24 de abril de 2014

CDUL A SARAR FERIDAS VAI SER DURO TESTE PARA O LÍDER *

* António Henriques
Com o Belenenses ancorado no 5.º lugar, Agronomia só com remotas possibilidade de melhorar a sua 4.ª posição (mas não de todo impossível, pois só terá que recuperar quatro pontos face ao CDUL…), e com CRAV e RC Montemor praticamente seguros nos dois últimos lugares, os derradeiros 160 minutos da fase regular vão servir especialmente para ordenar dois grupinhos de três equipas:

a) No topo, Técnico, Direito e CDUL vão decidir (ainda por cima havendo jogos entre si…) o escalonamento dos três primeiros lugares;

b) Académica, Cascais e CDUP (a oito pontos mas vai defrontar os dois últimos…) têm que definir qual deles vai disputar o play-off do título, com os outros dois a caírem para o play-off da manutenção, mas sabendo que farão os respetivos jogos em casa.


Eis o programa completo da ronda, que terá duas partidas no feriado de sexta-feira e três no sábado.





CDUL-TÉCNICO (sexta-feira, EU Lisboa, 15.00)
Será que os universitários já escalpelizaram, analisaram e por fim perceberam como foi possível perder, estando por cima 22-12 a 3 minutos dos 80, a final da Taça no sábado passado?
É que se não interiorizaram bem o que esteve mal, tenho más notícias para vos dar: amanhã vão ter pela frente o rampante líder do campeonato, pleno de autoconfiança pela imbatibilidade desde 5 de Outubro e com uma impressionante série de 13 triunfos consecutivos. 
E vencer, para afogar mágoas, não será tarefa fácil.
Claro que olhando para os plantéis das duas equipas o favorito vai alinhar… de azul (escuro e com U no peito? mais claro e com riscas brancas? Risquem o que não vos interessar, que eu tenho mais que fazer do prognosticar jogos deste calibre).
Na 1.ª volta os engenheiros aproveitaram o facto do CDUL surgir nas Olaias desfalcado duma série de internacionais e com uma 1.ª parte de luxo, venceram por 29-24 (4-3 em ensaios), êxito que já não lhes sorria há muitos anos…
E se para os universitários só a vitória com bónus interessa, as contas para o Técnico, 10 pontos acima, são fáceis de fazer:
Vitória garante praticamente o 1.º lugar da fase regular;
Empate ou derrota com bónus defensivo (ou desde que o adversário não some, pelo seu lado, bónus atacante) permite, desde logo, o acesso direto às meias-finais;
Derrota por mais de sete pontos, sem bónus defensivo ou se o adversário somar bónus atacante, então tudo ficará muito mais complicado. 
Ou seja, o 3.º lugar poderá mesmo ser uma realidade…
Agora todos sabem que uma fera ferida torna-se duplamente mais perigosa. 
E a equipa de Damien Steele – que no final do jogo de sábado disse ir apostar tudo, mas mesmo tudo, no campeonato… – foi mesmo atingida no coração. 
Pelo que, caro Técnico, quem te avisa teu amigo é…




BELENENSES-CASCAIS (sexta-feira, Restelo, 15.00) 

Azuis que vêm de uma saborosa vitória sobre Agronomia mas já sem nada para conquistar defrontam um Dramático que é 6.º e que vai deixar a pele em campo para acabar a ronda na mesma posição – e se possível aumentando a atual vantagem sobre os pretos (só têm um pontinho a mais e na última jornada recebe o CDUL…).
Curiosa é a posição do Belenenses, pois ao jogar com a Académica no próximo fim-de-semana, poderá ser o quinze de Francisco Borges a definir quem vai estar, ou não, no play-off do título. Terá alguma preferência?




AGRONOMIA-ACADÉMICA (sábado, Tapada, 15.00) 

Com três desaires nas últimas quatro partidas na prova os agrónomos estragaram, nos meses de Março e Abril, tudo o que de bom vinham fazendo desde o arranque da DH em Setembro, e despediram-se do acesso direto às meias-finais. 
Mas mantendo o atual 4.º lugar sabem que disputarão na sua Tapada o jogo de mata-mata com os vizinhos do Restelo.
Do outro lado estará uma Académica ainda a lutar pela fuga imediata aos jogos da descida, pelo que todo e qualquer ponto saberá a ouro. 
No anterior duelo que teve lugar em Novembro, em Taveiro, os visitantes venceram por 53-34, no jogo de todo o campeonato em que o derrotado mais pontos marcou. E que daria para vencer 44 dos 80 encontros da prova…




CDUP-MONTEMOR (sábado, Lousada, 15.00) 
Na 1.ª volta, os alentejanos conseguiram a sua segunda vitória de sempre na DH, por 32-20. 
Jogando agora em casa, os portuenses – bem melhores do que há cinco meses atrás – terão hipóteses de uma pequena “vingança”, ainda por cima sabendo que, como “cereja em cima do bolo”, poderá estar um prémio de vulto em caso de eventual ponto de bónus: uma inesperada presença no play-off do título, algo que há meia dúzia de meses estaria por completo fora das cogitações dos homens agora comandados por Joaquim Ferreira.



