16 de abril de 2014

RUGBY NACIONAL EM CRISE, COM REJEIÇÃO DO RELATÓRIO E CONTAS

Os clubes decidiram na Assembleia Geral que teve lugar ontem à tarde, rejeitar o Relatório e Contas apresentados pela direcção de Amado da Silva, demonstrando claramente que não estão na disposição de compactuar com mais situações pouco claras, e relatórios e contas pouco esclarecedores e com falta de elementos contabilísticos.

A votação do documento esteve por um fio, e foi apenas decidido fazê-la recorrendo ao voto de qualidade do Presidente da Assembleia, que votou favoravelmente à sua realização.


Depois, quando os 35 delegados presentes foram chamados a votar, 18 votaram contra e oito abstiveram-se, tendo nove votado favoravelmente.

Segundo creio esta é a primeira vez na história do rugby português que um Relatório e Contas é rejeitado em votação entre os membros da Assembleia Geral, o que demonstra claramente a fragilidade da Presidência de Amado da Silva, e a vontade dos clubes em renovar a sua liderança e mudar o rumo da vida do rugby nacional.

Agora terá que ser convocada nova reunião, após a apresentação de um Relatório e Contas revisto e adequado às exigências dos delegados dos clubes, afinal aqueles que efectivamente mandam nos destinos do rugby em Portugal, remetendo o Presidente e a Direcção ao seu devido lugar.

ENTRETANTO EM ESPANHA
A Federação Espanhola de Rugby comunicou que o seu Presidente, Javier González Cancho, apresentou a sua demissão, como resultado de um controle e uma gestão incorrecta dos gastos de 2013, bem como do incumprimento de um Plano de Viabilidade acordado com o Consejo Superior de Deportes, que provocaram um deficit considerável no exercício, que colocava em questão a viabilidade da própria Federação.

Após uma rigorosa avaliação da situação, Javier Cancho considerou que a sua demissão era obrigatória pra que se encontrem as soluções necessárias para a resolução da situação criada.

A partir deste momento, a Federação Espanhola vai levar a cabo um novo processo eleitoral, de acordo com o estabelecido nos regulamentos federativos, e passará a ser controlada por uma Comissão de Gestão, que será o orgão encarregado de administrar e gerir a federação durante o processo eleitoral.

O Consejo Superior de Deportes (CSD), a FIRA-AER e a IRB foram informadas da situação e declararam que o apoio destas instituições à Federação Espanhola de Rugby, implicará um rigoroso controle financeiro que garanta o futuro do rugby espanhol.

Aconselhamos a que os clubes e delegados portugueses avaliem devidamente o que se está a passar em Espanha, e imponham ao rugby português as medidas que se tornem necessárias para evitar que se chegue a uma situação semelhante de completo descrédito em Portugal, e sugerimos mesmo que talvez fosse boa ideia que os responsáveis pela situação que se vive em Portugal se demitissem, evitando aquilo que começa a tomar forma e, a continuarmos nesta via, se tornará inevitável: a demissão da Presidência da FPR.

38 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente os clubes avaliaram o que se estava a passar.
As contas além de não estarem claras , faltam ainda valores a contabilizar, o que assim sendo o prejuízo é ainda superior.
Vamos esperar para ver se Amado da Silva entende que os clubes já não apoiam a sua política e finalmente cumpre a sua palavra e deixa a FPR.
Financeiramente a FPR fica muito fragilidade, mas certamente em relação a rumo ficará muito melhor

Anónimo disse...

Cabé já era!! FPR em autogestão?!
Finalmente uma boa noticia no rugby nacional!!
Agora é tempo de arrumar a casa!!

Anónimo disse...

