29 de julho de 2013

RUGBY EM ELVAS COM BADAJOZ À VISTA

Foi há mais de 40 anos que um grupo de miúdos fez a bola de rugby mexer em Elvas, e desde então, apesar de terem jogado com diversos emblemas ao peito, os elvenses têm mantido a modalidade em actividade, com altos e baixos, mas sempre com uma enorme vontade e com o espírito que é próprio do nosso jogo.

Clube Elvense de Natação, Académica de Santa Luzia, Sporting de Campo Maior ou Universidade de Badajoz - a provar que os caminhos que ligam os dois lados da fronteira vão bem mais longe que a mera movimentação de mercadorias, ou as escapadas para uns copos do lado de lá, por veredas e pistas fora da vista das gentes de fora - foram alguns daqueles emblemas, que conduziram os rugbistas elvenses desde os tempos do Francisco Bagulho até aos nossos dias e ao jovem Rugby Clube de Elvas.

O Mão de Mestre foi agora conversar com o actual presidente do clube, João Henriques, o Patinhas, que nos ajudou a compreender o que se passa com o rugby na cidade raiana.

Mão de Mestre: Quem é o João Henriques, o que ele faz no rugby e fora do rugby?
João Henriques: Actualmente sou o presidente do RC Elvas e treinador
dos sub-18, profissionalmente sou um pequeno empresário.

MdM: Onde nasceste e quando?
J.H.: Nasci em Elvas e tenho 53 anos

MdM: Com foi o início da tua ligação ao rugby?
J.H.: Iniciei a minha actividade no Rugby com 12 anos no Clube Elvense de Natação, onde joguei nos escalões de formação.
Afastado do Rugby durante algum tempo, regressei à modalidade já na Académica de Santa Luzia. 
Na década de 80 por falta de financiamento e para dar continuidade à pratica do Rugby, a equipa foi jogar para Campo Maior, a 18 Km, integrada no Sporting de Campo Maior, iniciando aí a modalidade, onde subimos à primeira divisão, (escalão máximo do rugby nacional nessa altura). 
Posteriormente o Sporting de Campo Maior terminou com a modalidade, e como em Elvas continuamos sem os apoios necessários, fomos jogar para Badajoz com o nome de RC Elvas-Universidade de Badajoz e jogávamos no campeonato português com a equipa A e a equipa B jogava no campeonato espanhol, o que originou uma grande amizade entre os dois clubes.
Com o fim de o apoio da Universidade à modalidade, o rugby volta para Elvas, onde joguei até aos 39 anos, por questões de saúde tive de abandonar a prática desportiva. 
Enquanto jogador de rugby fui alcunhado de "Patinhas", nome como ainda hoje sou conhecido.

MdM: O RC Elvas tem participado no Campeonato Nacional da 2ª Divisão com algumas interrupções, mas a ideia que ficou do que se passou este ano, é que parece estarmos numa fase de consolidação da equipa.
J.H.: O rugby em Elvas, como qualquer pequeno clube e província tem passado por períodos bons e períodos menos bons, a partida dos nosso jogadores para as universidades onde vão estudar, talvez seja o factor que mais prejudica a continuidade da equipa.
Na época passada apenas tínhamos oito jogadores a viver em Elvas, os restantes juntavam-se à equipa nos dias dos jogos, os treinos eram os jogos, só com um grande esforço e determinação dos atletas foi possível terminar a época. 
Para a próxima época contamos com mais 10 atletas, que subiram a sub-21 que em principio ficarão em Elvas, poderemos assim construir uma equipa forte e coesa, que irá treinar em conjunto.
Apesar de sermos uma equipa muito jovem, estaremos presente no campeonato da II divisão e tentaremos ficar no topo da classificação.

MdM: Que escalões de formação tem o RC Elvas, e que actividade esses escalões tiveram na época que terminou?
J.H.: Na última época o clube entrou no campeonato nacional de sub-18 B, não nos foi possível ter participado no campeonato sub-16, pois no início da época não tínhamos o número suficiente de jogadores para nos podemos comprometer. 
Na segunda fase do campeonato a equipa sub-16 passou a acompanhar a equipa sub-18 e fez os jogos. 
Quanto aos escalões de formação acompanhavam os sub-18 quando as equipas adversárias tinham também equipas de formação. 
Para a próxima época vamos participar nos campeonatos nacionais de sub-16 e sub-18.
Quanto aos sub-14, vai ser muito difícil participar, pois os torneios de inverno e primavera são maioritariamente em Lisboa, tornando-se este escalão, com o maior número de deslocações, muito dispendioso, neste momento o clube não tem orçamento para tal competição. 
Nos outros escalões de formação iremos participar nos encontros regionais.

