14 de janeiro de 2014

JORNADA (QUASE) TRANQUILA NA AMLIN CUP

Com a qualificação antecipada do Bath e do London Wasps, a última jornada da Amlin Challenge Cup vai fazer luz sobre quem serão os vencedores dos outros três grupos.

Mas se tudo correr normalmente, os Sale Sharks, o Brive e o Stade Français devem fazer companhia ao duo já apurado.

Por saber fica ainda quem serão as três equipas da Heineken Cup que se vão juntar na primeira eliminatória desta segunda competição europeia.


GRUPO 1
Apesar da derrota frente ao Oyonnax por 28-24, o Biarritz continua com a via da qualificação aberta se for capaz de, na última jornada, vencer os Sale Sharks com bónus de ataque, evitando ainda o ponto defensivo para os ingleses. Mas apesar do jogo ser no País Basco, a missão parece impossível...
Quanto aos Sharks que bateram o Worcester por 21-3, basta terem um bom comportamento defensivo na derradeira partida e o resultado conseguido na primeira volta deve ser suficiente para garantir a passagem aos jogos a eliminar.


 GRUPO 1
A quinta vitória do Bath, desta vez sobre o Newport Gwent Dragons por 30-13, assegurou já a sua passagem aos quartos de final, deixando sem qualquer esperança o Bordeaux-Bègles, que derrotou o Mogliano por 64-7.
Note-se que os italianos são, com os Lusitanos, uma das equipas que não conseguiu sequer um ponto de bónus na competição - na Heineken Cup há mais duas equipas italianas na mesma situação, os Zebre e o Benetton.


GRUPO 3
Uma difícil vitória por 9-7 sobre o Newcastle Falcons, quase coloca o Brive nos quartos de final, bastando que não falhe perante o Calvisano na sexta jornada, foi um dos dois resultados menos esperados do final de semana.
Os ingleses falharam em casa a vitória que reverteria a situação a seu favor, e resta-lhes esperar que os italianos repitam a graça da primeira volta quando empataram com os franceses.
O Bucareste derrotou no fim de semana o Calvisano por 23-11, mas já está fora da corrida do apuramento.


GRUPO 4
A equipa de todas as que estão envolvidas nas competições europeias que mais pontos sofreu (292), o Viadana, conseguiu um extraordinário resultado e empatou com o Grenoble por 19-19, tirando o zero do seu total de pontos...
O London Wasps bateu o Bayonne por 26-13 e como o Bath, tem já o apuramento garantido, independentemente do resultado da última jornada.


GRUPO 5
No grupo dos Lusitanos a vitória do Stade Français sobre os Cavalieri por 31-3,  e a mais que provável vitória bonificada sobre os portugueses na quinta-feira, vão abrir as portas dos quartos de final à equipa francesa.
Aos Lusitanos para terminarem a sua participação com um pouco de brilho só lhes resta evitar que a equipa de Paris consiga os cinco pontos do jogo, entregando aos London Irish a possibilidade de qualificação, se conseguirem o bónus de ataque frente aos italianos.



Foto: ERC

19 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer lançar mais gasolina para a fogueira sobre o assunto Lusitanos XV e a polémica participação na Amlin Cup, venho expressar a minha indignação pelo facto de, ao contrário do que se passou nas outras jornadas, não aparecer no site da FPR nenhuma informação sobre o jogo do passado sábado (resultado, jogadores que alinharam, número de jogadores que ficaram no banco, etc). Atribuir tal silêncio a um eventual atraso não faz sentido pois entretanto já se anuncia o jogo da próxima quinta-feira (nada parece ter acontecido em Londres no passado fim de semana). Como o Mão de Mestre não tem deixado de referir, a vertente comunicacional é um dos elementos fundamentais no rugby de alto rendimento dos dias de hoje. A FPR "prega" tanto acerca dos valores e depois... E já não falo em rugby profissional porque, em rigor, isso não existe em Portugal. Paga-se alguma coisas aos jogadores, mas isso nunca é feito às claras. Ora, se os compromissos não são transparentes, que mais se pode exigir aos "amadores" dos Lusitanos senão muito boa vontade e mesmo essa nem sempre existe? Depois admiram-se que os jogadores profissionais a actuar no estrangeiro e que são elegíveis para os Lobos não estejam disponíveis para vir "brincar às selecções". É tempo de parar com aldrabices e tratar as coisas de forma séria. Parabéns pelo blog!

