26 de outubro de 2013

SUB-18 ABREM EUROPEU DEFRONTANDO A RÚSSIA - CONHEÇA A HISTÓRIA

A selecção nacional de sub-18 abre a semana internacional que se desenrola em Portugal, defrontando a Rússia no primeiro jogo do torneio de qualificação para o Grupo Elite do escalão, que se disputa no próximo mês de Março.

Ao contrário do que a FPR informa no seu site(*), caso Portugal consiga o apuramento esta será a terceira vez consecutiva que tal será conseguido, e não a segunda, embora depois, nos torneios do Grupo Elite, Portugal ainda não tenha conseguido qualquer vitória, repetindo em Março de 2013 o oitavo e último lugar na classificação que obteve em Março/Abril de 2012.



Mas para que você conheça o Campeonato da Europa (desde 2005) em pormenor, o Mão de Mestre oferece-lhe hoje dois quadros que tudo explicam.


Até 2010 o Torneio FIRA estava dividido em três grupos (A, B e C) com promoção e rebaixamento entre eles.
Portugal venceu a prova em 2005, ganhou o direito a subir ao Grupo A em 2006, onde se manteve em 2007 por desistência da Escócia que só voltou a participar mais tarde (já lá vamos!).
Em 2010 Portugal volta a vencer o Grupo B, para onde tinha sido rebaixado no ano anterior, mas a partir daqui dá-se uma revolução dentro da FIRA e as equipas dos países que disputam o Seis Nações, resolvem que só jogariam entre elas, numa denominada Divisão Elite.


Assim, em 2011 as equipas da Irlanda, Inglaterra, País de Gales e França jogaram entre si, justificando desta forma o acesso ao topo da hierarquia das equipas da Inglaterra e Gales sem passarem pelo crivo da qualificação.

Tanta sorte não tiveram a Escócia e a Itália, que tiveram que se sujeitar a disputar a agora denominada Divisão A, que venceram com naturalidade ocupando os dois primeiros lugares e com isso o direito a participarem na Divisão Elite em 2012.

Para completar a Divisão de topo - onde faltavam duas equipas para formar um conjunto de oito - as quatro equipas classificadas atrás da Escócia e da Itália foram convidadas para disputar um torneio de qualificação onde duas delas seriam promovidas.
A Alemanha por motivos que desconheço, não quis participar neste torneio, e assim no seu lugar foi convidada a Roménia (7ª classificada da Divisão A), que se juntou à Geórgia (3ª), Portugal (5ª) e Bélgica (6ª).

Ficou assim constituída a Divisão Elite para 2012 naquilo que afinal não passou de uma operação de cosmética para justificar a inclusão do País de Gales na prova - se reparar nos anos anteriores, a Irlanda, a França e a Itália participaram em todos os torneios desde 2005, enquanto a Inglaterra apenas não participou em 2010, e a Escócia deixou de participar em 2006, e para regressar teve que disputar a Divisão A.

Houve no entanto um acordo qualquer envolvendo a Itália, que não permitiu que ela fosse incluída no torneio de qualificação em 2012, sendo a Geórgia que ficou classificada à sua frente, a ter que participar.

Para este ano os Lelos devem ter posto os pés à parede e a solução encontrada foi reduzir os participantes do torneio de qualificação de quatro para dois, com a promoção de uma equipa apenas...

Uma última referência ao facto do torneio de qualificação se disputar em Outubro/Novembro de um ano, para as equipas qualificadas disputarem a Divisão elite em Março/Abril do ano seguinte.

Espero que tenham ficado com uma ideia de como funcionou e funciona este sistema engendrado pela FIRA e pela IRB.

TORNEIO DE QUALIFICAÇÃO 2013
Regressando ao torneio deste ano, já referimos que Portugal joga hoje com a Rússia, e só voltará a jogar na próxima sexta feira com a Espanha, sendo apurada a equipa que conseguir o melhor conjunto de resultados entre as três participantes.


Fique com a lista dos 26 jogadores escolhidos pelos treinadores João Luís e Alexandre Lima:


(*) Atenta como sempre ao que se vai escrevendo no Mão de Mestre, a FPR já procedeu à alteração do erro que tinha publicado, o que nos apraz registar - não é necessário dizer que não precisa de agradecer a chamada de atenção, pois como habitualmente a sobranceria da instituição não permite que ela o faça.
Mas para que não se pense que o Mão de Mestre inventa coisas aqui fica o texto original:


6 comentários:

Anónimo disse...

Caro MdM,

Grande post! Mas parece que a história é outra, ou seja, a Russia terá chegado a Lisboa com 10...sim 10 jogadores, que já ultrapassaram a idade e, claro, temos barraca!

Ao que consta a FIRA não está isenta de culpas. A confirmar-se teremos tão só um Portugal - Espanha!

Aguardemos...

Anónimo disse...

Parece que os Sub 18 só depois de 2010 é que voltaram á primeira divisão e de pois à Divisão de ÉLITE? Oxalá consiga continuar com esse excelente trabalho. Vamos mobilizar para o apoio.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Vai dar na TV? Haverá algum streaming?

Anónimo disse...

Alguém bem informado pode dizer se vai haver jogo contra a Rússia? A esta hora com certeza que já se sabe.

Anónimo disse...

Seria execlente uma nova participacao no JUNIOR RUGBY WORLD TROPHY. Sao estas competicoes que fazem crecer o rugby em portugal criando jogadores de referencia para o futuro.

Anónimo disse...

Boa noite,
Portugal ganhou a Rússia, 19 - 14