9 de janeiro de 2014

PRIMEIRONA VÊ PRIMEIRA VOLTA CHEGAR AO FIM

A Primeirona vai chegar ao termo da primeira volta e os seis da frente apenas podem ser ameaçados pelo Setúbal, no dia em que estes disputem o jogo que deixaram em atraso desde a semana passada.

A Lousã tem todas as condições para chegar invicta à volata do campeonato, com o Groundlink Caldas ali mesmo ao pé a mostrar que está a subir...

Enquanto Santarém e São Miguel se defrontam num jogo de contornos dramáticos que vai deixar apenas uma equipa isolada na cauda do pelotão, o Évora pode aproveitar para subir mais um degrau na tabela classificativa, ultrapassando o Benfica.


A verdade é que neste momento, com excepção dos dois primeiros, todos os restantes lugares estão com dono indeterminado, e se continuarmos assim vamos precisar de todas as jornadas da prova para saber quem fica nas pontas.

Foi preciso a Lousã esperar mais de uma dúzia de anos para reencontrar o Benfica numa competição nacional, e acreditamos que o peso da história não vai influenciar negativamente os lousanenses, que talvez queiram mesmo desforrar-se das "sovas" de então.
Em 2000-01 os dois clubes defrontaram-se por três vezes, duas no campeonato e uma na Taça de Portugal,
sendo esta última a derradeira e a de resultado mais volumoso, e que aconteceu em 12 de Novembro de 2000.
Mas os tempos mudaram, e depois de separados pela barreira das divisões, os dois clubes voltam a encontrar-se não por mérito dos serranos, mas antes pela descida dos encarnados à Primeirona, onde, com uma equipa em renovação, vieram encontrar uma Lousã musculada, invicta na época e cheia de ambição de chegar ao fim da prova sem o amargo sabor da derrota.
O problema é que o Benfica ou vence, ou vai, provavelmente, cair na tabela ultrapassado pelo seu opositor da semana passada.
Acreditamos que o Benfica vai à Lousã disposto a vencer, mas também acreditamos que a Lousã consiga manter o registo só de vitórias, pelo que apostamos na vitória da equipa da casa, e aos visitantes poderá sair o bónus defensivo - tudo vai depender de como os oitos da frente se comportarem.

Apesar de algum equilíbrio nos números dos anos anteriores, a verdade é que foram os sadinos a vencer as
últimas quatro partidas entre as duas equipas, mas o que o decorrer deste ano nos tem dito é que, actualmente, existe um fosso profundo entre as duas equipas.
Com um jogo em atraso, correspondente à oitava jornada, o Setúbal está a 23 pontos do Groundlink Caldas e tem que se preocupar apenas em manter uma saudável distância da lanterna vermelha, enquanto os pelicanos correm não apenas pela qualificação para a fase final, mas ainda pela clara ambição de subirem de divisão.
Com 37 ensaios marcados nas três últimas jornadas, dos quais 15 só no passado fim de semana, só pode haver um favorito à vitória neste encontro, e certamente o Groundlink Caldas levará o bónus de ataque para juntar aos pontos que acumula na tabela classificativa.

Duas equipas que venceram fora no passado fim de semana, com destaque para o Évora que venceu o Benfica, na altura igualado na segunda posição com o Gorundlink Caldas, mas com os algarvios a irem a Lisboa conseguir uma importante vitória e a posicionarem-se para discutir palmo a palmo a quinta posição.
Apesar do fraco nível técnico da exibição dos chaparros na Sobreda - a que o Benfica respondeu com igual elevação... - a jogar em casa num piso sintético é natural que os alentejanos se destaquem, em especial porque sabem que a vitória pode levá-los ao terceiro lugar, ultrapassando o Benfica.
De qualquer forma é uma partida em que nenhuma as equipas corre o risco de perder posições na tabela (pelo menos até o Setúbal e a Agrária acertarem o passo com o resto da tropa), pelo que se exige um jogo de ataque duplo com espectáculo, emoção e muitos ensaios.
O Évora é favorito, no entanto o Loulé pode atrapalhar e mesmo conseguir mais do que o bónus defensivo...

