7 de outubro de 2013

REGULAMENTO DA DIVISÃO DE HONRA - É ALTURA DE FALAR CLARO!

Com três jornadas decorridas da principal competição nacional, é altura da Federação Portuguesa de Rugby nos dizer qual é o Regulamento da Divisão de Honra que está em vigor.

Chega de fingir que não se passa nada, que tudo corre normalmente, e mesmo com o desprezo a que já nos habituaram quanto às competições nacionais e aos Regulamentos e Estatutos, há um mínimo de decoro e boa educação que deve ser respeitado.


Custa a acreditar que nesta altura do campeonato não tenha ainda sido possível aos responsáveis da FPR disponibilizarem no site respectivo uma classificação da prova actualizada e correspondente aos critérios que a determinam, mas essa incapacidade pode esconder outras causa bem menos acidentais.

OS REGULAMENTOS
A FPR anunciou no dia 24 de Setembro a entrada em vigor de um novo Regulamento da Divisão de Honra, mas parece que não é esse Regulamento que ela própria está a seguir e respeitar.

Mas vamos por partes.

A apresentação em 24 de Setembro deste ano de um Regulamento para vigorar na época 2013-14, representa por si só um pontapé para fora dos estatutos federativos, que obrigam que quaisquer alterações aos regulamentos de competições relativas ao escalão sénior principal, e respectiva publicitação, deverão ser efectuadas até ao dia 31 de Janeiro (Artº 25º, 1-a) e 2.)

Mas como não é a primeira vez que a Direcção federativa atira os estatutos e Regulamentos para as urtigas, a versão de 24 de Setembro parece que é a que está em vigor.

E digo parece, porque se for, a tabela de classificação apresentada no site federativo - supostamente correta! - está errada, pois não contempla a atribuição de quatro pontos às equipas isentas numa determinada jornada (Artº 7º 1-c).

E se for esse o caso - erro na elaboração da tabela - temos um problema bem maior entre mãos...

NO LAVAR DOS CESTOS...
O Regulamento que a FPR considera em vigor - assim está classificado no site federativo e assim foi anunciado - alterou a forma de disputa da prova, nomeadamente no que respeita à definição do seu último classificado, que descerá à 1ª Divisão.

Na verdade se a questão dos quatro pontos atribuíveis às equipas que folgam, e que não aparecem na tabela disponibilizada pela FPR, não tem consequências de maior, já que no final da prova cada equipa vai somar oito pontos correspondentes a duas folgas, não se alterando a sua classificação final sejam esses pontos considerados ou não, já nesta questão da classificação final e da descida de divisão, o caso muda de figura.

No anterior regulamento, e como se fez na época 2012-13, além do play-off do título, que reuniu as seis primeiras classificadas na prova, disputou-se um outro play-off, para decidir qual a equipa que desceria de divisão.

O que dava à 10ª classificada da fase inicial, mais duas oportunidades de evitar a descida - um jogo com o sétimo classificado, e, em caso de derrota, outro encontro com o perdedor de um jogo entre o oitavo e o nono classificados.

Acontece que neste Regulamento de 24 de Setembro, esse play-off deixa de existir, descendo de divisão a equipa que ficar na 10ª posição no final das 20 jornadas iniciais...

E a pergunta óbvia é, o que fará a equipa que ficar nessa 10ª posição da fase de apuramento da Divisão de Honra, que deixa de ter essas duas oportunidades suplementares de evitar a descida, perante as ilegalidades cometidas na introdução do Regulamento de 24 de Setembro?

Podemos apostar que esta história não vai acabar aqui...

20 comentários:

Anónimo disse...

Tão simples quanto aquilo que dispõe o artigo 25º nº 1 al. a) dos Estatutos.Os Reulamentos em vigor, reltivos ao esclão sénior são aqueles que foram aprovados até31 de Janeiro de 2013. Não interessa discutir nem tecer muitas considerações! É assim!LB

Anónimo disse...

Como é logico que isto não fica assim, pois o Presidente é um excelente profissional em alterações mediante o que necessita ou mesmo que o seu .... necessita.
Alem deste assunto que o MdM fala, mais uma vez o comunicado sobre o 5 de Outubro é vergonhoso, pois sai o regulamento ( embora não se sabe se é valido) e não compre o mesmo,.
Com este presidente irá ser sempre assim.

Anónimo disse...

E assim segue a prossisão de Nossa Senhora do Descalabro.... com o padre Amado e os seus acólitos.

A pergunta que se impõe é: e os clubes, nada têm a dizer a estas sucessivas trapalhadas?

Lá diz o ditado, que cala...

Depois, quando já não restar pedra sobre pedra não se queixem.

Anónimo disse...

