7 de dezembro de 2014

SANTARÉM VENCE CALDAS E ESTÁ NA LUTA PELO PLAY OFF

A vitória do Santarém frente ao Caldas foi a nota mais importante da jornada, mostrando que não será fácil a vida das equipas que visitam o campo dos cavaleiros.

Na Sobreda o São Miguel deu boa luta ao Benfica, mas se é verdade que não permitiu aos encarnados a obtenção do bónus de ataque, também não é menos verdadeiro que não conseguiu o bónus defensivo.

Na Moita do Ribatejo a Lousã venceu, mas não conseguiu o bónus de ataque, marcando apenas dois ensaios, o que apenas acontecera frente ao Évora e ao Benfica, enquanto os chaparros foram a Setúbal derrotar o Vitória, e com o bónus de ataque conquistado reduziram a distância para o líder apenas a três pontos.

Finalmente o Sporting bateu o Loulé e trocou de posição com o Caldas na tabela, subindo ao quarto lugar.

RUGBY VILA DA MOITA 16-24 RC LOUSÃ (1-2)
O R.C. Lousã iniciou o encontro com enorme decisão e aos 3 minutos obtinha o seu primeiro ensaio. A pressão manteve-se e por diversas vezes esteve muito perto de voltar a marcar.
Realce para a forma determinada como os atletas do Vila da Moita se iam defendendo. 
Com uma bem montada defesa conseguiram sempre anular os ataques das linhas atrasadas lousanenses que até, diga-se, nem estiveram mal no jogo à mão.
O jogo foi-se desenrolando na primeira parte praticamente no meio campo dos visitados. 
Estes só conseguiram libertar-se da pressão através de pontapés de penalidade, sector onde a equipa da Lousã continua a não saber "estar". 
Mas pior que tudo o facto de terem algumas vezes de recuar 10 metros por incompreensível diálogo com o árbitro. 
Dessas duas vindas ao campo dos beirões os visitados conseguiram com dois bons pontapés de penalidade passar o resultado aos 32 minutos a seu favor para 6-5.
Mantendo a pressão ofensiva com domínio total a nível de melées, foi numa dessas situações que o árbitro concedeu um ensaio de penalidade que colocou o resultado em 6-12 para já sobre os 40 minutos o resultado se fixar em 6-15.
Dentro do resultado os da Vila da Moita iniciaram a segunda parte com enorme determinação passando a ocupar por mais tempo o campo dos lousanenses, sem contudo terem conseguido alguma notória oportunidade de marcar.
Transformando outra penalidade o resultado passou para 9-15 aos 15 minutos para passados 3 minutos os lousanenses reporem a diferença. 
Mas o momento do jogo deu-se aos 33 minutos quando logo a perder um ensaio praticamente feito e a ter uma penalidade a seu favor na zona dos 22 metros adversário, mais uma vez o árbitro alterou, e bem, a sua decisão permitindo aos da casa numa marcação rápida correr até ao meio campo, jogar muito bem ao pé sobre o defesa lousanense para o abertura aparecer lançado e marcar um ensaio de bom e oportuno efeito. 
Com o resultado em 16-18, a equipa lousanense conseguiu manter algum discernimento voltando a colocar o jogo na área dos 22 metros da Vila da Moita forçando-os a cometer erros que permitiram elevar o resultado para 16-24. 
Vitória justa dos beirões, perante uma equipa que conforme tem sido comentado é um “osso duro de roer” em casa. 
O ponto de bónus defensivo perdido no último minuto é talvez a parte mais injusta deste encontro disputado sempre com enorme civismo.
No próximo fim de semana em jogo de Taça de Portugal ambas as equipas vão ter oportunidade na Lousã de confirmar ou não a justeza deste resultado.
José Redondo

VITÓRIA RUGBY 12-34* CR ÉVORA (2-5)
O Évora mesmo não fazendo uma grande exibição fez o suficiente para ganhar o jogo e conseguir o ponto de bónus, mas o Vitória de Setúbal apresentou-se bem organizado, em especial a defender, dificultando bastante a tarefa dos chaparros.
Os sadinos aproveitaram bem os erros e hesitações dos visitantes e conseguiram marcar um ensaio de intercepção e outro no seguimento de uma penalidade rápida, a que juntaram uma transformação.
Mas o Évora acabou por conseguir o seu quinto ensaio na última jogada da partida, garantindo o quinto ponto que reduziu o atraso para o líder para apenas três pontos.


