19 de julho de 2013

RUGBY EXISTE EM PORTALEGRE E MERECE MAIS ATENÇÃO!

Longe de tudo e de todos, bem no interior do Alto Alentejo, o rugby cresce na cidade de Portalegre, apesar de todas as dificuldades, com falta de apoios a todos os níveis, mas com muito entusiasmo e dedicação.

O Clube de Rugby União de Portalegre, a par do extraordinário trabalho que vem sendo desenvolvido com portadores de deficiência, e de que demos eco nas nossas páginas no passado mês de Maio, tem levado a cabo um trabalho de introdução do rugby aos jovens de Portalegre que nos interessa agora conhecer.

Francisco Barbado é um dos fundadores do CRUP e seu presidente desde o início, e hoje vamos procurar saber mais alguma coisa sobre ele e sobre o clube alentejano.


Mão de mestre: Quem é o Francisco Barbado, onde nasceu e onde vive, o que faz na vida "civil" e no rugby?
Francisco Barbado: Tenho 32 anos, sou natural de Portalegre, e arquitecto de profissão.
Sou presidente da direcção do CRUP desde 2006 (ano de fundação do clube) e treinador dos sub 8, 10, 12,14 e femininos na época passada.

MdM: Como surge o CRUP, em que ano e pela mão de quem?
F.B.: O Clube de Rugby União de Portalegre (CRUP) surge na grande fase de ascensão do rugby português (ante e pós mundial), dando os primeiros passos no ano de 2005.
Enquanto estudantes universitários, alguns jovens hoje ligados à Direcção do CRUP, contactaram com esta modalidade noutras regiões do país. 
Sabendo também da existência de pequenos grupos de praticantes portalegrenses, que ocasionalmente se reuniam para praticar rugby, as condições para o surgimento de um Clube permitiam augurar um bom futuro.
Durante a época 2005/2006 foram realizados diversos “treinos de adesão” a fim de averiguar o potencial de sucesso da modalidade no nosso concelho, e de um primeiro treino com 16 atletas, num curto espaço de tempo a existência de 30 praticantes por treino era regular, o que anunciava que com outro tipo de estrutura, um Clube oficial com melhores condições poderia vingar e permitir assim, uma nova oferta a nível desportivo aos jovens do Concelho.
Os sócios fundadores do CRUP foram: Miguel Elias, Ricardo Silva, Paulo Nunes, João Furtado, Gonçalo Crucho, João Miguéns, Bernardo Matos Rosa, João Matos Rosa, João Vintém, Francisco Barbado.

MdM: Qual foi a actividade do CRUP em 2012-13, em que competições ou convívios participou, que escalões apresentou e quantos atletas por escalão?
F.B.: Na época 2012-2013, o CRUP fez-se representar no Campeonato Nacional sub-18, nas Jornadas de 7´s sub-14, nos Convívios nacionais de rugby juvenil e em algumas jornadas de 7´s femininos.
Esta época, desde 2006, foi a que teve menos atletas inscritos na FPR, actualmente creio que temos aproximadamente 50 atletas federados, distribuídos pelos escalões sub 10, 12, 14, 16, 18 e femininos

MdM: O CRUP recebe algum apoio da autarquia e tem alguma colaboração com as escolas da cidade?
F.B.: Não, desde 2011 que o clube não recebe nenhum apoio financeiro da autarquia, no entanto convém salientar que a autarquia nos cede a titulo gratuito, o espaço da sede e o campo onde treinamos e jogamos.
Relativamente às escolas desde inicio que existe uma forte relação, nomeadamente nas acções de sensibilização (em parceria com a ARS), na Expo-escolas e junto dos alunos das turmas de desporto do Secundário.

MdM: Quem foram os treinadores do CRUP na época que terminou?
F.B.: Francisco Barbado (sub 10, 12, 14 e femininos)
André Delicado e Ricardo Mourato (sub 16 e 18)

MdM: O que se prevê que venha a acontecer em 2013-14? Que escalões vai apresentar?
F.B.: Creio que será um ano de consolidação, vamos tentar solidificar a base do clube para que nos próximos anos, haja sempre a garantia da continuidade, ou seja, vamos captar mais jovens para os escalões sub 8, 10, 12, 14 e 16.
Este será o primeiro ano em que temos um escalão (o de sub-16) em que 90% dos atletas começaram no clube nos escalões sub 8 e 10.
Esta época vamos ter sub 8, 10, 12, 14, 16 (este escalão é uma forte aposta) e estamos a estudar a continuidade dos sub 18, ainda não sabemos se temos atletas suficientes para formar equipa, a maior parte da equipa do ano passado já era de 2º ano e em Setembro vão estudar para fora, não existindo sequer a possibilidade de considerar a hipótese de ter um escalão sub 21.

MdM: Que acções de divulgação o CRUP vai levar a cabo, e onde?
F.B.: Vamos tentar estar presentes em todas as escolas da cidade logo
nos primeiros dias de aulas, distribuindo flyer´s com toda a informação do clube/modalidade, vamos promover algumas acções de sensibilização dentro das escolas, durante as aulas de educação física e nos jardins da cidade.

MdM: Quando vamos ter equipas do CRUP a disputar as competições nacionais, nomeadamente nos escalões sub-16, sub-18 e seniores?
F.B.: Os sub 18 há quatro anos que participam no Campeonato Nacional, os sub 16 vão fazer a sua estreia este ano e os Seniores é mais complicado, por motivos académicos/profissionais muitos acabaram por sair de Portalegre...é uma realidade difícil!!! 
Mas que gostaríamos de um dia voltar a realizar!

MdM: Quando jogam em Portalegre, onde jogam?
F.B: Os treinos são 3ª,5ª e 6ªfeira, das 18h-19h (sub 8, 10, 12, 14 e femininos), das 19h-21h (sub-18), no Estádio Professor Eduardo Sousa Lima, em Portalegre.

MdM: Quem quiser juntar-se ao CRUP, iniciar ou continuar a praticar rugby, onde se deve dirigir e com quem deve falar?
F.B.: O nosso site www.crup2006.com terá toda a informação actualizada no inicio de Setembro e alguma dúvida que tenham basta enviarem um e-mail para  geral@crup2006.com.

Sem comentários: