11 de janeiro de 2014

LUSITANOS ENFRENTAM IRLANDESES

Os Lusitanos disputam hoje às 15 horas o quinto jogo da sua participação na Amlin Challenge Cup, frente aos London Irish, em Reading, no Madejstic Stadium, depois de na 1ª volta terem sido batidos em Lisboa por 67-6.

A tendência é que os irlandeses de Londres voltem a vencer, apenas ficando por saber qual a margem pontual que será alcançada, numa altura em que o clube inglês mudou de proprietário e atravessa um período difícil na Aviva Premiership, onde ocupa um desconfortável 10º lugar.

Depois do encontro de ontem entre o Stade Français e o Cavalieri, que os primeiros venceram por 31-3, conseguindo o ponto de bónus com a marcação de dois ensaios nos derradeiros nove minutos de jogo, provavelmente nada vai impedir o apuramento dos franceses, que defrontam os Lusitanos em Lisboa na próxima 5ª feira.


Resta aos londrinos ir acompanhando a equipa de Paris na obtenção do bónus de ataque, para esperar que Santo António de Lisboa se lembre dos Lusitanos e resolva vingar-se das invasões francesas que obrigaram a realeza a escapulir-se para o Brasil, e faça com que os invasores não consigam esse desejado pontito na viagem a Lisboa - essa é a única possibilidade que resta aos britânicos de conseguir um lugar nos quartos de final, já que em caso de igualdade na tabela, a vantagem é dos franceses, em virtude do maior número de pontos classificativos conseguidos nos jogos entre as duas equipas (os franceses conseguiram o bónus de ataque no jogo de Paris, enquanto os insulares apenas registaram os quatro pontos da vitória no jogo no seu estádio).

Ora isso não é bom para os Lusitanos, já que significa que os London Irish não poderão abrandar antes de marcarem o quarto ensaio, que na prova basta para se obter o bónus de ataque, para se manterem na ilusão por mais alguns dias.

Os Lusitanos estão em Inglaterra para o encontro com algumas novidades na equipa, da qual a mais significativa é a inclusão de Pedro Leal com a camisola número nove, mas onde também salientamos a entrada para o banco de Francisco Domingues, regressado de França onde passou seis meses estudando e jogando no Aix-en-Provence, da Fedérale 1, onde fez um jogo a titular e mais oito como reserva.
Com 20 anos feitos no mês passado, 111 kg e 1,86 m, Domingues é uma forte promessa do rugby nacional, tendo já defrontado o CDUL na terça feira, ao serviço da sua Agronomia.

Além destas duas presenças registe-se ainda a estreia na equipa de Luis Portela, que regressou de lesão em 21 de Dezembro no jogo do Direito frente ao CDUL, e de Miguel Lucas.

Em relação ao jogo de Lisboa, os Lusitanos trocam João Correia (começa no banco) por Francisco Tavares (começou no banco), João Almeida (começa no banco) por Bruno Rocha, Rafael Simões (começa no banco) por Fernando Almeida (avança da 3ª para a 2ª linha), António Duarte por Luis Portela, e Vasco Fragoso Mendes (começou no banco) entra para a vaga de Fernando Almeida na 3ª linha, isto nos avançados.

Cá para trás, Pedro Leal substitui Francisco Pinto de Magalhães (começa no banco), Luis Salema (começou no banco) entra para o lugar que foi ocupado por Pedro Cabral, Miguel Leal substitui Francisco Appleton, Diogo Miranda (começou no banco) entra para o lugar de Duarte Moreira e, finalmente, Rodrigo Figueiredo entra para defesa no lugar de Nuno Penha e Costa que começa no banco.

Fique com a equipa inicial indicada pela FPR e com os oito homens do banco:

1-Jorge Segurado, 2-Francisco Tavares, 3-Bruno Rocha, 4-Fernando Almeida, 5-Rui d'Orey, 6-Luis Portela, 7-Vasco Fragoso Mendes, 8-Vasco Uva
9-Pedro Leal, 10-Luis Salema
12-Miguel Leal, 13, Pedro Bettencourt
11-Gonçalo Foro, 14-Diogo Miranda, 15-Rodrigo Figueiredo
16-João Correia, 17-João Almeida, 18-Francisco Domingues, 19-Rafael Simões, 20-António Salgueiro, 21-Francisco Pinto de Magalhães, 22-Miguel Lucas e 23-Nuno Penha e Costa.

7 comentários:

Anónimo disse...

O Miguel Lucas esta lesionado...pena!

Anónimo disse...

Parece que dos 23 jogadores convocados só chegaram 19 a Londres

Anónimo disse...

London Irish 79 - 3 Lusitanos XV

Anónimo disse...

P. Magalhães titular a formação e P. Leal a defesa.
Só foram feitas 4 substituições.

Anónimo disse...

Então que aconteceu aos que não chegaram a Londres? E quem foram? Há ficha de jogo?

Anónimo disse...

Bricadeira, parece um clubezito de província, 19 jogadores apenas no boletim. Só pode ser anedota!!!O Direito não tinha lá mais???

Anónimo disse...

Foram a Londres em época de saldos e vieram com o saco cheio!

Falando a sério, qual o interesse desta aventura? Em termos competitivos... zero! Em termos financeiros, certamente ruinoso (ainda estamos para ver se a participação é a custo zero para a FPR)! Em termos de divulgação da modalidade ... nulo (ainda por cima com jogos durante a semana, no inverno, à noite)...

Nem sequer para os jogadores deve ser motivador, mas enfim, caprichos do Rei sol.