11 de outubro de 2013

NA QUARTA JORNADA DA DIVISÃO DE HONRA DUELO DE AZUIS NO RESTELO

* António Henriques
Ainda mal refeitos e a lamber as feridas da penosa estreia dos Lusitanos XV na Amlin Challenge Cup – que terá já continuação no próximo sábado com a recepção aos London Irish, no EU Lisboa – e com a selecção de sevens a iniciar a sua participação no circuito mundial, realiza-se este fim-de-semana a 4.ª jornada da Divisão de Honra, de novo uma ronda mista, ou seja, englobando cinco jogos entre formações dos dois grupos a defrontarem-se entre si.
Com Belenenses e Agronomia a repartirem a liderança com 13 pontos – sim, é verdade, confirmámos com a FPR e por isso não percam tempo a protestar dizendo que os agrónomos só têm 9, pois esta época quando uma equipa folga soma 4 pontos, à la Super Rugby, como tem sido registado na tabela do Mão de Mestre… – e jogando ambos em casa, os dois tão próximos vizinhos têm todas as condições para se manterem como bons siameses. 
Claro, se Cascais e Técnico estiverem pelos ajustes.




AGRONOMIA-CASCAIS (sábado, Tapada, 16.00)
Apesar de alguns impedimentos, o quinze da Tapada já apresenta um conjunto muito próximo daquele com que irá bater-se, lá mais para a frente, pelos lugares cimeiros, como aliás se viu nas Olaias na última jornada. 
Mas amanhã irá ser bem testado na avançada – frente ao Técnico a 1.ª linha mostrou algumas dificuldades… –, sector onde a equipa de Linha tem o seu ponto forte e que vem causando alguns embaraços, mesmo às equipas mais apetrechadas (vidé Monsanto na ronda inaugural). 
Mas cremos que o génio de Duarte Cardoso Pinto e os pezinhos de Francisco Serra ajudarão a resolver, por maior que seja o berbicacho.



DIREITO-MONTEMOR (domingo, Monsanto, 14.00)
Nas anteriores duas partidas os advogados alcançaram sempre seis ensaios (a Cascais e Académica). 
Os alentejanos sofreram 27 nas três jornadas iniciais. 
Há alguém com coragem suficiente para apostar noutro resultado que não proporcione mais cinco pontos à turma de Martim Aguiar, independentemente das poupanças a efectuar e do quinze que vier a ser escalonado pelos campeões nacionais?



BELENENSES-TÉCNICO (domingo, Restelo, 15.00)
Três jogos para os azuis, três vitórias, duas delas relativamente apertadas como visitante diante de CDUP e CRAV. 
Mas chega de acrónimos, pois a liderança na DH dos rapazes de Francisco Borges e Pedro Murinello (que continuam semanalmente a inventar soluções, testando elementos fora da sua zona de conforto, pois se até Jaime Freire já joga a ‘10’! Nem imagino onde, um dias destes, põem a jogar o Rafa Simões…) vai ser domingo colocada à prova por uma equipa cujo BI indica como nome completo CR Técnico. 
Na época passada registaram-se dois fáceis triunfos do Belém, mas desta feita no Restelo vão estar em campo o melhor marcador de pontos da prova (Joe Gardener, 35) e de ensaios ex-aequo (Joshua van Lieshout, 4). E ambos alinham de azul, mas com as clássicas riscas horizontais dos engenheiros…



CDUL-CRAV (domingo, EU Lisboa, 15.30)
Primeiro jogo dos universitários no campeonato: 10 ensaios, com hat-trick de Vasco Navalhinhas. 
Segundo jogo: oito ensaios, com hat-tricks para Frederico Bensimon e Tomás Noronha. 
No domingo, e mesmo perante uma equipa do CDUL que se apresentará com poucos habituais titulares, o que terão que conseguir inventar os minhotos para que os hat-tricks não fiquem por conta de…?



CDUP-ACADÉMICA (domingo, Leça da Palmeira, 17.00)
Na temporada passada, apesar de ter ficado à frente da equipa de Coimbra na tabela final (5.º e 6.º respetivamente), o CDUP – que surpreendeu muito boa gente importante – perderia os dois duelos com os pretos. 
Ora impulsionados pelo primeiro triunfo arrancado a ferros em Cascais, os comandados de Marcelo d’Orey irão querer manter a tendência triunfante agora iniciada, frente a uma das duas equipas que perderam as três partidas realizadas e que tarda a encontrar-se. 
Mas olhando para os antecedentes – e com a falta de peças importantes nos portuenses –, até não seria de abrir a boca de espanto que, domingo pela tardinha, a agulha da equipa de Carlos Polónio descobrisse finalmente o seu norte…

Veja a tabela actualizada e consulte outros detalhes da competição aqui




5 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lá ver se Agronomia vai provocar outra surpresa, depois da surpresa da vitória nas Olaias, será que vai ganhar ao Cascais na Tapada? Atenção Sr. Antonio Aguilar (A Bola)...

Great_duke disse...

Caro António,

Eu estive em Paris e não considero penosa a estreia dos Lusitanos.

Presumo que não tenha visto o jogo pois o mesmo não terá tido transmissão televisiva e formula a sua opinião apenas com base no resultado final.

Eu considero que foi muito dignificante a actuação nacional, o que foi reconhecido pelo sabedor público francês (e tb pelos atletas do SF nas declarações à imprensa).

O seu comentário parece-me redutor e não valoriza o esforço dos nossos atletas nem tem em conta a diferença de nível nem os objectivos claramente assumidos pela equipa técnica.

Concorde-se ou não com esta presença (confesso que não tenho opinião e as que leio são toldadas pela paixão e pelas inflamadas guerras que minam e destroem o rugby português), a verdade é que os nossos jovens jogadores só podem beneficiar com estes jogos.

Evidentemente que não temos de partilhar a mesma opinião, mas se não viu o jogo, pedia-lhe o favor de não emitir juízos de valor com base apenas no "score" final.

Se o viu, peço-lhe desculpa pelo reparo e prometo não o voltar a fazer.

Anónimo disse...

Bom comentario! Parabens
Concordo consigo, so a jogar a este nivel é que podemos ambicionar mais para os jogadores e para o rugby portugues. Jogamos contra um dos gigantes do rugby europeu!

Anónimo disse...

Belenenses 12 (1 ensaio) x Técnico 29 (4 ensaios e ponto de bónus)

Anónimo disse...

As minhas desculpas...

Mas assim é que está certo: Belenenses 12 (2 ensaios) v Técnico 29 (4 ensaios).

E sem ponto de bónus, portanto! As desculpas...