Foi uma pena não se ter realizado o jogo entre a Agrária e o Setúbal da semana passada, e esse facto pode mesmo ter tirado andamento aos charruas, que terminaram o ano de 2013 em beleza, com uma deliciosa vitória sobre o Santarém, que os afastou do contacto directo com os últimos.
O Sporting é uma equipa mais experiente, e vai com certeza tirar partido do "treino" suplementar que fez frente ao líder da classificação, para trazer os pontos da vitória da Escola Agrária.
Favorito no encontro o leão pode aproveitar ainda o adormecimento festivo dos conimbricenses para juntar o bónus de ataque ao somatório de pontos para se poder manter à frente do Loulé na quinta posição.

Um ponto apenas separa os dois últimos na tabela, e o encontro do fim de semana vai decidir quem se vai manter sem vitórias, enterrado na classificação de maneira perigosa, apesar de estarmos ainda apenas a meio da competição.
Os buldogues falharam a obtenção do bónus defensivo na semana passada frente ao Loulé, e se querem confirmar a sua evolução não podem deixar de vencer.
O problema é que os cavaleiros sabem da importância do encontro e sabem também que com o andar da carruagem os lisboetas tendem a melhorar, pelo que vão ter que tirar partido do factor casa para conseguirem amealhar os pontos da vitória.
Um encontro equilibrado, em que jogar em casa vai ter peso, em especial num terreno onde o São Miguel terá dificuldade em desenvolver o seu tipo de jogo, mais adaptado ao sintético do 1º de Maio, virando o favoritismo para a equipa do Santarém.

27 comentários:

Anónimo disse...

PREVISÃO DA LULA

Lousã-Benfica
vitória da Lousã SEM ponto bónus
Caldas-Setúbal
vitória do caldas COM ponto bónus
CRÉ-Loulé
vitória do Évora SEM ponto bónus
Sporting-Agrária
vitória da Agrária SEM ponto bónus
Santarém-CR São Miguel
vitória do CR São Miguel COM ponto bónus

Anónimo disse...

Excelente crônica, sem facciosismos ou previsões descabidas. Penso que o joga Agrária-Sporting foi invertido, confirma? A ser verdade será mais um ponto de vantagem pra os leões. Quanto ao Benfica penso que, apesar de ter uma excelente equipa, não estará à altura da Lousa e, por isso, o CRÊ deve mesmo destacar-se na terceira posição. Esperamos que o jogo em Santarém seja agradável e que no fim o vencedor seja justo. Espera-se mais uma boa jornada de rugby

Anónimo disse...

Previsão do jacurino

Lousã ganha com ponto bonus
Caldas ganha com ponto bonus
Évora ganha com ponto bonus
Sporting ganha sem ponto bonus
Santarem ganha sem ponto bonus

Anónimo disse...

ÉVORA
SANTARÉM
CALDAS
SPORTING
LOUSÃ

Boa tarde.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 16:00
Claro! No quadro de marcação estava correcto, mas como as partes não são feitas ao mesmo tempo, na parte do texto saiu incorrecto, mas já corrigi.
Obrigado

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 16:00
Claro! No quadro de marcação estava correcto, mas como as partes não são feitas ao mesmo tempo, na parte do texto saiu incorrecto, mas já corrigi.
Obrigado

Anónimo disse...

Como ex-jogador e ex-treinador do Santarém espero que a vitória fique em casa pois o clube subiu sem qualquer tipo de ajudas, ''alargamentos'' para alguns.

Abraço

Anónimo disse...

Já vi o Santarem jogar e já vi o São Miguel jogar e penso que o Santarem vai ganhar sem margem para duvidas. Os jogadores do Santarem, independentemente de terem mais ou menos técnica, são jogadores de Rugby. No caso do São Miguel e sem desprimor para eles, mas são muito tenrinhos, muito ingénuos, muito "touch rugby"

Se o Santarem entrar duro, determinado, concentrado e com muito querer a vitória será deles.