BENFICA RUGBY 19-5 CR SÃO MIGUEL (3-1)
Foi com uma óptima tarde de sol que o Benfica recebeu o São Miguel num “pesado” campo da Sobreda onde se esperava um assumir rápido da maior experiência e fator casa por parte dos homens de vermelho, mas a primeira grande oportunidade foi dos visitantes a desperdiçar um 2 para 1 já muito perto da linha de ensaio. Respondeu de imediato o Benfica e aproveitando algumas penalidades foi ganhando terreno e criando perigo através dos seus alinhamentos e consequentes movimentos. 
O 1º ensaio surgiu naturalmente aos 10 minutos para os da casa depois de várias fases de jogo agrupado pelos seus avançados que acabou por conseguir ultrapassar a aguerrida defesa buldogue. Conversão bem sucedida. 
O jogo continuou com algum ascendente do Benfica mas o São Miguel ia respondendo com rápidos contra ataques por parte do seu três de trás bem acompanhados pelos seus centros e terceira linha. 
Mas a posse de bola passava essencialmente pelos homens de vermelho que iam tentando penetrar a bem organizada defesa azul e negra e conquistando território essencialmente através do jogo ao pé e de penalidades. 
Aos 25 minutos e numa boa movimentação das suas linhas atrasadas conseguiram criar espaço à ponta e marcar novo ensaio convertido superiormente. 
Manteve-se o cariz do jogo e já muito perto do intervalo depois de uma boa insistência dos seus avançados conseguindo agrupar a defesa visitante, abriram a bola rapidamente e alcançaram novo ensaio à ponta. 
Resultado ao intervalo 19-0 para os da casa.
A 2ª parte recomeçou com uma boa pressão por parte do São Miguel que conseguiu ir empurrando o Benfica para perto dos seus 22m e conseguindo algumas boas combinações fruto da maior posse de bola e domínio das formações ordenadas. 
O Benfica mantinha uma boa organização mas sentia maiores dificuldades em defender as investidas visitantes bem como criar perigo real ao seu adversário. 
O jogo manteve-se emotivo e jogado com intensidade mas muito no meio campo apesar de algumas boas oportunidades de ensaio especialmente para os buldogues. 
Foi já perto do final e com inteira justiça que o São Miguel viria a marcar o seu ensaio depois de diversas fases bem construídas pelos seus jogadores terminando num maul que levou o resultado final para os 19-5.
Vitória justa do Benfica mas na verdade não escandalizava se os vistantes tivessem levado o ponto bónus defensivo para casa.

