31 de janeiro de 2014

LIDERANÇA EM DISCUSSÃO COM AUSÊNCIAS DE VULTO *

* António Henriques
Em sábado recheado de muito e bom rugby, marcado pelo arranque do Torneio das Seis Nações e da nossa Taça Europeia, a Divisão de Honra tem, indiscutível e infelizmente, um papel secundário. 

E é pena, pois a 13.ª jornada, entalada entre prolongadas paragens – três semanas depois da última ronda (realizada a 11 de janeiro) e antecedendo nova interrupção de três fins-de-semana, com regresso marcado só para 22 de fevereiro – tem partidas bastante interessantes e que se poderão vir a provar serem relevantes para o desfecho final do campeonato. 

E depois dela, agora sim!, todas as equipas já podem dizer que se defrontaram entre si. 

Obviamente que em grande destaque, e acima de todos os jogos do fim-de-semana, surge o aguardado duelo entre os dois primeiros da classificação, Técnico e Direito. 

Pena que os dois quinzes alinhem desfalcados, em especial os advogados, que por mor das seleções sofreram um corte quase radical, estilo ‘máquina zero’, no lote das habituais primeiras opções à disposição de Martim Aguiar.  

Mas como El-Rei D. Manuel (Cabral) manda ‘marchar e não reclamar’, aqui vai o programa completo da ronda, com quatro jogos sábado e um no domingo:          



CDUL-CASCAIS (EU Lisboa, 15.00)
Mesmo sem cinco titulares – quatro elementos das linhas atrasadas e o seu habitual n.º 9 – os universitários são favoritos diante da formação da Linha, sem qualquer atleta nas duas seleções nacionais envolvidas em provas. 
Mas lá que esta era uma boa (e rara!) oportunidade do Dramático tentar fazer qualquer coisinha de especial, lá isso era. 
Nem que passasse por somar um ponto de bónus. O que manteria a equipa entre os seis da frente…


BELENENSES-ACADÉMICA (Restelo, 15.00)
Azuis sem médio de abertura que se veja (capitão Diogo Miranda e Manuel Costa ausentes em comissão de serviço e Francisco Vieira de Almeida em recuperação) recebem pretos au complet numa partida importante para os dois quinzes, pois o Belenenses pode, em caso de triunfo, cavar uma distância folgada com vista ao play-off do título. 
Mas se os homens de Coimbra – que perderam os quatro jogos frente a equipas do grupo A – conseguissem ‘meter uma lança’ no Restelo, então a luta entre 5.º 6.º e 7.º classificados ficaria ao rubro. 
Ora com este frio que nos apoquenta, coisas ao rubro sabem sempre bem…

AGRONOMIA-CR MONTEMOR (Montemor, 16.00)
Se os dois da frente se defrontam entre si, claro que os agrónomos, terceiros na tabela, vão estar muito atentos… e beneficiarão de qualquer que seja o resultado desse duelo. 
Porque ninguém no seu juízo perfeito pensará que, mesmo em Montemor, os homens de Murray Cox – só desfalcados de Fernando Almeida, que começará no banco na gélida Cluj – deixem de averbar os cinco pontos da praxe. 
Sem dux nem perdão.


DIREITO-TÉCNICO (Monsanto, 16.00)
Ora eis-nos no mais intrigante dos desfechos do fim-de-semana, com advogados sem dez-titulares-dez a receberem os lideres engenheiros com três-ausências-três. Se a lógica ‘2+2=4’ imperasse ou a matemática fosse uma batata, poder-se-ia pensar que o Técnico venceria por sete pontos de diferença, certo?
Errado.
As coisas não são assim tão fáceis. 
Primeiro, por que este mui dizimado (não há forma de o negar) Direito ainda tem um plantel que vai dando para o gasto e recheado de internacionais (Francisco Tavares, Salvador Palha, Diogo Coutinho, Luís Portela, Pedro Leal, Gonçalo Malheiro) que, misturado com jovens de bom nível, chegam para não descansar qualquer adversário. 
E se alguém espera facilidades em Monsanto vá já tirando o cavalinho da chuva…
Pelo lado da equipa das Olaias, em época de plena afirmação – apesar de muitos rivais ainda desdenharem, considerando ser um mero very-light que depressa se extinguirá e nem as meias-finais da DH conseguirá atingir… –, importa registar que toda a sua legião estrangeira está disponível. 
E a querer mostrar serviço. 
Uma coisa é mais que certa. 
É uma pena que o primeiro encontro da época entre as duas melhores equipas do campeonato até aqui, se realize com tantas peças valiosas ausentes. 
Mas, ou muito nos enganamos, ou vai haver oportunidade para novos e mais decisivos combates lá mais para a frente…

