11 de outubro de 2013

PRIMEIRONA VAI DAR OS PRIMEIROS PASSOS COM NOVO FIGURINO

Começa este fim de semana a segunda mais importante competição nacional, com um novo figurino agora com 10 equipas.

Esta medida de alargamento da 1ª divisão era essencial para o desenvolvimento do rugby nacional, sem o qual não há qualquer possibilidade de Portugal sustentar as suas equipas representativas, por melhor desempenho que elas tenham, por maior dedicação que os eleitos para nelas participarem, demonstrem.


Para crescer o rugby nacional tem obrigatoriamente que ter duas divisões - no caso a DH e a Primeirona - devidamente organizadas e disciplinadas, que sirvam para os clubes evoluírem, sabendo qual o caminho a seguir.

É fácil falar em participações nos Mundiais, nas competições europeias, mesmo quando não existem condições objectivas para essas participações.
O difícil é conseguir que haja pelo menos 20 equipas integradas num sistema competitivo credível.

Por isso temos insistido na criação de um Departamento de Competições que se dedique de corpo e alma a este sector, que antecipe soluções, que converse com os clubes, que ajude a arbitragem a crescer, enfim, que dirija e não ande a reboque das circunstâncias.

Festejemos agora o arranque desta Primeirona alargada, dando uma vista de olhos - embora rápida e apenas com as informações que os clubes disponibilizaram - pelos seus actores!

AS NOVAS EQUIPAS
Sporting e São Miguel são as duas novas equipas do escalão, embora tenham condições para jogar de igual para igual, ou mesmo em situação de superioridade, com a maior parte das restantes participantes na prova.

O Sporting, campeão da Segundona, e apesar da sua "juventude" renascida, não se deixou embalar pelo sucesso fácil e fez uma aposta na formação que, a ser mantida e respeitada, vai com certeza trazer bons resultados num futuro próximo.
Tirando partido de um emblema com muita força, os leões atraíram para o seu círculo muitos novos - e antigos! - atletas, faltando saber como se irá comportar a equipa de novo comandada por Carlos Castro, agora que os encontros mais duros serão uma constante.

Da mesma forma, o também renascido São Miguel fez aquilo que se esperava dele e recriou a sua escola de rugby, que tão bons resultados deu no passado, e é através dela que vai encontrando os jogadores de que necessita para a sua equipa mais representativa.
Os bulldogs enfrentam, no entanto, uma inesperada dificuldade, com o impedimento do seu treinador Albertino Minhoto - por motivos familiares - até ao final do ano de 2013, mas o experiente João Silva e Cunha com a colaboração de Domingos Borges vão com certeza dar boa conta do recado, enquanto durar a ausência de Minhoto.
Com excelentes instalações, no coração da cidade e numa zona que lhes pode trazer ainda mais apoio e matéria humana, espera-se que o São Miguel crie muitas dificuldades aos principais candidatos à vitória final.

AS EQUIPAS EM RECONSTRUÇÃO
Outras duas equipas participam na prova com um estatuto especial, precisando (e merecendo!) tempo e tranquilidade para conseguirem estabilizar os seus plantéis e recuperar a força que já apresentaram no passado.

O nome mais sonante é com certeza o do Benfica, que atravessando uma das maiores crises da sua longa história no rugby, e, rebaixado para a 1ª Divisão, parece ter reencontrado um rumo adequado para o futuro, com o regresso da equipa aos treinos na cidade de Lisboa, o que terá tido como primeiro efeito a atracção de mais jogadores, agora também com uma estrutura fortalecida com a adesão de alguns nomes que são garantia de que um bom trabalho será feito.
A equipa não vai apresentar nenhum nome de maior sonoridade, antes apostando em jogadores mais novos e de nacionalidade portuguesa, aproveitando o natural fluxo de pessoas que procuram a capital quer para estudar, quer para trabalhar, em especial com origem em Évora e em Coimbra.
No lado das ausências a mais sentida será a de Urryel Torres, e também a de alguns sub-18 que parecem ter procurado outros destinos, na cidade de Lisboa.
José Mendes Silva continua no comando das tropas, quer dos seniores, quer dos sub-18, com a colaboração de Filipe Grenho e Sérgio Ferreira (que deixou o Évora), nos mais velhos, e de Vasco Antunes nos mais novos, e o grande objectivo da equipa é garantir a sua própria sustentabilidade.
Acreditamos que o Benfica seja capaz de estancar a crise, e dar os primeiros passos no regresso aos dias de glória.