Os clubes e as pessoas que têm tantas ideias diferentes que se cheguem à frente , porque dizer mal já estamos fartos , apresentem um rumo e uma direcção claras .
ESPERO QUE NÃO ACONTEÇA COMO NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES - FALAM MAL , MAL E DEPOIS NÃO SE CHEGAM À FRENTE

Anónimo disse...

clubes que ontem apoiaram Amado da Silva:
- Clube Rugby de Évora;
- Sport Lisboa e Benfica;
- GRUPO DESPORTIVO DE DIREITO

para estes o rugby português está bem e recomenda-se...

Anónimo disse...

Aliás, face a tudo o que se passou ontem, o presidente deveria ter apresentado logo ali a sua demissão. Seria um bem que faria ao rugby nacional; seria, essa sim, uma atitude honrada. Agora....

Anónimo disse...

Não é bonito que alguns clubes por razões pessoais contra o presidente da fpr, chumbem as contas só por chumbar.
Assumam logo que o querem dali para fora e não sejam cobardes.

Se há coisa que esta direcção tem de positivo é a gestão financeira da fpr, apenas no campo desportivo as coisas não correram bem.

Se a malta acha que é motivo para correr com o homem, assuma-se e apresente-se uma opção.

Pena minha ver este rugby a "futebolizar-se" com estes coisas...

Saudações ovais,

Nuno Sarm.

Anónimo disse...

A lenta agonia?

Não me parece, ou seja, não me parece que o Sr Silva seja do género de meter o rabo entre as pernas e sair pela porta dos fundos.

Por isso, auto-demissão é um cenário que me parece afastado. Aliás, deve seguir-se uma fuga em frente, como é normal neste tipo de personalidade!

A não ser que os clubes arrangem forma de o demitir, o homem não sai pelo seu pé.

No final, quem perde é o rugby.

Anónimo disse...

Antes que as pessoas comecem a chamar nomes ás pessoas da FPR e aos que se perfilam para os substituir, será importante todos pensarem que o passivo da FPR roça o 1.000.000,00€.

Será bom que todos percebam o enorme esforço que quem vai de novo para a FPR terá que fazer.

Será bom que todos percebam que este passivo não é só da responsabilidade desta direcção mas igualmente das direcções anteriores.

Será bom que todos percebam que muitos dos que agora andam a dizer "cobras e lagartos" desta direcção são tão responsáveis quanto ela por este passivo.

Será bom que todos percebam que este passivo vai hipotecar durante muitos anos, não só a Alta Competição, como também a formação e desenvolvimento do rugby em Portugal.

Será bom que todos percebam que este enorme passivo (para um desporto de pouca expressão como o Rugby) irá ser um poderoso colete de forças que irá asfixiar o desenvolvimento da modalidade durante anos.


Mais importante agora do que deitar pedras, será de forma consciente e sensata apresentar programas viáveis, que contenham em si respostas credíveis a este problema incontornável, e que se assuma que a recuperação do rugby em Portugal não irá, infelizmente, começar pelo desenvolvimento da formação mas por anular este enorme passivo.

Todos temos que estar conscientes disto, todos teremos que estar preparados para anos de Travessia do Deserto.


Espero que a próxima direcção da FPR não se resuma aos clubes de Lisboa, que não se resuma ás "Tricas e Laricas" e habituais "Guerras de Comadres" de quem se conhece á muito e que sabe os "podres" uns do outros, que é o que normalmente acontece com os candidatos de Lisboa.
Espero que a próxima Direcção tenha o apoio dos clubes de Lisboa, o Rugby em Portugal não passa sem eles e eles são de facto o que melhor existe no rugby português, mas que tenha igualmente gente de clubes de fora de Lisboa.

Espero que a próxima Direcção e órgãos da FPR tenham gente dos clubes grandes e também dos clubes pequenos, só uma FPR com várias experiências e sensibilidades pode salvar o Rugby do buraco em que esta e as anteriores direcções o colocaram.


Todos nós, amantes do rugby, temos também as nossas responsabilidades, em vez de perdermos tempo a dizer mal e a deitar abaixo, devemos gastar o nosso tempo a exigir que se apresentem planos e que os candidatos justifiquem a viabilidade dos seus planos e programas.