Anónimo disse...

Não percebo a admiração.
Vai se passar tudo como sempre se passou nesta gerência.
Esconder não comentar e esperar que o tempo lave o acontecimento.
Se a situação se tornar difícil de esconder, procurar um culpado e punir um inocente como já foi feito anteriormente. Posso provar!!!!!!
E vão continuar a dizer "0s gerentes" que no Rugby em Portugal agora é tudo transparente.

Anónimo disse...

nao ha transparencia porque nao interessa.ja alguem falou dos jogadores que nao compareceram a chamada.vao ser punidos?

Anónimo disse...

"vao ser punidos?"

Vão. Tal como foram os dos casos do Uruguai e Santiago de Compostela.

Anónimo disse...

Se querem saber a constituição da equipa vão ao site Amlin Challenge Cup. ou solicite ao IRB.

Manuel Cabral disse...

Como habitualmente o Boletim do Jogo pode ser consultado em:
http://www.portugalxv.maodemestre.com/p/boletins-2013-14.html

Como é visível houve quatro jogadores indicados como estando presentes, que não jogaram.

Anónimo disse...

O que sucedeu em Santiago devia ter tirado as ilusões a todos. Mas abafou-se o mais possível o que se passou, utilizou-se a desinformação e assunto encerrado. Os valores, pois... E sobre este caso sei bem do que falo.

Ou não fossem os implicados protegidos dos grupelhos que dominam o rugby em Portugal e que continuadamente desprezam os verdadeiros valores do rugby.

Sobre o que se passou no Uruguai não sei nada, mas já nada me admira neste rugby moralmente corrupto.

D.

Anónimo disse...

Se nada sabes sobre o que se passou o Uruguai cala-te, e não faças juízos.

Quanto aos acontecimentos de Santiago, informa-te melhor e verás que não há grupelhos alguns envolvidos nesse aontecimento.

Se o rugby é moralmente corrupto, faz-nos um favor: desaparece e vai pregar para outra quinta!LB

Anónimo disse...

É engraçado. O que é que é feito às escondidas ? Então a FPR tem que alimentar os blogues coma informação que entendem importante ? A gestão da informação é um direito da Direção.Ela é que deve saber o que pode e não deve ser público. Há questões que devem ser tratadas com cuidado. Isso não significa esconder , chama-se ter bom senso e defender os interesses do rugby nacional. É o caso. Acham que é interessante e importante a Organização de prova saber que um jogador irresponsável à última hora resolveu não partir ? Que outros dois por lesões ou castigos não pudessem seguir ? Importante é que a equipa jogou. Foi um mal menor a que ninguém deve ser alheio. Trata-se de uma situação aborrecida que certamente os responsáveis vão resolver preservando o Grupo numa altura tão decisiva como a que se vai seguir.Qual será o interesse em levantar estas questões ?
É ALTURA DE AJUDAR, DE UNIR , NÃO DIVIDIR.AFINAL QUEREMOS OU NÃO TENTAR DAR A VOLTA ?

Anónimo disse...

Precisamente, o que é que o caso do uruguai tem a ver para a estoria? quem faz tais comentarios possivelmente só se interessou pelo rugby depois de 2007. o rugby está realmente nas ruas da amargura mas começa na mesquinhez de quem tem muito poucas horas passadas em relvados...

Anónimo disse...

calma meus amigos. olha a chatice agora.. Então não é que o jogo dos lusitanos frente ao stade francais vai dar em directo na sport tv 2? Olha que isto não se faz. Toca a dizer mal de tudo e de todos porque mais importante que o jogo dar na sport tv é falar mal. Sinceramente. Deixem os juízos para o final e para aqueles que os têm de fazer. só depois disso é que podem dar a vossa opinião.

Anónimo disse...

Disse a FPR ás 22.13
"Trata-se de uma situação aborrecida que certamente os responsáveis vão resolver preservando o Grupo numa altura tão decisiva como a que se vai seguir.Qual será o interesse em levantar estas questões ?"

Situação É MESMO aborrecida/ 0s responsáveis NÃO vão resolver /Qual será o interesse em levantar estas questões ?"
INTERESSE EM TER UMA GESTÃO LIMPINHA

Anónimo disse...

Lusitanos na Sport TV 2? Espectáculo!!! Lindo!

Ao contrário de todas as outras competições, esta que acabe depressa! O mais depressa possível mesmo! É acabar, esquecer, e tentar seguir em frente, desportivamente e financeiramente falando.