CRAV-DIREITO (sábado, Coutada, 15.00) 

Depois do que pudemos assistir na final da Taça no último sábado, alguém acredita em surpresas, quando uma vitória dos advogados lhes pode garantir o1.º lugar final ou, no mínimo, presença direta nas meias?

23 comentários:

Anónimo disse...

Faltou um bife trouxeram logo um saco da cidade universitaria!!!

Anónimo disse...

Pois é meus caros o campeonato não é tanto como começa mas sim como acaba, prova-se que o Técnico não tem estaleca para as grande decisões para a semana leva outra trepa do Direito e a sorte é apanhar cascais ou Academica no Play off porque se fosse Belenenses ou Agronomia seria outra trepa, é como tudo chega ao fim e vamos ter uma final Direito/Belenenses/ Cdul a vaer vamos.

Anónimo disse...

Resultados de ontem?

Anónimo disse...

Grande jogo do CDUL, tiveram enormes depois da derrota "merecida" na taça. Agora o técnico falta um bife e não passam de um uma equipezinha de meio da tabela, para a semana levam um cabaz do direito!!!

Anónimo disse...

Bem vindos à realidade da Divisão de Honra e para o ano sem o esatuto de equipa B ainda vai ser pior.

Anónimo disse...

Só dá pena que em Portugal "Ser Bom" continue a significar "mostrar que os outros "São Maus"". Nunca havemos de melhorar. Já dizia a anedota:
Porque é que se põe tampa num balde de caranguejos espanhóis e não num balde de caranguejos portugueses? Porque os caranguejos portugueses se puxam uns aos outros para baixo.

Anónimo disse...

Agronomia ganhou á Acadêmica 42-7.

Anónimo disse...

Lamentavelmente, é só heróis de bancada!

Independentemente de dizerem que jogaram com equipas incompletas, ou com jogadores nas selecções, etc, a equipa mais regular até agora foi qual? Se o campeonato fosse apenas uma disputa a 2 voltas se calhar os basófias do costume que apenas sabem escrever de forma destrutiva estavam caladinhos...

Mas enfim!

Quanto ao jogo, vitória incontestável do CDUL.

No início da segunda parte, total falta de concentração do Técnico, que em 7 minutos sofreu 3 ensaios! Inconcebível a este nível...

Mas, vai haver campeonato até ao fim e se calhar alguns basófias, de espírito destrutivo, ainda vão ter de meter a viola no saco!

Sejam é construtivos, ajudem a puxar o rugby para patamares mais elevados e deixem-se desses comentários de vão de escada!

Anónimo disse...

Não sou adepto do Técnico, nem tenho nenhuma estima especial pelo clube, mas é evidente que - tal como sucedeu com o Sporting (do qual também não sou adepto) no futebol este ano - têm feito uma época notável, muito acima do que se esperava. E muito acima de alguns comentários que por aqui se lêem, mais adequados a adeptos de outras modalidades.

Anónimo disse...

na primeira parte o jogo estava a ser fraco, na segunda parte o cdul acordou e resolveu mandar no jogo.
nota positiva para o centro tomas appleton e para gonçalo foro.
sem o seu "bife" da terceira linha o tecnico entra em panico provando que nao e uma equipa das sim 3 ou 4 jogadores a jogar. a nivel fisico nos ultimos 20 min os jogadores do tecnico ja alongavam a meio do jogo, pois nao estao habituados a um jogo tao duro.
mas na fase final e assim, os internacionais estao de volta e o tecnico volta a realidade.
antevejo uma final do campeonato com cdul vs direito.

Anónimo disse...

Fase Final Honra:

Quartos:
Agronomia - Belenenses
Técnico - CDUP

Meias:
Direito - Belenenses
CDUL - Técnico

Agora o desafio está me ver qual destes 3 clubes (CDUL, Técnico ou Direito) QUER ficar em primeiro e apanhar a fava (Belenenses ou Agronomia)...

Anónimo disse...

Essa do campeonato se fosse a duas voltas sem final four é boa, tambem era bom o ano passado quando o Cdul acabou com 13 pontos de vantagem sobre o Direito, e depois resumiu se tudo a um jogo onde o Cdul jogou mal e o Direito jogou melhor.
É injusto?É!! Mas é assim, o campeonato está estruturado assim, não há nada a fazer.

Anónimo disse...

Acordem: o campeonato não é uma prova de regularidade. Por não ser é que o Técnico está na frente. Estava no grupo dos mais fracos e foi jogando contra os 4 mais fortes enquanto estes tiveram jogadores na selecção e na Amblin Cup. Agora que estão cá todos fica provado que não vale a pena gastar o dinheiro que não têm em estrangeiros que nada acrescentam. No fim, ganham Direito ou CDUL porque são os melhores. E não se esqueçam que o Direito, esta época, já ganhou a Supertaça, a Taça Ibérica, a Taça de Portugal e é o campeão em título...