Todos temos as nossas responsabilidades, quem gosta do rugby vai ter que se assumir na atitude e postura civilizada que vai ter que tomar.

Anónimo disse...

Um milhão de euros são peanuts...o problema esta na forma como foi gasto, desviado, delapidado, de forma megalómana.A última coisa a fazer é desinvestir na formação ou no apoio aos clubes, quem produz jogadores são os clubes, não as academias megalómanas, nem as Amlins,há que fomentar as competições regionais internas em todos os escalões e escolher a partir daí.Há que ter competições em continuo e não esta palhaçada de modelo competitivo aos repelões.De resto há duas visões claras: a dos clubes que votaram a favor que pode ser vista como a do para pior já basta assim, ou pensarmos que assumiram que pode não ser bom para os seus interesses terem gente a sair, ou a da maioria dos clubes que entendem que já chega de fartar vilanagem...

Anónimo disse...

o comentário de Nuno Sarm é um pouco estranho, então após as contas apresentadas financeira positiva? qual é o relatório de contas que diz isso? não deve ser o que foi para aprovação.
Pois embora ninguém o tenha questionado existe muitas irregularidades descritas mas os clubes estão desatentos por isso o desvio é ainda maior.
Todos sabemos que o senhor Julieta ira resistir pois embora ontem ter dito que saia poucos minutos depois voltou mais uma vez com a palavra atrás ( como ja é costume ), mas clubes mostraram que não querem mais, as contas são o reflexo de toda a ma gestão desta direção.
Esperemos para ver se é desta que o homem tem palavra

Anónimo disse...

segundo se diz houve um senhor que contribuio muito na aumentaçao do passivo ao desviar muito dinheiro! pergunto eu,porque é que este caso nao vai para tribunal?

Anónimo disse...

tem de se fazer uma queixa ao ministério público para levar isto à justiça! O P3 do público está a fazer um grande trabalho a acompanhar os lados menos conhecidos do Rugby Nacional mas se calhar está na altura de dar com o Boca no Trombone para a população em geral !

Anónimo disse...

Por que é que diz o nome de alguns dos clubes que apoiaram A. da Silva e não se diz o dos outros?

A Académica, o CDUP e o Técnico apoiaram?

Por outro lado, não surpreende o apoio do Direito, ex-adversário ferrenho de Amado da Silva. Só assim se compreende muita coisa que se tem passado nos últimos tempos.

Ao senhor que diz que 1 milhão são peanuts, olhe que em Espanha aquilo estoirou de vez quando atingiu 1 milhão e meio.

Anónimo disse...

Julieeeeetaaa!falta aqui dinheiro !!!!
Eu sei Ferrão, mas o inquilino não quer dizer à Judite pois se o fizesse estragava o bom nome do inquilino. Prefere disfarçar nas "contas", pois segundo ele ninguém lhes liga, e assim continua com o seu fatinho domingueiro e ar de pessoas de bem!(Ferrão:)aaahhhh... ...e assim continua tudo na mesma e depois vamos beber uns copos na 3ª parte pois somos todos amigos, não é?
FIM

...só que desta vez correu mal e o inquilino deve ir para o "cantinho" que ele há tempos criou e bastante usou ....

Anónimo disse...

Foram apenas os delegados do Direito, Évora e Benfica que apoiaram, creio eu do que me lembro.
Os delegados da AAC, o CDUP e o Técnico, não.

Anónimo disse...

Anónimo das 18:35,

Obrigado pela resposta.

Anónimo disse...

mas se os tais desvios que se falam por aqui já são do tempo das direções anteriores em que eram vicepresidentes muitos dos que agora quiseram reprovar as contas... como é que agora se andam a queixar de aumentos do passivo e a falar em atrasos nas queixas à justiça. a actual direção é que descobriu o assunto e tem prazos para tomar decisões que anunciou que ia cumprir. fala-se também por aqui que a fpr tem capitais proprios negativos. que está portanto tecnicamente falida. é verdade. mas também é verdade que já está assim há muitos anos, que já estava assim no tempo dos tais vice-presidentes que agora quiseram reprovar as contas também com esse argumento.