Convenhamos que até a nível interno a confusão deve ser grande pois ontem havia uma classificação no site da FPR e hoje essa mesma classificação está em actualização desde manhã, o que significa que ninguém se entende sobre qual regulamento se basear para fazer o correspondente escalonamento.

Anónimo disse...

Só quando isto cair e houver uma percepção coletiva que a FPR não pode trabalhar para Servir uma Seleção Nacional de Rugby com um nível que não é o real do Rugby de Portugal, um nível formado por uma elite e que não representa a totalidade da qualidade do Rugby de Portugal, só aí , quando se perceber que o crescimento tem de ser sustentado, que os clubes tem de trabalhar juntos para manter competições regionais saudáveis é que o Rugby em Portugal vai de facto dar o grande salto.

Quem faz as escolas ? Quem é que divulga o rugby ? São os Clubes.. a FPR só tem um senhor, a Seleção Portuguesa de Rugby, como representante dos clubes é 0.

Anónimo disse...

1º resultado da megalomania presidencial :
FIM DUM ESCALÃO !
Alguem se lembra de Academica e Cascais não terem S21 ?!Pois é. 10 clubes na Div de Honra e (até agora, pois mais devem acabar...) 6 clubes inscritos nos S21!!
O que vai acontecer aos jogadores S21 desses clubeS ? Desistem do rugby e isso vai sair muito caro ao rugby nacional!!!
Há uns anos os jogadores que iam treinar à Academia sentiam que estavam a aprender ... ...hoje, com 40 e muitos lá, dizem que treinam pior que nos seus clubes!!!
Mas não faz mal, pois vamos À Amlin!!!! Com que proveitos? Só o Presidente saberá...QUE TRISTESA!!!!

Anónimo disse...

Com o Mal Amado é assim, a Agronomia está no estado financeiro que esta devido ao Engº Mal Amado.
Já agora sabem que a ARSul praticamente acabou, a FPR recebe dinheiro para as Associações e não lhe da nada, mas depois querem desenvolvimento.
Campeonato Sub 21 para que, pensa a julieta Ferrão... mas se o regulamento estiver correcto o que ira acontecer aos clubes que não tiverem os escalões todos.
A Academia deixou de ser uma coisa atractiva, a qualidade de trabalho é fraca e sempre igual.
Esperemos que a ditadura do Sr Mal Amado acabe rapidamente se não dentro de algum tempo estamos a falar assim - lembras-te quando se jogava rugby em Portugal

Anónimo disse...

Bom Dia

Depois de ler estes comentários todos chego á conclusão de que o Presidente da FPR é um homem extremamente poderoso, senão vejamos:
1.- Acabou com o escalão sub-21, não foram os clubes que tomaram essa opção parece que foi o Presidente que os impediu de ter esse escalão.
2.- Dá cabo financeiramente da FPR mas os clubes estão impedidos, sabe-se lá porque misteriosos poderes do presidente, de o destituírem.
3.- Joga-se presentemente pior rugby em Portugal porque o presidente impede, sabe-se lá com que estranhos poderes, que os jogadores joguem melhor rugby.
4.- A Academia não vale nada porque o presidente impede os treinadores de desenvolverem melhor trabalho.
5.- A ARS acabou por causa do Presidente mas as outras continuam apenas e só porque o Presidente assim decidiu.
6.- O Presidente é um prepotente mas com estranhos poderes de Mago, Bruxo, convocando para ele todas as forças dos deuses e dos orixás e com o apoio de todos os "pai de santo" impede que o tirem do lugar.

Com o devido respeito, destilem veneno e "dor de cotovelo" noutro lugar o MdM tem que ser um lugar demasiado bom para isso.
Já agora um conselho a todos os que aqui vem destilar um veneno infantil contra o actual Presidente, CANDIDATEM-SE ao lugar, tenho a certeza se alem de saberem dizer mal, souberem fazer alguma coisa de útil irão ganhar.

Caro Mestre desculpe este meu desabafo, posso não concordar com alguas das suas crónicas mas elas são colocadas de forma correcta e devem ser comentadas de forma correcta. Muitos dos comentários mostram que o único problema existente é os autores terem perdido muitas vezes contra o actual presidente e gente fraca prefere a perfídia ao confronto leal. Tenho a certeza que muitas destas pessoas são as mesmas que batem com a mão no peito e falam do "espirio e valores do Rugby"


Aceito perfeitamente que não publique o meu comentário.

Anónimo disse...

Bom dia
É poderoso,porque a lei de bases assim o permite , embora ela tenha sido feita para pessoas sensatas (o que não é o caso)e prepotente.
Poderoso pois altera os regulamentos quando quer, no que quer, contra tudo e contra todos, violandos estatutos, beneficiando quem o apoia. Os casos são muitos e do con hecimento publico.
Prepotente ao ponto de levar seus vices a demitirem-se pois ele decidia e agia por eles e contra eles.
Acabou com um escalão sim pois se já era dificil aos clubes jogarem sem os interbacionais devido aos sevens e Europeu, a amlin veiio acabar com o resro e não h+a, em Portugal, profundidade que resista a este asslto aos clubes o que leva a terem que subir S21, independetemente de estarem preparados oiu não, e terem que "fechar "o escalão.

