10 de outubro de 2013

QUE COMECEM OS SEVENS - GOLD COAST É O PONTAPÉ DE SAÍDA

Pedro Netto Fernandes regressa ao palco dos grandes eventos de sevens, à frente da selecção portuguesa da variante, na esperança de devolver às nossas cores o brilho perdido numa prolongada sequência de 24 derrotas nos últimos 30 jogos realizados na competição, o que coloca a equipa na última posição entre todas as equipas residentes das Séries mundiais.

Portugal não ganha um jogo nas Séries desde Hong Kong, e mesmo lá perdeu os três últimos, a que se seguiram dois plenos de derrotas em Tóquio e Glasgow.

Em Londres, recorde-se, Portugal não disputou as Séries, mas sim um torneio de qualificação para as SWS que agora se iniciam.

Pedro Netto está acompanhado de Diogo Mateus, que apesar de se deslocar como manager da equipa deverá dar uma ajuda ao treinador português, e do fisioterapeuta José Rodrigues.

Mas a vida dos portugueses não vai ser nada fácil, já que os seus adversários do primeiro dia registaram, também nos últimos 30 jogos, 21 vitórias por conta das Fiji, 17 vitórias por conta do País de Gales e 15 vitórias por conta do Canadá, enquanto o registo face a face com Portugal, está na seguinte situação:


A nossa equipa apresenta dois regressos aos torneios IRB depois de uma ausência desde Glasgow em 2011 - Sérgio Franco e Manuel Costa - e mais um que esteve ausente desde Londres em 2012 - Carl Murray - não se registando nenhuma estreia absoluta.
De resto todos os presentes participaram em torneios das SWS na época de 2012-13, uns mais, outros menos - Francisco Vieira de Almeida, João Lino e Miguel Lucas fizeram o pleno, participando em oito torneio.


Sábado, quando forem 3,20 h da madrugada em Lisboa, Portugal enfrenta o País de Gales, para às 6,14 jogar com as Fiji, e às 8,46 h defrontar o Canadá.
Prepare-se portanto para uma noite em claro, que a equipa merece, e se não houver nenhum canal de televisão que faça a transmissão directa, há sempre uma ligação via internet que lhe leva tudo em directo.

Nós cá estaremos como habitualmente, para lhe dar todas as informações em cima da hora, incluindo os links de acesso à visualização do evento,  através da nossa Página no facebook (https://www.facebook.com/PortalMdMestre), e no final da participação diária publicaremos todos os detalhes aqui mesmo no Mão de Mestre.

Veja o quadro com os jogos do primeiro dia da prova:


Oito das equipas residentes nas SWS apresentam novos treinadores, começando por Portugal, como dissemos, que terá à frente Pedro Netto, a Espanha, com Santiago Santos, a Argentina com Santiago Gomez Cora, a Inglaterra com Simon Amor, as Fiji com Ben Ryan, Samoa com Vilianu Punivalu, os Estados Unidos com Matt Hawkins, e a África do Sul com Neil Powell.
Ainda se aguardam algumas outras alterações no comando técnico de equipas, mas tal apenas se verificará após Gold Coast.

NOVO SISTEMA DE PROMOÇÃO/REBAIXAMENTO NAS SWS
A IRB anunciou esta semana que o sistema de promoção/rebaixamento a seguir em relação à formação do conjunto de equipas residentes para 2014-15 não será mais como foi na última época.

Recorde-se que o apuramento para 2013-14 foi realizado em duas fases, a primeira que teve lugar em Hong Kong e onde se apurou um conjunto de equipas que se juntaram às três últimas classificadas das SWS após oito etapas, e todas juntas disputaram um torneio de qualificação que teve lugar em Londres, em simultâneo com a última etapa das Séries.

Portugal, que ao cabo de oito torneios ocupava a 14ª posição, participou deste torneio de competência, juntamente com a Escócia (13ª) e a Espanha (15ª), e as três equipas recuperaram o direito a participar como equipas residentes na época que agora começa, ao se classificarem nas três primeiras posições.

Para 2014-15 não haverá este segundo torneio, já que por um lado o vencedor do torneio de qualificação que terá lugar de novo em Hong Kong terá acesso directo às SWS como equipa residente, por troca directa com a equipa que se classificar na 15ª posição entre as 15 equipas residentes deste ano.

Assume portanto vital importância a classificação de Portugal acima da 15ª posição na tabela classificativa final, pelo que não se poderão desperdiçar pontos, mesmo que o cansaço e o desânimo se apodere da equipa - cada pontinho pode significar a diferença entre estar os melhores do mundo, ou no meio dos outros...

1 comentário:

Anónimo disse...

Streaming:

http://www.viponlinesports.eu/rugby/182964/1/hsbc-sevens-world-series-live-stream-online.html