RC SANTARÉM 31-21 CALDAS RC (4-3)
Excelente tarde - soalheira, pitch em ótimo estado e bastante público, entusiasta como é habito no "derby" do Oeste. Tudo condimentos para um início de tarde de Rugby.
E o jogo correspondeu, se não totalmente na qualidade do Rugby praticado, pelo menos na disputa e vontade de vencer de ambas as equipas.
Entrou mais forte e determinado o Santarém, com mais atitude e sobretudo mais concentração. Resultou um domínio claro nos primeiros 15 minutos, traduzido num ensaio transformado e uma penalidade falhada.
Reagiu o Caldas e durante cerca de 20 minutos o jogo foi repartido, fase com alguns erros técnicos de parte a parte, e com oportunidades de transformação de penalidades, falhadas por ambos os chutadores, em alguns dos caso por manifesta falta de sorte, também de ambos - bolas no poste ou barra.
Conseguiram os de Santarém uma transformação, o que colocou o resultado em 10-0 a seu favor.
Os últimos 10 minutos do primeiro tempo foram dos Pelicanos, traduzindo-se esse domínio em dois ensaios bem transformados.
O resultado ao intervalo 10-14 para os forasteiros antevia uma 2ª parte de grande disputa.
O Santarém entrou determinadíssimo e dominou todos os aspetos do jogo na primeira 1/2 hora, do que resultaram três ensaios todos bem transformados.
Mais placadores, mais rápidos a sair a jogar e mais empenhados na vitória os Cavaleiros justificaram neste período a vitória no jogo.
Reagiu o Caldas, mas o Santarém com uma defesa aguerrida, ainda que por vezes muito faltosa, frustrou os intentos dos Pelicanos que apenas conseguiram ensaio transformado, não mostrando discernimento e acima de tudo frescura na parte final.
Resultado justíssimo que premeia a equipa que se bateu com mais determinação, praticando boas fases de Rugby e que, pelo que mostrou, poderá disputar claramente os lugares do play-off.
Jogo menos conseguido do Caldas, sobretudo com falhas de placagem e defensivas que determinaram o resultado.

SPORTING RUGBY *38-19 RC LOULÉ (6-3)
A vitória do Sporting deu-lhe a subida ao quarto lugar, por troca com o Caldas, e a equipa está agora
Foto: Filipe Monte
equidistante do terceiro e do quinto lugar - três pontos para cada lado.
E isto apesar dos leões serem a única das três equipas com um saldo de pontos negativo, e curiosamente, com um saldo de ensaios nulo - tantos marcados, como sofridos.
O Loulé - e falando de pontos negativos e de saldo de ensaio, a equipa é a que tem o pior registo de todas as que disputam a Primeirona - conservou a 9ª posição com um pontito de vantagem sobre o Vitória de Setúbal.


3 comentários:

Anónimo disse...

Huau! Algumas surpresas este Jornada não foi assim tudo tão óbvio!Parabéns ao Santarém excelente trabalho foi um jogo muito aguerrido! Olha a Moita a Lousã ou foi desfalcada caso contrario é um dos resultados surpresa desta epoca.

Anónimo disse...

Boa noite,
Mais uma jornada passada e mais uma vez o Loulé a mostrar grandes dificuldades perante os adversários que na época passada eram seus adversários diretos.
O Loulé está a ultrapassar uma fase muito má neste momento, nota-se que perderam muitos jogadores e andam batalhando com aquilo que podem mas não está fácil, nota-se a falta de qualidade nesta equipa, não apresenta metade dos índices que apresentou na época passada. Como adpeto do RCL fico triste com o que se está a passar, este não é o Loulé que conheço. E com o passar das jornadas começo a temer a descida de divisão.
espero que comecem a obter melhores resultados pois o sul merece estar na primeirona.
abraço

Anónimo disse...

Excelente o campeonato da primeirona. Equilibrado QB. Salvo o Loulé que está a passar por um mau bocado, que esperamos recupere para bem do rugby em geral, o equilíbrio é notório. Até o próprio Lousa que tem sem duvida o melhor plantel, quando sujeito a pressão, treme um bocado. Tem muitos jogadores de boa qualidade, mas outros muito inexperientes que parecem mais mulheres do soalheiro que jogadores de rugby. O Caldas parece-me que vai descer um bom bocado por falta de segundos planos. O Benfica e o Évora muito iguais, mas parece-me que os do Évora são mais aguerridos além de estarem com melhor fio de jogo. Notória a subida do Santarém, agora com o novo relvado. Finalmente aposto na subida do S.Miguel ao grupo dos 6, enquanto o Sporting que se pensava que tinha segundos planos em quantidade - vide equipa Sub-23 - não será bem assim e nesse caso as coisas vão-se complicar para os lados de Alvalade.