24 de outubro de 2013

TOP-10 DO RUGBY NACIONAL - VOCÊ JULGA QUE SABE?

Aproveitando a realização dos habituais jogos internacionais do mês de Novembro, em que Portugal participa, e  com a interrupção na principal competição nacional, o Mão de Mestre vai-lhe mostrar que você está enganado quando pensa quais são as 10 melhores equipas nacionais, considerando todos os encontros realizados nas últimas cinco épocas.

Sem surpresa Agronomia, CDUL e Direito surgem nas três primeiras posições, e são também as três únicas que ultrapassam os 300 pontos, na soma de vitórias e empates - pontos de bónus não são considerados aqui.



Na verdade foram considerados todos os clubes que participaram nas épocas de 2008-09 a 2012-13 nos campeonatos nacionais, taças de Portugal e super taças, num total de 43, atribuindo-se a cada vitória quatro pontos e dois a cada empate.

AGRONOMIA LIDERA
Agronomia é o melhor conjunto do período em análise, tendo disputado 121 jogos, dos quais venceu 92 e empatou dois, somando com isso 372 pontos de classificação - a melhor marca nacional.
Mas não só na soma de pontos os agrónomos levam vantagem, já que é deles também a melhor percentagem de vitórias obtidas (76%) em relação aos jogos realizados.
Mas Agronomia ocupa apenas a segunda posição no que diz respeito ao total de pontos marcados no conjunto dos cinco anos, com um total de 437, apesar de ser dela a melhor posição quando falamos de diferencial de pontos marcados/sofridos, com um total de 2681, apenas 50 mais que o segundo classificado neste item.

Na segunda posição da geral outro gigante do rugby nacional, o CDUL, com um total de 342 pontos classificativos, correspondentes a 83 vitórias e cinco empates, em 117 jogos disputados, mas que ocupa apenas a sexta posição no ranking das percentagens, com 70,9% de vitórias em relação aos jogos disputados.
Com os seus 3745 pontos de jogo marcados, e um diferencial de marcados/sofridos de 2267, os universitários ocupam a terceira posição nesta contagem.

Finalmente na terceira posição está o Direito, que soma 328 pontos em 112 jogos realizados, contando com 3727 pontos marcados e um diferencial de 2139, não consegue melhor que o quarto posto quando se fala de eficácia pontual nos jogos disputados.
Os 72,3% de vitórias dos advogados são a terceira melhor marca, consequência das 81 obtidas e somadas aos dois empates na totalidade dos jogos.

Nas quarta e quinta posições surgem duas equipas que até ao ano passado disputavam a 1ª divisão nacional, mas cujo comportamento deixou para trás todas as outras que disputaram a Divisão de Honra - Montemor e Évora.

MONTEMOR E ÉVORA DOIS PRIMODIVISIONÁRIOS ENTRE OS CINCO PRIMEIROS
Quanto aos vencedores da Primeirona na última época, os mouflons não apenas ocupam a quarta posição na tabela geral com 296 pontos de classificação, como foram a equipa que nos cinco anos mais pontos de jogo marcou, superando os três grandes do rugby português - 4458, e com 2631, ficou apenas a 50 pontos do melhor diferencial marcados/sofridos, propriedade do CDUL.
Dos 104 jogos que disputou o Montemor venceu 74 e não teve qualquer empate, pelo que a sua percentagem de sucesso sobe aos 71,2%, melhor que os universitários e na quinta posição da geral.
Não fiquem pois surpreendidos de ver o Montemor na Divisão de Honra!

Logo na posição seguinte surge o Évora, que dos 105 jogos que disputou venceu 66 e empatou um, para um total de pontos de classificação de 266, contando com a marcação de 2958 pontos de jogo, e um diferencial de apenas 840 - o mais baixo entre as oito melhores.

