14 de dezembro de 2014

ÁFRICA DO SUL GANHA EM CASA E PASSA PARA O COMANDO DO RANKING

Na África do Sul, quem manda é a África do Sul, e a equipa comandada por Niel Powell venceu o Torneio de Sevens de Port Elizabeth, ao bater na final a Nova Zelândia por 26-17, e assumindo o comando do ranking geral da prova, com oito pontos de vantagem sobre a segunda classificada, Fiji.

As Fiji desiludiram no segundo dia, e a presença que conseguiram na final da Plate não disfarça o desconsolo da derrota contra os Estados Unidos e o abandono do primeiro lugar da tabela geral, enquanto a Nova Zelândia regressou às finais, mas ainda não foi desta vez que se estreou a vencer um torneio na presente época., embora tenha sido o melhor que fez, já que foi 5ª em Gold Coast, 4ª no Dubai, e agora ficou na 2ª posição.


Para completar o grupo das quatro primeiras do ranking - os quatro lugares que dão acesso directo aos Jogos Olímpicos - a Austrália ficou pelo 3º lugar, ao bater a Argentina no jogo decisivo.

Em resumo, as quatro primeiras depois do Dubai, são as mesmas que saíram de Port Elizabeth, apenas a sua ordem se alterou, com a África do Sul (de 2ª para 1ª) e Nova Zelândia (de 4ª para 3ª) a subirem, e as Fiji (de 1ª para 2ª) e a Austrália (de 3ª para 4ª) a descerem.

A Argentina fez um bom torneio e como consequência disso subiu do 7º lugar para o 5º, ultrapassando a Inglaterra que se mantém na sexta posição, e quem mais sofreu neste nível da tabela foi a Samoa, que vencida na final da Shield por Portugal, desceu do 5º ao 7º lugar.

Com o não apuramento para a Cup a Samoa deixou de fazer parte do grupo das seis melhores - e que disputaram a Cup nos três torneios já disputados - para integrar um grupo de quatro equipas que disputaram a Cup uma ou duas vezes juntamente com a Escócia (duas presenças na Cup), o País de Gales (duas presenças na Cup) e os Estados Unidos, que tal como os samoanos, apenas disputou a Cup numa ocasião.
Neste fim de semana Samoa disputou a Shield, e o País de Gales disputou a Bowl, enquanto a Escócia e os Estados Unidos estiveram presentes na Cup, e entre estes quatro participantes, apenas existem quatro pontos a separar o melhor (Samoa com 29) do pior (Estados Unidos com 25).

A partir daqui estão todas as restantes cinco equipas, e se não contarmos com o Japão, que apesar de ter vencido em Port Elizabeth o seu primeiro jogo no Circuito deste ano, frente a Samoa na fase de apuramento, (no Gold Coast de 2011 já tinha conseguido vencer uma partida frente ao Quénia na meia final da Shield), está enterrado na última posição entre as 15 equipas residentes, apenas com três pontos correspondentes ao abono de presença, a diferença entre as outras quatro é de apenas oito pontos, com a França a registar 19 pontos e o Quénia 11.

Significa isto que ainda é muito cedo para se fazerem projecções o mesmo comparações com o que aconteceu em anos anteriores, e que tudo continua em aberto - em relação ao grupo inferior, basta a presença numa Cup para catapultar uma equipa, enquanto a ausência nas meias finais da Bowl, pode ter o mesmo efeito, mas no sentido inverso.

Fiquem com o quadro completo dos resultados do fim de semana, e o ranking actualizado da competição.



Foto de capa: Martim Seras Lima/IRB

2 comentários:

Anónimo disse...

Na próxima época, ao que parece, o Brasil vai ser uma das selecções residentes das IRB Sevens Series.

http://rugbyworldcup-argentina2023.blogspot.com/2014/12/sevens-brazil-to-be-core-team-on-2015.html

Anónimo disse...

Ou seja, as selecções que no final das IRB Sevens Series desta época ficarem nas 14ª e 15ª posições, na época seguinte, não serão selecções residentes.

Serão substituidas pelo vencedor do torneio de qualificação e pelo Brasil.

Acho eu.