O outro conjunto que precisa de tempo para estabilizar, e que já deu no passado provas de ser um parceiro indispensável neste nível do rugby nacional, é a Agrária de Coimbra, embora afectada pelo já referido fluxo de jogadores das cidades mais pequenas para a capital, e pela renovação iniciada nas últimas épocas.
No entanto, o que mais preocupa é o retrocesso que se sente no rugby de Coimbra, como um todo, que impõe a tomada de medidas concertadas entre as equipas da região, sob perigo de se ver destruído, em pouco tempo, o que levou décadas a construir.
Com um Comité Regional praticamente sem actividade - basta dar uma vista de olhos no seu site, para notar que não existe qualquer informação quanto à presente época desportiva - e apesar de algumas equipas emergentes parecerem estar a conseguir evoluir positivamente, o campo de recrutamento tende a afunilar e as dificuldades das equipas com mais exigências serão com certeza maiores.
Como a Agrária conseguirá ultrapassar a situação é a grande dúvida que se põe e que vai condicionar o futuro da equipa na competição, mas joga a seu favor a direcção técnica de João Luis Pinto, que tão boas provas em dado nos trabalhos das selecções dos escalões mais baixos.

UM TRIO EQUILIBRADO
Continuando a olhar para as equipas participantes na prova, encontramos um grupo de três que prometem lutar de igual para igual - e a quem se pode juntar a Agrária, se conseguir ultrapassar as suas dificuldades - levando a luta pela manutenção até às últimas jornadas.
Falamos de Loulé, Vitória de Setúbal e Santarém, cada uma delas afectada por dificuldades e limitações de natureza diferente, mas que não parecendo, este ano, em condições de aceder ao grupo das seis que vão disputar o play-off final, podem no entanto surpreender e fugir antecipadamente à ameaça de despromoção

Começando pelo Algarve, o Loulé vai encontrar as dificuldades habituais que as distâncias a percorrer acentuam, mas que se prendem prioritariamente com a falta de jogadores de rugby na região.
Convém no entanto referir que a constituição pela primeira vez de uma equipas secundária no clube é um sinal relevante do seu crescimento e vontade de evoluir.
Uma zona com as melhores condições para a prática da modalidade, o Algarve não conseguiu até hoje criar mais equipas regionais, apesar do crescimento do CRUAL - a equipa da Universidade do Algarve - mas que ainda não se conseguiu fixar definitivamente como pólo de desenvolvimento da modalidade no sul do país.
E enquanto isso não acontecer, o isolamento pode ser determinante no comportamento da equipa, embora contando agora com o apoio do regressado Faustino Pires, e com a determinação e voluntarismo da equipa dirigente comandada por Paulo Laginha.
Com uma pré época muito intensa, os louletanos parecem no entanto apostados em conseguir uma viagem em ritmo de cruzeiro.

Depois temos o Vitória de Setúbal, que na época passada teve uma primeira fase da prova bem conseguida, mas que baixou francamente de rendimento na fase final e que pode sofrer este ano o efeito do fluxo para a capital de um número importante dos seus activos.
Com um plantel reduzido, o Vitória, agora comandado pela dupla Pedro Bastos e José Guerreiro, tem aqui o seu ponto mais fraco, que pode tornar-se num pesadelo de gestão, conforme a época ande para a frente e surjam os impedimentos e as lesões.
Se conseguir ultrapassar esta dificuldade, então o Vitória de Setúbal poderá manter o equilíbrio da equipa e, eventualmente, aproveitar algum deslize das principais candidatas ao play-off, para pular para o grupo da frente.

