29 de janeiro de 2014

ANUNCIADA EQUIPA PORTUGUESA PARA A ROMÉNIA

São já conhecidos os 23 que viajam para a Roménia, para defrontar s equipa nacional daquele país, no primeiro jogo do Europeu das Nações 2014, segunda volta do apuramento para o Mundial 2015, o objectivo prioritário dos Lobos e da gestão de Amado da Silva.

O jogo, que terá lugar na cidade de Cluj a 350 quilómetros de Bucareste, uma cidade coberta de neve em que o relvado se deve apresentar em perfeitas condições, a acreditar nas informações divulgadas que o mesmo terá sido coberto com uma manta que apenas será retirada para o jogo.


A equipa da casa está no local desde sábado e tem realizado as suas sessões de treino em campos de piso sintético, desconhecendo-se ainda onde Portugal as fará, mas deve ter uma sessão no terreno onde o jogo se realiza.

Cluj, a capital da Transilvânia, é um importante centro comercial da região centro-ocidental da Roménia, com cerca de 350 mil habitantes e uma população flutuante de mais de 20 mil pessoas, com uma forte componente universitária, que apresenta nesta época temperaturas baixas e pluviosidade média.
Curiosamente, de acordo com a Wikipédia, Cluj é geminada com Cardais, povoação da extinta freguesia de Brogueira, no concelho de Torres Novas.

O jogo será disputado na Cluj Arena, um estádio utilizado para futebol e rugby - é a casa do U-Cluj Rugby - e tem capacidade para mais de 30 mil espectadores.

A EQUIPA PORTUGUESA
Algumas surpresas na constituição da equipa nacional hoje anunciada, com a presença de Jacques Le Roux no XV inicial, e a saída da convocatória de Pedro Leal e Nuno Penha e Costa.
(Pedro Leal acaba de anunciar no seu perfil do Facebook que foi pai de uma menina, e que por isso não faz parte da equipa que se deslocou à Roménia. Parabéns e felicidades!)
Note-se que em relação às equipas dos Lusitanos, surgem na equipa os portugueses que jogam em França, incluindo Gonçalo Uva e José Lima, sentindo-se entretanto a falta de Julien Bardy, que, lesionado, se espera possa regressar já para a próxima semana.
A maior força dos portugueses que vêm de clubes fora de Portugal sente-se nos avançados, onde entram directos na equipa seis deles: Francisco Fernandes, Tony Martins, Eric dos Santos, Gonçalo Uva, Aurelien Beco e Jacques Le Roux.
Nas linhas atrasadas entra no xv inicial José Lima, e no banco fica um talonador - Mike Tadjer - e um médio de formação - Emmanuel Rebelo.



20 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opiniao e absolutamente ridicula a inclusao da maior parte dos jogadores do campeonato frances e vai completamente contra a suposta politica que se quer levar.
Ate agora tem se trabalhado com um numero alargado de jogadores portugueses que jogam em Portugal, que teem vindo a evoluir como grupo. Se continuamos a chamar jogadores a 1 semana antes dos jogos, sem trabalharem juntos nunca vamos ter uma equipa nem vamos evoluir.
E ainda falando da estupidez de quererem criar um clube nacional acima de todos os outros clubes, farao isso para depois chamarem mais malta de franca e deixarem os que andam a treinar nesse suposto clube nacional de fora da seleccao e dos seus clubes(pois ja nao estao integrados nos modelos de jogo dos mesmos nem entrusados com a equipa).
Trabalhem uma equipa e nao chamem malta a ultima da hora sem trabalharem juntos ha meses.
E se deixarem os jogadores da seleccao jogar no clube em vez da parvoice de exagero de treino com seleccoes, isso vai elevar o nivel do campeonato, elevar o nivel dos outros jogadores dos clubes e por consequencia elevar o nivel do nosso rugby nacional.

Anónimo disse...

bom nada de criticar! é se calhar o unico selecionador no mundo,que vai para a guerra sem espingarda!!! mas bom! vamos acreditar num milagre!

Anónimo disse...

A convocatória (9 estrangeirados em 23) acaba por revelar que a conversa da participação dos Lusitanos na AMLIN não passou de mais um embuste do Presidente da FPR.

