4 de outubro de 2013

AGRONOMIA TESTA LIDERANÇA DE ENGENHEIROS *

* António Henriques
A 3.ª jornada da Divisão de Honra disputa-se toda este sábado e engloba confrontos entre equipas dos grupos A e B, tendo como ausências mais significativas os 12 jogadores convocados para representar Portugal na etapa inaugural do circuito mundial de sevens, em Gold Coast (Austrália), no próximo fim-de-semana.

Aproveitando o facto de Direito, CDUL e Agronomia terem um jogo a menos, o Técnico assumiu a liderança após dois triunfos caseiros, ambos com bónus atacante.
Mas amanhã, ainda e sempre nas Olaias, vai ter o seu primeiro “teste de fogo” quando receber a também invicta formação da Tapada naquela que é a partida cartaz da jornada.



ACADÉMICA-DIREITO (Sérgio Conceição, 14.00)
Primeiro jogo caseiro da Académica na prova após duas deslocações a sul marcadas por desaires. 
O duelo entre pretos – cujas evidentes dificuldades de profundidade do plantel os vão levar a abdicar do campeonato sub-21 – e advogados tem sido curioso em anos recentes, por vezes com desfechos surpreendentes e quase sempre abrilhantado por muitos ensaios. 
Só na última época foram 18 (!) nos dois jogos em que se defrontaram, quase irmãmente distribuídos e curiosamente concluídos com triunfos dos visitantes.
Enquanto a Académica se apresenta sem Sérgio Franco, Direito irá apresentar-se sem Adérito nem Pedro Leal, coroado com o título da Supertaça conquistado no passado fim-de-semana e a grande questão que se coloca é de que forma se apresentarão os homens de Martim Aguiar: 
(a) em modo “isto é uma final, um jogo decisivo e portanto só pode ser para ganhar” (e quase sempre ganham!); 
ou (b) em modo “ isto é para ir jogando, vamos acelerar um pouquinho aqui e ali mas, calma, que há mais marés que marinheiros… e em Maio e Junho isto resolve-se como habitualmente”.
Só no modo (b) a equipa da casa terá qualquer hipótese.


CASCAIS-CDUP (Guia, 15.30)
Ora aqui está um dos jogos mais aliciantes do fim-de-semana, pois o CDUP – que em 2012/13 derrotou a equipa da Linha nas duas voltas (e conseguiu nove ensaios na Guia…) – ainda não atingiu, nem de perto nem de longe, o nível com que surpreendeu muito boa gente na época anterior, enquanto o Dramático vem de um triunfo homónimo e em photo-finish sobre a Académica – o que deve ter dado aos seus jovens jogadores uma crença de aço. 
Ambas as equipas estarão desfalcadas de peças importantes por mor dos sevens (Miguel Lucas nos da casa, Nuno Sousa Guedes e Martim Ávila nos portuenses). E assim tudo pode acontecer numa partida de prognóstico… complicado. 
Ou seja, não me pagam para vaticinar jogos deste calibre.


CRAV-BELENENSES (Coutada, 15.30)
Segunda deslocação consecutiva dos azuis que ainda só venceram na DH. 
E logo a um campo onde no ano passado desabaram com estrondo (30-20). 
Mas para os azuis a viagem até parece vir em boa altura – e “matam”, numa semana e bem cedo no calendário, logo as suas duas saídas mais longas do campeonato (Porto e Arcos de Valdevez). 
O que, com o adiantar dos meses, poderá vir a ser penoso para as outras equipas.
Mesmo sem Francisco Vieira de Almeida e Manuel Costa, em Gold Coast, não acreditamos que os homens do Restelo se deixem enganar duas épocas de seguida no Minho.


TÉCNICO-AGRONOMIA (Olaias, 16.00)
Os engenheiros estão a começar bem a temporada, mas conviria arrefecerem um pouco as expectativas provocadas pelos dois triunfos iniciais. 
É que estamos ainda bem no espreguiçar do campeonato e a oposição não lhes colocou grandes questões nas partidas iniciais.
Ora o jogo desta jornada vem mesmo a propósito para pôr as coisas em perspectiva e perceber o que vale real e actualmente o quinze das Olaias. 
É que a equipa de Murray Cox, mesmo longe dos tempos, não muito distantes, em que praticava do melhor rugby que se via neste cantinho à beira-mar plantado, é uma formação experiente, calejada e habituada a discutir os lugares de topo e com quem há que contar sempre. 
E, claro, vai querer mostrar em campo as diferenças que, segundo a lógica, deverão distinguir quinzes do grupo A e B.
Ao Técnico caberá tentar anular essas disparidades. 
E para isso conta com Joe Gardener, que já brilhou também na Tapada e que quererá mostrar que a sua antiga equipa poderia ter feito maior esforço para o segurar neste seu curto regresso a Portugal.
Partida aliciante, prejudicada por se realizar à mesma hora do decisivo duelo entre África do Sul e Nova Zelândia, no Rugby Championship. 

Mas pode-se sempre gravar…


MONTEMOR-CDUL (Montemor-o-Novo, 16.00)
Duas jornadas, 19 ensaios consentidos e apenas 10 pontos marcados contra 113 sofridos. 
Seja bem-vinda ao mundo real da DH, ó corajosa equipa do Montemor! 
Mas temos más notícias para vos dar: sábado vão receber e defrontar um quinze a sarar as feridas de uma derrota que deve ter feito alguma mossa. 
E tudo aquilo que os rapazes de Damien Steele não conseguiram consumar no jogo da Supertaça (movimentos treinados, sequências estudadas, penetrações, intensidade de jogo,…) vão querer agora executar a preceito na partida seguinte, melhor forma de deitar desaires daqueles para trás das costas. 
E vão ser vocês os adversários. 
O que não augura nada de bom….
Confira a classificação antes da 3ª jornada

4 comentários:

Anónimo disse...

Atualizar a tabela de classificações pois o crav não tem 1qualquer Vitória na competição

Manuel Cabral disse...

No Regulamento da Divisão de Honra que a FPR publicou e considera em vigor, foi incluído o seguinte Artº 7º-1-c):
Numa jornada em que uma equipa estiver isenta são-lhe atribuídos 4 pontos de classificação.

Assim, incluímos uma coluna na tabela, "FOLGAS", onde se pode ver quem já folgou, e quantas vezes o fez, e na classificação acrescentam-se os respectivos 4 pontos por cada folga.

Portanto a tabela que precisa de ser corrigida é a da FPR, pelo menos enquanto este Regulamento estiver em vigor.

O Regulamento pode ser consultado clicando na etiqueta "DIVERSOS" do menu superior, ou na página respectiva do site da FPR.

Anónimo disse...

Mas afinal qual o regulamento em vigor?
O anterior ou o novo?
A FPR já se pronunciou?
Já ohuve comunicação pública sobre o assunto?
Enfim...

Anónimo disse...

O regulamento em vigor é o 2013/2014, a não ser que não de jeito a Julieta Ferrão por algum motivo (como já estamos habituados), pois tem sido normal alterar as regras a meio das competições (últimos 2 anos) ...