Anónimo disse...

Está à vista a qualidade dos pretendentes à FPR !!! IMCOMPETENTES, porque se esqueceram de, pelo menos, mais dois clubes que não votaram contra as contas e IRRESPONSÁVEIS porque andam a contar na rua o que se passa dentro da casa do Rugby, i.e., IMPREPARADOS.

Anónimo disse...

Se o Rugby organizado em Portugal é para andar assim é mesmo para acabar!

Nuinguém quer começar uma associação amadora para competições ?

Anónimo disse...

Anónimo das 20:01
É verdade, esta situação dos capitais próprios negativos não é de agora.
O problema é que quando esta direcção recebeu a pasta em janeiro de 2010, o saldo era negativo de 132 mil euros, e hoje, quatro anos depois já vai nos 515 mil...
Ou seja, quadriplicou...

Anónimo disse...

É somar o desvio, que antes nunca foi apanhado por quem lá estava, e já deve dar quase o capita próprio negativo, ou seja, já lá estava mas nunca deram por ele.

Anónimo disse...

Se na altura tivessem pedido ajuda à empresa dos 12M já há muitos anos que tinham apanhado o buraco ... sinceramente ...

Anónimo disse...

Não percebo esta cortina de fumo sobre o furto.
O que 19 contra oito clubes votaram ontem foi unica e simplesmente a futura moção de censura.
Se fosse esperto saía agora pelo seu pé sem ser corrido e daqui a 4anos, já nimguém se lembrava, enganava a malta outra vez e voltava pela porta grande.
Mas para isso era preciso que alguém pensasse por ele.

Anónimo disse...

Claramente esta situação toda carece de esclarecimento.

Apenas umas achegas, do que foi dito na AG.

A propósito, o que se passa nas AG não deve ser restrito a um determinado grupo de iluminados e sim partilhado por todos, pois todos estamos envolvidos. E mais. Os delegados são indicados pelos clubes e os clubes pertencem aos seus sócios, portanto, nada de segredos!

A firma de Auditores afirmou na reunião que durante anos chamou a atenção para a existência de problemas e nunca as direcções (incluindo esta) quiseram saber.
Os clubes que deviam fiscalizar as contas da FPR sempre deixaram andar na base do nacional-porreirismo.
O relatório e contas apresentado agora, tem uma conta em nome de João Manuel Hipólito Firmino no valor de 23.443 euros, que a FPR diz agora que é o valor do desfalque.
No entanto, depois de questionada a contabilista confirmou que existe uma segunda conta em Resultados Transitados, no valor de 189.000 euros, que também diz respeito ao tal desfalque.
Ou seja, o desfalque parece ter sido de 212 mil euros.

O saldo do Activo - Passivo era em
2009 - 132.764 euros
2010 - 387.104
2011 - 519.628
2012 - 323.941
2013 - 515.579 euros.

Então, mesmo que o valor do desfalque seja inteiramente imputado ao período antes de 2010 - o que duvido seriamente - o saldo da conta em 31 de Dezembro de 2009 seria de 344 mil euros.

Assim, a verdade é que os resultados continuaram a ser desastrosos, e se em 2009 assim era porque alguém roubou, depois disso o buraco aumentou porque as contas foram mal geridas...
Ou seja, quem está neste momento à frente dos nossos destinos não foi roubado, apenas com a sua política financeira, nos enfiou ainda mais no buraco, conscientemente.

Lá estaremos na próxima AG para ver afinal de quanto é o buraco, se foi feita participação crime contra quem burlou a FPR - como o Conselho Geral declarou que era sua unânime opinião - ou se vai tudo continuar na mesma...