Na sexta posição da tabela surge o Belenenses, com os mesmos 266 pontos do Évora, mas com menos vitórias (65) em mais jogos (110), apesar de ter marcado muito mais pontos (3605), e de apresentar um diferencial bem mais agradável (1810).

A Académica da Coimbra ocupa o sétimo lugar da tabela, com 234 pontos, que resultam das suas 58 vitórias e um empate nos 100 jogos que disputou.
Os seus 3024 pontos de jogo obtidos e o diferencial de 1039, são no entanto algo modestos quando comparados da concorrência.

FAMALICÃO REPRESENTA A SEGUNDONA ENTRE OS MELHORES
Na oitava posição está a primeira equipa da Segundona na lista, o Famalicão, e não ficaremos surpreendidos se a viermos a encontrar em breve na 1ª Divisão, como as suas 58 vitórias em 79 jogos podem indicar.

DUAS VILAS ENTRE AS CIDADES
Segue-se a Lousã ocupando a nona colocação, com 53 vitórias em 102 jogos, mais uma vitória que a décima classificada a equipa do CRAV, no mesmo número de jogos.
Curiosamente Lousã e CRAV representam nas duas competições nacionais mais importantes e neste Top-10, as duas únicas vilas entre muitas cidades...

AS TABELAS
Veja as tabelas que preparamos para si, primeiro o Top-10, com as percentagens de vitórias e os pontos médios marcados pelas equipas no período em quadro separado, depois a descrição anual dos resultados de cada uma das equipas (das 12 melhores, por uma questão meramente estética), e depois as classificações obtidas pelas 10 melhores nos campeonatos nacionais e nas taças de Portugal.
Finalmente, pode ver onde está a sua equipa no conjunto nacional, analisando a tabela completa do 1º ao 43º lugar.

E divirta-se, que o rugby existe para isso mesmo!

TOP-10  2008-2013


OS 12 MELHORES, ANO A ANO

OS 10 MELHORES NOS CAMPEONATOS

OS 10 MELHORES NAS TAÇAS DE PORTUGAL

LISTA COMPLETA DO 1º AO 43º DE 2008 A 2013

10 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, pode,-me informar o que quer dizer"TTL"?

Anónimo disse...

Caro MdM,

O esforço é bom e louvável, pelo menos em termos estatísticos. Mas altamente subjectivo em termos de critérios utilizados e conclusões.

Sabemos que o grau de exigência é completamente diferente entre a DH, a 1ª e a 2ª Divisão. E que numa e noutra destas divisões é muito diferente o número de jogos realizado durante as diferentes épocas.

Não me parece, pois, na minha modesta opinião, que se possam fazer este tipo de comparações e se construir um ranking baseado nesses pressupostos.

Parece ridículo concluir que o Famalicão, Lousã e até o CRAV surjam à frente do Cascais, Técnico e CDUP.

Ou que a FCT, o Belas e o Loulé, apareçam à frente do CDUP, Benfica ou Técnico.

Mas enfim!

Anónimo disse...

Desculpa MC mas não vejo muita lógica nesta estatistica , sobretudo quando se misturam Montemor e Évora ! Será que o grau de dificuldade nos tais ultimos 5 anos e na DH se equivalem ? Não me +arece mesmo nada. Enfim, vale a boa vontade. Abraço

Anónimo disse...

Vetado pela censura, porquê ? Fui incorrecto ? Faltei ao respeito a alguém ? Não ! Apenas dei a minha opinião. MC ! Se for só para dar Amen, agradeço que o deixes aqui expresso e eu deixo de dar uma opinião no MM. Aguardo a tua resposta, sff.