O terceiro elemento deste trio é o Santarém, que tem como principal trabalho esta época, conseguir que o seu campo se torne realidade, criando as condições que os escalabitanos há tanto procuram como forma de tornar o rugby um dos principais desportos da cidade.
No entanto, para que o futuro possa ser encarado com tranquilidade, a grande tarefa desportiva é manter-se na Primeirona, beneficiando da visita de grandes nomes do desporto nacional - Benfica, Sporting... - como forma de dar visibilidade ao clube.
Na época passada, o Santarém apenas na penúltima jornada conseguiu agarrar o sétimo lugar, e este ano, com a viagem para outras paragens do seu capitão Diogo Stilwell, a tarefa é muito complicada, apesar do entusiasmo das tropas, e da liderança de Pedro Monteiro, André Durão e Gonçalo Pimpão.

OS PRINCIPAIS CANDIDATOS
Resta falarmos do Évora, da Lousã e do Caldas, que parecem ser as três equipas com o lugar no play-off mais próximo de ser conseguido.

Quanto ao Évora a equipa tem estado sempre entre os quatro primeiros, pelo menos desde o ano 2001, e apesar de uma vitória na divisão, e três segundos lugares, nunca conseguiu garantir a subida ao escalão principal.
Depois de algumas dificuldades com a deslocação dos jogos para Arraiolos, voltando a jogar em Évora a equipa é sempre um dos principais candidatos aos primeiros lugares.
Alguns problemas com a constituição da equipa técnica no arranque desta época, não devem impedir que o apuramento para o play-off se concretize, e no Inferno dos Canaviais os chaparros devem somar os pontos que eventuais deslocações mais complicadas lhes podem colocar.

Desde o ano 2000 a Lousã conseguiu participar da divisão mais importante em duas ocasiões, mas também teve anos piores, em que não conseguiu ficar entre os quatro primeiros...
Tradicionalmente apostada em garantir a segurança da permanência na Primeirona desde bem cedo em cada época, o Rugby Clube da Lousã pode beneficiar esta época da "subida" do seu fundador ao cargo de presidente da direcção - posto que nunca antes ocupara - articulada com a chegada do galês Ethan Matthews para a direcção técnica da equipa (que acumulará com a camisola número oito dos serranos), tendo ao seu lado Ricardo Ferreira e Pedro Curvelo.
Afinal quantos clubes podem dispor dos serviços de um atleta olímpico, internacional de rugby em sevens e em XV, que nunca deixou de cuidar da sua condição física, e que é um especialista no treino de velocidade...?
E com esta articulação entre técnicos e direcção a funcionar na mesma onda, é natural que alguns problemas de mobilização deixem de existir, e o futuro da equipa só terá como limite aquilo que a sua direcção quiser...

Deixei para o fim o Caldas, já que a transformação do clube com o apoio e colaboração da Groundlink tem sido tão debatida e publicitada, que não é segredo para ninguém que a equipa será com toda a certeza uma das principais candidatas ao título, embora os seus dirigentes insistam em afirmar que não é seu objectivo para esta época, a subida de divisão.
Reforçados com um grupo importante de oito jogadores da Divisão de Honra, alguns deles internacionais, com a admissão de um novo preparador físico e de um treinador adjunto para acompanharem Patrício Lamboglia, com a criação de um gabinete de fisioterapia e a continuação dos serviços dedicados de um fisioterapeuta, e a admissão de uma nutricionista, os pelicanos das Caldas demonstram claramente que, mesmo não sendo assumida a sua aposta na subida na presente época, o projecto que está em desenvolvimento é definitivamente uma aposta num futuro sustentado... e sempre a subir!

RESUMINDO
Uma coisa é certa: monotonia não vai existir na competição, e se a Agrária conseguir ultrapassar os problemas acima referidos - como o Mão de Mestre espera! - então vamos ter que esperar pela última jornada da fase de apuramento, em Abril, para sabermos quem vai discutir o título e quem vai descer à Segundona...
Uma referência final para as cinco equipas que irão apresentar equipas B's na disputa de um campeonato paralelo, e que provavelmente irão beneficiar muito da sua existência e da manutenção em actividade de um grupo alargado de jogadores - Caldas, Évora, Lousã, Loulé e Sporting.
Veremos em Abril quais delas estarão na luta pelo título...

