Os números da derrota do Direito perante o Universitário de Lisboa e a resistência do Évora frente ao Montemor foram as notas mais significativas da 5ª eliminatória da Taça de Portugal, que se realizou hoje.

A Lousã é a única equipa presente na próxima fase da prova que não pertence à Divisão principal do rugby nacional, depois de vencer o Vila da Moita, e vai defrontar nos quartos de final a equipa do Universitário do Porto.


As restantes equipas dos escalões secundários presentes na eliminatória agora disputada foram naturalmente batidas pelas equipas da Divisão de Honra, e nestas situações não se podem estranhar resultados mais dilatados, que afinal também aconteceram entre equipas da mesma divisão...




CALDAS 5-38 ACADÉMICA
Em confronto duas equipas de escalões diferentes, que respeitaram, ambas, o espírito do jogo e da Taça, apresentando-se com os melhores XVs disponíveis.
Campo algo pesado, algum publico - o jogo disputou-se ao meio-dia - e tempo agradável sem chuva.Boa réplica do Caldas principalmente nos primeiros 40 minutos de jogo em que permitiu que a Académica marcasse apenas dois dos seis ensaios que conseguiria em toda a partida.
Resultado de 0-10 ao intervalo, algo inglório para o Caldas que conseguiu uma primeira parte competente
A Académica sentiu algumas dificuldades nas fases de conquista e cometeu demasiados erros no momento do passe que contribuíram para um primeiro período monótono e com poucos momentos de qualidade. 
Apesar das inúmeras substituições que efectuou a equipa de Coimbra melhorou substancialmente no período complementar construindo alguns movimentos colectivos que proporcionaram bons ensaios e traduzem as diferenças entre as duas equipas. 
Merecido o ensaio do Caldas já nos momentos finais do jogo a premiar a boa capacidade de luta e determinação dos seus jogadores perante um adversário da divisão de honra.
Resultado final favorável à equipa da Divisão de Honra de 5-38, perfeitamente justo, mas jogo bastante competente e com fases de bom Rugby por parte da equipa da 1ª Divisão, num encontro bem dirigido e muito agradável de seguir.
A Académica vai receber o Cascais nos quartos de final da prova.

ÉVORA 18-19 MONTEMOR
Com os mouflons no comando por 12-6 ao intervalo, esperava-se que o Montemor dominasse o resto do jogo e vencesse sem dificuldade, mas não foi isso que aconteceu, e foi mesmo o Évora a fazer a despesa do segundo tempo, e quase conseguindo virar o resultado.
Valeu a maior experiência dos visitantes, que acabaram por assegurar a passagem aos quartos de final, garantido a vitória do dérbi alentejano.
O Montemor vai às Olaias nos quartos de final.

CDUL 42-19 DIREITO
Uma vitória por números inesperados, deitam por terra a possibilidade do Direito repetir o feito do ano passado, e abrem a porta para uma dobradinha dos universitários, que parecem não ter adversário à altura, nesta época.
A primeira parte foi equilibrada com o CDUL a praticar melhor rugby e a sair para o intervalo com uma pequena vantagem - 17-16.
Depois do intervalo, quando parecia que Direito queria dar a volta ao resultado e fez entrar Gonçalo Malheiro e e Gonçalo Uva, acabou por ser o CDUL a impôr-se e a dominar o que restou do jogo pareceu que o direito queria dar a volta ao resultado, entraram Malheiro e G.Uva, mas... foi o cdul que impôs o seu rugby e depois os bancos fizeram o resto, 4-1 em ensaios.
O CDUL vai a casa do Belenenses na próxima eliminatória.

BENFICA 0-50 BELENENSES
Outro resultado com números muito expressivos entre dois dos mais antigos emblemas do rugby nacional, que agora militam em níveis diferentes, que acaba por ficar bem demonstrado com os nove ensaios marcados sem resposta.
O Belenenses recebe o CDUL nos quartos de final.

GUIMARÃES 3-57 TÉCNICO
Vitória natural da equipa da Divisão de Honra, e os números, apesar de pesados, são absolutamente normais para a diferença que existe entre a divisão principal e o primeiro degrau competitivo nacional.
O Técnico vai receber o Montemor na próxima etapa da competição.