Atenção que não está em causa a convocatória destes 9 jogadores, mas sim todos os argumentos utilizados, de que se estava a construir a raíz da seleção do futuro, etc e tal.

Compreende-se sim o desespero da FPR e do seu Presidente, que jogam todas as cartadas para evitar um destino traçado há muito.

Não vai have mundial para ninguém, um bom pretexto para que o DTN Sr Morais poder continuar a puxar dos galões em ter sido o únio a levar uma equipa àquela prova.

É pena, porque os jogadores que dão todo o seu esforço à modalidade, muitos com sacrifícios pessoais e profisisonais, é que acabem por andar ao sabor das politiquices e interesses palacianos da FPR.

Amén.

Anónimo disse...

Confesso que fico confuso com estas convocatorias, mas pronto, seja o que Deus quiser...

Anónimo disse...

Esta de chamarem os estrangeiros à ultima hora faz lembrar quando os provincianos passavam semanas a viajar para Lisboa e a servirem de sacos de batatas, para à ultima hora atletas de Lisboa que se davam ao luxo de não comparecer aos treinos serem chamados à ultima hora. Acabou-se a mama. Por mim até viriam mais de fora ( única hipótese de aspirarmos a ir ao mundial) e os meninos da linha (salvo Vasco Uva, Aguilar, Leal e poucos mais) que se entretenha, na Amlin Cup.

Anónimo disse...

Estrangeiros estão o Murray e o Roux,os outros são portugueses ou descendentes deles,a nacionalidade está no sangue ,não tendo nada que ver com o local onde se nasce,la por um cão ter nascido num estábulo ,isso não faz dele cavalo, ou se a uma vizinha der a luz em sua casa isso faz do rebento seu familiar?

Great_duke disse...

Cumprimentos para o anónimo das 19.15 que, com humor, conseguiu resumir aquilo que eu acho.

Até porque eu nasci em Macau de pai nascido em Luanda, tenho filhos nascidos no Luxemburgo e escrevo da Turquia e não me sinto menos português por isso...talvez até me sinta mais do que muitos que andam para aí a pregar...

E vocês deviam ver como os putos vibram com tudo o que é português. ?.

Um abraço.

Filipe disse...

Anónimo das 19:15 falou mais do que bem!
A única coisa que tenho a apontar à convocatória é talvez o "banco" que não me parece o melhor.
Por exemplo, deixou-se Francisco Domingues, grande pilar da Agronomia que tem apenas 20 anos que jogou durante alguns meses numa equipa da Federal 1 para convocar Jorge Segurado que tem mais de 30.
Deixou-se Penha e Costa de fora e convocou-se António Aguilar que pelo que se tem visto nos jogos da DH já não tem a vivacidade, energia e capacidade física dentro de campo que outrora teve.
Mas de resto, devo dizer que é de longe a melhor convocatória que vi esta época!

Anónimo disse...

E nunca eu me enganei... as convocatórias com jogadores de fora do circulo dourado de Lisboa e das boas graças de quem as redige, foi sol de pouca dura e apenas para deitar poeira para cima dos coitadinhos da província... andam uns desgraçados a palmilhar, contra tudo e todos, umas centenas de quilómetros por semana, adiantando na maior parte das vezes dinheiro que não possuem, desfalcando as suas equipas nos treinos semanais e, depois duma semana que serviu apenas para arear os olhos da malta, são escorraçados para entrada dos crónicos habituais, pelo menos até à convocatória seguinte... só para os treinos saliente-se... para os jogos são sempre os mesmos... pelo menos no futebol já sabemos com que contar. Nunca pensei que no rugby a coisa chegasse a este ponto...

Anónimo disse...

Boa sorte para a equipa que vai a Romenia, vai ser um jogo muito dificil, sei que iram fazer o melhor de sempre.
Em relação a convocatória é pena que alguns jogadores que tiveram a A Cup não sejam convocados, Antonio Duarte, Rafael Simões, Miguel Leal, Salvador Cunha, etc, será que estes estão lesionados, de ferias ou trabalho, podia existir uma palavra da parte da J Ferrão, pois sendo a A Cup para desenvolver os jogadores do Camp portugues , porque a não utilização dos mesmos.
Sei que alguns vão dizer que ainda não estao prontos, outros que etc, etc.
A realidade é outra, ja sabiamos que F Sousa ia convocar estes jogadores por imposição do Sr J Ferrão e se Adjunto JPB, pois temos que continuar a sonhar em 2015 para ele poder continuar.
Pena que estes jogadores de penso rapido ( palavras de F Sousa)tenham que alguns alterar as suas vidas profissionais e financeiras para que da parte da J Ferrão não os respeitem

Mais uma vez parabens aos jogadores que iram representar a selecção nacional contra a Romenia, estes sim são os verdadeiros Portugueses

Filipe disse...