MdM: Quantos jogadores estão em actividade no clube? O que tencionam fazer para captar mais jogadores?
J.H.: O clube tem inscritos na Federação Portuguesa de Rugby 83 jogadores, apesar de termos mais que não foram inscritos, por terem iniciado a modalidade mais tarde - recebemos muitos atletas que quando terminam a competição noutros desportos vêem até ao rugby a experimentar e sempre vão ficando alguns. 
Para a próxima época vamos manter a competição entre cursos e entre turmas, o que é uma forma de divulgar a modalidade e sempre conseguimos alguns jogadores.

MdM: Quem foram os treinadores em 2012-13?
J.H.: Esta época os treinadores foram;
Escalão de formação Jorge Nascimento e eu; 
Sub-16, sub-18 e seniores Luís Machado, (capitão da equipa).

MdM: Como é financiada a actividade do clube?
J.H.: O clube é financiado sobretudo pela autarquia e pelas quotas dos sócios.

MdM: Onde disputam os seus jogos?
J.H.: Os jogos e os treinos são realizados no Campo de Atletismo de Elvas.

MdM: Depois das duas últimas épocas, em que o Elvas participou na 2ª Divisão, quais foram as lições que tiraram dessa participação? O que tencionam fazer na próxima época?
J.H.: Provamos nestas duas épocas passadas que é possível ter equipa de seniores e poder dar continuidade ao rugby. 
Quando fui eleito para presidente, há três anos, comecei a contactar os antigos atletas, mas poucos acreditaram no projecto e ainda hoje, ao final de duas épocas, ainda estão muito reticentes e não colaboram com a equipa .
Para as próximas épocas iremos aumentar muito os escalões de formação e o rugby feminino e para tal o clube enviou para formação 5 atletas ao curso de treinadores grau 1.
Uma lacuna deste clube foi nunca ter apostado na formação de treinadores deixando ao acaso estes escalões.
Agora é possível ter um treinador por escalão.

MdM: Quem quiser jogar rugby em Elvas, o que deve fazer, onde se deve dirigir e quando?
J.H.: A partir de 19 de Agosto pode dirigir-se ao Campo de Atletismo de Elvas a partir das 18.00 horas estará lá sempre um responsável do clube, ou pela nossa página no Facebook.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom Dia

Gosto bastante destas reportagens que estão a ser feitas sobre os clubes de rugby das divisões inferiores.
Estas reportagens têm a boa característica de dar a conhecer qual o estado dos clubes e do rugby nacional. Quando se fala em ir ao Mundial e aos Jogos Olímpicos e quando se exige "mundos e fundos" das nossas selecções seria melhor olhar para o nosso rugby e perceber que aquilo que se consegue fazer no topo é excelente porque a base de recrutamento é relativamente pequena.

Em minha opinião é tão importante apoiar as selecções como o é apoiar estes clubes, ajudá-los a sensibilizar as autarquias, ajudá-los a divulgar o Rugby pois esta é também uma maneira de aumentar o numero de praticantes e a única de difundir o rugby e implantá-lo em todo o território nacional.

Quando se fala num Groundlink Caldas, na sua aposta na semi- profissionalização e criação dum projecto profissional, ou mesmo quando se fala em clubes com projectos mais modestos como o Direito, temos também que falar e pensar nestes clubes.

Será bem mais difícil ser dirigente ou treinador de um destes clubes do que de clubes de topo, por isso todo o meu carinho a estes clubes e aos seus dirigentes e seus treinadores porque deles depende em grande medida o sucesso do rugby nacional.

Anónimo disse...

O Colégio de Santa Luzia não esteve uns anos no escalão máximo de séniores?

Qd jogavam em Campo Maior, o clube não era o Campomaiorense?

Anónimo disse...

O Colégio que existe no bairro de Santa Luzia chama-se Colégio Luso - Britânico e nunca teve qualquer actividade desportiva em competições oficiais .Existia a Associação Académica de Santa Luzia que tinha a secção de Rugby ,mas nunca chegou ao escalão máximo da modalidade .
Em Campo Maior o clube era o Sporting Clube Campomaiorense .

Anónimo disse...

Parabéns ao MdM sobre estas reportagens dos vários clubes espalhados por esse Portugal.

Quanto ao rugby em Elvas, a data inicial da sua prática na cidade remonta a 1972, tendo sido celebrado o ano passado o 40º aniversário.

Com altos e baixos, o rugby elvense teve sobretudo grandes equipas nos escalões de juvenis e juniores, de onde surgiram alguns internacionais.

A par dos apoios, o grande problema foi sempre a subida aos seniores, com a maior parte dos jogadores a deslocar-se para Lisboa e outras cidades para estudar e acabar por se fixar em clubes locais.

Mudando de assunto:

- MdM, para quando um artigo sobre as entrads e saidas nos plantéis das equipas da Divisão de Honra?

- Para quando um artigo sobre a situação na FPR, onde se sucedem as demissões de Vices, perante o regime ditatorial do Presidente? Seria interessante o povo do rugby saber das peripécias e histórias que se contam por aí...