Anónimo disse...

ainda não percebi porque é que muitos dizem que desportivamente falando foi um fracasso.Obviamente que ninguém gosta de levar 80 pontos nem 60 nem principalmente perder um jogo.Agora, já se sabia que isto ia ser assim e francamente acho que esta equipa dos lusitanos não venceu em casa frente ao prato por pequenos detalhes (técnicamente fomos melhores, o problema foram as mêlées) e que de certa forma nos podemos equiparar à 2ª equipa italiana (o Prato é vice campeão italiano sem contar com os zebre e treviso que estão na magners league e por isso têm outro nível). Esta participação deu minutos de jogo a um ritmo muito elevado para muitos jogadores, e isso é muito bom, porque agora vamos enfrentar quem interessa (6 nações b)
Financeiramente falando, não me vou pronunicar porque não tenho dados.

Anónimo disse...

Independentemente de tudo o que digam, participar nestas competições é excelente para o Rugby português. Independentemente de jogar A ou B, isso é da exclusiva competência do seleccionador. O que aqui se tem dito é o espelho deste país em muitas situações, as pessoas são na maioria umas frustradas e gostam apenas de dizer mal. Muitos trabalham arduamente e tudo isto lhe passa ao lado (podem crer), enquanto outros se entretêm a dizer mal de tudo e todos. É pá, deixem jogar, deixem as pessoas trabalhar. Por estes e por outras é que acontecem cenas com adeptos como foi em cascais. Não tragam o espírito futeboleiro para aqui e nem para os campos. tenham dignidade no que dizem. Aplaudam, mesmo perdendo... não é isso o espírito do nosso desporto?

Anónimo disse...

Continua a ignorancia. Qualquer pessoa que esteja minimamente informada ou que perceba um bocadinho de desporto percebe o interesse e a NECESSIDADE de se poder competir a um nível mais elevado. É por isso que queremos ir ao Mundial é por isso que os clubes da primeira divisão querem jogar com os da honra ou que os da segunda querem jogar com os da primeira. Falem com os jogadores e perguntem-lhes.
Só um ignorante questiona o interesse desta competição independentemente dos resultados. Para o ano será melhor e os jovens estarão mais e melhor preparados. É para enquadrar jovens, que é preciso mesclar a equipa com alguns jogadores mais experientes. Toda a gente percebe , e isso foi sempre dito pela equipa técnica e pelo presidente, que este é o caminho do futuro. Portugal terá uma equipa muitíssimo mais forte e renovada para o Japão do que a que apresentou para Inglaterra. Tanto assim é que ´depois de 2007 não se fez um novo abertura, formação, segunda linha ou pilar. Haja consciencia e seriedade. Neste momento temos mesmo que acreditar no desempenho dos jogadores que jogam em França em particular a nível dos avançados , onde cá temos muitas e excelentes promessas, mas ainda só isso.
Catástrofe económica ? Qual quê a verba disponibilizada para a Amlin Cup não provem do orçamento da Federação. Foi dito e explicado na última Assembleia Geral, parte foi disponibilizada pela IRB e outra pelos patrocinadores. Aliás estranho que haja tanta desinformação . Só pode ter o objetivo de dividir , mentindo.
Repito que goste-se ou não do Presidente e da Direção sempre respondeu e justificou tudo o que diz respeito à governação da federação. Fá-lo sempre no local próprio mas tanto quanto sei está também sempre disponível para es clarecer quem o questionar, mesmo os anónimos.
Força LOBOS.

Anónimo disse...

Anónimo das 23.41
Cantinho do Cabé ?

Anónimo disse...

14 de Janeiro de 2014 às 20:06,

Nada disse sobre o Uruguai (nem sequer sabia que estavam a falar do apuramento para 2007). Aprende a ler.

Sobre Santiago, quem tem que se informar melhor não sou eu. Mas talvez estejas bem informado e finjas que não estás e, nesse caso, nem vale a pena perder tempo contigo.

Não é por grande parte dos dirigentes do rugby português desprezarem, na prática, os valores do rugby que eu vou deixar de gostar de rugby. Desilude-te.

D.

Anónimo disse...

Gostei de ver o nosso jogo contra os franceses. Ambição, garra e bons apontamentos de rugby. Estes nossos jogadores não sao profissionais, não fazem isto todos os dias e não costumam treinar juntos durante todo o ano. Estiverem bem. Parabéns.