5 de outubro de 2013

HOJE É CINCO DE OUTUBRO!

Hoje é dia 5 de Outubro, e este é um dia de festa.
É um dia que eu festejo por diversos motivos, e que acredito que a maior parte de vocês que me lêem, também.

Todos, ou praticamente todos, festejarão esta data porque afinal ela é a data da fundação da nacionalidade, o dia em que Portugal nasceu, livre e independente - é o dia em que a Nação deve ser relembrada, por monárquicos, republicanos, direitistas, esquerdistas, mas todos Portugueses!
A nacionalidade não é privilégio de nenhuma dessas categorias, ela é de todos nós! Portugal não se divide!

Outros festejarão a data porque ela corresponde também à implantação da República Portuguesa, que substituiu a Monarquia Constitucional consequência da Revolução Liberal, e, goste-se ou não, é um marco importante na história do nosso País.
Mas a importância do 5 de Outubro de 1910 para a memória nacional não tem o mesmo destaque do 5 de Outubro de 1143 - Afinal, se todos somos portugueses, nem todos serão republicanos...

Deixem-me no entanto lembrar os mais esquecidos, ou os mais novos que não viveram esses tempos, que até ao 25 de Abril de 1974 o 5 de Outubro era utilizado por que todos os que se opunham ao poder político de então - republicanos, monárquicos, comunistas, socialistas, ou de outra cor política qualquer - para manifestarem a sua oposição ao Estado Novo, à limitação das liberdades civis, à opressão do Estado sobre o indivíduo.

E há muitos que nessa altura festejavam o dia por dois ou mais motivos diferentes - um ou dois já foram acima referidos - sendo que o outro era também um motivo de união e não de afastamento, de amizade e não de ódio, de alegria e não de tristeza ou nostalgia.

E é esse motivo que une quem visita as páginas do Mão de Mestre, que festeja as vitórias e sofre com as derrotas, independentemente da sua cor clubista - o Rugby!

É esse motivo que deveria unir todos os que gostam do nosso jogo em Portugal, e por essa razão os estatutos da nossa Federação Portuguesa, o proclamaram Dia Nacional do Rugby.


E tão importante a data é para o rugby português, que outros regulamentos foram elaborados, tendo em consideração a sua relevância.

Por exemplo, em Outubro de 2004 foi aprovado em Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Rugby um Regulamento de Prémios e Galardões que se encontra em vigor com algumas alterações introduzidas em Fevereiro de 2012, que determina:


E temos então que perguntar: Quando vão ser anunciados e distribuídos os Prémios e Galardões do rugby nacional, referentes à época 2012-13, que são uma obrigação e responsabilidade - bem definida por Regulamento aprovado em Assembleia Geral - da Direcção da FPR?

Será que a Direcção da FPR nomeou - como era sua obrigação regulamentar, decidida por uma Assembleia Geral - a Comissão de Selecção que deveria elaborar uma lista de três candidatos a cada Prémio, como determina o artigo 6º daquele Regulamento?

Parece que a autoridade da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Rugby anda esquecida por quem segura o leme do rugby em Portugal...

Recorde-se que esses Prémios deverão ser atribuídos ao Jogador do Ano, Jogadora do Ano, Treinador do Ano, Árbitro do Ano, Revelação do Ano e Carreira Desportiva, como foi feito por exemplo em relação à época 2011-12, e que divulgámos nas nossas páginas.

Ainda em relação ao 5 de Outubro não podemos deixar de estranhar que não se dispute este ano a Super Taça do escalão de Sub-16, que se realizou em 2005 e 2006, e voltou em 2010, tendo tido lugar até ao ano passado.
Porque razão acabaram com ela?

A ideia com que se fica é que existe uma acção deliberada para terminar ou reduzir a tradição no rugby português, esquecendo-se que são precisamente as tradições, a história, que fazem a força de um grupo, de uma Nação!

E VIVA O 5 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DO RUGBY!

11 comentários:

Miguel de Castro disse...

Afinal percebo muito pouco de Historia e o 5 de Outubro e para ser celebrado por todos como e passo a citar:
"porque afinal ela é a data da fundação da nacionalidade, o dia em que Portugal nasceu, livre e independente - é o dia em que a Nação deve ser relembrada, por monárquicos, republicanos, direitistas, esquerdistas, mas todos Portugueses!"

Vou meditar nestas palavras já que ao longo de tantos anos estava convencido que nesta data se implantou a malfadada republica em detrimento do regime monárquico.

Pensei que a data de fundação da nacionalidade seria o 24 de Junho de 1128, data da batalha de São Mamede, ou então a restauração desta Portugalidade celebrada a 1 de Dezembro devido aos evento ocorridos nesta data em 1640, mas se calhar estou enganado e o senhor Manuel não cometeu uma gaffe grave sobre a historia deste grandioso pais.

Saudações históricas

Miguel de Castro

Manuel Cabral disse...

Caro Miguel de Castro, pois é pena que tenhas andado enganado tanto tempo e que não tenhas tido oportunidade de saber da existência de uma "coisinha" chamada Tratado de Zamora, assinado entre D. Afonso Henriques e D. Afonso VII, precisamente a 5 de Outubro de 1143.

Anónimo disse...

As discordâncias, sempre salutares, entre monarquia e república, entre a data de fundação da nacionalidade devem ficar com cada um!

