30 de outubro de 2013

PRIMEIRONA EM CONSTRUÇÃO - É AGORA QUE AS EQUIPAS SE COMEÇAM A DEFINIR

Dia com tarefas diferenciadas para os primeiros, onde a Lousã deverá ter um dia calmo no duelo conimbricense enquanto o Caldas vai ter que suar na recepção do Évora e o Benfica corre o risco de perder o lugar no Vale da Rosa.

Mas a jornada tem outros pontos altos, com o duelo entre os finalistas da Segundona da época passada - bulldogs e leões -, e Santarém e Loulé repetem um confronto que no ano passado foi sempre favorável aos algarvios.



Os jogos realizam-se todos às 15,00 horas, três no sábado e os restantes dois no domingo.


Jogo que se prevê tranquilo para os serranos, nesta viagem às terras dos charruas, já que não só o histórico entre as equipas assim o indica, como especialmente o comportamento de cada uma delas na presente época desportiva.
A Lousã é guia isolada da prova, somando cinco pontos por jogo disputado, enquanto a Agrária segue na última posição apenas com um ponto de bónus na bagagem.
E dificilmente os visitantes deixarão fugir o bónus de ataque, enquanto aos visitados não será nada fácil conseguir o bónus defensivo...


Com o seu segundo lugar em jogo, os pelicanos recebem os chaparros num jogo de tripla, apesar da vantagem de jogar em casa se poder acabar por fazer sentir.
Nas épocas anteriores o Évora teve clara superioridade, mas são conhecidas as especiais condições das equipas neste início de campeonato, e o Caldas leva clara vantagem na guerra dos nomes...
Mas, como é sabido, não são os nomes que ganham os jogos...


O único jogo que as duas equipas disputaram entre si (desde 2001) foi em 2009/10, a contar para a Taça de Portugal, e nessa altura o equilíbrio era a nota dominante.
Esta época cada uma destas equipa regista uma derrota e duas vitórias e na tabela a vantagem do Benfica fica a dever-se a um ponto de bónus, pelo que os elementos disponíveis para dar favoritismo a uma ou outra, não existem.
Só faltará registar-se um empate...


Uma vitória para cada lado na fase de apuramento da Segundona, e uma vitória clara do Sporting na final podem dar algum favoritismo aos leões, mas os bulldogs podem querer mostrar ao mister Minhoto - que regressará aos treinos a partir de segunda feira, dia 4 de Novembro, resolvida a questão familiar que o impedia de estar presente - que estão em condições de lutar pelo primeiro grande objectivo da época, que passa por garantir a manutenção.
O Sporting foi surpreendido na primeira jornada mas nos dois jogos seguintes pareceu estar a adaptar-se bem à Primeirona - e duas vitórias são um excelente indício do que acabamos de dizer.
O São Miguel já defrontou os dois principais candidatos, e a resposta que ofereceu ao Vitória de Setúbal, apesar de ter apenas conseguido o bónus defensivo, são garantia que o período que passaram sob o comando de João Silva e Cunha foi positivo.
De acordo com o que julgamos saber, Silva e Cunha e Domingos Borges continuarão a fazer equipa com Minhoto na direcção da equipa.


Apesar das quatro vitórias do Loulé na época passada os cavaleiros deram muito boa resposta nos três primeiros encontros - em que conseguiram dois bónus defensivos - apenas tendo cedido por margem mais expressiva no último jogo...
Este ano os algarvios já confirmaram a sua superioridade sobre a Agrária, em Coimbra, e se querem sonhar com o apuramento para o play-off não podem perder pontos em Santarém.
Mas os escalabitanos precisam de pontuar nos jogos em que não defrontem os principais candidatos, para não se afundarem na classificação de forma irremediável.
É bom que se lembrem que este ano quem ficar na última posição desce directo à Segundona, pois não haverá um play-off para a manutenção.

Fique com a classificação actualizada e para consultar resultados e Boletins de Jogo, clique na imagem.


Foto: Miguel Rodrigues/Rugby Photo Store

Links para álbuns de fotos:
Benfica-Santarém = Filipe Monte/Rugby Photo Store
Sporting-Setúbal = Miguel Rodrigues/Rugby Photo Store
Sporting-Setúbal = Teresa Mendes Vitorino/Rugby Photo Store
Évora-Agrária = Albuquerque Afonso/Rugby Photo Store

25 comentários:

Anónimo disse...

Grandíssimo teste para o Benfica... uma vitória poderá catapultar a equipa para uma boa época, mas será seguramente um jogo dificílimo!

Anónimo disse...

Muito curioso o facto de nos 6 posts mais lidos do último mês no Mão de Mestre, 3 serem desta divisão. Será que isto se deve ao peso de Benfica e Sporting? Quase que aposto que os Benfica - Sporting terão mais cobertura mediática que 95% dos jogos da divisão principal.

Anónimo disse...

O Santarém estreia-se a jogar em casa, espero que isso dê força anímica suficiente para ganhar ao Loulé, qualidade para isso existe.

FORÇA RCS!

Anónimo disse...

com todo o respeito que os algarvios me merecem, este será um jogo para a juventude ribatejana vencer!

Anónimo disse...

Não me parece que o Benfica vá ter dificuldades em Setubal, tal como o Évora não passará nas Caldas. Mas desporto é desporto e no rugby, modalidade tão amadora, os prognósticos são complicados.

Anónimo disse...

Venham de la os algarvios que o Santarem esta ansioso por ganhar! Vamos!!!

Anónimo disse...

Caro Mao de Mestre, o CR São Miguel perdeu com o Sporting no segundo jogo qd já estava apurado para as meias-finais. E como disse o grande Mestre Minhoto, os verdadeiros campeões fomos nós e não um clubezeco que venceu um jogo.
Vamos Buldogues!

