31 de janeiro de 2014

NA SEGUNDONA NORTE/CENTRO TERMINA PRIMEIRA VOLTA *

* José Silva
E no mesmíssimo fim de semana em que começam os Campeonatos Europeus, Torneio das Seis Nações, e o vulgar Torneio das Seis Nações “B”, com Portugal de visita à Roménia, na Segundona Norte/Centro acaba a primeira volta.

Vamos olhar para os três jogos da jornada, em particular na disputa entre segundo e terceiros (sempre pela Classificação Não oficial, que é a que seguimos), e os restantes jogos entre equipas de ”grupos” diferentes.
Começamos pelo jogo na Aldeia do Rugby, onde o Bairrada recebe os Garranos.

Na Aldeia do Rugby, no Domingo como é habitual por aquelas bandas, jogam Bairrada (Segundo classificado, 24 pontos) contra os Garranos (terceiro classificado, 20 pontos – um jogo a menos).
Os Bairradinos têm vindo a fazer uma época muito boa, só perderam para o líder da prova, e têm aproveitado alguns deslizes do Famalicão, para consolidar um dos lugares de acesso à Final Four de Segunda Divisão.
Mas o Garranos que também têm feito pela vida e, apesar de não contarem quer para a classificação final quer para a subida à fase seguinte (o que apesar de estar nos regulamentos aprovados poderia ser revisto…) tem levado água ao seu moinho e são, justamente os terceiros da prova com um jogo a menos e uma única derrota perante o líder.
Um bom jogo em perspectiva, de resultado incerto. Aposte na Tripla.

Em tomar os Estudantes locais recebem o líder num jogo que deverá ser de sentido único.
O Tomar vem de uma derrota pesada em Aveiro perante um adversário do mesmo grupo e é neste momento a única equipa sem vitórias, (é ultimo com um ponto bónus defensivo conseguido em Vila Real) pelo que os alarmes devem ter soado para os lados do rio Nabão.
O Tomar começou a época sem vitórias mas com resultados aceitáveis pelo que a derrota pesada da última semana deve ter feito mossa.
Vamos a ver se foi um acidente de percurso e como irá reagir a isso. Têm o azar de receber o líder, invicto na prova, no jogo logo a seguir a tamanho desastre.
Os Bravos (lideres com 27 pontos) vão de Passeio à cidade dos Templários, mas não podem perder a concentração se querem continuar na sua rota de vitórias.
Apesar de tudo, e de puderem enfrentar um Tomar ferido apostamos na vitória dos bravos, com ponto bónus.

Em Aveiro, por inversão de jornada, os locais recebem o Famalicão.
Os homens da Ria vêm de uma vitória robusta perante um adversário directo pelo que terão os valores de confiança nos píncaros.
Os Aveirenses (sextos da geral, com 10 pontos) bateram os de Tomar após já terem batido os de Braga, pelo que têm evitado os lugares de baixo da tabela. Mas perante um adversário de outro calibre terão de trabalhar, muito e bem, para conseguir um resultado positivo.
O Famalicão (quarto lugar, 16 pontos e um jogo a menos) apresentou-se como candidato à subida de divisão.
Apesar de já terem perdido por duas vezes ainda estão na corrida a um lugar na Final Four.
Mas para isso há que trabalhar e ganhar jogos e pontos, e não esperar que os nomes ganhem jogos.
Equipa mais adulta, mais madura não será difícil ao Famalicão regressar de Aveiro com a vitória no bolso.
Apostamos na vitória do Famalicão, com provável ponto bónus ofensivo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Boas Sr. Jose Silva,
O Aveiro esta em 4 na Tabela oficial e em 5 na Tabela Não Oficial(que é aquela que precisamente não conta para nada ). Pessoalmente vou lutar em campo ate a ultima gota de sangue, para que perca a falta de consideração que tem demonstrado em relação a Os Grifos. Marcos Lança

Manuel Cabral disse...

Caro Marcos Lança
O teu comentário é absolutamente desapropriado e fora de contexto.
A decisão de utilizar a tabela Não Oficial para a 2ª Divisão é exclusivamente minha e anterior ao início da prova, não tendo portanto qualquer fundamento a tua afirmação.
Apenas nela não são considerados os pontos atribuídos cada vez que uma equipa não joga, quer por folgar, quer por não jogar quando devia jogar contra a Lousada que desistiu, quer ainda quando joga com os Garranos.
Decidimos utilizar essa solução porque consideramos uma aberração que uma equipa termine uma prova com 24 pontos suplementares, o que por exemplo no caso do RUA leva a que a equipa na classificação oficial, neste momento, tenha mais pontos por não jogar (12) do que aqueles que soma por jogar (10).
Quanto ao facto do RUA estar em 6º lugar (e não em 5º) na classificação Não Oficial, ele acontece porque nesta classificação consideramos a existência dos Garranos - que EFECTIVAMENTE jogam - e porque retirados os pontos por não jogar, a AAUTAD passa à frente do RUA.
E passa à frente do RUA por dois motivos. Primeiro porque conquistou um ponto de bónus frente aos Garranos, mas MESMO que não tivesse esse ponto de bónus, ficaria em igualdade com o RUA e teria vantagem porque lhe ganhou o jogo realizado entre as duas equipas.
Ou seja, objectivamente a AAUTAD foi, até agora, melhor que o RUA, na competição.
A propósito, espero que a afirmação de que vais lutar até à última gota de sangue seja meramente metafórica, pois quero que não aconteça nada de mal, nem dentro, nem fora de campo, nem a ti nem a ninguém!

Anónimo disse...

Eu acredito que o aveiro nao dará de caras a vitória ao CRF. Os visitantes terão certamente dificuldades para arrecadar os 5 pontos.

Anónimo disse...

Caro José Silva continue com o bom trabalho que faz a divulgar o rugby da 2ª Divisão. Caro Marcos Lança continue com o bom trabalho com a equipa de Aveiro.
Somos tão poucos que não podemos dar-nos ao luxo de andarmos às cabeçadas uns com os outros.

Anónimo disse...

Caro José Silva, a sua previsão estava correta pois o Famalicão ganhou o jogo com ponto bônus ofensivo.
Desloquei-me a Aveiro na esperança de assistir a um bom jogo de rugby, mas a greve dos árbitros não ajudou. A primeira parte foi arbitrada por um senhor que, apesar da boa vontade, seguramente era desconhecedor das regras básicas do rugby, permitindo ao Aveiro jogar 40 minutos em permanente off side. Não teve interferência nos ensaios marcados pela equipa da casa, mas fez com que fosse impossível aos visitantes jogar. Na segunda parte muda o árbitro, tornando o jogo muito mais disciplinado e, obviamente, a equipa de Aveiro foi quem mais ressentiu. Se não houvesse greve de árbitros, garantidamente a equipa de Aveiro teria terminado o jogo com menos jogadores em campo, por agressões gravemente explícitas e contrárias ao espírito do rugby. Parabéns às duas equipas!

"O" adepto da segundona.