6 de outubro de 2013

JORNADA AZARADA PARA OS LOBOS EM INGLATERRA *

* Ricardo Mouro
O último fim de semana de Premiership antes de começar, hipotéticamente, a última Heineken Cup já se disputou e os clubes preparam-se agora para as competições europeias que correm o risco de ser jogadas pela última vez nestes moldes.

Já veio a público na imprensa especializada que a Premier Rugby Ltd, organização que idealizou o novo conceito sugerido para as competições europeias, deu um ultimado às quatro regiões galesas até 31 de Outubro para confirmar se querem fazer parte da nova competição europeia de clubes.


Durante a semana o presidente dos Saracens foi mais longe e lançou a ideia de integrar equipas sul-africanas pelo simples facto de estas estarem a reconsiderar a sua participação no Super 15 devido ao fuso-horário, estas equipas disputam os seus jogos "ao pequeno almoço" o que não é apelativo o suficiente para os fãs sul-africanos.

Mas vamos à jornada:

Na Sexta-feira Sale Sharks e Bath enfrentaram-se, o irreverente Cipriani mediu
forças com o talentoso George Ford, e neste particular encontro o primeiro levou a melhor numa exibição que inspirou a sua equipa.
Após um início de jogo tremido com ambos os aberturas a falharem pontapés, foi o ponta Rokoduguni a dançar entre defesas e a ensaiar aos 11 minutos na resposta a um drop de Cipriani.
O ponta fijiano, que para já recusou a chamada à selecção, foi descrito pelo seu treinador como "um bloco de granito" é um dos jogadores mais difíceis de parar da liga.
Ainda na primeira parte o centro do Sale Andrew Forsyth terminou uma jogada bem orquestrada pela visão de Cipriani para lançar o Sale na frente do marcador de onde já não sairia, com o abertura a juntar mais dois pontapés de penalidade.
O Bath foi bem eliminado na luta do breakdown onde a terceira linha do Sale é uma das mais eficazes da liga só superada pelos Saracens em turnovers ganhos, final 19-13.

No Sábado o aclamado derby das East Midlands, os arqui-rivais Tigers e Saints bateram-se em Welford Road onde os visitantes não vencem desde 2007.
E que jogo!
Os Saints demonstraram mais qualidade e vontade de vencer, os Tigers sem Croft e Tuilagi basearam o seu jogo na clara superioridade na formação ordenada onde Mulipola colocou Mercey em dificuldades, do outro lado Corbisiero equilibrou a disputa contra Cole mas as decisões de arbitragem pareciam sempre pender a favor dos tigres mesmo quando o talonador Tom Youngs era o primeiro a quebrar o encaixe da primeira linha.
Frustrações do cronista à parte, os Saints apanharam-se a jogar com 14 ao quarto de hora após amarelo de Burrell por placagem perigosa confirmada pelo TMO, os Tigers nunca se encontraram e embatiam numa defesa que nunca deu um passo atrás e ao intervalo Flood e Myler haviam trocado penalidades para o 6-9.
Na segunda parte o domínio dos Saints manteve-se e quando encostaram o adversário à linha de ensaio Corbisiero após fases de avançados ensaiou e Myler converteu para o 6-16.
O jogo parecia bem encaminhado para uma vitória dos forasteiros após mais uma penalidade para cada lado (9-19) e o surpreendente Sam Dickinson (Nr8, Saints ex-capitão do Rotherham) até viu um ensaio ser negado pelo TMO, aqui o Welford Road acordou e aos 70 minutos Flood castigou uma penalidade bem conseguida por Salvi e os Tigers ficavam a um ensaio convertido de distância.
A pressão aumentou e os tigres lançaram o assalto final aos 22 adversários, num alinhamento e fases que mandou Ed Slater para o ensaio e Flood converteu para o empate.
Nos cinco minutos restantes os Saints enconstados num sufoco à sua linha de ensaio beneficiam de um alinhamento  a cinco metros que Hartley conseguiu perder com pompa e circunstância, o pesadelo para os fãs dos Saints viria quando, obviamente, o capitão Flood pede melée, a formação ordenada Tiger já estava a passear para a área de ensaio quando a bola escapa dos pés de Jordan Crane a 8, Lee Dickson recuperou a bola e o jogo ficaria num empate a 19.

