3 de fevereiro de 2013

UMA MATILHA COM CORAÇÃO E ALMA!

Um ensaio e três pontapés bem sucedidos não foram suficiente para bater uma Roménia que foi superior durante a maior parte do tempo, acabando por ser um justo vencedor.

Os Lobos bateram-se de uma forma extraordinária, bem organizados na defesa e um coração que evitou até aos 75 minutos a penetração do seu último reduto.

E de tal forma se comportaram que só não venceram por obra do acaso - o que nos teria agradado imensamente, mas que seria um pouco contra a corrente do jogo.

Os carvalhos começaram a todo o gás, instalaram-se na área de 22 lusitana, mas foram impotentes para ultrapassar a linha de defesa dos Lobos que, debaixo do sufoco nunca perdeu a cabeça, cometeu poucas faltas - infelizmente nessas poucas o chutador visitante (Florin Vlaicu) não falhou e foi amealhando pontos - e não se intimidou no combate corpo a corpo.

Portugal, sempre que tinha a posse da bola lá ia afastando o jogo para o meio campo romeno, e Pedro Leal marcou aos 24 minutos os únicos pontos da equipa portuguesa no primeiro tempo, e apenas merece relevo um movimento de contra ataque português já no final dos primeiros 40 minutos.

O intervalo chegou com o marcador a indicar 9-3, o que acabou por ser lisonjeiro para as nossas cores, tanta bola os visitantes tiveram, mas que não conseguiram aproveitar.

Ao intervalo Le Roux ficou no banco, substituído por Vasco Uva que recuperou muito bem de um problema numa mão e entrou com tudo para mostrar que naquela terceira linha está o mais forte setor da equipa portuguesa.

E Portugal entrou no segundo tempo com uma disposição mais ofensiva, que se acentuou com as trocas verificadas na primeira linha, na verdade com a entrada de uma primeira linha completa e fresca, com Tony Martins, Lionel Campergue e Jorge Segurado, ainda antes dos 20 minutos do segundo tempo.

A estas alterações - a que se juntou também a entrada de Tiago Girão - correspondeu o melhor período da equipa portuguesa, que causou muitas dificuldades à formação romena, e que culminou com o ensaio de Julien Bardy, depois de um boa sequência de fases e de superioridade dos avançados portugueses, também no jogo aberto, no perímetro curto - área que a Roménia considerava de sua exclusiva propriedade, mas enganou-se.


Depois do ensaio português, que punha a vitória nas nossas mãos, os carvalhos conseguiram recompor-se e retomaram o controle do jogo acabando por marcar o seu ensaio já aos 35 do segundo tempo.

Os últimos minutos - jogados sem Bardy que foi castigado com um amarelo - viram Portugal a tudo tentar para chegar ao segundo ensaio, mas aí foi a vez dos romenos mostrarem que também sabem defender sem perder a cabeça, e o resultado não se alterou, terminando com a vitória romena por 13-19.

O ponto bónus conseguido pelos Lobos é fraca consolação para as necessidades da equipa em termos de classificação, mas foi bom saber, faltando ainda nove jogos para se decidir quem avança para o Mundial de 2015, que a chamada de Campergue e a estreia de Martins abrem um novo conjunto de opções para a equipa de Errol Brain.

Vamos aguardar com curiosidade quem serão os 23 portugueses que jogarão na Geórgia, já no próximo sábado.

Nos outros jogos da jornada a Rússia venceu a Espanha por 13-9, e a Geórgia não conseguiu mais que uma vitória por 13-17 na Bélgica, o que nos diz que os belgas não vão servir de saco de porrada para as restantes equipas, e que o equilíbrio é a nota mais dominante - todas as equipas derrotadas conseguiram o bónus defensivo, e nenhuma das vencedoras conseguiu o bónus de ataque.

Na classificação seguem na frente Roménia, Geórgia e Rússia, com quatro pontos, e depois, com um ponto cada, Espanha, Bélgica e Portugal.

A segunda jornada da prova terá lugar no próximo sábado com a realização dos jogos Geórgia-Portugal, Roménia-Rússia e Bélgica-Espanha.

Fique com o Boletim do Jogo.


Fotos: Miguel Rodrigues, Júlio Lobo Pimentel, António Simões dos Santos e FIRA-AER

35 comentários:

Anónimo disse...

Temos lobos. Vamos apoiar

Anónimo disse...