Anónimo das 22:59, Miguel Leal e Salvador Cunha não têm qualidade suficiente para jogar pela seleção nacional! Aliás, na minha opinião nem para a Amlin Cup...
Miguel Leal não joga de início no GD Direito!
Já Rafael Simões fazia falta, nem que fosse no banco para o lugar de Fernando Almeida.

Anónimo disse...

António Aguilar a 15? Mas se era essa a intenção porque será que ele nunca foi opção na Amlin Cup. Isso para mim é uma das questões que deveriam ser colocadas a f. Sousa.
Quanto aos estrangeiros já se sabia que vinham. Pena um ou dois dos que se destacaram na Amlin Cup não terem uma chance agora. E o banco, porque o d'Orey em vez do Rafael. Será porque é de boas famílias?

Anónimo disse...

Pois olhe caro anónimo das 21:45, eu sou dos que "palmilhei", e só não "palmilho" mais porque estou a contas com uma lesão, centenas de quilómetros para treinar. Adiantei, não na maior parte, mas em todas as vezes o dinheiro para as viagens. E isso não me dá, nem quero que dê, o direito de vestir aquela camisola. E muito menos me senti algum desgraçado.

Se treinar melhor que os outros, se jogar melhor que os outros, e se, aos olhos de quem escolhe, for a melhor solução para a equipa, jogo.
Quantos km's faço para treinar, se o carro era a gasolina ou a gasóleo ou se vou de comboio. Se o meu pai é advogado ou engenheiro, se tenho muito ou pouco dinheiro na conta é absolutamente indiferente dentro de campo. Lhe garanto. E por consequência, irrelevante é para a escolha do treinador.


Em relação aos "estrangeiros":
Isto é a selecção de Portugal. Jogam os Portugueses. Os melhores. Ponto. Se vivem/jogam em França, Inglaterra ou na conchichina é, mais uma vez, irrelevante!

Porque não vêm a coisa da outra perspectiva? Não têm vantagem aqueles que conseguem treinar semanalmente juntos? Que podem ser vistos/treinados "in loco" pelos treinadores nacionais? A vontade de jogar é a mesma.
Já não convém não é?


Querem discutir convocatórias? Óptimo. Assinem o vosso nome (devia ser obrigatório), e enumerem as razões porque acham que devia jogar X em vez de Y. Pode ser que alguém os leve a sério e responda.


Como é aquele dizer? Cego não é quem não vê, é quem não quer ver.

Sai mais um, só para finalizar:
Os cães ladram, e a caravana passa.

Um abraço,
Martim Bettencourt

Anónimo disse...

Este blog devia chamar-se Mão de Peixeirada já que é tudo a mandar postas de pescada.

Adoro ver tudo a mandar para o ar sem saber.

Se existem dúvidas e questões essas devem ser postas a quem as pode responder e n andar aqui a dar tiros para o ar.

Se ha jogadores que mereciam ou deviam estar na convocatoria secalhar não estão por motivos pessoais, profissionais e lesões.

Pedro Leal já disse na sua pagina FB o motivo, Rafael Simões cont lesionado e PC por motivos profissionais.

Agora é tempo de nos unirmos, acreditar e esperar que tudo corra bem.

Fácil é apontar e dizer mal!

Mais respeito pelos jogadores "veteranos" que tanto deram à seleção e titulos aos seus clubes

Anónimo disse...

