11 de julho de 2013

LINCES E LOBOS EM ACÇÃO

Depois da desistência de Manchester na organização de uma das etapas do Grand Prix Sevens de 2013, a competição ficou reduzida a dois fins de semana, dos quais um já teve lugar - em Junho, em Lyon - e o outro se realizará em Bucareste nos dias 21 e 22 de Setembro.

Depois de uma participação menos feliz em Lyon, os Linces estão praticamente afastados dos primeiros lugares, mas espera-se que mesmo assim haja uma recuperação da equipa - já dirigida por Pedro Netto? - que signifique uma presença nas Séries Mundiais, que começam nos dias 13 e 14 de Outubro, na Austrália, mais estruturada...

Nesta segunda e derradeira etapa do GPS, Portugal (5) está incluído no Grupo A juntamente com Inglaterra (1), País de Gales (4), Roménia (8), Itália (9) e Geórgia (12), enquanto o Grupo B será composto por Rússia (2), França (3), Escócia(6), Espanha (7), Alemanha (10) e Ucrânia (11) - entre parênteses, a posição actual no ranking da competição.

Quanto aos Lobos, ainda nada se sabe de oficial sobre o que se passará em Novembro, embora corram rumores de jogos contra o Quénia e o Zimbabwé, com maior ênfase no primeiro, mas já se conhecem as datas e locais de realização dos jogos do Europeu das Nações, em 2013.

Portugal disputa o jogo da primeira jornada contra a Roménia, no dia 1 de Fevereiro em Ploiesti, uma cidade a 56 quilómetros de Bucareste, cerca de uma hora de caminho da capital, e de acordo com o que se diz, o jogo não será em Bucareste no Arco do Triunfo - aliás como nenhum dos outros jogos que a Roménia realiza em casa em 2014 (Portugal, Espanha e Bélgica) - pois o Estádio Nacional Romeno deverá passar por uma grande reforma.

Uma semana depois, a 8 de Fevereiro, os Lobos recebem a Geórgia em Lisboa, para irem jogar a Bruxelas, com a Bélgica em 22 de Fevereiro.

Os dois últimos jogos de Portugal serão disputados frente à Rússia na já nossa conhecida cidade de Sochi, no dia 8 de Março, encerrando a participação na competição em 15 de Março, defrontando a Espanha, de novo em Lisboa.

Recorde-se que Portugal terminou a prova de 2013 na quarta posição, com sete pontos, atrás da Rússia com 14 e à frente de Espanha e Bélgica, ambas com cinco, e que o apuramento para o Mundial de 2015 faz-se com base no resultado acumulado dos dois anos (2013 e 2014), sendo as duas primeiras classificadas nessa tabela conjunta apuradas directamente para Londres.

A terceira colocada será repescada e irá defrontar a equipa repescada da zona África.
A vencedora deste jogo enfrentará a vencedora das repescadas da América e da Ásia, conquistando o 20º e último lugar no Mundial.

Foto: Aguinaldo Vera Cruz/Rugby Photo Store, M. Galaor/FIRA-AER