23 de outubro de 2013

BELENENSES BATE CDUL AO CAIR DO PANO *

*António Henriques
Com um ensaio marcado no derradeiro lance do encontro, através do 2.ª linha Rafael Simões, os azuis mantiveram esta noite, no Jamor, a sua série de invencibilidade diante do CDUL, vencendo por 26-24.

Os universitários, que marcaram quatro ensaios contra apenas dois da equipa do Restelo, só podem queixar-se deles próprios, pois a meio da 2.ª parte ganhavam facilmente por 24-12.

Damien Steele decidiu então poupar jogadores, desatou a fazer substituições…. e as contas saíram-lhe furadas perante um quinze que teve o mérito de nunca desistir.




BELENENSES 26-24 CDUL 
O derradeiro jogo da 5.ª jornada começou com ascendente azul, que aos 12’ liderava por 6-0 graças a um drop e uma penalidade do abertura Manuel Costa, autor de 16 pontos, mesmo tendo desperdiçado outras duas penalidades.

Só aí o CDUL saiu do seu meio-campo e aos 15’ um amarelo bem mostrado a Francisco Vieira de Almeida (falta profissional perto da sua área) foi como que um tónico para os vice-campeões nacionais, que da falta decorrente marcaram, em maul dinâmico, o primeiro ensaio pelo asa Sebastião Villax (6-7).
E após a segunda penalidade falhada por Manuel Costa (e ainda um drop que passou perto…), Nuno Penha e Costa, numa falta jogada rapidamente à mão, alargava para 12-6, que seriam reduzidos antes do intervalo para 12-9, castigando mais uma das muitas faltas feitas pelos homens do CDUL nos breakdowns.

No recomeço Steele fez entrar os reforços Gonçalo Foro, Pinto de Magalhães e
Bruno Medeiros, e com toda a naturalidade o CDUL, qual rolo compressor, tomou conta do encontro. 
Logo aos 45’ Tomás Noronha concluía em velocidade um belo lance fazendo o seu sétimo ensaio da prova (17-9). 
Foi a altura-chave do jogo, com os universitários acampados longos minutos na área contrária e uma, duas, três vezes, a verem ensaios cantados serem travados, in-extremis, pela corajosa e kamikaze defesa azul.

Aos 56’ Carl Murray fazia, numa bela linha de corrida, o quarto ensaio da sua equipa (24-12) convertido por Pedro Cabral, que entretanto também já entrara. Era o bónus, pensaram todos…

Mas, do nada e quando nada o faria prever, surgiu a reacção do Belém. 
À hora de jogo, Francisco Vieira de Almeida, genial, iniciou o lance que o entrado Duarte Moreira concluiria no mais belo ensaio da noite e um dos melhores até aqui da época, com o ponta azul a percorrer 35 metros, pleno de força e poder, a ladear, ultrapassando e sacudindo como moscas todos os adversários que lhe apareceram pela frente (24-19).

O CDUL voltou a tomar conta do jogo, mas já com as muitas substituições, a equipa apresentava-se partida e de barriga farta, julgando ter vitória e mais bónus
no bolso.

Mas tudo isso ruiria como um castelo de cartas, quando o Belenenses, que teve o enorme mérito de se manter sempre dentro do resultado, aproveitou mais duas faltas para chutar à touche e no último minuto, montar um imparável maul dinâmico concluído por Rafael Simões para igualar o resultado a 24 pontos.

E Manuel Costa, gélido e sem tremer, num pontapé difícil (encostado à lateral), convertia para os finais 26-24, festejados como imaginam…. 

Prémio para quem sempre acreditou e castigo pesado para um CDUL que, a 20 ‘ do final, fechou a loja e viu o triunfo fugir-lhe das mãos como nunca acreditou.



9 comentários:

Anónimo disse...

Não percebo porque é que no texto se diz que o problema foi o Damien ter começado a fazer substituições, quando nelas entraram os melhores jogadores do CDUL (Foro, Pinto Magalhães, Cabral)

Anónimo disse...

E O BELÉM É O NOSSO GRANDE AMOR!!!!!!!!1

Anónimo disse...

Cdul Sobranceiro, convencido desde o inicio que seriam favas contadas, deixando muito titulares apenas para a 2º parte equipa á imagem do seu treinador arrogante

Anónimo disse...

Os azuis mantiveram a invencibilidade? Não perderam já com o técnico?

Anónimo disse...

Acho que o CDUL tem um problema com o treinador.
Não tem conhecimentos do jogo.
Força CDUL

Anónimo disse...

Que venham os arautos da redução das equipas de honra falar agora...

O campeonato está competitivo como nunca!

E o argumento que está a nivelar por baixo e que isso é mau para o desenvolvimento do jogador português não vinga, porque os "melhores" entre Amlin, Sevens e XV estão expostos a um nível alto.

Os mais novos e inexperientes estão a jogar e, caso não estivessem, nunca se poderia assegurar que as gerações Uvas, Pipocas, Mateus, Pissarras e afins tivessem substitutos à altura...

Com a redução, o campeonato interno seria muito reduzido e dezenas de jogadores com potencial, que já não poderiam jogar nos U21 ficariam parados, porque só haveria competição nos intervalos dos compromissos internacionais e nesses jogariam os mesmos de sempre...

Luis Canongia Costa disse...

Tenho pena de ouvir aqui comentários "futeboleiros". O treinador do CDUL começou a trabalhar há pouco tempo com a equipa. Terá ideias novas que os jogadores terão de assimilar. Ainda há dias vimos os Lusitanos jogar com os London Irish. O Brian Smith tem muitos anos de casa, interrompeu as sua liderança dos Exiles para trabalhar na selecção inglesa. Regressou na época passada ao clube. Este ano optou por alterar o modelo de jogo para poder aspirar a outros voos. A equipa esteve mal nos primeiros jogos da Premiership. Mas no último já começou a funcionar. Brian Smith é um treinador da elite mundial. Os adeptos dão-lhe tempo e sabem que a equipa vai ter altos e baixos esta época. Este ano ainda não vi o CDUL, mas o que me disseram é que o modelo de jogo é mais positivo. Dar tempo ao tempo é importante.

Anónimo disse...

muito acertivo o comentário anterior. Os treinos mudaram completamente, o modelo de jogo tambem, e viu-se com o belenenses que funciona e bem.O treinador não é responsável por erros individuais mas é responsável por ter posto a equipa a jogar de modo a ter dominado 60m, a não ter deixado o belem ir aos 22 do CDUL , a ter montado um plano de jogo qu a 10 minutos do fim lhe garantiam 4 ensaios de belo efeito e 5 pts.Está a começar mas está a agradar.
Parabems ao Belem que acreditou sempre e com grande atitude marcou no ultimo minuto

Anónimo disse...

então o belém vai jogar no campo principal. será opção ou condição ? se for condição nada a dizer, antes isso que o en. mas se for opção tudo a dizer, em contrário. é o rugby a perder identidade.
se calhar ainda vamos ver o Cepeda a chutar aos postes.