4 de fevereiro de 2013

VITÓRIA DO SETÚBAL GARANTE FASE FINAL

A vitória do Setúbal no jogo contra o Loulé - em atraso da 10ª jornada - definiu o quarto participante na fase final do título nacional da 1ª Divisão.
O Vitória de Setúbal junta-se assim ao Montemor, ao Évora e à Lousã, para que se decida o campeão da Primeirona, que subirá à Divisão de Honra.
Em Coimbra jogou-se o outro encontro adiado - da 8ª jornada - que pôs Santarém frente a Agrária, e terminou com a vitória dos visitantes que jogaram em casa por 10-0, e a Divisão está agora com o relógio certo e 11 jornadas completadas.

SETÚBAL 28-13 LOULÉ (3-1)
O resultado pode fazer crer que foi fácil a vitória dos sadinos, mas a verdade é que o equilíbrio foi a nota dominante da primeira parte, e o resultado ao intervalo de 6-3 favorável aos donos da casa, são disso reflexo.
No segundo tempo o Setúbal esteve melhor, aproveitou as oportunidades que teve para marcar e o resultado foi-se dilatando. Note-se que o Loulé ainda empatou, logo no começo do tempo complementar, mas o Setúbal reagiu bem e, marcando o primeiro ensaio aos 50 minutos, não mais parou e conseguiu ainda mais dois antes de levantar o pé do acelerador.
Um resultado justo, que assenta bem na melhor das duas equipas ao longo da prova.
O Loulé não soube aproveitar as oportunidades que criou ainda na primeira parte e veio a sofrer as consequências disso, restando-lhe agora preparar-se para a luta da manutenção.

SANTARÉM 0-10 AGRÁRIA (0-1)
As duas equipas mais fracas da divisão encontraram-se naquela que poderia ser a desforra dos cavaleiros pela derrota sofrida na primeira volta, mas a verdade é que os charruas não permitiram que isso acontecesse e ultrapassaram o adversário não só no resultado do dia mas também na tabela classificativa, onde os escalabitanos empunham agora lanterna vermelha.
As duas equipas têm agora a difícil tarefa de lutar pela manutenção, juntamente com o Loulé e o Caldas, e, neste momento, tudo indica que a decisão da descida ficará entre elas.

É uma pena que a estrutura competitiva da Segundona esteja no estado em que está, porque é uma lástima saber que uma equipa da Primeirona será rebaixada e terá que atravessar um deserto que em nada vai ajudar a elevar o nível médio do rugby nacional.

Talvez seja altura para fazer à Primeirona o que se fez à Divisão de Honra, aumentando o número das suas equipas para 10, sem despromoção e com a subida das duas primeiras da Segundona.
Repare-se que no caso da DH, a equipa beneficiada com a não despromoção se encontra agora na quinta posição, o que significa que a sua manutenção foi acertada.
Acredito que se o mesmo se aplicar na Primeirona, chegaremos à mesma conclusão no final da próxima época.

Consulte os quadros de resultados e a classificação atualizada aqui.

Foto: Teresa Vitorino e Albuquerque Afonso

5 comentários:

Anónimo disse...

boa noite, mão de mestre. pode-me dizer a que se deve a paragem do campeonato da I divisão no próximo fim de semana? obrigado desde já.

um abraço,
joão dantas

Anónimo disse...

O tal departamento de provas de que tanto fala o MdM que não funciona, nem funcionou. Tudo feito em cima do joelho. Uma vergonha. Estão parados centenas de atletas, à espera que a Selecção jogue.

Jonas Stilwell disse...

ainda estou a digerir o jogo (?) do Santarém...

quanto ao aumento da Primeirona, concordo completamente o qual deveria ser efectuado já esta época. o rugby nacional só teria a ganhar!

abraços

Anónimo disse...

ouvi dizer que a 1ª ia passar a 10 no proximo ano, que subiam 2 e nao descia nenhuma.
ou porque nao fazer uma final four (meias finais e final) ou um jogo entre os ultimos da 1ª e os melhores da 2ª decidindo quem fica onde? será que o santarém/agrária/loulé/caldas ganhariam aos melhores da 2ª?

Anónimo disse...

Leio o que se tem dito acerca da organização das provas e acho que não tem qualquer sentido o alargamento da 1ª divisão. Senão vejamos:
. já li que o alargamento da honra teve toda a lógica pois o clube que desceria ano passado hoje está em 5º lugar (pois... o último, o Benfica, se estivesse na primeirona iria ter dificuldade em se apurar entre as 4 primeiras da primeira divisão....)
. O alargamento da primeira é porque as melhoras equipas da segunda podem ganhar as piores da primeira (mas se não é isso que se pretende qual o objectivo de haver divisões... se calhar o melhor é ficar tudo numa única divisão).
. Com o alargamento ficaríamos com uma estrutura competitiva muito bizarra, uma pirâmide invertida (muitas equipas no topo e poucas na base).

Será que é isso que se pretende? Será que isso favorece o rugby? Não certamente, pois estaremos sempre a nivelar por baixo todas as divisões. Ao integramos equipas mais fracas nas divisões superiores estaremos a tirar competitividade as mais fortes e com isso a reduzir o seu nível competitivo.

Será que não tem mais lógica voltar a ter as 8 equipas na honra e descer duas para a primeirona? Será que temos equipas suficientes para ter uma 1ª divisão competitiva com 10 clubes? Será que há possibilidade de se jogar/organizar um campeonato da 2ª divisão com meia duzia de clubes?

Penso que a grande questão está nas promoções/despromoções. Acho que deveriam ser promovidas/ despromovidas 2 equipas em cada época e em cada escalão ou então promover uma liguilha no fim da época entre o penúltimo, ultimo da divisão superior e o 2º da divisão inferior, já que o campeão da divisão inferior deve ter sempre acesso a divisão superior. E que se deveria, na pior das hipóteses, manter o figurino actual ou então reduzir a honra para 8 equipas.