Anónimo disse...

Não percebo esta corrente de propaganda que se anda a fazer a insinuar que o São Miguel está a subir de nível ?

Vem junto com outra corrente que diz que o Sporting é candidato a descer ?

Deixem se de palhaçada e saibam o vosso lugar, sou da opinião que o Santarém é favorito para a manutenção e o São Miguel é sem margens para dúvidas o grande candidato a descer.

Vai ser um fim de semana para tirar teimas.

Anónimo disse...

AO anónimo das 18:08 !

E é crime subir devido a um alargamento ? Será que o seu Santarém votou contra esse alargamento ? Meu caro, joguem rugby e deixem o resto a quem, mal ou bem, compete.

Anónimo disse...

Eu gosto é do Verão de me passear de prancha na mão saltarmos e rirmos na praia, rebolar e cair para cima do Sa leão. Malta deixem se de música e vamos é jogar rugby...calados como no rugby. Ass: Rambo da L

Manuel Cabral disse...

Muita confusão nesses comentários.
Aqui vai o que se passou nos últimos quatro anos:
Em 2009-10 a UTAD não desce da 1ª para a 2ª Divisão, apesar de ter sido última da classificação, porque o Rugby da Linha, que ficara em 6º, abandonou a prática da modalidade.
Então a UTAD não desceu e subiu da 2ª para a 1ª divisão o Montemor que vencera a 2ª divisão.
Em 2010-11 a Agrária que estava na 1ª Divisão resolveu descer por sua exclusiva decisão para a 2ª divisão, e a 1ª divisão foi disputada por 7 equipas.
No final da época a UTAD ficou no sétimo lugar, mas resolveu que não queria manter-se na 1ª divisão e desceu voluntariamente.
Ficaram assim dois lugares por preencher na 1ª divisão.
A classificação da 2ª divisão foi a seguinte: 1º CR Técnico, 2º Santarém, 3º Agrária e 4º Caldas.
O CR Técnico decidiu não subir, e a Agrária, por ter desistido da 1ª divisão no ano anterior não pode subir, pelo que os dois lugares da 1ª divisão foram ocupados pelo Santarém (2º classificado) e o Caldas (4º).
De 2011-12 para 2012-13, a Divisão de Honra foi alargada para 10 equipas, e assim o Técnico manteve-se na DH e subiram os dois primeiros da 1ª divisão, o Cascais (1º) e o CRAV (2º), e como consequência na 1ª divisão o Caldas, último, não desceu e subiram os dois primeiros da 1ª divisão, Agrária (1º) e Loulé (2º).
De 2012-13 para 2013-14 deu-se o alargamento da 1ª divisão, e assim, não apenas o último classificado da 1ª divisão não desceu (Agrária), como subiram os dois primeiros da 2ª divisão - Sporting (1º) e São Miguel (2).
Assim, por um motivo ou por outro, e em função do sucessivo alargamento da DH e da 1ª Divisão, houve um conjunto de 8 equipas que foram beneficiadas entre todas as 20 que participam das duas principais divisões:
Técnico, Cascais, Santarém, Agrária, Caldas, Loulé, Sporting e São Miguel.
Mesmo a Agrária que venceu a 2ª divisão em 2011-12, e o Sporting que a venceu em 2012-13, beneficiaram dos alargamentos pois se não fossem eles, só estariam 16 equipas nas duas divisões de topo e não 20.

Deixem-se portanto de conversas sem interesse, e veja apenas a enorme diferença que os alargamentos trouxeram em termos de seriedade desportiva das principais divisões, e do equilíbrio que agora existe, sem faltas de comparência, nem abandonos.
Se em 2009-10 havia apenas 15 equipas a competir, agora há 20...
Por isso insisto com frequência na necessidade de organizar agora a 2ª divisão, pois apenas com um projecto bem claro e definido se pode exigir às equipas que cumpram a sua parte...