25 comentários:

Anónimo disse...

Vai dar gosto ver os lagartos levarem uma lição do Groundlink Caldas, de longe a melhor equipa deste Campeonato e forte candidata a chegar às meias-finais da Taça.
Os lagartos andaram levar cabazes de tudo e todos, até do Técnico B. São os grandes candidatos à descida!

Anónimo disse...

O Jogo do Sporting vs Groundlink Caldas deste fim de semana será extremamente interessante, porque é um jogo entre equipas que têm vários pontos em comum:
- Ambas as equipas se reforçaram bastantes á custa de jogadores que jogavam em equipas d DH.
- Ambas as equipas realizaram estágios de pré-epoca (Sangalhos e Academia).
- Ambas realizaram jogos de preparação contra equipas da DH e da 1ª Divisão.
- Ambas as equipas estão com a moral em alta.

O jogo de amanhã ´será mais exigente e de maior pressão para os jogadores do Sporting porque terão que defender o nome desse grande clube e por isso mesmo todos esperam a vitória deles contra um clube, que apesar de se ter reforçado bastante, é um clube á procura de afirmação.
O Groundlink Caldas apesar de os jogadores saberem que a aposta do clube não passa, este ano, pela subida não querem perder a chance de ganhar ao Sporting (fica sempre bem no Curriculum) e de começar o campeonato com uns pontos a mais do que o esperado e planeado.
O Sporting sabe ou deve saber que com a capacidade de comunicação do Groundlink Caldas (um dos seus pontos fortes) se perder o jogo, todos os jornais diários vão na Segunda Feira noticiar essa derrota porque de certeza que o Groundlink Caldas não vai perder essa "borla" de poder promover ainda mais o seu projecto. Se a vitória for do Sporting isso não vai ser noticia porque para o publico esse é o resultado esperado (o Sporting é um grande) e por não vende jornais (mas a derrota do Sporting vende, sobretudo contra um pequeno como o Caldas).
Se o Caldas ganhar isso vai servir de "suplemento vitamínico" para o próximo jogo em casa contra o Benfica.
Se o Groundlink Caldas ganhar isso pode ser um problema para os dirigentes do clube porque podem enfrentar a "revolta" dos jogadores contra a "não subida", se perder existirá gente dentro do Groundlink Caldas a respirar de alívio.
Se o Sporting ganhar pode ter um efeito forte na equipa e levá-la a superar-se durante o resto do campeonato mas se perder pode ter o efeito exactamente oposto e levá-la a ser uma equipa banal e a tornar-se a equipa que todas as outras sentem que podem derrotar e com isso fazer o brilharete da época perante os adeptos.

Jogo a não perder.

NP disse...

Após os jogos treino realizados pelo Benfica nesta pré-epoca é notória a inexperiência de grande parte dos novos atletas da equipa sénior do Sport Lisboa e Benfica e sem duvida tem como principal objetivo manter um plantel 100% Português e esperando num futuro alimentar esse mesmo plantel com a "prata da casa" que está a ser preparada quer na Trafaria, quer no Colégio Militar. Cada jogo será uma final pois só jogo a jogo se poderá verificar até onde o Benfica pode sonhar para manter a sua existência no Rugby Nacional.

Anónimo disse...

Não vejo assim tanta certeza na vitória do Caldas, talvez se enganem...
Força SCP!

Anónimo disse...

Os jogadores do Sporting não vão querer ver na Segunda os jornais falarem em "Pequeno Caldas vence o Grande Sporting" e amanhã vão assumir o jogo e mostrar que são eles que têm a obrigação de ganhar.

O Caldas não tem muito a perder.

Anónimo disse...

Como é que o SLB vai jogar se só tem 13 jogadores inscritos na FPR? Pelo menos é o que mostra o site da FPR.

Anónimo disse...

