16 de julho de 2013

SUPER RUGBY ENTRA NA FASE DECISIVA

Terminou no passado fim de semana a Fase de Apuramento da maior competição mundial de clubes, que reúne equipas da Nova Zelândia, Austrália e África do Sul.

Da mesma forma como em França, na Top-14, ou em Portugal na Divisão de Honra (e a partir deste ano na 1ª Divisão também), a Fase Final da prova realiza-se no sistema de eliminação direta entre as seis melhores equipas da primeira fase, com a realização de uma eliminatória prévia de que ficam isentas as duas melhores classificadas, seguida de meias finais e final.

As 15 equipas - cinco de cada país - da Super Rugby que disputam a competição, são primeiro agrupadas em três conferências (cinco em cada uma) de acordo com a sua origem, e disputam um total de 16 jogos divididos, sendo que cada equipa defronta todas as outras da sua conferência em duas mãos (casa e fora), num total de oito partidas, e ainda quatro das cinco que compõem as outras duas conferências, numa só mão, somando mais oito encontros.

Depois, para a fase final, são apuradas as vencedoras de cada conferência, mais as três melhores classificadas no conjunto das três conferências (as wildcarts), sendo então disputada uma pré-eliminatória entre a terceira e a sexta classificadas, e entre a quarta e a quinta.

De seguida são disputadas as meias finais, onde a segunda classificada da Fase de Apuramento defronta a vencedora da pré-eliminatória entre a quarta e a quinta classificadas, e a primeira da Fase de Apuramento joga com a vencedora da pré-eliminatória entre a terceira e a sexta.

E é nesta fase que se encontra a prova deste ano, com as pré-eliminatórias a serem disputadas no próximo fim de semana.

Veja a classificação de cada conferência, a classificação global das seis primeiras posicionadas na Fase de Apuramento, e a ordem dos jogos que se avizinham:




JOGOS DA PRÉ ELIMINATÓRIA - 19/20 DE JULHO
JG1 - Brumbies - Cheetahs



JG2 - Crusaders - Reds



JOGOS DAS MEIAS FINAIS - 26/27 DE JULHO
JG3 - Bulls - Vencedor JG2
JG4 - Chiefs - Vencedor JG1

FINAL - 3 DE AGOSTO

Os mais interessados podem encontrar a lista completa dos jogos já disputados em www.superxv.com/fixtures/.

Versão que constava na semana passada, primeiro, e versão que consta agora, na parte que diz respeito à organização das meias finais:



4 comentários:

Anónimo disse...

As medias finais estão mal. os Chiefs (melhor equipa da 1ª fase) irão jogar contra o vencedor do play off pior classificado da fase regular, e não obrigatoriamente contra o vencedor do jogo Brumbies x Cheetahs.

Manuel Cabral disse...

Quando li este comentário, fui de imediato verificar as cópias que tinha feito do regulamento, que confirmaram o que eu escrevi - nas meias finais a equipa classificada em primeiro lugar no ranking da fase regular jogaria com o vencedor do jogo JG2.
No entanto antes de responder ao comentário, fui verificar o que consta no regulamento e, na verdade, o mesmo não se encontra da mesma forma, foi alterado e agora está bem explícito que o primeiro do ranking jogará com o vencedor dos jogos da pré-eliminatória com o menor ranking.
Para que não restem dúvidas do que digo, e dado que aqui não é possível publicar fotos, publicarei no final do texto a versão que recolhi durante a semana passada, e aquela que se encontra lá neste momento.
E agradeço a chamada de atenção.

Luis Canongia Costa disse...

Olá Manel, atenção que www.superxv.com é um site privado que nada tem a ver com a SANZAR, e que gosta de nos levar ao engano. O site oficial é www.superrugby.com e o regulamento lá nunca foi alterado. Continuação do bom trabalho!

Anónimo disse...

Esse modelo já existe a alguns anos, inclusive a 2 anos ocorreu exactamente isso, o 3º classificado foi eliminado pelo 6º nos play off, e foram jogar contra o 1º classificado nas meias finais.