30 de julho de 2013

PORTUGAL JOGA NO BRASIL EM NOVEMBRO

Portugal vai defrontar o Brasil em São Paulo, no próximo dia 15 de Novembro, naquele que será o primeiro encontro entre as respectivas seleções principais, e que se espera venha a ser repetido com regularidade.

Estão de parabéns as entidades reguladoras do rugby nos dois países, esperando-se que saibam ainda aproveitar a ocasião para divulgar seriamente a modalidade junto da enorme comunidade portuguesa de São Paulo e de todo o Brasil.

Acreditamos que este desafio poderá representar a melhor ocasião de penetração na juventude brasileira alguma vez proporcionada por um único
encontro, restando saber se as ações que rodearão o evento serão ou não as mais adequadas.

Quanto ao jogo em si, poucos duvidarão da superioridade da equipa lusitana, apesar de se desconhecer se poderá ou não contar com a brigada luso-francesa, ultrapassando a resistência dos clubes gauleses e as suas subtis - nem sempre... - habilidades de escapar ao que a IRB determina sobre o assunto.

Os Tupis, que defrontam pela primeira vez na sua história uma equipa representativa europeia (cf. em Brasil Rugby), têm demonstrado uma grande preocupação em criar condições para o crescimento das equipas nacionais brasileiras, e este deverá ser um primeiro passo na tentativa de conquistar espaço para defrontar mais equipas posicionadas na zona do ranking onde se encontram Portugal e Uruguai.

O Brasil defrontou anteriormente três equipas europeias - mas nenhuma delas representativa - os Great Britain Lions, em 1936, um XV de França em 1974 e em 1985, e a France Federal por duas vezes em 2009.

Além destes encontros, com equipas de fora do continente sul-americano os brasileiros defrontaram a Trinidad & Tobago em cinco ocasiões, vencendo em quatro delas em jogos a contar para a fase de qualificação dos Mundiais de 1999 (0-41), 2003 (11-10 e 9-0) e 2011 (24-12), o Quénia (D. 25-27), Hong Kong (D. 3-37) e os Emirados Árabes Unidos (V. 66-3) em 2011, no Nations Cup dos Emirados, e o México em Abril deste ano, vencendo os dois encontros realizados (50-14 e 76-5).

Todos os restantes encontros realizados pelo Brasil foram contra equipas sul-americanas, e no total disputaram-se 117 jogos, com 47 vitórias brasileiras, 1 empate e 69 derrotas.

Portugal tem um histórico bem mais diversificado (cf em Portugal XV), e já
defrontou outras equipas sul-americanas - Argentina Jaguares em quatro ocasiões (1V-3D), Chile em três vezes com três vitórias, e o Uruguai em 10 ocasiões, vencendo três e perdendo sete.

Em 2012 os Lobos visitaram as cidades de Montevideo e Santiago do Chile, vencendo na primeira por 32-25 e na segunda por 28-22, e no conjunto Portugal já disputou 234 (o dobro do Brasil) jogos internacionais, vencendo em 93 ocasiões, empatando por 13 vezes e perdendo em 128.

O Mão de Mestre, que anunciou a realização deste jogo em primeira mão, fará a cobertura integral deste desafio histórico, que a CBRu já confirmou mas a FPR ainda não.

4 comentários:

Anónimo disse...

A iniciativa da organização deste jogo partiu da IRB, e a CBRU e a FPR, depois de muita conversa chegaram a acordo para a sua realização, apesar das dificuldades quanto às questões relativas a grana.
Agora vamos ver se o investimento será recompensado...

Ignatius disse...

Gostava de ver o rugby de 15 a ser jogado nos jogos da lusofonia...........

Anónimo disse...

Este seria um excelente jogo para testar outros jogadores que normalmente não são vistos nas selecções (não por falta de mérito mas por não estarem no clube certo), seria um excelente jogo para a FPR mostrar que está atenta ao Rugby Nacional e assim juntar-se ao MDM e contribuir para a divulgação do Rugby Nacional (em vez de ir buscar 90% dos jogadores sempre aos mesmos clubes e sempre da mesma região), seria uma oportunidade para esta direcção e sobretudo esta equipa técnica se demarcar de um certo clube e de se demarcar do facto, real, de só assistir a jogos em Lisboa (Os torneios de Sevens passaram ao lado do Seleccionador Nacional actual, facto que é para mim incrível e revelador da pouca consideração que ele tem pelos clubes de fora de Lisboa).
Digo SERIA porque é evidente que mais uma vez será a "Corte de Lisboa" a ir até ao Brasil e esta Equipa Técnica, temo que bem direcionada por algum clube, não irá contribuir em nada para o Rugby Nacional, não irá ver os clubes de fora de Lisboa e por isso serão sempre os mesmos a dar, conforma a conveniência de um clube os jogadores.

Anónimo disse...

Portugal tem, sim, que se preocupar em levar uma equipa forte e rotinada ao Brasil. Encarar o jogo como um teste e com competitividade, por parte dos jogadores, na luta pelos lugares no XV inicial. Caso não faça isso será um desrespeito pelo Rugby, pelos adeptos e pelo adversário. Dar oportunidade é a quem merece, quem trabalha e mostra valor. Não se deverá dar oportunidades apenas para ser diferente. Por muito que critiquem (e eu não sou de Lisboa nem joguei em Lisboa) os melhores jogadores e com mais tempo e condições para se dedicarem á modalidade estão em Lisboa. Devem ser dadas mais condições aos outros clubes (fora de Lisboa) para também subirem o nível dos jogadores mas a realidade actual é que os melhores jogadores estão em Lisboa e fora de Portugal. O selecionador tem que escolher os melhores, o trabalho de fundo a ser feito na modalidade e nos clubes portugueses não é responsabilidade imediata dele.