19 de outubro de 2013

LUSITANOS AGUENTAM 40 MINUTOS

Quando o intervalo chegou no Universitário de Lisboa, havia quem sonhasse com um resultado equilibrado no final dos 80 minutos, e aparentemente havia condições para que isso acontecesse.

Mas a verdade foi outra e o segundo tempo só deu London Irish que aproveitou com maestria os cartões amarelos mostrados aos portugueses, e se lançarou numa longa série de sete ensaios, para juntar aos dois do primeiro tempo.


Aliás é bom lembrar que mal o jogo começou logo o Lusitanos se reduzia a 14 com o primeiro cartão que sofreu, mas dessa vez o prejuízo no marcador não foi muito grave.

Esta questão é muito importante e bom será que tenha servido de exemplo para o futuro, pois em situações de jogos mais equilibrados pode determinar o resultado desses encontros - não é fácil a uma equipa jogar 30 minutos com menos jogadores que o adversário, e o esforço suplementar que se exige aos que ficam em campo, acaba por criar dificuldades suplementares conforme o cansaço se vai apoderando dos atletas.

O Lusitanos XV  - e referimos apenas os primeiros 40 minutos - defendeu bem e
apesar de sujeito a grande pressão mostrou estar organizado e empenhado no embate.

Infelizmente aquela resistência apenas durou até ao intervalo - ou melhor, até ao segundo cartão amarelo... - e a partir daí a equipa caiu e os irlandeses de Londres foram somando pontos atrás de pontos.

No outro jogo do nosso grupo, os italianos dos Cavalieri Prato deixaram escapar aquela que teria sido a sua primeira vitória na prova em que já disputaram 18 jogos, e mesmo depois de um cartão vermelho sofrido aos 23 minutos do primeiro tempo, a equipa da casa conseguiu chegar aos 48 minutos de jogo com o marcador em 13-0 a seu favor, para surpresa de todos!
Apenas aos 58 minutos, e depois de ter realizado seis substituições, o Stade Français marcou - ou melhor, beneficiou de um ensaio de penalidade - e reduziu para 13-7, resultado com que se chegou aos últimos sete minutos de jogo.
E foi a partir daqui que, com 14 homens desde o meio do primeiro tempo, os Cavalieri foram castigado com mais dois amarelos, aos 73 e aos 77 minutos, para acabarem, com 12 homens apenas, por sofrer o ensaio da virada aos 78 minutos!

Talvez o Stade Français tenha encarado o encontro com ligeireza, mas de qualquer forma o espírito e determinação dos italianos merece com certeza uma reflexão, especialmente quando é com eles, e na Itália, que o Lusitanos XV vai disputar a próxima partida.

Fique com o Boletim do Jogo de hoje, no Estádio Universitário.


6 comentários:

Anónimo disse...

Um resultado normal, mas não se percebe como no 2º tempo com entrada de muita gente fresca nao conseguem aguentar o jogo, a ideia que dá é que não tem banco... mas continua a sua uma aposta em gente jovem e isso é positivo, este torneo é para isso.

Anónimo disse...

Não é questão de não ter banco. A verdade é que os jogadores que entraram são muitos mais novos e menos experientes e isso sentiu se. Além disso, os que não foram substituídos começaram a acusar o cansaço de um ritmo de jogo ao qual estão habituados em Portugal. No entanto acho que so podemos estar orgulhosos daquilo que demonstramos enquanto consigo ter pernas para o adversário

Anónimo disse...

Não tem banco ou grande parte do banco é só para satisfazer alguns clubes?

Anónimo disse...

Este comentário das 15.59h só pode ter sido feito por uma pessoa doente! É mesmo não entender nada, mas mesmo nada, do que á realidade do rugby português. LB

Anónimo disse...

é um resultado normal, para a qualidade dos nossos jogadores.

Anónimo disse...

Como é possível a informação do site da FPR se enganar na composição das suas próprias equipas?