Dá para pra perceber agora?

É claro que os clubes podia, e deviam, tirá-lo do poleiro, mas todos sabemos que com a sdificualdades que o Pais atravessa só pessoas na situação dele tem possibilidade e disponibilidade de se dedicar inteiramente ao rugby.Não é isso que lhe dá direito de ser prepotente, megalomano e estar a arrumar com o rugby a nivel interno!

Anónimo disse...

Anónimo das 8 de Outubro de 2013 às 08:28.. Presidente ou alguem mandado por si.
Engº Mal Amado, é pena que mais uma vez não venha publicamente dizer o mal que tem feito ao Rugby Portugues , a realidade dos Sub 21 era de esperar pois os números dos últimos dois anos assim o iriam dizer, penso que já se deviam alterar os escalões de competição, mas os Senhores Julieta Ferrão é que sabem.
Todos sabem que o presidente em relação as Academias se mete mesmo quando não deve e que a qualidade de treinos (fisicos e de campo) deixa muito a desejar .
A FPR tem um DTN que por ordem do Eng Mal Amado só se ocupa das selecções sub 18 e 19, mas sendo DTN não deveria fazer um trabalho de desenvolvimento nacional ( Clubes, Academias, etc) em vez de estar preocupado com assuntos que não servem o desenvolvimento nacional.
Referente as finanças é algo que já estamos habituados, pelo menos os agrónomos que digam, as decisões que toma em cima do joelho só prejudicam as finanças da FPR, os gastos desnecessários com ele próprio e seus acompanhantes, etc.
Em relação a novas candidaturas, se o Eng Mal Amado mantiver a sua palavra, para o ano que vem já temos novo homem na Julieta Ferrão, mas todos sabemos que é dificil manter a palavra...

Anónimo disse...

É extraordinário o facciosismo de quem aqui escreve contra o Presidente da FPR.
1.- Se não o demitem é porque a MAIORIA da Assembleia Geral da FPR está com ele e o apoia.
2.- A AMLIN foi acordada com os clubes da DH e da 1ª Divisão (numa primeira fase) e só com os clubes da H numa segunda fase. Não ouvi um único, repito um único clube da DH manifestar-se contra a participação na Amlin. Eu também não concordo com a participação na Amlin mas isso não me dá o direito de começar a insultar quem decide só porque não tem a mesma opinião e com quem os clubes envolvidos concordam.
3.- Se os senhores assumem que não têm as condições para se dedicar inteiramente ao Rugby, façam pelo menos a justiça de que ele o faz e ele também não tem que pedir desculpas por ter conquistado umas condições de vida que a maioria de vós ainda não conseguiu. Se não conseguem ter a maioria das pessoas que se dedica de facto, ao rugby do vosso lado, se as pessoas que gastam o seu tempo a trabalhar efectivamente em prol do rugby em vez de vir para aqui destilar ódios pessoais, estão ou apoiam o presidente então os senhores devem ser mais respeitadores mais educados e deixar de ofender terceiros porque o presidente da FPR acima de tudo é uma pessoa que merece respeito.
4.- escrever o que os senhores escrevem e da forma como o escrevem é uma ofensa ao rugby e aos seus princípios, apenas e só pelo facto de que não têm respeito pela pessoa e isso no rugby deve ser o mais importante.
5.- Não sou o presidente, não sou um "pau mandado", falei com o Presidente da FPR apenas uma só vez num evento publico.
Estou na disposição de dizer quem sou, sem qualquer problema, se os senhores deixarem a cobardia de ofenderem terceiros a coberto do anonimato e se identificarem também.
6.- Tenham como exemplo o MdM não concorda com muita coisa, escreve isso, assina, assume mas nunca em momento algum ofendeu pessoalmente quem quer que seja.

Anónimo disse...

Houve pelo menos 2 clubes que se manifestaram contra e outros n\ao o fizeram pois foi apresentado um facto concumado.
Nunca foi ACORDADA com os clubes...foi ANUNCIADA!

Todas as outras considerações em nada relevam o mal que esta FPR está a fazer às competições nacionais, principalmente de seniores e S21 e ao rugby português!

Anónimo disse...

Ainda me lembro dos célebres livros de Tintin e da linda Castafiore a partir os cristais do castelo de Moulinsart cantando:"Ai, rio de me ver tão bela neste espelho"
Isto para poder agora citar o nosso tão velho provérbio:"O pior cego é aquele que vendo não quer ver...."

