9 de outubro de 2013

LUSITANOS XV VIAJAM A PARIS PARA DEFRONTAR STADE FRANÇAIS (*actualizado)

O Lusitanos XV inicia amanhã a sua participação na segunda competição de clubes da Europa - a Amlin Challenge Cup - defrontando em Paris o Stade Français, às 19,45 horas de Lisboa, naquele que é o encontro do regresso de uma equipa portuguesa não selecção nacional, aos palcos europeus, depois de 2004/05.

A participação da equipa portuguesa, patrocinada e da inteira responsabilidade da Federação Portuguesa de Rugby, acontece este ano pela desistência de última hora da representação espanhola na competição - o Olympus XV - que possibilitou que o convite de substituição acabasse por ser endereçado a Portugal.

O Lusitanus XV ficaram integrados no grupo 5 da competição, juntamente com o Stade Français, os britânicos do London Irish e os italianos do Cavalieri Prato.


A prova é disputada em duas fases, e na fase de apuramento as equipas defrontam-se no sistema de todos contra todos, a duas mãos.
O Lusitanus XV disputará os seus jogos em casa – no Estádio Universitário de Lisboa – de acordo com o quadro que se apresenta, sendo que  a 7 de Dezembro a equipa joga em Itália, em Prato, perto de Florença, e no fim de semana de 9 a 12 de Janeiro, em Sunbury, perto de Londres.


Equipas portuguesas participaram nas competições anteriormente: nas épocas de 1998/99, um misto denominado Portugal XV, depois, em 2003/04, duas equipas portuguesas estiveram presentes – o Clube de Rugby de Coimbra e o Clube do Rugby de Lisboa – para em 2004/05 o Clube do Rugby de Lisboa ter repetido a participação, enquanto que a Académica de Coimbra, depois de batida na primeira fase por números bem expressivos, acabou por desistir da participação na segunda fase da prova.

No conjunto da participação portuguesa até esta data, realizaram-se 14 jogos, tendo as nossas equipas conseguido a vitória em duas ocasiões – veja o quadro:


Para o jogo de amanhã, Frederico de Sousa, o técnico escolhido pela FPR para dirigir a equipa do Lusitanos XV, naquela que se afirma ser uma oportunidade para os jogadores portugueses que jogam em Portugal terem alguma visibilidade e ganharem experiência para os jogos de apuramento para o Mundial de 2015, que se disputam a partir do final de Janeiro de 2014, escolheu a seguinte a equipa inicial: (*actualizado em 20131009 - 14,00h)


A equipa portuguesa capitaneada por Vasco Uva do Direito, segue hoje viagem para França, regressando a Lisboa na sexta feira de manhã, e os jogadores serão acompanhados pela seguinte comitiva:
Presidente- Carlos Amado da Silva
Director de Equipa – Calos Polainas
Seleccionador Nacional – Frederico de Sousa
Treinadores Adjuntos – Eduardo Acosta e João Uva
Médico – Pedro Granate
Fisioterapeuta – Cesar Gonçalves

Fique ainda com a lista dos 23 jogadores convocados pelo Stade Français para este encontro:
Avançados: Laurent SEMPÉRÉ ; Rémi BONFILS ; Aled DE MALMANCHE ; Benjamin CHABERT ; Davit KUBRIASHVILI ; David ATTOUB ; Zurabi ZHVANIA ; Anton VAN ZYL ; Gerhard MOSTERT ; Carl WEGNER ; Pierre RABADAN ; Nicolas GARRAULT ; Olivier MISSOUP.
Linhas Atrasadas: Richard KINGI ; Clément DAGUIN ; Vincent MALLET ; Peter LYDON ; Meyer BOSMAN ; Martin RODRIGUEZ ; Geoffrey DOUMAYROU ; Julien ARIAS ; Adrea COCAGI ; Jérôme PORICAL.

23 comentários:

Anónimo disse...

Uma louca decisão do presidente da fpr que já trouxe péssimas consequências...SUB 21 pràticamente desaparecem.
Mas provàvelmente haverá mais.
Faço também votos que neste confronto absurdo não haja lesões graves porque os que lá estão não merecem. Merecem sim o nosso respeito por um louco megalómano os ter empurrado para isto.

Infelizmente não é a equipa C nem a academia do Stade Français que vão jogar pelo que se perspecttiva uma cabazada das antigas,digo eu, entre 80 e cento e tal.
Espero que o meu palpite esteja totalmente errado, tudo o que fôr abaixo de 80 será uma vitória!

Anónimo disse...

Miserável comentário o anterior! O comentador das 12.23 faz-me lembrar um jornalista britânico que após a qualificação de Portugal ara a RWC de 2007 temia pela segurança fisica dos "pobres" ortugueses (ver Rugby world de Maio de 2007). Por outro lado a decisão e participar não é louca nem é causadora dos Sub 21. A equipa portuguesa partici+pa apenas e só porque os clubes e jogadores tambem o quiseram! O Presidente pode ser louco, mas nesta matéria não está sózinho e, por acaso,até decidiu bem. Os jogadores portugueses precisam de ogar a sério e a ível mais exigente e elevado. Que motivação terão os jogadores do CDUL,Dreito, Belenenses e Agronomia em se limitarem a jogar contra Académica, Crav,Técnico, Cascais, CDUP,Montemor? Luis Bernardo

Anónimo disse...