Who cares se o Caldas ou o GroundLink Caldas sobe ou não sobe? Se assume que é para subir ou para não subir? Se é um projecto a 1 ano ou a 3 anos?
Chega de dar importância a uma coisa que não tem importância nenhuma ... parece uma novela mexicana.

Anónimo disse...

Os jogadores do Sporting sabem mostrar-se a altura do nome do clube e sabem que sao eles que teem que colocar o Caldas no lugar.

Allez Sporting! Queremos uma vitoria convicente, nada menos do que isso, na segunda nao podem existir noticias embaracosas.

Anónimo disse...

O Caldas pede desculpa por ter um projecto.
O Caldas não se importa de ter um projecto saloio, provinciano e agora também...mexicano.

Assumimos com humildade o favoritismo do Sporting e a superioridade dos seus jogadores.
No entanto, lamentamos informar, os jogadores do Sporting têm que provar isso dentro de campo, não basta aos sportinguistas mandar umas bocas para ganharem.

Anónimo disse...

O Benfica claramente não é candidato a subir e teremos de ver se consegue entrar no playoff de subida. Realidade bem presente e que transparece pelos jogos realizados pelo Benfica. Marca muitos pontos mas sofreu muitos também.

Anónimo disse...

Se encaixarem menos de 50 os sportinguistas podem regressar a Lisboa dizendo que fizeram um bom resultado

Anónimo disse...

Eu sou benfiquista de gema mas, no rugby, sempre fui , sou e serei, CDUL ! Gosto de ler as noticias, crónicas e comentários. E , por vezes, só dá mesmo para rir com a falta de informação que se depreende pelo teor dos comentários entre os quais, e o mais básico de todos que li neste post é um que, e passo a transcrever, diz: "Se encaixarem menos de 50 os sportinguistas podem regressar a Lisboa dizendo que fizeram um bom resultado
11 de Outubro de 2013 às 23:55"

Mas , e pergunto eu: como é que o Sporting pode regressar a Lisboa se nem sairá de cá para jogar com o Caldas ? É caso para dizer: quem não sabe ler............vê os bonecos"

Anónimo disse...

Começa hoje a Primeirona. O ano passado; entre DH, Primeirona, TP e ST; assisti a mais de 50 jogos. Todos os intervenientes no jogo erram: jogadores e árbitros. Estes ouvem as bocas habituais e quase que tradicionais no nosso meio, mas sem serem muito ofensivas ainda que algumas vezes haja, aqui e ali , um pequeno excesso. É o espirito do rugby, muito mais são que o do futebol.
No entanto, uma das equipas a que assisti, e mais do que uma vez, possui, agora e ao fim de largos anos de ausência do rugby nacional, um individuo que passa os 80 minutos do jogo a injuriar, mesmo insulto rasca e reles, a equipa de arbitragem, com os piores impropérios sempre que aquela decide contra o seu clube. Vem do futebol, é um doente e deveria ser "educado", no bom sentido, por outros adeptos do seu clube que ali estão e percebem de rugby. A título de exemplo vi um dos referidos jogos em que a equipa de arbitragem era uma SENHORA, por sinal boa árbitra. Os insultos, as ordinarices, a baixeza por ele demonstrada para com a árbitra foi tanta que eu........tive vergonha ! Por favor, acredito que alguns, ou muitos , dos que leiam isto saibam a quem me refiro.Chamem-lhe a atenção para o comportamento anti-rugby que ele demonstra. Obrigado !

Anónimo disse...

Comentario das 8.10. Nunca te falaram no espirito "non sense". É o que alguns comentários por estas bandas merecem que não é o caso do teu. O MdM tem de ter uma paciência, que valha ao Deus.

Anónimo disse...

CRE 36 (6e) - S. Miguel 14 (1e)

Anónimo disse...

Sao Miguel fez 16 pontos - 3Pen, 1E, 1conversao

Anónimo disse...

Como adepto do Groundlink Caldas queria pedir desculpa ao Sporting por não termos respeitado o seu favoritismo e termo-nos atrevido a ganhar o jogo (Sporting 8 (1 e) - Groundlink Caldas 41 (6e).

