23 de outubro de 2013

CONVÍVIO DE RUGBY JUVENIL NO PORTO *

* Álvaro Figueiredo
No dia 19 de Outubro arrancou a época de rugby juvenil, com a realização de dois convívios nacionais, um em Lisboa para o escalão sub-14 e outro no Porto, para os escalões sub-8, sub-10 e sub-12.

No Porto o Convívio Nacional de Abertura realizou-se no Campo Municipal de Campanhã e reuniu várias centenas de crianças dos 4 aos 12 anos, oriundas de todo o país.


Estiveram presentes as seguintes equipas: Sport Club do Porto, CDUP, Cercar-te, ERP, Braga Rugby, CRAV, Rugby de Viana, Bairrada, Agrária, Lousã, Técnico, Belenenses e Agronomia.

Nem a previsão de mau tempo demoveu os pequenos atletas, que com a alegria
que lhes é característica, mostraram nos diversos campos de jogo todo o seu potencial. 
Também os pais compareceram em grande número, apoiando os seus filhos e aplaudindo todas as equipas, manifestando um fair-play que, felizmente, ainda é constante no rugby.

A realização destes convívios, sem quadro competitivo, apenas destinados a promover a modalidade e o encontro salutar entre as diferentes escolas de rugby, salda-se sempre por uma festa animada e centenas de crianças felizes.

É de salientar a organização da ARN, que tudo fez para que o encontro decorresse de acordo com os valores do rugby, num espirito pedagógico para os atletas e de fair-play entre todas as equipas. 
Faltou apenas uma maior divulgação deste encontro na comunicação social de modo a promover o rugby e aumentar, consequentemente, o número de praticantes.


6 comentários:

Anónimo disse...

Pena que outros clubes de lisboa teimam em não participar nos convivios nacionais, quando não são em "casa". é uma vergonha que a fpr continue a permitir que façam as festas em casa (em convivios entre clubes da mesma cidade) e não ajudem a divulgar o rugby noutras regioes do pais.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 10:05,

Como pai tenho acompanhado muitos torneios de norte a sul do país, uma espécie de volta a Portugal em rugby.

O comentário parece injusto, se tivermos em conta que Agronomia, Belenenses e Técnico estiveram no Porto com as suas equipas.

Porventura outras não foram por alguma dificuldade, até orçamentais.

Mas, em abono da verdade, não me recordo ,salvo casos muito pontuais como é o caso do Youth Festival, ver equipas do norte em convívios abaixo do Tejo!

Ou ando a ver mal?

Além disso não esqueça de que «ajudar a divulgar o rugby noutras regiões do país» tem custos. E não cabe aos clubes, aexpensas próprias, fazer essa tarefa! Outra coisa é a FPR pretender fazê-lo e suportar as despesas dos clubes que queixam fazê-lo.

é que, meu caro amigo, como se diz na gíria «não há almoços grátis»!

Anónimo disse...

Quando vejo pessoas de Lisboa a desculparem-se com falta de verbas ou custos, para o facto de nunca ou quase nunca se dignarem a aparecer em qualquer convívio que não aconteça em Lisboa, só me dá vontade de rir. E ainda tem a acara de pau de dizer que os do Norte ou de outras zonas também vão pouco a Lisboa. Uma equipa como o CRAV nos seniores vai de 15 em 15 dias a Lisboa, e a viagem mais curta que tem é ao Porto (110km de distância). Portanto jogam pelo menos 9 ao ano fora, 6 em Lisboa, 1 no Porto, 1 em Coimbra e 1 em Montemor. Agora vamos ver quantas vezes 1 clube como GDD ou Agronomia viajam por ano. Nos seniores vão 1 vez ao Porto, uma a Montemor e uma aos Arcos. Mais 3 viagem que faça nos sub 16 e sub 18(andam juntos). Portanto no total, um clube como CRAV, em um só escalão viaja mais que o GDD em 4 escalões. E o que dizer do CDUP que tem equipas fortes em todos os escalões. Ou da Académica. Ou Montemor. Por isso que arranjem as desculpas que quiserem, mas que não venham com esta de que não há dinheiro, pois os clubes do resto do país merecem um mínimo de respeito.

Anónimo disse...

Anónimo das 00:35, parece-me que estás a confundir a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras!

Ou, se quiseres, que tem cú a ver com as calças?

Uma coisa é falar dos jogos oficiais, dos campeonatos nacionais - e aí, lamento que o CRAV, o CDUP, o Montemor, tenham de fazer as deslocações que têm de fazer, mas c'est la vie.

Que culpa têm disso os clubes de Lisboa?

Outra coisa é falar de convívios nacionais de equipas dos escalões de formação, cuja participação não é obrigatória.

E é destes escalões a que todos os comentários anteriores se referem, não é?

Por isso concordo quando se diz que os clubes têm de gerir orçamentos e que também os escalões de formação dos clubes do norte - quando existem - não se deslocam a convívios organizados no sul.

Não me parece que alguém se esteja a desculpar e muito menos que alguém tenha faltado ao respeito a clubes do resto do país.

Mas, enfim, estamos num país democrático e existe libertadade para todos os tipos de comentários, desde os mais acertados aos mais idiotas.

Anónimo disse...

exacto, o caminho do regionalismo, defendido pelo cabe e pelos clubes de lisboa, que assim poupam nas deslocacoes e podem alocar o dinheiro noutras despesas. a unica coisa que a fpr devia fazer, e apoiar os clubes de fora, retirando os apoios aos clubes de lisboa, mesmo que seja nas bolas e batentes que oferece, e assim ajudava-os pelo menos nesse aspecto

Anónimo disse...

Defendo que os clubes de Lisboa paguem uma multa, pelo simples - mas afrontoso - facto de existirem.

Também é preciso não esquecer tudo o que tem sido feito, ao longo das décadas, pelo desenvolvimento do rugby no Porto e em Coimbra. Impressionante!

Por acaso, o Minho e o Alentejo têm mais clubes do que esses distritos, mas é só por acaso.