CDUP-CRAV (domingo, Leça da Palmeira, 17.30)
A jornada encerra com um dos mais interessantes embates da jornada, entre penúltimo e antepenúltimo da tabela, duas equipas que ainda não deitaram a toalha ao chão no que respeita às esperanças de poderem participar no play-off do título. 
O CDUP estará sem Pedro Ávila e Afonso Rodrigues, ambos no verão neozelandês de Wellington, mas alinhar sem titulares ou fazer constantes adaptações no quinze que apresenta é o nome do meio do técnico Marcelo d’(esenrasca-te) Orey nesta temporada – e não se tem saído mal de todo.
Claro que os minhotos têm uma palavra a dizer e sabem que uma eventual vitória colocaria a equipa de Arcos de Valdevez em pressão alta sobre o Cascais. 
E o play-off do título à mão de semear.    


12 comentários:

Anónimo disse...

Haverá árbitros?

Anónimo disse...

Pequena imprecisão. Técnico sem 4. 3 nos sevens e um no XV

Anónimo disse...

Boa tarde

Tecnico com 4 jogadores indisponiveis:

- Bruno Rocha xv
- André Aquino Sevens
- Bernardo Baptista Sevens
- António Marques Sevens

Cumprimentos

Anónimo disse...

Hoje ás 18.33 o site da fpr na marcação de jogos indica dois árbitos auxiliares para a todos os jogos da jornada.
Continua a PALHAÇADA

Anónimo disse...

Direito sem:
Fragoso Mendes
Aderito
Vilela
Sousa
Pipas
Segurado
Rui D orey.
Aguilar
Salema
Vasco uva

Dava para fazer duas equador e ganhar ao técnico, como é que e possível uma equa em que toda a formação está nosultimos lugares quer ganhar o campeonato, charteres de estrangeiros...

Anónimo disse...

Exmºs. Senhores,

Após recepção da lista de árbitros nomeados pelo CA e depois da reunião tida hoje ao final do dia com representantes dos árbitros e de diversos orgãos da FPR, informamos que a indisponibilidade dos árbitros mantém-se para os jogos deste fim de semana.

Assim a FPR informa que deverá ser aplicado o artigo 62º do Regulamento Geral de Competições:
“Artigo 62º - Falta de Árbitro
Se o árbitro nomeado pela FPR não comparecer até à hora fixada para o início do jogo, o delegado nomeado pela FPR, ou na impossibilidade deste, os Directores de Equipa, deverão, pela ordem indicada:
a) Convidar qualquer árbitro oficial presente no local;
b) Convidar qualquer pessoa qualificada para arbitrar e presente no local;
c) Indicação pelos capitães das equipas, de um responsável de cada equipa, os quais arbitrarão, por sorteio, uma parte do jogo cada um.
d) Se o árbitro nomeado pela FPR não comparecer ao jogo o Director de Equipa do clube visitado deverá informar a FPR.

Relembramos a alínea h) do nº. 3 do artigo 47 do mesmo regulamento
3. São deveres específicos do Director de Equipa do Clube:
h) No caso de o jogo ter sido dirigido por um árbitro não oficial, o Director de Equipa do Clube da equipa visitada, deverá enviar ou entregar o Boletim de Jogo na FPR, no prazo máximo de 48 horas.”

Anónimo disse...

Boa noite, Manel

Peço desculpa não me identificar.
Então passo a informar o que disse
o meu patrão hoje a dois colegas meus.
O Presidente da FPR quer os jogos, na TV e ainda euros, depois não aparecem árbitros eles não estão arbitrar por falta de pagamentos e equipamentos.
Nem pensar vamos por e os outros que andam a solicitar a muito tempo para dar 2 jogos directos.

Desculpe mais uma vez ser anónimo, mas assim perdemos o comboio se já não o peremos

Anónimo disse...

Cdup sem 3 jogadoes:
Nos Sevens:
Nuno Sousa Guedes
Afonso Rodrigues

No XV:
Pedro Bettencourt

Anónimo disse...

O Montemor vs Agronomia é na frigideira!

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 09:51
Tem razão, texto corrigido.

Anónimo disse...

Anónimo de 31 de janeiro às 20:26

Já viste o resultado? Eu escrevo:
Direito 21 - Técnico 30

E se o Direito tinha menos 8 jogadores, o Técnico tinha menos 4, portanto não vás por aí. Cada um joga com os jogadores que tem disponíveis.

Mas, voltando ao tema. No rugby, como em qualquer outro desporto há que saber perder e saber ganhar. Sobretudo, há que saber respeitar todos os adversários.

Enquanto não perceberes e interiorizares isso vais gastar umas massas em pastilhas para a azia.

Anónimo disse...

Não percebi as opções técnicas da Académica este sábado aqui em Lisboa. Pretendem a descida no final da época? pelo andar da carruagem arriscam-se a não ter jogadores na época que vem.

Paulo Alves