Anónimo disse...

Bom. A coisa não pode ser assim tão simples mas se fosse podíamos concluir que (deixando as supostas verbas roubadas fora das contas) nos últimos cinco anos o passivo agravou 170m sobre uma situação de - 132 que já existia. Ou seja qual é a diferença substancial entre as situações ? Ou os que deixaram os - 132m em 2099 também não nos conduziram para o buraco conscientemente com a sua política financeira ? E esses não são os que agora votaram contra as contas ? E esses não são os que foram avisados antes de 2009 pelos auditores da existência de problemas e nunca quiseram saber ? Então e agora criticam o passivo e a falta de queixa crime ? Parece estranho mas é mesmo assim.

Anónimo disse...

Da conversa que está aqui, duas coisas me confundem.
Então que contas estamos a analisar?

As de 2013, ou outras anteriores a 2010? Será que é legítimo dizer que estas contas mal paridas devem ser aprovadas, porque outras, alegadamente mal paridas mas que foram aceites pelos clubes, foram também aprovadas?
Então porque em 2 mil e qualquer coisa, ou antes disso, houve contas alegadamente mal feitas, devemos aprovar as de 2013 que foram realmente mal feitas?

Seria estranho se assim fosse... Mas não é, porque os clubes não estão na disposição de dar cobertura a contas realmente mal feitas.

Porque em relação às outras, a única coisa que se pode dizer é que não deram pelo desfalque, se é que o desfalque foi feito nessa altura.
E isso, pode-se lamentar, mas a verdade é que se os desfalques fossem detectados quando são feitos, não haveria desfalques... Os desfalques só existem porque são feitos por vigaristas que enganam as entidades.


E isto leva-me à outra coisa que me confunde

Foi detectado um desfalque e esta administração estava a tentar escondê-lo!

Mas os delegados não deixaram, e exigem clareza nas contas - aquela clareza de que o actual Presidente se arvorou em arauto e é agora o primeiro a tentar que não exista.

O que têm isto a ver com o que se passou anteriormente? Porque não devem os clubes, mesmo os ligados à anterior direcção, querer que isto não passe escondido?

Porque se no passado as direcções foram enganadas e quem fez o desfalque não foi detectado, agora sabemos que houve um desfalque mas há algumas pessoas a quererem esconder essa verdade!

Entre quem está a apoiar quem está a tentar esconder, está o Direito, curiosamente o clube do anterior Presidente e principal suporte da sua direcção.

E isso sim, é estranho, a menos que exista qualquer coisa do passado que interesse esconder...

Enfim, eu vou votar pelo completo apuramento da verdade, de acordo com o meu clube, que não está nesta direcção, nem esteve na anterior...
Porque o meu clube quer - e eu também! - que toda a verdade seja descoberta, custe a quem custar.



Anónimo disse...

Da conversa que está aqui, duas coisas me confundem.
Então que contas estamos a analisar?

As de 2013, ou outras anteriores a 2010? Será que é legítimo dizer que estas contas mal paridas devem ser aprovadas, porque outras, alegadamente mal paridas mas que foram aceites pelos clubes, foram também aprovadas?
Então porque em 2 mil e qualquer coisa, ou antes disso, houve contas alegadamente mal feitas, devemos aprovar as de 2013 que foram realmente mal feitas?

Seria estranho se assim fosse... Mas não é, porque os clubes não estão na disposição de dar cobertura a contas realmente mal feitas.

Porque em relação às outras, a única coisa que se pode dizer é que não deram pelo desfalque, se é que o desfalque foi feito nessa altura.
E isso, pode-se lamentar, mas a verdade é que se os desfalques fossem detectados quando são feitos, não haveria desfalques... Os desfalques só existem porque são feitos por vigaristas que enganam as entidades.


E isto leva-me à outra coisa que me confunde

Foi detectado um desfalque e esta administração estava a tentar escondê-lo!