Ainda este Sábado a surpreendente derrota de Quins no derbi londrino contra os adversários dos Lusitanos, London Irish.
Após uma primeira parte pobre com um empate a seis, Geraghty inspirou a sua equipa para a vitória.
Um ensaio do estreante Blair Cowan e outro de Lewington, bem servido ao pé por Topsi Ojo, colocaram os Quins em apuros.
Danny Care saiu do banco e como já é característico aumentou a velocidade e eficácia do ataque Quin, numa saida de um ruck mal guardado só parou debaixo na área de ensaio mas com apenas 10 minutos o mal já estava feito e levam apenas um bónus defensivo, final 18-13.

Os Saracens continuaram o seu registo 100% vitorioso contra os Wasps, é de facto um luxo o plantel dos líderes da Premiership, confiram o banco de suplentes para o jogo com os Wasps: Brits, Mako Vunipola, du Plessis, Botha, Kelly Brown, Wigglesworth, Farrell e Jack Wilson (jovem neo-zelandês).
Os Wasps no entanto não foram para este encontro para ver jogar e mantinham o resultado em aberto com 3-0 ao intervalo.
Os Saracens que começaram com Goode a abertura só ligaram o turbo quando Farrell saiu do banco e Goode recuou para defesa, os dois, alíás, estariam envolvidos na jogada que lançou Will Fraser para o primeiro ensaio da tarde.
Os Wasps retaliaram e o fantástico Wade envergonhou três defesas até ser parado, mas o centro Chris Bell no seu ombro colocou os Wasps na corrida.
Mas Farrell, com uma enorme eficácia ao pé, meteu nove pontos no marcador e os visitantes conseguiriam um ensaio de honra na bola de jogo que Goode converteu para o bónus defensivo, final 19-12.

Para terminar os jogos de Sábado os últimos defrontaram-se em Worcester onde o Newcastle impôs a quinta derrota a uma equipa que está cada vez mais enterrada no fundo da tabela.
O Worcester desespera pela sua armada argentina retida no Rugby Championship e contratada para contrariar os resultados negativos: Mariano Galarza, Agustín Creevy e Leonardo Senatore.
Mas até lá o suplício continua e os Falcons não enjeitaram a possibilidade de vencer e as fragilidades do Worcester estão mais à vista quando jogam com mais posse de bola e território que o adversário e não vencem, o resultado foi de 11-16 mas ao intervalo já perdiam 3-13.
Um ensaio do capitão de Samoa David Lemi lançou algum suspense no marcador mas uma penalidade de Phil Godman matou o jogo.

No Domingo o Gloucester foi surpreendentemente inferiorizado pelos Chiefs de Exeter.
O resultado deixa os cherry and whites no fundo de um grupo de equipas com nove pontos.
Os Chiefs correram que se fartam (mais de 500 metros) com a bola na mão e o Gloucester não teve muita hipótese de disputar o resultado.
O Gloucester até começou  melhor com um ensaio do defesa Martin Thomas, mas ao contrário de outras épocas não teve pack para aguentar o jogo.
Do outro lado o wallabie Dean Mumm e o jovem 8 Dave Ewers foram incansáveis e levaram a equipa para a frente.
Aos postes, enquanto Freddie Burns esteve em tarde não, do outro lado mora Steenson (90% de eficácia aos postes) que é o mais eficaz do campeonato e apontou 19 pontos numa tarde que até esteve longe dos seus níveis habituais.
Dois ensaios australianos para os Chiefs Ben White e Mumm aos quais Jonny May respondeu, mas a contagem de penalidades tramou qualquer esperança de vitória para o Gloucester, final 12-29.

Os Saracens já levam cinco pontos de diferença para os rivais e com alguma segurança pode dizer-se que se preparam para ir para os playoffs na primeira posição e deverão ser a equipa que menos sofrerá quando vier a janela de Outono e o Seis Nações.
Northampton e Leicester seguem com número igual de pontos sendo que os primeiros têm melhor parcial de pontos.
Lá em baixo o Worcester desespera com apenas 2 pontos de bónus defensivos e há um grupo de quatro equipas com nove pontos: Wasps, Irish, Newcastle e Gloucester.
Jogadores nomeados para jogador do mês: George Ford (Bath), Jacques Burguer (Saracens) e Luther Burrell (Saints).