Jojo disse...

Estimo a confiança dos adeptos do Santarém... espero que seja um bom jogo! Apesar se supostamente o terreno do jogo não ajudar, mas nos meus tempos de jogador devo ter ter passado por campos piores... que vença o que se "portar melhor", que cometa menos erros!!! Equipa que é realmente equipa ganha em qualquer campo!!!! É claro que eu puxo pelos bulldogues... não posso estar presente fisicamente, mas estou sempre presente! Que seja um bom jogo!!!

João Pedro Guimnarães disse...

Caro Manuel,
Sem prejuizo de mais uma excelente análise e esclarecimento (em especial face à confusão que de facto se instalara) fico apenas com uma dúvida: os clubes (como é o caso do Cascais) que ficaram em primeiro lugar de uma divisão inferior não foram beneficiados na subida (pois a lógica é que os primeiros subam de divisão). Os que foram beneficiados (e nada contra), foram-no na sequência de alargamentos que permitiram aos ultimos não descer e aos segundos classificados subir. Não é assim? Muito obrigado.
Um abraço,
João Pedro Guimarães

Manuel Cabral disse...

João Pedro tens razão.
Na listagem final das 8 equipas beneficiadas, onde está Cascais, deveria estar CRAV.
E claro que nós também não temos nada contra! foi apenas para clarificar uma discussão que se estava a ter sem que ninguém acertasse o que dizia com a realidade.
Obrigado e um abraço

Manuel Cabral disse...

João Pedro
Já agora, o que tu dizes apenas se aplica nesse caso, pois nos restantes casos dos vencedores da 2ª divisão, eles já beneficiam do alargamento das outras duas, e consequente criação de mais quatro lugares na Primeirona, dois no primeiro ano como reflexo do alargamento da DH e mais dois no segundo.

Anónimo disse...

Manel. Até dá gosto ler os teus comentários. Estou por dentro de tudo o que afirmas e é pena que os mais novos mandem atoardas sem saberem o que passou em somente meia-dúzia de anos.

Anónimo disse...

sportinguistas,
estejam alerta! Vicente Moura anunciou no Solar do Norte (núcleo do Porto) que só se mantém em competição as modalidades que estejam nas divisões principais na época 2014/15.
por este caminho, só teremos rugby no scp até ao final da época.
www.ojogo.pt

Jorge Videira

Anónimo disse...

conto com a malta do santarém para levar os buldogues de vencida. basta jogarem o que sabem e estou convencido que chega bem para vencer o são miguel.

abraço

Anónimo disse...

santarém 0-15 SÃO MIGUEL

Anónimo disse...

CARREGA RCS ! Teima tirada e o bulldogue acaba por baixo ! 15 - 13 para os da casa !

Anónimo disse...

Lousa-Benfica 15-15. A primeirona começa a ter outro entusiasmo

Anónimo disse...

CRE ganha e o Loule não fez ponto bonus.
A Lousa empatar, espero que não seja o início de mas exibições dos serranos.
Vamos ver se o Caldas aproveita este deslize da Lousa

Anónimo disse...

Grande Benfica. Pessoalmente não acreditava que conseguissem um resultado destes mas acabaram por trazer uma bela surpresa a esta primeira divisão. Não há equipas invencíveis. Parabéns ao Santarém pela importante vitória. Resultado volumoso do Sporting que os destaca no quinto lugar ao virar do campeonato. Parece que estas três equipas deram muitos amargos de boca este fim de semana. Temos pena!

Anónimo disse...

Como esta o jogador da Agraria? Sempre perdeu uma vista? Espero que nao. As boas melhoras para ele.

Anónimo disse...

Grande resultado na Lousã, resta saber para qual das equipas. A 2 volta vai tirar as duvidas!

Anónimo disse...

A Lula está mesmo em baixo. Ainda acertou uma, vá lá, vá lá.