27 de abril de 2014

ÉVORA E BENFICA AVANÇAM NA PRIMEIRONA

Vencendo os jogos da pré-eliminatória do play off da 1ª Divisão, o Évora e o Benfica avançam para as meias finais da prova, onde vão defrontar, em casa dos adversários, o Groundlink Caldas e a Lousã.

As vitórias do terceiro e quarto classificados da fase de apuramento eram esperadas, embora seja de realçar a réplica dada quer pelo Sporting, quer pelo Vitória de Setúbal, que não facilitaram de forma nenhuma o trabalho dos vencedores.

Os resultados da pré-eliminatória acabam por confirmar os resultados da fase de apuramento, e aguardam-se agora os resultados das meias finais que se realizam já no próximo final de semana.



A vitória com um resultado equilibrado já era esperada, tendo em vista os números dos encontros precedentes realizados esta época, entre as duas equipas.
Enquanto os chaparros se preparam para a meia final frente ao Groundlink Caldas, os leões encerram a sua época de XV com um bónus defensivo (se os bónus se aplicassem nesta fase da prova), que deve ser considerada positiva, já que se trata de uma equipa apenas com dois anos nas competições nacionais, e depois da vitória no Nacional da 2ª Divisão no ano passado, consegue nesta primeira participação na Primeirona, ficar no grupo do play-off.
Aguardamos com interesse o evoluir da equipa e do clube, para que se possam tecer considerações sobre o seu futuro, quer no escalão senior, quer na generalidade, já que para se firmar como clube, a Associação Sporting tem que começar a mostrar os resultados da sua actividade nos escalões de formação, nomeadamente nos Sub-16 e nos Sub-18.


Apesar da vitória por números que lhe dariam direito ao bónus ofensivo, o Benfica não conseguiu repetir os sete ensaios obtidos na segunda volta da Primeirona, embora em nenhum momento a sua superioridade tenha sido posta em causa.
O Vitória de Setúbal repete desta forma a sua posição de último dos primeiros conquistada na época passada, e acaba por se confirmar como uma permanente da 1ª Divisão, e apesar de alguns problemas que pode ter tido durante a época, está aparentemente, afastado dos perigos do rebaixamento.
Gostávamos de ver mais e melhor presença dos seus escalões de Sub-18 e Sub-16, e esperamos que tal possa acontecer já na próxima época.

2 comentários:

Manuel Cabral disse...

O comentário que publicamos de seguida chegou-nos assinado por Carlos Eduardo, mas, infelizmente, o seu autor não quis respeitar a nossa norma de não publicarmos críticas à arbitragem, o que por si só deveria impedir divulgação do texto.
No entanto, ele representa uma opinião válida sobre o encontro - que não é necessariamente a mesma do Mão de Mestre - e resolvemos por isso proceder à sua publicação, embora amputado das referidas críticas.

Claro que esta é uma situação extraordinária, e que não utilizaremos muitas vezes - quem quiser colaborar na análise de jogos, com textos sobre os mesmos, pode dirigir-se directamente à administração do Mão de Mestre através do e-mail admin@maodemestre.com

Pessoalmente não acredito em vitórias morais, daí que também considere que na derrota, quando esta acontece, não deixa de ser justa.

No entanto, a análise feita ao jogo entre Benfica e Vitória parece-me algo incompleta e pouco ajustada ao que realmente pudemos assistir na Sobreda.

Desde logo, e começando pelo final, mais que uma vitória inequívoca do Benfica, terá sido o Vitória a não saber vencer o jogo. O Vitória entrou bem: com velocidade, posse de bola e a jogar no ataque. O Benfica soube resistir e equilibrou o jogo.

O Benfica, com um jogo mais pragmático, mais cerebral, tirou partido dos erros que o Vitória cometeu em três momentos-chave do jogo: quando esteve durante largos minutos a um escasso par de metros da linha de ensaio na defesa benfiquista, e acabou por cometer erros reveladores de muita inexperiência. Na resposta, quando a mesma inexperiência de alguns jogadores sadinos na reorganização defensiva ou na placagem se evidenciou, o Benfica soube não falhar e foi conseguindo os ensaios.

Além disto, na resposta aos ensaios do Vitória, nunca convertidos, o Benfica soube, uma vez mais, aproveitar os mesmos erros para de imediato marcar e ampliar a vantagem.

Numa última nota ao jogo "jogado", o Benfica soube arregaçar as mangas e encher o peito de orgulho, para ser mais forte durante os minutos que jogou com catorze, não deixando o Vitória explorar essa vantagem.

Terminando pelo início, quem esteve na Sobreda não assistiu a uma tranquila e confiante vitória do Benfica. Antes, assistiu a uma derrota do Vitória de Setúbal, que com os erros decisivos de uma jovem equipa ofereceu o jogo a um experiente Benfica, que apesar de tudo, muito teve de suar.

Anónimo disse...

De facto... nem costumo comentar as análises que são feitas aos jogos, pois não faço ideia quem as faz.

No entanto o que se passou na sobreda foi um jogo muito bem disputado com as duas equipas a lutar muito.

O benfica mais incisivo nos seus ataques, e o vitoria a demonstrar alguma inexperiencia.

Em termos territoriais o vitoria dominou o jogo completamente, mostrou uma grande superioridade nas formações ordenadas, mas foi o benfica que marcou, e bem, mais ensaios.

Em relação á arbitragem.. não vou fazer criticas, mas relatar factos.

o vitoria queixa-se de um ensaio do benfica mal atribuido por bola fora (na minha opinião sem razão)

o vitoria queixa-se de um ensaio anulado por a bola não ter sido tocada na area de validação e consequente bola presa (na minha opinião com razão)

na formação ordenada resultante,

o benfica queixa-se de um ensaio do vitoria mal atribuido ao vitoria por suposto toque para a frente na area de validação (na minha opinião sem razão)


Já vi arbitragens bem piores, e acho que outros erros que poderão ter acontecido não mudariam o resultado final do jogo.

Mas foi um jogo com muitos ensaios e agradavel de ver, no entanto o resultado final não espelha o que se passou em campo.