Anónimo disse...

grande análise deste amigo das 10.37 ao conseguir, num só comentário, dar as seguintes 3 calinadas :

não há quartos;
o cdul depende de terceiros para ficar em primeiro;
ficar com a fava é ter azar (em português do bolorei).

esperava mais das engenharias ...

Anónimo disse...

E no fim ganham o Direito ou o Direito, porque vivem à pala da Federação. Até jogadores suplentes e com pouca actividade são seleccionáveis para a Selecção. São realmente os melhores e face à isenção dos seleccionadores, repito que são realmente os melhores. Agora até apoiam o Presidente. Claro, nestas condições até nós o apoiaríamos. Está a fazer um excelente trabalho.... para o Direito.

Anónimo disse...

este das 15.21 ainda consegue superar o das 10.37 ... no comments.

Anónimo disse...

O direito está no topo do rugby português há 16 anos!!!

Quantos presidentes passaram pela Julieta Ferrão?

Será que podem começar a dar valor ao trabalho que se faz em monsanto?

Será o direito culpado de ser o único clube que não cria obstáculos às selecções nacionais? Perguntem ao seleccionador de sevens quantos jogadores dos chamados clubes da oposição se mostraram indisponiveis para ir a glasgow e londres?

E a culpa é do direito? um clube que jogou a fase regular do campeonato muitas vezes com menos 12 ou mais jogadores?

Este fim de semana o direito disputa o 1º lugar por mérito próprio e sem ajuda de ninguém.

reconheçam o bom trabalho desportivo do direito e por favor sejam menos futeboleiros.

Não procurem justificações extra desportivas para o vosso insucesso.

É preciso falar menos e treinar mais. É isso que falta no rugby português.

Saudações

José Fernandes Silva

Anónimo disse...

Andavam todos caladinhos á tanto tempo, o Técnico esta época já provou várias vezes dentro de campo o seu valor, nos jogos contra o Direito, contra a Agronomia e contra o Belenenses ninguém estava desfalcado e o resultado pendeu para o Técnico com mérito próprio, depois de um jogo menos conseguido já vêem falar outra vez, tenham calma que isto ainda não acabou... sejam mais justo e falem com menos ódio, este ano o Técnico está mais forte e mais competitivo independentemente da posição que conseguir no final, irá disputar cada jogo de igual para igual.

Anónimo disse...

alguém me diz quem foram os 23 jogadores do GDD que jogaram no CRAV?

e já agora também os 23 jogadores do CDUL / Tecnico.

Obrigado pela ajuda
abraços,
André Matos

Manuel Cabral disse...

Como vem sendo habitual, chega a certa altura e o nível dos comentários baixa, baixa, baixa...
De tal forma que passam a meras provocações sem o mínimo interesse, que, portanto, não vou publicar.
Os garotos que escrevem esses "comentários" porque não vão antes tratar das suas vidas em vez de virem aqui depositar as suas "preciosidades"?

Anónimo disse...

não tem mal nenhum ter estrangeiros cada equipa gere-se da maneira que entender dentro do que os regulamentos permitem. o cdul também tem estrangeiros, a agronomia idem e o belém foi já este ano buscar dois ou três.

Great Duke disse...

Caro José Fernando Silva, diga-me uma coisa: é verdade ou não que alguns jogadores do Direito recebem salários pagos pela Federação?
É que eu já li várias vezes insinuações nesse sentido nos comentários e não sei se é verdade.
E, já agora, há jogadores de outros clubes na mesma situação?
Se sim de que clubes e quantos?

Note bem que nada tenho contra o Direito que faz uma trabalho extraordinário na formação e depois colhe os frutos;
apenas tento verificar se há alguma razão particular para que as pessoas considerem que o Direito é beneficiado pela gestão federativa.

Na verdade, eu não percebo por que razão o Direito (que salvo erro da minha parte, foi um contestatário deste Presidente quando este se apresentou a votos na primeira vez) agora veio tomar o partido deste na questão do relatório e contas. Pareceu-me algo contraditório (não estou a tomar o partido de ninguém, que fique claro). Embora considere que esta história do desgfalque deveria estar nas mãos da polícia desde o princípio., pois "mata" a credibiliade da modalidade.

Como disse, tenho bastante apreço pelo Direito (e por muitas pessoas ligadas ao mesmo que conheço) mas fruto da minha distância física, só acompanho o que se passa na maior parte das vezes) pelo Mão de Mestre e pelos comentários que aqui leio e gostava de entender melhor toda esta situação.

Esta animosidade contra o Direito (também contra o Técnico) tem de ter uma explicação lógica... ou é só "dor de cotovelo" pelas muitas vitórias do Direito na última década?

Anónimo disse...

Não sou adepto nem do Cdul e muito menos do Técnico, mas como gosto de rugby, desloquei-me ao estádio para ver o jogo. Vi uma primeira parte fraca e uma segunda bem melhor, mas não consigo entender como estranhos ao jogo entram em campo por diversas vezes e o jogo prossegue. Como é isto possível numa modalidade em que se enaltecem valores? Teremos todos de repensar.