Desculpa MC mas não vejo muita lógica nesta estatistica , sobretudo quando se misturam Montemor e Évora ! Será que o grau de dificuldade nos tais ultimos 5 anos e na DH se equivalem ? Não me +arece mesmo nada. Enfim, vale a boa vontade. Abraço

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 15:35 e das 17:26
Não sei quem tu és, mas como me tratas com tanta familiaridade deves ser um grande amigo.
Então meu amigo, não fiques nervosinha, que nem tudo acontece de acordo com os teus horários...
Há alturas em que estou no computador e publico os comentários imediatamente e há ocasiões em que estou a fazer outras coisas (Trabalhar, obrar, descansar...) e leva um pouco mais de tempo.
Com tanta crítica e exigência aposto que já deste o teu apoio ao Mão de Mestre - ou será que fazes parte daqueles meus amigos que gostam de saber o que se passa no rugby nacional, mas acham que na medida em que eu dou aqui a minha opinião sobre as matérias, o Mão de Mestre deixa de merecer o apoio de cada um?
Olha, não te demores a dar o teu apoio, ou então talvez a tua consciência (ups, será que tens?) te diga que vais deixar de nos visitar...
E eu não quero que isso aconteça...

Anónimo disse...

Não percebo o porquê de não concordarem com as tabelas, não se tratam de "rankings" mas sim análises puramente estatísticas.
É óbvio que se podem tirar ilações desta análise mas a ordem em que surgem as equipas não indica o grau de dificuldade dos jogos disputados, é ESTATÍSTICA!
Em vez de se queixarem (não sei de quê) deveriam agradecer ao responsável do blog pelo trabalho que teve ao organizar todos estes dados.

Para o comentário das 11:40: Creio que TTL seja referente aos pontos totais

Anónimo disse...

Acho interessante a estatística. A dificuldade que o Famalicao tem em discutir uma segunda divisão é proporcional à que o Évora tem e discutir a primeira ou o Cascais a discutir a DH. O que está em causa é o numero de vitorias e derrotas que cada clube obteve nestas épocas. É certo que um CRAV ao subir à DH sofre mais derrotas que se ficar na primeira. Talvez por isso, para poder ter mais vitorias que derrotas haja clubes que prefiram jogar na divisão para a qual têm mais pedalada. Não subirem, porporciona-lhe ganhar um estofo que só as vitorias numa modalidade amadora dão.
De resto parabéns pelo trabalho do MC.

Anónimo disse...

Manel, parabéns e obrigado pelas estatísticas. Têm valor só por si. Cada um interpreta como quiser. Sugiro apenas unir o Técnico ao CR Técnico. Isto depois de obrar claro...

Anónimo disse...

Há sempre alguém que tem que dizer mal! Isto é meramente um trabalho estatistico elaborado com muita paciencia pelo MC! Parabens!

Anónimo disse...

Excelente trabalho!! Sou um leitor assíduo do mm e para quem vive no interior do país é a informação mais completa e constante ao longo de vários anos. parabéns e obrigado Manel pelo teu trabalho e persistência! Relativamente à estatística a 1º coisa que me saltou à vista foi o nº de jogos realizados em 5 anos, entre 100 e 120 por equipa, que por época dá 20 a 24 jogos. Ora já na altura em que estava no ativo (+de 20 anos) contabilizava o mesmo por época. Nesse aspeto não melhorámos! E mais, também gosto de estatísticas e contabilizei o nº de jogos por jogador, 2 a 3 realizavam todos e depois os restantes dava uma média de 10/11 jogos por época!!Muito fraco, e isto numa equipa de topo nacional! Mesmo com este alargamento da honra considero insuficiente o nº de jogos por época para os jogadores tendo em conta o nº de jogos que cada um realiza. Propunha um maior alargamento para 14/16 equipas. Iria enfraquecer o campeonato mas a longo prazo iria impulsionar o rugby porque iria desenvolver o rugby no interior do país nalgumas capitais de distrito, captando mais jogadores e abrindo o rugby a quase todo o país deixando de ser uma modalidade fechada e um pouco elitista, porque as bases já estão quase lançadas mas falta o apoio técnico e financeiro.
Esta é a minha reflexão porque as estatísticas servem para isso mesmo!! Um abraço.
José Goulão.