Na minha opinião todos os cometarios aqui postados, deveriam ser alvo de analise, uma vez que, é este blog é dos poucos (infelizmente) no qual se podem debater assuntos ligados a rugby e confrontar pontos de vista. É bom sabermos as diversas opiniões das diversas pessoas que vêm e pensam rugby.
No entanto, e digo isto meramente na minha opinião, acho que esta convocatória tem 2 falhas, a primeira é a ausencia de penha e costa em prol da ida de aguilar, que mal tem jogado pelos lusitanos e que francamente já nao tem a magia que tinha em 2007, temos de ser realistas e aceitar que os jogadores com a idade perdem rendimento, o que não é de todo o caso de vasco uva.
O outro caso que me deixa intrigado é a primeira linha, uma vez que temos pilares jovens, com grande margem de progresso, que têm participado, no caso de bruno medeiros, em todas ou quase todas as deslocações dos lobos/lusitanos e a do francisco domingues que veio agora de frança apos uns meses numa equipa da federal 1 e certamente trás muita experiencia.
Mas enfim, nós temos sempre facilidade em criticar, mas temos de acreditar que a equipa tecnica é a mais adequada e que está a fazer aquilo que acredita ser o melhor para portugal.
Acredito que, no caso de portugal estar de fora do mundial, o selecionador dê mais espaço aos jogadores portugueses e aos jovens para se mostrarem a nivel internacional e acredito que nos vão surprender.
Aguardo ansiosamente para ver a evolução do jovem jose lima que juntamente com pedro avila prometem um par de centros com futuro.

Anónimo disse...

Do site da federação espanhola sobre a convocatoria para estes jogos :

En la convocatoria destacan los jugadores españoles que juegan en las distintas categorías de la Liga francesa, con el Top 14 como principal referencia. 19 de los 23 jugadores juegan en Francia.

c`est la vie ...

Anónimo disse...

com esta distribuição :

FEDERACIÓN FRANCESA DE RUGBY
SC ALBIGEOIS
PELUCHON, Mathieu

FC AUCH
ASCARAT, Sebastien

STADE BAGNÉRAIS
BONÁN, Aníbal

AVIRON BAYONNAIS
ROUET, Guillaume

A.S. BEZIERS
PINTO, Marco
MALIÉ, Charly

UNION BORDEAUX-BÈGLES
AUZQUI, Beñat
GIBOUIN, Gauthier

SA BOURG-EN-BRESSE
NAVA, Jaime

COLOMIERS RUGBY
BELZUNCE, Pierre

ST. JEAN DE LUZ
ELGOYHEN, Damien

C.A. LORMONT
LABBE, Frank
POGGI, Marcos
ROLLS, Glen

MONTLUÇON RUGBY
MORENO, Jesús

U.S. NAFARROA
ORTÍZ, Agustín

PAYS D'AIX R.C.
RECUERDA, Jesús

R.C. VANNES
NEGRILLO, Federico

F.C. VILLEFRANCHE DE LAURAGAIS
PRADALIE, Anthony

FEDERACIÓN DE CASTILLA LEÓN

C.R. EL SALVADOR
SEMPERE, César

FEDERACIÓN VASCA

BERA BERA R.T.
FEIJÓO, Pablo

GETXO R.T.
SNEE, Daniel

FEDERACIÓN INGLESA DE RUGBY

TUNBRIDGE WELLS RFC
COOK, Matt

Seleccionador: Santiago SANTOS
Entrenador: Miguel VELASCO
Manager : José Manuel PÉREZ
Delegado : Javier GUTIÉRREZ

Anónimo disse...

Salvo raras excepções quem joga num campeonato mais competitivo, tecnica e tacticamente mais evoluído, como o Top 14 é seguramente um melhor elemento para vestir a camisola da selecção do que um jogador que joga no nosso campeonato fantástico.

Great_duke disse...

O importante é que quem vai vai dar o litro. Agora não adianta espernear. Espero que a malta não leia estes comentários porque ficaria decepcionada.

É hora de união. Vamos apoiar quem joga (nem sabem como gostaria de estar em Cluj), desejar-lhes sorte e combater em frente à tv como se lá estivessemos.

Já vai ser difícil sem o bota abaixo, agora com este então...

Bora lá malta, vamos espantar o mundo oval mais uma vez.

Anónimo disse...

Não nos podemos esquecer que em Espanha o campeonato é muito pior do que o nosso!!Viu-se na taça ibérica há um mês atrás...portanto daquele lado, em caso de dúvida, opta-se pelo francês