CASCAIS 24-10 AGRONOMIA
Cascais confirma vitória obtida na Divisão de Honra, e afasta da Taça uma das equipas que mais vezes participou nas suas finais (15, a seguir ao Benfica 18 e ao CDUL 17) e repete a presença nos quartos de final da época transacta.
O Cascais viaja até Coimbra nos quartos de final.

LOUSÃ 53-0 VILA DA MOITA
Vitória fácil dos beirões, numa partida jogada com formações ordenadas não disputadas, já que o Vila da Moita, fruto de uma longa onda de lesões se deslocou à Lousã apenas com 14 jogadores.
A Lousã recebe o CDUP na próxima eliminatória da Taça.

CDUP 41-8 CRAV
O lanterna vermelha da Divisão de Honra não conseguiu opôr-se com eficácia ao conjunto portuense e sofreu uma pesada derrota.
O CDUP viaja até à Lousã nos quartos de final da prova.




Foto: Miguel Rodrigues/Rugby Photo Store


13 comentários:

Anónimo disse...

Ao intervalo no CDUL Direito o resultado era 17-16,e não 17-6

Manuel Cabral disse...

Tem razão, já está corrigido

miguel disse...

no derbi alentejano so o evora merecia passar,o montemor fez um jogo mediocre. Teve a sorte do jogo e a 3min do fim cre falha penalidade no centro que provavelmente daria a merecida vitoria.

Anónimo disse...

Não bastasse a longa série de derrotas da Agronomia, a expulsão de 3 dos seus jogadores (no Cascais, houve uma expulsão também) mostra bem o desnorte com que a equipa da Tapada está a encarar a (sua) nova realidade no Rugby português.

Duarte disse...

Miguel, tanto o Évora falhou uma penalidade como o Montemor também falhou uma extremamente fácil. Se, se, se...

Anónimo disse...

Miguel, elas contam é no meio dos postes. Se, se, se...

Anónimo disse...

Quem foram os jogadores expulsos da Agronomia? Agressões?

Anónimo disse...

Ao contrário do que se esperavam não houve Taça e oso jogos mostraram bem a diferenças que há entre as equipas da Divisão de Honra e da 1ª Divisão.

Muitos pensaram, como eu, que o Benfica podia fazer a surpresa desta eliminatória, mas os números são concludentes e sem contestação.

Agronomia continua a sua lenta agonia, com a 6ª derrota seguida e sem melhorias à vista.

O CDUL chegou e sobrou para um Direito já em época natalícia e a distribuir brindes (Ensaio do Foro de 70 m a passar por toda a gente e intercepção do Girão na 2ª parte que acabou por "matar" o jogo).

Só mesmo o CRE este quase, quase..

Anónimo disse...

Agronomia: Irmãos Duarte e Mira;
Cascais: Luis Silva.

Anónimo disse...

Quem foram os xv do cdul-direito?

Anónimo disse...

O Guimarães até se bateu bem contra o Técnico. Perder 3-57 contra uma equipa que joga nos escalão máximo do rugby português e pertence as 6 melhores equipas desse mesmo escalão. Já se viu resultados muito mas pesados com equipas do mesmo escalão!

Anónimo disse...

O GDD veio do intervalo com a mudança do médio de abertura. Aí começou o descalabro. Se estavam em cima do Cdul ao fim de 40 minutos, porquê a mudança?

O Malheiro está sem rodagem competitiva. Nunca jogou com aquela estrutura dos 3/4 ( à base de sub 23 ), portanto não se conhecem...ainda.

Em equipa que ganha não se mexe....

O Cdul ganhou, e bem. Foi estranho ouvir, vindo da tribuna, vozes a chamar de palhaço ao árbitro.

Anónimo disse...

Boa tarde, Sr Cabral

Estranho para mim, é ser um jogo de final antecipada, e o jogo não ser adiado.
Porque o Cdul tinha dois jogadores nos sevens e o Direito 6jogadores.
Se calhar perdiam na mesma.
Não havia outra data para jogar ?
Já agora isso de chamar nomes aos Arbitros já é ambitual, como eles ainda tem paciencia é que fico admirado....em relação ao arbitro Afonso e aos ex jogadores Temudo e Pedro Vieira, tiveram bem , que saudades vêr eles a jogar....


Cumprimentos