21 de janeiro de 2014

BOLAS CURTAS DE JANEIRO

André Silva não resistiu à doença que o atacava desde Dezembro de 2012, e faleceu no passado fim de semana.
O André começou a jogar rugby com seis anos, em Belas, e fez parte de diversas seleções nacionais dos escalões de formação, tendo-se transferido para o Oeiras em 2010-11.
Com 26 anos - completaria 27 em 13 de Fevereiro - o popular Orelhas deixa amigos por todo o lado por onde passou e o seu desaparecimento marcou de forma inegável os companheiros dos dois clubes que representou.
O Mão de Mestre apresenta sentidas condolências à família do André, e também ao Belas Rugby Clube e ao Rugby Clube de Oeiras.


Aproxima-se o europeu das nações 2014 e é curioso verificar que a Espanha é a equipa que vai apresentar menos jogadores que estão em actividade no seu país (3), seguido da Geórgia (de 6 a 10) e da Bélgica (10). A Espanha apresenta 19 jogadores que actuam em França (dos quais 4 na Top-14 e 5 na ProD2), a Geórgia tem de 13 a 16 "franceses" (dos quais 6 da Top-14 e de 5 a 6 na ProD2), e a Bélgica conta com 13 jogadores em França (dos quais 3 na ProD2 e 5 nas Espoirs). Além destes jogadores, a Espanha conta ainda com um que joga numa divisão inferior em Inglaterra, a Geórgia conta com um que disputa a Rabo Direct, e a Bélgica tem no conjunto um jogador que veio da Austrália.

Mas se aquelas são as equipas que menos jogadores em actividade nos seus países de origem, a Roménia joga com de 15 a 17 "romenos", 5 a 7 "franceses (dos quais 2 da Top-14, e 2 a 3 da ProD2), a Rússia é quem mais jogadores domésticos apresenta (21) acompanhados de 2 que disputam a Aviva Premiership. Finalmente Portugal deve vir a apresentar de 12 a 15 jogadores com origem nos clubes nacionais, e de 6 a 9 com origem em França, sendo 2 da Top-14, 4 da ProD2 e de 2 a 5 da Federale 1. No conjunto das seis equipas serão utilizados de 67 a 77 jogadores domésticos, 58 a 66 que jogam em França, 3 que jogam em Inglaterra, 2 que disputam a Rabo Direct e 1 que vem da Austrália., praticamente meio por meio...

Há dois anos o presidente do Toulon fez referências insultuosas à equipa de arbitragem dum jogo que opôs o seu clube ao Clermont Auvergne, e Mourad Boudjellal foi agora condenado ao pagamento de uma indemnização de 3000 euros à União Nacional dos Árbitros de Rugby de França que havia levado os insultos a tribunal. A França tem um dos mais duros sistemas de controle e punição de quem não cumpre as normas escritas e a ética desportiva, passando assim uma imagem de seriedade ao conjunto dos clubes, o que representa um excelente processo de moralizar o rugby no país.

Com a realização do Sul Americano de Sevens ficaram escolhidas as 12 equipas que irão tentar a qualificação em Hong Kong como equipa residente do Circuito Mundial de Sevens em 2014-15, em substituição daquela que fazendo hoje parte permanente do Circuito, acabe por se classificar na 15ª posição na tabela classificativa geral. As 12 equipas são: Da Europa (FIRA), Itália e Rússia; de África (CAR), Zimbabwé e Tunísia; da Ásia (ARFU), Hong Kong e Japão; da Oceania (FORU), Ilhas Cook e Samoa Americana; da América do Norte (NACRA), Trinidad & Tobago e Barbados; e América do Sul (CONSUR), Chile e Uruguai.


Os valores que os direitos de televisão dos clubes de rugby de Inglaterra e França não para de crescer, e atinge valores que eram absolutamente impensáveis há muito pouco tempo. A França tinha um excelente contrato com o Canal+ que envolvia o pagamento anual de uma verba um pouco abaixo dos 32 milhões de euros em cada ano, mas em 2012 os ingleses conseguiram aumentar esse valor, sacando à BT Sport mais 40% que os franceses, chegando aos 45 milhões de euros ano, para um contrato de 4 anos (total de 180 milhões de euros). Mas agora os clubes franceses através da Ligue Nationale de Rugby excederam todas as expectativas conseguindo um contrato extraordinário de 355 milhões de euros em cinco anos - 70 milhões nos dois primeiros anos, 71 milhões no terceiro e 72 nos dois últimos anos. Ou seja os franceses mais que dobraram (124%) um valor que já era milionário!




2 comentários:

miguel rodrigues disse...

Se aplicassem essas multas a quem insulta os árbitros cá no burgo os homens do apito andavam todos de maserati...
A sério, é pena e altamente penalisador para o espírito do Rugby que em Portugal haja muito pouco respeito pelos árbitros, será por falta de coragem, por compadrio ou por incompetência das várias direções que têm passado pela FPR

Anónimo disse...

É bem verdade. Essa é que é essa. Até porque estatutariamente e regulamentarmente estão previstas actuações/ denúncias / alertas por parte dos responsáveis da FPR , quer sejam dirigentes ou técnicos.
Ou seja todos têm obrigação de denunciar os aspectos menos bons que vêm nos jogos. E agora até nem precisam de estar presentes nós jogos da DH pois há vídeos de todos os jogos. Basta ver um jogo da DH e perceber a falta de civismo de quase todos os intervenientes ( público incluído ) . Para haver matéria de facto para actuar e reclamar os valores do RUGBY que tanto se apregoa. Será que ninguém percebe que com esta constante indisciplina e insultos ( civismos) estão a matar a modalidade que dizem que gostam. Desconhecendo os valores da modalidade e o que ela obriga . Quando olhamos para o lado as outras federações são severas e eliminam na origem os que estão a mais e não interessam ao rugby . Cá no burgo vamos continuando porque é giro ....