A novela mexicana vai ter novos episódios uma vez que o Super Caldas leva 8 jogos oficiais sem perder.

Anónimo disse...

Amigo de cima.. mas voçe acha sinceramente que o Sporting era favorito na cabeça de alguém ? nao entrem no esquema da perseguição, preocupem-se com voçes e com o rugby na vossa região é o melhor que Caldas pode fazer.

Anónimo disse...

Caro amigo das 18h46m foi sendo escrito aqui no MdM por várias pessoas, que os atletas que vieram da DH assim que começasse a chover deixavam de treinar, que não estavam motivados, que o projecto era um flop, etc.

Foi escrito aqui que o Sporting ia colocar o Caldas no seu lugar.

O Caldas tem orgulho nos seus jogadores desde o mais veterano até aos miúdos que saíram dos sub 18 este ano e que bem que eles jogaram hoje. O Caldas orgulha-se dos seus atletas que vieram da DH pelo seu empenho e por aquilo que vieram trazer de experiencia á equipa. O Caldas tem um orgulho termendo no David Mateus que está a representar Portugal nos Sevens.

Não nos sentimos perseguidos, temos algo demasiado bom para nos sentirmos perseguidos (Tão bom que apenas podemos ser seguidos), temos orgulho em sermos como somos e sermos de onde somos.

O desenvolvimento do rugby no Oeste é um dever nosso, é a nossa missão mas o Oeste é demasiadamente pequeno para os nossos objectivos e ambições, queremos mais do que isso e sabemos que vamos conseguir mais do que isso...a seu tempo.

Anónimo disse...

Parabens Caldas. Tiro o chapéu a exibição. Promete. Mas os testes a sério serão com Évora e lousa.

Anónimo disse...

o Caldas esmagou o Sporting. vamos passear nesta 1ªdivisão. esperem por nós na honra pq para o ano vamos ser campeões nacionais. os leões foram uns gatinhos e duvido que fiquem nesta divisão. não jogam nada. a 2ªparte foi tirar o pé do acelerador pq outros jogos com outro interesse aí vêm. uma palavra para todos os nossos adeptos que vieram a lisboa e calaram os adeptos dos lagartos.
Caldas Sempre!

Anónimo disse...

Benfica com apenas 13 jogadores inscritos na fpr dominou Agrária...

Anónimo disse...

Parabens aos jogadores do Super Caldas, dignificaram o clube, a cidade e a Regiao Oeste.

Fiquem a saber que os adeptos do Super Caldas vos adoram. Voces sao os maiores, voces sao grandes.


Groundlink Caldas sempre!

Manuel Cabral disse...

AVISO AOS COMENTADORES
É natural que hoje apareçam alguns comentários mais exultantes, e desde que não se perca o bom senso e a educação, vou deixar andar...
Mas não vou admitir que as manifestações de alegria porque uma ou outra equipa ganhou se transformem em manifestações de raiva e ódio, desprezo ou simples arruaça.
Tenham por isso um comportamento compatível com o espírito de um jogador de rugby!

Anónimo disse...

A pessoa que comentou às 20:18, se calhar deviamos largar a pinga, ou no minimo reduzir um bom bocado.

Ganharam por 33 pontos ao Sporting e isso e sinal que vao passear na 1a divisao e que para o ano vao ser campeoes nacionais? Pa, nao estou assim tao informado quanto a situaçao do caldas, mas que eu saiba ainda nao ganharam o euromilhoes. Progrediram muito, receberam bons reforços, pelos quais os aplaudo e espero honestamente que se desenvolvam e ajudem o rugby nacional, mas vamos la ter um bocado de humildade, nao? Alias, nem e uma questao de humildade, e uma questao de falta de noçoes. A nao ser que comprem uma equipa inteira no proximo verao, actualmente estao muito longe de poderem querer (sonhar qualquer um pode) se campeoes nacionais para o ano. Ou acharam que 40 pontos na "potencia" que e o sporting e sinal que sao os melhores do mundo?