Anónimo disse...

Santarem vai vestir-se de gala para se desforrar do Loule!

Anónimo disse...

Já se sentia com saudades os comentários jocosos e de bom tom dos amigos do São Miguel que este ano têm andado tão caladinhos, esperemos que o Sporting lhes mostre que passagens com empurrões federativos merecem justiça divina e um bilhete direto para a despromoção para a segunda divisão onde é o seu lugar.

Anónimo disse...

Não ouvi o Minhoto chamar clubezeco a nenhum adversário, nomeadamente ao Sporting, é um homem do rugby há muitos anos e com uma atitude mais que correcta!!! Como veterano do S.M. dispenso essas "piadas", tal como aproveito para referir que no final é que se fazem as contas para quem diz que o nosso lugar é na 2ª Divisão, bem como não andámos a mexer cordelinhos para modificar fosse o que fosse na orgânica do campeonato!

Anónimo disse...

Segundo os princípios do CR São Miguel, na época passada, na divisão de honra, o CDUL teria sido o campeão, dada a diferença pontual para os seus rivais. Mas as regras não são essas, o GDD ganhou a final de forma justíssima, final essa, que em todos os campeonatos, tínhamos conhecimento que ião existir, assim não compreendo a dificuldade de assumir a derrota na final!

Anónimo disse...

Derrota assumida! Aliás como já disse há uns tempos atrás não fazia parte da estratégia do S.M. ganhar a 2ª Divisão... mérito dos jogadores e equipa técnica que ultrapassaram o expectável... conseguimos ganhar a equipas de muito mérito, por vezes tendo a sorte do jogo, mas faz parte também do rugby! Mas volto a referir que não foi o São Miguel a fazer qualquer movimentação para alterar as regras do campeonato!!

Anónimo disse...

Acompanhei o processo de mais duas equipas na primeira divisão e posso garantir que tanto o SM como a Agraria tiveram um comportamento muito digno e se fizeram pressão foi nalgum sítio que não acompanho. Talvez um bocadinho no MdM mas esse já sabíamos que defendia isso , que diga-se, está a corresponder às expectativas.

Estevão disse...

Lá voltaram os cobardes do costume a deixar comentários sem identificação e a lanchar larachas para a fogueira.
Quase que garanto que o comentário que refere "lagartagem" e "clubezeco" não é de nenhum elemento da equipa Senior.
Primeiro porque nunca ouvi ninguém referir-se ao Sporting como largatos ou lagartagem. O Sporting para nós sempre foi conhecido como... Sporting.
Sempre respeitámos o Sporting e muito mais respeitámos quando venceram a final, pois mais que nós fizeram (a par do Direito) um jogo de Campeão, sem espinhas, matadores e decididos.
Podemos discutir se o modelo fosse outro quem seria o Campeão, mas ninguém sabe se o Sporting não teria apostado mais cedo e noutros jogos e muito menos se o S. Miguel teria ganho o 2º jogo da fase regular. São tudo suposições.
Havia um modelo definido desde o inicio e ponto final. Ganhou quem ganhou a final, quer por ter jogado melhor, preparado melhor a época, contratado jogadores, ter dormido melhor ou por sorte. Pouco interessa.

E só alguém sem o minimo de valor apelida o Sporting de clubezeco.

Mas aprovar comentários anónimos dá nisto!

Manuel Cabral disse...

Oh Estevão! Tinha que sobrar para mim!
Porque não te limitas a dar a tua opinião sobre o que está publicado e te deixas de comentários sobre a gestão do Mão de Mestre?

Anónimo disse...

toca a carburar, santarém... lá estarei no CNEMA a apoiar a primeira vitória da época!

Anónimo disse...

Penso que o respeito é mutuo tanto da parte do SM como da do Sporting! Que seja um bom jogo. O SM tem uma equipa que dá gosto ver jogar, comete os seus erros como todos mas a uniao é um sentimento facil de sentir nesta equipa! Ja o sporting enganem-se as pessoas que pensam que esta equipa vive de jogadores provenientes do Direito, sao importantes como é obvio mas nao fazem tudo sozinhos, um facto disso é um jogador "segunda linha" desta equipa ter sido chamado recentemente para os trabalhos da selecçao nacional, e nao veio do direito! que seja um jogo que dignifique o rugby e que ganhe o melhor!

Anónimo disse...

CÁ ESPERAMOS OS LOULETANOS NO INFERNO DO CNEMA!!!

Anónimo disse...

E o Santarem que tinha uns balnearios prometidos pela Camara a funcionar ja no proximo jogo e afinal... Nao ha agua! Enfim! Incrivel o modo como a Camara Municipal de Santarem trata uma modalidade em expansao.

Anónimo disse...

Carrega Sporting!!!

Anónimo disse...

Pois é ainda bem que o jogo do santarem vs loule é no cnema assim relembra grandes vitorias do Loule em anos anteriores

Anónimo disse...

os leões vão perder as garras no INATEL.
Força Buldogues!

Anónimo disse...

Para que não restem dúvidas sobre o que somos, um post na página do Sporting:

"GRANDE 3ªPARTE ORGANIZADA PELO CR SÃO MIGUEL!
o rugby também é isto."

Afinal a malta do São Miguel até sabe receber...
Força Buldogues!

Anónimo disse...

a Vitória de hoje do RCL sobre o Santarém é dedicada ao número 4.

Anónimo disse...

Caldas será campeão, mesmo nao ficando em primeiro lugar nesta fase, tem uma equipa que na hora h a experiencia será valorosa.