O que é grave é este permanente e sucessivo descrédito e afundanço da FPR, cuja Direcção é perita em violar leis e regulamentos.

Agora foram os seus próprios Estatutos! Até dou de barato que o 5 de Outubro deixou de ser feriado (alterem-se então os estatutos dizendo que o dia passa a celebra-se no fim-de-semana imediatamente a seguir ou então outra solução qualquer)!...

O que é grave é não se cumprir com o estatuído, com a entrega de prémios ou galardões, como previsto no artigo 8.º!

A não ser que tenham sido atribuídos num jantar numa qualquer tasca lisboeta, entre o Presidente Amado e os seus correlegionários!

Anónimo disse...

Pois é o Presidente Amado foi o unico que se lembrou dos premios e galardões durante estes anos todos. Deviam saber que não é da competencia da Direção e se houve esquecimento foi de quem tem essa competencia. O dia do rugby nao tem que ser comemorado com jantares à pala e nao tem nada a ver com politiquices. A AG decidirá quando deve ser o dia do rugby. Penso que poderia ser no primeiro fim de semana de Outubro. Fica a sugestão.

Manuel Cabral disse...

Para que não restem dúvidas quanto à responsabilidade da Direcção da FPR, aqui fica mais um artigo do Regulamento:

ARTIGO 6º
COMISSÃO DE SELECÇÃO
1. A Direcção da F.P.R. nomeia, no início de cada época, uma Comissão de Selecção composta pelos elementos seguintes:
- O Presidente do Conselho Geral
- O Vice-Presidente da Direcção da Área Competições
- O Seleccionador Nacional de Seniores
- O Seleccionador Nacional de Sub-18 ou Sub-19
- Um representante da ANAR
- Um representante da Comunicação Social
2. A Comissão de Selecção apresenta à Direcção uma proposta de três candidatos para cada prémio, até 30 de Julho de cada ano, a qual será submetida à decisão do Conselho Geral, que atribuirá os prémios até 15 de Setembro seguinte.

A menos que aquela Comissão tenha sido nomeada, a Direcção está em falta;
Se a Comissão foi nomeada e não apresentou a listagem até 30 de Julho, a Comissão está em falta;
Se a Comissão apresentou a listagem e a Direcção não a apresentou ao Conselho Geral, a Direcção está em falta;
Se a Direcção apresentou a listagem ao Conselho Geral e este não decidiu até 15 de Setembro, o Conselho Geral está em falta;
Se o Conselho Geral decidiu e entregou a decisão à Direcção, e esta não cumpriu de forma a que os prémios fossem entregues no Dia Nacional do Rugby, a Direcção está em falta...

Entre Direcção, Comissão (se nomeada) e Conselho Geral, alguém não cumpriu o que tinha a cumprir!
Só falta saber quem está em falta!

Luís Moutinho disse...

E é ainda o Dia do Professor!

Anónimo disse...

O Mão de mestre que tem feito um trabalho tão interessante pela divulgação do rugby nacional, e fazer ele também a sua premiação.
Poderia por exemplo ter como comité dos prémios os treinadores dos clubes da divisão de honra e perguntar-lhes a sua opinião, mais a de António Henriques que colabora com o mão de mestre sobre o rugby nacional, e depois com esses 11 votos apresentava a opinião dessas pessoas.

Anónimo disse...

li agora sa explicação da Fpr para não fazer nada no 5/10, alegando entre outras razões o fato de o5/10 já não ser feriado.
só descobriram agora ou estavam distraídos esta situação.
com tantos atropelos aos regulamentos, não se podia ter feito uma pequena celebração com as equipas participantes.
A apresentação dos Lusitanos na sede da Fpr no dia 7/10 3 dias antes do primeiro jogo mostra bem não só a expectativa da presença dos órgãos de comunicação como a preparação atempada da participação na competição.
Já agora alguém ganhou o concurso para o logo ou saiu à casa.
Presidente (mal) Amado rules.

Anónimo disse...

Gostam tanto de falar do que não sabem. Porquê? Porque não se informam antes de lançar atoardas sem nexo ? Perguntem aos envolvidos e não se limitem a culpar a Direção.
A Amlin Cup? Todos sabemos que não foi, nem podia ser, preparada como deveria. Pois se só hà umas semanas se confirmou a presença de uma equipa portuguesa na competiçao, como é que acham que se podia fazer doutra maneira. O importante é estarmos presentes e dar experiencia a mais jogadores.
O logotipo? Sabes qual é ? E isso será assim tão importante ? São estes comentarios que descredibilizam a oposião a esta Direção.

Anónimo disse...

É mais uma da Julieta Ferrão pela mão do (mal) Amado da Silva.
Concurso para logotipo para que, já se sabe quem ganha. Não teve tempo de preparar o trabalho administrativo tambem já estamos habituados na era do mal.
O que tambem seria importante era desde o inicio do mes de Setembro ter sido feita uma preparação "profissional" a toda a equipa , o que não foi feito a não ser mas duas ultimas semana, mas alguem ira dizer que a culpa é dos clubes.
Mas já agora os envolvidos não são da Direcção?

Anónimo disse...

O cantinho do Cabé voltou.
se o logo não era importante porque anunciaram o concurso.
pelos vistos saiu mesmo a casa, se não tinham publicado os resultados ou anulado o concurso.
Esta é apenas uma dos tesourinhos da fpr.