21 de julho de 2013

SETE BOLAS CURTAS


O J.P. Morgan Premiership Rugby 7s Series serão disputadas nos dois primeiros finais de semana de Agosto, com as equipas divididas em três grupos de qualificação disputados no dia 1 de Agosto no campo do Gloucester, no dia 2 no campo dos Northampotn Saints e no dia 3 no campo dos Saracens, com as finais a terem lugar a 9 de Agosto em Bath, e este é o único evento que se disputa com a participaçaõ das 12 equipas que disputam a premiership inglesa. O London irish foi o vencedor do último ano, batendo na final o Gloucester por 33-28.

O Circuito Asiático de Sevens de 2013 terá início no final de Agosto, em Kuala
Lumpur, tendo outras três etapas que serão disputadas em Bangkok em 21/22 de Setembro, em Mumbai a 12/13 de Outubro e finalmente (por confirmar) no Dubai em 2/3 de Dezembro. Note-se como curiosidade que os Emirados Árabes Unidos enviarão ao Circuito, pela primeira vez, uma equipa apenas constituída por jogadores naturais dos Emirados, já com os olhos postos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de acordo com os regulamentos Olímpicos que apenas admitem a representar um país, portadores de passaporte emitido por esse país.

O Quénia é o primeiro candidato a organizar uma nova etapa das Séries Mundiais de Sevens a sair dos tacos e o primeiro passo nesse sentido é a organização do Safaricom deste ano, no mês de Setembro, que a Federaçção Queniana garante que vai ser um enorme sucesso, dentro e fora do campo, além de ter garantida a presença de uma grande nome do rugby – sobre o qual é mantido segredo absoluto - que deverá ser o primeiro de uma série de poderosos personagens a serem cativados para apoiar a candidatura do Quénia a integrar o Circuito Mundial da IRB.

A Rússia venceu os torneios de sevens da Universíada de Kazam, derrotando, no
masculino a França na final por 29-19, a Grã-Bretanha ficou com o terceiro posto, batendo a África do Sul por 31-14 e a Geórgia venceu a Bowl batendo o Canadá por 26-16, enquanto no feminino as russas bateram a Itália pelo título por 30-10, o Canadá venceu a Grã-Bretanha por 36-0 pelo terceiro lugar e a China venceu a Bowl batendo a Ucrânia por 19-15. As equipas russas eram constituídas praticamente pelos mesmos jogadores que estiveram no Mundial da modalidade em Moscovo no final do mês passado.

Realiza-se no primeiro fim de semana de Agosto em Cali, na Colombia, a última edição do torneio de sevens dos Jogos Mundiais, já que com a admissão aos Jogos Olímpicos os sevens deixarão de ser disputados nestes outros Jogos, com a participação de oito equipas, divididas em dois grupos de apuramento, incluindo o primeiro Canadá, Colombia, Hong Kong e África do Sul, e o segundo grupo com Argentina, Brasil, França e Uruguai. Recorde-se que Portugal participou nos Jogos Mundiais em 2009 chegando à final onde perdeu para as Fiji por 10-43, depois de ter batido a Argentina na meia final.

Dos 16 eventos multi-desportivos internacionais que se realizam ou realizaram em
2013 o rugby esteve ou estará presente em apenas cinco – Universíadas, Jogos Mundiais, Jogos Asiáticos da Juventude, Mini Jogos do Pacífico e Jogos Bolivarianos – sendo de notar em especial a sua ausência nos Jogos Mediterranicos que se disputaram em Junho na Turquia, nos Jogos da Francofonia que terão lugar em Nice, França, em Setembro, e nos Jogos da Lusofonia que se disputarão em Goa no mês de Novembro, sendo de realçar a inclusão pela primeira vez nos Jogos Bolivarianos. Quem sabe no futuro serão incluídos nos Jogos da Lusofonia.

Acompanhando o crescimento dos sevens no mundo, a IRB nomeou Seleccionadores de Árbitros (Referee Selectors) para os hemisférios norte e sul, para os homens e para as mulheres, tendo as escolhas do norte recaído no americano Patrick McNally, no masculino, e no escocês Bob Easton, no feminino, enquanto para o sul os escolhidos foram o neozelandes Vinny Munro, e o sul-africano Banks Yantolo, respectivamente para o sector masculino e para o sector feminino, tendo o patrão dos árbitros da IRB, Paddy O’Brian, afirmado que estas nomeações são um passo no sentido de fazer a arbitragem acompanhar a evolução dos sevens.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro MDM

Desculpe a ignorância, pq Portugal n jogou as Universiadas?

Obg

Anónimo disse...

pq o Governo não quis. Não achou estrategicamente interessante. Foram outras modalidades...