Mas os delegados não deixaram, e exigem clareza nas contas - aquela clareza de que o actual Presidente se arvorou em arauto e é agora o primeiro a tentar que não exista.

O que têm isto a ver com o que se passou anteriormente? Porque não devem os clubes, mesmo os ligados à anterior direcção, querer que isto não passe escondido?

Porque se no passado as direcções foram enganadas e quem fez o desfalque não foi detectado, agora sabemos que houve um desfalque mas há algumas pessoas a quererem esconder essa verdade!

Entre quem está a apoiar quem está a tentar esconder, está o Direito, curiosamente o clube do anterior Presidente e principal suporte da sua direcção.

E isso sim, é estranho, a menos que exista qualquer coisa do passado que interesse esconder...

Enfim, eu vou votar pelo completo apuramento da verdade, de acordo com o meu clube, que não está nesta direcção, nem esteve na anterior...
Porque o meu clube quer - e eu também! - que toda a verdade seja descoberta, custe a quem custar.



Anónimo disse...

Anónimo das 21:51,

O saldo negativo de 515.579, em 2013, inclui o valor do desfalque(s)?

Ou aos 515.579 ainda há que somar os 200 e tal mil do desfalque?

Anónimo disse...

Anónimo das 23:28,

Totalmente de acordo!

Anónimo disse...

Esta direção foi a primeira a revelar o desfalque. Não estava a tentar esconder. Foi a primeira a revelá-lo? Foi o que o presidente fez logo a abrir a AG. Também é verdade que as outras não podiam revelar uma coisa que não conheciam. Mas dizer que agora se tentou esconder não é verdade. O que se fez foi o contrário. E mesmo assim reprovaram as contas. Por outras razões concerteza mas por essa não.

Anónimo disse...

Anónimo das 00:20

Primeiro, registo que estamos de acordo - as direções anteriores não podiam revelar o que não sabiam.

Mas seria interessante saber quando foram feitos os desfalques (se é que o valor foi sendo desviado aos poucos) ou o desfalque, se foi tudo desviado de uma vez só.
Descobertos os documentos falsos, não será difícil saber.

Quanto ao fato desta direção estar ou não a tentar esconder creio que existem alguns elementos interessantes.

Não esclareces se estiveste na Ag, mas eu estive, e lá ficaram claras duas coisas:

Por um lado não se refere uma única vez no Relatório e Contas a questão do desfalque, o que é estranho.

Por outro lado, os valores que depois são indicados pela direção como sendo o valor do desfalque (23 mil euros) acabam por se revelar cerca de 11% do total, admitido pelo Conselho Fiscal e que a própria contabilista acabou por concordar que afinal ascendeu a 212 mil...

Portanto, e sem fazer qualquer juízo sobre as razões que levaram a isso, parece claro que se tentou evitar antes da Ag, falar ou referir sequer o assunto, mas que, perante a onda de reação que surgiu por parte dos clubes, se tentou minimizar o caso, quando ele assume valores muito importantes.

Anónimo disse...

qual quê ! não estive nem foi preciso estar na AG para saber do desfalque. já há muitos meses que o presidente falou no assunto. já há muitos meses que se reuniu com os anteriores presidentes a informar o que tinha aparecido. já há seis meses na AG para aprovação do Orçamento e Plano que o presidente disse publicamente a todos os delegados que estava a trabalhar nas averiguações do desfalque (e nessa altura já a maioria dos presentes conhecia o assunto). não há duvida nenhuma que foi esta direção que detectou que havia o tal director financeiro (há mais de 10 anos) que andava a desciar fundos. era só o que faltava era virem agora os pretendentes dizer o contrário disto. sinceramente ... e além do mais o relatório de gestão fala em despesas não reconhecidas em exercicios anteriores.

Anónimo disse...

O presidente não só escondeu como tentou, através do silencio, que o desfalque prescrevesse. É gravíssimo o que esta direção fez, assim como é grave estarem aqui a tentar encobrir.