O Presidente decidiu SOZINHO e comunicou aos clubes!!!Os clubes nao foram vistos nerm achados, foi-lhes COMUNICADO!!!!
Acham que há jogadores portugueses em quantidade e qualidade para competir SERIAMENTE no pauramento de XV, no IRB SEVENS e na amlin ??!!!
Acham que há estrutura/organização no rugby nacional para isto tudo sem prejudicar claramente as competições internas?!
A decisão de participar deu o empurrão grande e final para o fim dos S21 pois ao retirar aos clubes 40 e tal jogadores para a academia senior eles tiveram que ir buscar S21 para as suas principais equipas acabando assim com o escalão (parece-me fácil de entender, para quem quiser fazê-lo a sério)
Os jogadores portugueses precisam de jogar 3 competições a este nivel ??!!! só quem não viu o estado a que muitos dos jogadores internacionais chegaram no fim da época é que pode afirmar uma coisa dessas ... ...agora calculem como vai ser este ano com mais esta aberração da Amlin!!!!UMA DESGRAÇA!

Anónimo disse...

Ora portanto o Beleneses perdeu a época passada com o Cascais 1 vez, e o Beleneses perdeu ainda com o CRAV e este ano ganhou por 8 pontos... motivação?lol
A agro ganhou ao tecnico por 9 pontos... motivação?!lol

os unicos clubes que podem precisar mais motivação são o CDUL e Direito, mais nenhum!

Anónimo disse...

Bom ou mau o primeiro comentário aqui escrito, a verdade é que esta equipa vai ser massacrada e isso não vai ajudar em coisa alguma os nossos jogadores e, nem de longe nem de perto, os vai permitir jogar a um alto nível porque, infelizmente, equipas como o Stade Français não lhes vai dar muita bola para jogarem...

Que seja pelo melhor e que defendam tão bem quanto lhe for possível.

Quanto ao segundo comentário, alguém por fora dos resultados actuais da DH com certeza. Somente o Montemor não tem dado tanta luta nos seus jogos, o mesmo não acontecendo com o Técnico, Cascais, Crav, Cdup....

Anónimo disse...

sabem se o jogo passa na tv em portugal?

Anónimo disse...

Alguém sabe se será possível ver o jogo em algum lado?

Anónimo disse...

Todos esperamos que os Lusitanos tenham um grande jogo, sabemos que vai ser difícil mas as dificuldades são para ser ultrapassadas, por isso vamos a eles.
Em relação aos Sub 21, já nada a a fazer, o que deveria ser feito já foi feito, culpa do Presidente, do DTN ou mais outras pessoas que deviam estar a pensar no desenvolvimento do Rugby Português e não darem tiros nos pés.
Os clubes, sim iram pagar esta factura muito cara.
Boa sorte a todos

Great_duke disse...

Independentemente de se concordar ou não com a participação na Amlin Cup, o importante nesta altura é apoiar os rapazes que vão "dar o corpo ao manifesto " amanhã e nos restantes 5 jogos.

Para eles um abraço e os desejos de boa sorte.

Great_duke disse...

Podem tentar aqui; pode ser que dê...

http://firstrownow.eu/sport/rugby.html

Anónimo disse...

Ou aqui...
http://www.frombar.com/

Anónimo disse...

Um dos canais da sport tv transmite

Great_duke disse...

No site da SportTv anunciam a transmissão do jogo da próxima semana contra os Exiles em Lisboa, mas nada dizem de amanhã...

Anónimo disse...

Para a AMLIN, normalmente para clubes franceses, é a FRance 2 a transmitir os jogos das equipas francesas, mas dada a disparidade de qualidade entre as equipas, não vão transmitir nada...

Anónimo disse...

Aqui dizem que vão dar... http://www.kakibara.com/watch/live/streaming/online/free/tv/1/31662/october-10-2013/stade-francais-paris-vs-lusitanos-rugby-union-europe-challenge-cup.html

Anónimo disse...

http://www.sporttv.pt/Programacao/sporttvgrelhaimprimir.asp?DiaInicio=10&MesInicio=10&AnoInicio=2013&DiaFim=3&MesFim=11&AnoFim=2013&Modalidade=RUGBY&Competicao=&Directo=2&Canais=

Anónimo disse...

intervalo 35-3

Leonardo disse...

Mi-temps :

35 - 3 POUR LE STADE FRANCAIS CONTRE LES LUSITANOS XV.

Les 3 points marqués par les Lusitanos sont dut à une pénalité, à 45m légèrement sur la gauche, réussit par Pedro CABRAL.

Anónimo disse...

Final: 61 - 3

Anónimo disse...

61-3,tudo bem será um resultado normal. ter em atenção que sao apenas "portugueses" a jogar, a selecção nacional XV vale mais do que isto. Talvez fosse de começar a construir a seleccao do futuro com atletas ainda mais novos. O futuro começa hoje, não é assim? mas um misto de juventude e experiencia tambem nao esta mal.

Anónimo disse...

Apesar das críticas negativas, dos comentários jocosos, a participação nesta prova dá calo e traquejo internacionais aos nossos jogadores. Não esqueçamos que por muitos desejos que tenhamos de fazer grandes coisas, somos amadores. Com muita vontade de rugby, mas amadores.

Os meus parabéns aos Lusitanos XV.

Anónimo disse...

É preciso lembrar que esta equipa de "portugueses residentes", porque a seleccao nacional XV vale um pouco mais. Como ja disse o Futuro Começa Hoje... e pode a partir desta experiencia lançar um conjunto de jogadores jovens que de outra forma estariam sempre tapados durante varios anos. perdiam-se. deveria esta seleccao tender mais para a juventude, mas uma mistura com a experiencia tb é razoável.

Anónimo disse...

Obrigado