Anónimo disse...

Os senhores têm todo o direito e até talvez o dever de denunciar o que consideram estar mal, o que ninguém tem o direito é de vilipendiar cidadãos. É contra isso que me revolto e que considero estar mal.

Os clubes da DH não são cordeirinhos e o presidente da FPR não é o lobo mau, todos nós sabemos que se eles quisessem dizer não podiam ter dito mas optaram por não o fazer e por isso ou lhe era indiferente a participação ou concordavam com ela.

Estevão disse...

Amlin Cup e os Clubes... mas e os jogadores, que são quem da o corpo ao manifesto? Esses não são chamados?
Será que os próprios jogadores não podem recusar a participação na prova, se não quiserem?
Será que os jogadores não são interessados?
Por outro lado, se as equipas "perdem" jogadores para os VII, XV ou Lusitanos, além destes irem jogar a níveis superiores, são espaço a outros para entrarem e jogarem nas equipas (por exemplo sub21) que por sua vez dao
espaço a outros para jogarem nos sub21.
Secalhar havia jogadores a desistir nos sub16 e sub18 por não terem lugar nas equipas de sub21 e sênior. E agora tem mais hipóteses.

Anónimo disse...

Por amos de Deus...o coment]aro anterior é "teoricamente" válido mas é de quem não conhece o rugby portugues e o que se está a passar nos S21... ....ACABARAM!!!!devido a tantos terem que subir para os seniores ....já nã há competição de S21 mas , ontem alterou-se (como se fosse legal mudar uma competição sem ser em A.G.!!!!) para S23!!!! O Rugby PortuguÊs está reduzido, por pparrte da FPR, às SN´s e à amlin!!! o resto não interessa : acabou o Dia do Rugby, um estadio às moscas , vazio, no dia 5 de outubro para as 2 ST, não há s21, não ha competição interna com os melhores jogadores dos clubes na div.de Honra (depis não venham falar em regularidade....),alteram-se competições e regulamentos quando se quer, alguns são alterados com as provas a decorrer....as tabelas do site estão erradas,etc, etc, etc.
S+O SN´S E AMLIN!!!! É DISTO QUE A FPR E O EGO DO SEU PRESIDENTE VIVEM!!!

Já agora : que adiantava aos clubes dzer que não ? A decisão estava tomada e os unicos que se poderiam a recusar eram os jogadores, os clubes já nãp podiam fazer nada!!!

Anónimo disse...

Saibam que a esmagadora maioria dos jogadores, estão mais do que entusiasmados com esta oportunidade de jogar ao mais alto nível, mesmo sabendo que vão ser fortemente castigados pelos profissionalões do TOP14. Os Romenos e os Italianos andam lá à anos e só agora é que estes últimos começam a ser razoávelmente competitivos. Hà que ter paciencia e trabalhar no duro.
Ou pensam que estes jogadores evoluem alguma coisa em mais de metade dos jogos do CN? Se não for a jogar contra os melhores, não há crescimento, e os "isolacionistas" não têm nenhuma razão.

Anónimo disse...

tem toda a razao...."a jogar com os melhores", mas não é a jogar com os imensamente melhores e com diferenças de poderio fisico comom estes!!!!
Como se aprende na faculdade, aprende-se com os melhores, mas com aqueles com quem se possa minimamente competir, não com os que estão muito niveis acima!
É a mesma coisa que dizer que um clube emergente ao jogar 50 vezes com Direito ia melhorar!!!

Anónimo disse...

Alguém me pode explicar o que se está a passar com o campeonato sub-21 ? A alteração para sub-23 já é ofifial ? Obrigado

Anónimo disse...

Boa Tarde,
Não deixa de ser engraçado que desde que me lembro de seguir Rugby em Portugal que tudo vivia na paz do Senhor porque existiam (existem) 6 Clubes que dominavam completamente a modalidade. Era a tradição, os pregaminhos, o que quiserem, mas que impediram entre outras coisas que a modalidade tivesse uma evolução clara e suportada. Hoje, como entre esses mesmos Clubes já existem uns mais beneficiados que outros, caiu a máscara a muita gente. Em muitos dos coemntários que aqui vejo, existem muito poucos preocupados verdadeiramente com a modalidade, com o Rugby puro, existem sim comentários a atacar ou a defender conforme a côr clubística de quem escreve. Mantenhamos o Rugby dominado por infundados elitísmos socias e clubísticos, fechado a quem, com completo amadorísmo no sentido financeiro da palavra, quer fazer algo pela modalidade e, como alguém disse anteriormente, daqui a uns anos vamos ouvir "Lembras-te quando Portugal tinha Rugby?!".
Cumprimentos Desportivos, eu identifico-me, Octávio Alavrez Rodriguez.