Anónimo disse...

Não vou muito pelo Presidente e nem o meu clube votou nele. Mas o seu a seu dono. Foi na Direcção dele que este assunto foi despoletado. Desfalque (roubo) que já dura à mais de 10 anos. O querer ou não querer que transpirasse para a opinião publica foi uma atitude correcta, pois teve o cuidado de informar vários "opinion makers" para saber se a modalidade seria ou não afectada com essa divulgação. Muitos dos que aqui e agora o atacam estiveram em anteriores A.Gs. onde aprovaram contas que já vinham manconadas e com o roubo disfarçado. Fico passado com algumas das opiniões aqui expressas quando na tentativa de correrem com ele se servem de mentiras e de falta de vergonha para o atacarem. Com estas atitudes só levam a que muitos que estão neutros passem a dar-lhe apoio. Até o próprio MdM teve o cuidado de tratar deste assunto com luvas de pelica, para ver se não nos acontece o que aconteceu agora na Federação Espanhola.

Anónimo disse...

Vamos lá ver as coisas como elas são e sem fantasias: 1- o passivo neste momento é de mais de €1.000.000, coisa nunca antes vista 2- apesar do Presidente ter tentado omitir há um desfalque 3- desfalque esse que o presidente lá acabou por admitir que haviam umas irregularidades no balancete na ordem dos €23.000 4- depois vistas bem as coisas os €180.000 negativos que transitavam do ano anterior afinal também eram "novas facturas" que tinham de repente aparecido, ou seja, também fazem parte do desfalque 5- o presidente escondeu os relatórios dos auditores o que é crime numa entidade pública 6- o presidente fala como se tivesse lá chegado agora mas já está na presidência da FPR há quase 5 anos 7- e por ultimo o mais extraordinário: vá-se lá saber porque o presidente ainda não fez queixa às autoridades (polícia) do desfalque que já sabe há 4 meses e meio.

Manuel Cabral disse...

Caros amigos,

Os comentários que têm chegado são cada vez mais impossíveis de publicar, quer porque fazem acusações ou insinuações de ordem pessoal, quer porque fazem afirmações claramente falsas.
Tanto por quem defende as posições da direcção da FPR, como por quem as ataca.
Assim, informo que não serão publicados mais comentários a esta matéria, a menos que tragam algo de novo, quer factual, desde que devidamente comprovado, quer opinativo, desde que eu considere que isso contribui para a análise da situação.

Manuel Cabral disse...

Comentário publicado por um anónimo noutro local e transferido para aqui:

Em Espanha:

http://www.marca.com/2014/04/17/mas_deportes/rugby/1397738799.html


Anónimo disse...

Ja ha algum tempo que nao visitava este site. Pode se dizer que sou um outsider, mas com uma grande paixao pelo rugby. Portanto e com algum distancionamento clubistico que vejo estas questoes e as tento analisar com a maior honestidade intelectual possivel. Sem querer remexer muito no passado, porque este foi assumido por esta direcao, pelas suas criticas no proceeso eleitoral, pelo seu programa e pelas suas promessas.
Face a isto, avaliemos alguns factos, para se poder tirar uma conclusao.
- Selecionador Nacional, altamente contestado, e com os resultados que estao a vist
- Convocatoria de jogadores pouco criteriosa , criando grandes clivagens no rugby Nacional, ja por si muito fragil.
-Importacao de regulamentos desportivos, completamente desfazados do rugby Nacional
- Criacao de regulamentos ao arrepio da Lei, que podem por em causa o estatuto de utilidade publica da federacao
-Tentativa de esconder vicios contabilisticos, eburacos contabilisticos, apresentando contas que nao refletem a realidade , a verdade ea transparencia que as Assembleias Gerais exigem.
Face a este roll de factos, Senhor Presidente, se lhe resta um pingo de dignidade, apesente a sua demissao