15 de fevereiro de 2014

FASE DE PRIMAVERA ARRANCA EM PORTO DE MÓS *

* Luis Sabido
Este Domingo dia 16 de Fevereiro arranca a fase de Primavera do Circuito Nacional de Equipas Emergentes!

Os contadores voltam ao 0 e temos tudo em aberto para cinco jornadas planeadas e todo um leque de equipas, que não para de crescer, a participar!

A abertura está por conta do RC de Leiria e a prova irá se desenrolar no Complexo Desportivo de Porto de Mós, início pelas 12:00.

Anunciado o quadro competitivo vemos 11 equipas anunciadas, vemos o regresso do Santarém, com a designação de Lions**, vencedores da ultima jornada, uma equipa do Rugby Universidade de Aveiro, que já tinha sido anunciada na jornada anterior e acabou por não aparecer, uma equipa que poderá ser novidade designada por IP Porto, pouco sabemos sobre eles, poderão ser uma encarnação da equipa do Sport Club do Porto para a participação nos Emergentes ou uma equipa independente, todas as novidades são boas e esperamos que sejam de facto uma equipa independente do Sport pois isso só quererá dizer que há um bom crescimento da modalidade na zona do Porto.

Anunciado está também o Clube de Rugby da Universidade da Beira Interior, que se vai estrear este ano
nos emergentes, o CRUbi já é conhecido do Circuito, registou três participações em 2011-2012 e quatro participações em 2012-2013 conquistando na fase de Verão do ano passado o 5.º Lugar. Esperemos que este anúncio signifique uma participação regular nesta fase, estas equipas de rugby no interior do país, onde a tradição da modalidade é pouca ou nenhuma, são importantes para a divulgação regional da modalidade e o seu trabalho é sempre de louvar.

Naval 1º de Maio, RC Leiria, Dark Horses, Ensiguarda e Santo Amaro, equipas mais regulares no Circuito de Emergentes em anos anteriores, juntamente com as equipas do Rugby do Oeste P e C finalizam o rol de participantes.

As equipas foram divididas então em três séries como podemos constatar, olharemos brevemente para cada em jeito de antevisão.

Na Série A, 3 equipas vencedoras de jornadas, duas delas já vencedoras de Circuitos no passado e uma incógnita configuram aquilo que só poderá ser um "grupo da morte". Quem perder a primeira partida fica automaticamente barrado dos primeiros lugares da prova pelo que não se admite nenhum erro, e se o sorteio foi aparentemente mais favorável à Naval 1º de Maio, a jornada passada provou que equipas novas no circuito podem vir com traquejo para as disputar.

Já o Santo Amaro de Oeiras, que tem estado ausente da competição, vai ter muitas provas a dar contra um Santarém que venceu na jornada passada a Naval 1º de Maio com quem o Santo Amaro já perdeu este ano em Leiria.

Um grupo decididamente de previsão muito difícil que será preciso esperar para ver, não adiantamos um favorito.

Na Série B o RC Leiria, favorito com base nas classificação da fase de Inverno, vai também ver-se frente a um incógnito, no mesmo esquema do grupo anterior o primeiro jogo é de vital importância portanto a equipa da casa não poderá levar este RU Aveiro de animo leve, como o Santarém e o Santo Amaro é uma equipa ligada às competições nacionais e por isso poderá ter argumentos, dado a sua regularidade de treinos e de competição, que o RC Leiria poderá não ter. Mais um jogo de esperar para ver.

Oeste P e Ensiguarda disputam a outra partida, são equipas que ainda não tiveram hipóteses de se enfrentar e se a Ensiguarda tem sido a lanterna vermelha das jornadas as equipas do Oeste ainda não encontraram a sua regularidade na prova, pelo que aqui também poderá haver algumas dúvidas. A Ensiguarda bateu, com alguma surpresa, a equipa dos Dark Horses na jornada anterior, que se explica por uma opção da equipa de Lisboa de rodar alguns dos seus elementos nessa jornada mas que não retira o valor da vitória a uma das formações mais jovens na competição.

Mais uma série de difícil previsão, mas propomos que a experiência do RC Leiria na prova, aliado ao fator casa, poderá levar a melhor.

Na Série C, com três equipas, Dark Horses enfrentam o Oeste C e o CRUbi, aqui todos jogam contra todos para a definição das posições. A equipa Lisboeta dos Dark Horses será aqui a favorita, tendo já enfrentado ambas as equipas do Oeste e vencido. O CRUbi já registou em anos anteriores vitória sobre os Dark Horses, mas a equipa de Lisboa é de longe mais regular pelo que se mantém o seu favoritismo, entre CRUbi e Oeste C reservamos os "prognósticos para o fim" da partida...

E é este o desenrolar do dia em Porto de Mós, mais uma prova cheia de rugby e boa disposição com a promessa de uma boa terceira parte pelo RC Leiria cortesia dos seus apoios para a prova!

Boa sorte a todas as equipas !


** Segundo informação que nos chegou e que agradecemos, a equipa do Santarém Lions é composta por jogadores do RC Santarém e do IP Thomar.

6 comentários:

Anónimo disse...

O Santarém Lions não é uma equipa do Rugby Clube de Santarém, é, sim, um misto de jogadores do Rugby Clube de Santarém com jogadores do IP Thomar Rugby.

Abraço

Unknown disse...

Obrigado pela informação !

Anónimo disse...

E por falar em Santarém, acho muito inteligente a forma como o Santarém está a gerir a sua participação nesta competição, dando tempo de jogo a jogadores menos experientes e/ou menos utilizados.

Anónimo disse...

mais ou menos...segundo sei amanhã o santarem irá levar dois habituais titulares da equipa que joga o campeonato nacional...

António Vidigal disse...

Nada que o Caldas não esteja a fazer desde o início da época, combinando jovens sub-18 e sub-21, dando-lhes a possibilidade de ganharem ritmo competitivo nesta prova, para poderem estar em condições de chegarem à equipa senior, quando o treinador assim entender.
A irregularidade na participação deve-se á necessidade de conciliar a competição dos sub-18 com a dos emergentes.
Hoje o Rugby no Oeste estará representado com duas equipas, exclusivamente do Caldas Rugby Clube.

Bom torneio a todos e que vençam os melhores.

Anónimo disse...

Quem tiver fotos destes torneio que coloque aqui o link

Obrigado