Veja os resultados e a classificação:



Championship
Atenções concentradas em Rotherham onde se iria disputar o encontro entre os líderes da tabela, a equipa local a receber o London Welsh, com o acrescentado interesse de Mike Dias ser incluído na equipa e a estrear-se no Championship após sair do banco.
O resultado não foi o desejado para os de Rotherham que saíram derrotados num jogo em que começaram muito melhor que os londrinos, aos 5 minutos já vencia por 12-0 após ensaios de Wilson e o inevitável Socino.
Mais experiente, o Welsh respondeu momentos depois com um ensaio, mas determinado o Rotherham chegaria ao terceiro toque de meta em apenas 12 minutos.
O talento e determinação de Mike Dias e colegas foi depois posto à prova pela experiência e cinismo dos jogadores do Welsh obrigando os da casa a muitas penalidades que Gordon Ross transformava em pontos, intervalo 20-16.
Após o reatamento o defesa Michael Keating garantia um ponto bónus para o Rotherham com mais um ensaio mas a partir daqui "fecharam a loja", o Welsh não desistiu do resultado e com um ensaio convertido e mais 3 penalidades derrotaram o Rotherham que leva dois pontos de bónus, final 27-32.

Na Sexta-feira o London Scottish foi até Plymouth buscar uma vitória suada nos últimos minutos do jogo, muita incerteza no resultado final devido às constantes mudanças no marcador até ao ensaio de Jamie Stevenson.
O Plymouth tem a lamentar o facto de ter perdido o internacional canadiano Beukeboom ao ser expulso por placagem perigosa aos 52 minutos.

Mesmo ao lado os Pirates batiam o Moseley com ponto bónus num esforço fenomenal depois de estarem a jogar com 13 alguns minutos e 14 a partir dos 61 minutos.
O Moseley apenas conseguiu meter três pontos no marcador durante a superioridade numérica e um ensaio solitário aos 44 minutos contra quatro dos Pirates, final 28-13.

Ainda na Sexta o Leeds não teve qualquer problema em ultrapassar o Ealing e brindou os novatos com nove ensaios num jogo de apenas um sentido, final 64-3.

Já este Domingo o Bedford continuou a sua desastrosa época e viajou até Bristol para ajudar às celebrações dos 125 anos da fundação da equipa da casa, e que celebração!
Seis ensaios aplicados aos Blues que não conseguiram esgrimir argumentos apesar dos quatro ensaios marcados que renderam um ponto bónus ofensivo, o jogo terminaria com melées simuladas devido ao Bristol ter esgotado todos os seus pilares, final 45-27.

A jornada só terminou com o Nottingham 19-22 Jersey sobre o qual ainda não temos detalhes do encontro.

O Jersey surpreendeu um dos semi-finalistas da época passada e não vai bem longe do fim da tabela onde o Ealing faz uma surpreendente parceria com o Bedford.
O Rotherham segue a dois pontos do London Welsh graças aos cinco pontos bónus já conquistados, o outro favorito Bristol já segue os líderes de perto depois da derrota inicial.



Coventry RFC
O Coventry deixou fugir um início de época quase perfeito na viagem até Blaydon.
Uma derrota por 21-16 deixa ainda o Coventry em boa posição na perseguição ao topo da tabela onde estão agora os "estudantes" de Loughborough e o Doncaster invicto.
O ponto bónus defensivo só foi garantido nos momentos finais graças a um ensaio de Louis Silver com assistência de Jacques Le Roux.
O Blaydon conseguiu assim sua primeira vitória da época.



Curiosidade
À semelhança do que o Caldas Rugby fez em Portugal um clube londrino, o Hemel Hempstead (Camelot) RUFC publicou um anúncio no jornal especializado em rugby em que procura jogadores para a sua equipa sénior masculina.
A equipa conhecida como Camelot, e que disputa a divisão London 2 North West, anuncia como um dos atractivos para jogadores o acesso a emprego na comunidade ao redor do clube.
Uma interessante proposta de emigração!
O Camelot pode ser contactado aqui: http://www.pitchero.com/clubs/camelotrugby/#_ ou por telefone +441442 230353


Quadros: www.bbc.co.uk
Fotos: www.premiershiprugby.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde Ricardo


Podia-nos explicar melhor quais são as divisões (da mais importante á menos importante) que existem e Inglaterra, Escócia e Gales?

Anónimo disse...

Ok, Fique atento ao MdM nós próximos dias. Há tantas divisões e clubes que vai levar algum tempo. E temos que pesquisar sobre a Escócia.
Abraço

Mouro