Pedro Leal e um jogador extraordinario mas nao e o 10 que os Lobos precisam para a campanha do 6NA. a posse de bola de Portugal talvez nao tenha chegado a 20pc e faz falta um Joe Gardener para colocar o jogo nos 22 do adversario.
Os restantes jogos nao deverao ser diferentes, pelo menos, a Georgia e Russia, que tambem tem varios monstrosinhos na equipa. E necessario encontrar um 10 que consiga ajudar os Lobos a ganharem jogos como o de ontem, onde a posse de bola e pequena.
E, claro, Pedro Leal voltaria para 9, onde pertence, e consegue dinamizar como ninguem o pack dos Lobos.

Anónimo disse...

positivo:
avançados q entraram na 2ª parte, mostraram bom serviço.
luta e entrega ( nao esquecer q os Romenos so conseguiram materializar um ensaio , tantas foram as vezes que se instalaram nos nossos 22m)
Bardy, da gosto ver este homem jogar, é sempre o 1º a dar o corpo às balas.
negativo:
abertura e formação , nao ha entrosamento nem mais valias nessa área, e assim é dificil construir jogo.
Severino, nao tem andamento para jogar pelos lobos, Girão é claramente a 1ª opção.
2ª linha um pouco aquem do q se esperava, penalva por exemplo tinha dado mto jeito.

Anónimo disse...

Perder mais de 1/2 dúzia de touches de nossa introdução é hoje em dia inadmissível a este nível. Estas bolas são das mais "limpas" que o rugby de hoje tem. E admiram-se que tivéssemos tido poucas bolas para jogar!
O Pipas, grande guerreiro e capitão nunca foi bom introdutor, mas ontem.........
Deviam dar hipótese a outro. Todos os atletas tem a sua época e a do capitão dos Lobos já acabou.....a idade, o trabalho, a família.....já não dá!

Anónimo disse...

Grupo de Lobos = ALCATEIA

Anónimo disse...

alguem sabe os resultados dos jogos da dh? no site da fpr so esta a vitoria do cdul...

Anónimo disse...

É preciso é dar os parabéns ao publico de Lisboa que esteve no estádio. Só podem ter morrido 80 pessoas importantes durante a semana, que o publico celebrou 80 minutos de silencio que foi um luxo, de fazer inveja a muitos velorios.
Não comecem a fazer mais jogos em ooimbra(vá lá, vão fazer um aqui) e no norte (no mundial universitário no bessa que era uma competição a "brincar" o publico vibrou como nunca.)
Só tias e tiozinhos da Linha a ver os jogos dá nisto. A equipa a precisar da força do publico e só se ouviam moscas. Acordem caramba, activem esse sistema nervoso central, que assim ainda é mais difícil para os nossos Lobos.
Quanto ao jogo notou-se que todos deram tudo o que tinham, que o XV inicial deveria ter uma ou duas mudanças e que os Romenos são realmente um pouco melhores, mas nada está perdido e a Georgia que vi ontem contra a belgica não assustou. Força Lobos

Anónimo disse...

Concordo com o comentário das 11:49. É preciso ver tambem que o nosso capitão já tem 33 anos ( faz 34 este ano), enquanto os outros 2 talonadores que tambem tem jogado nos 2 ultimos anos têm 25 anos (Lionel Campergue) e 23 anos (Mike Barbosa). Para além disso são profissionas de Rugby e jogam num campeonato muitissimo mais competitivo que o nosso ( PRO D2 francesa).

Tudo isso conta. Todo o Rugby Internacional caminha cada vez mais num sentido de profissionalização. Veja-se os nossos 5 adversarios neste ENC.

Torna-se cada vez mais dificil para o modelo do rugby portugues baseado no amadorismo, competir a nivel internacional.

É preciso encontrar soluções para isso. Encontrar uma competição intermedia entre a amadora Divisão de Honra e a Seleção Nacional onde os 30 melhores jogadores a jogar em Portugal pudessem competir num regime cada vez mais proximo do profissional durante todo o ano.

Manuel Cabral disse...

Quadro de resultados das competições nacionais, aqui:
http://www.maodemestre.com/p/jogos-da-semana.html

Anónimo disse...

O profissional quando entrou meteu 3 bolas tortas na touche!!!!
É este amadorismo que é a alma da nossa Seleccção, apoiem-na e deixem os Treinadores fazerem o seu trabalho.
Os poucos romenos que estavam no estádio fizeram mais barulho que nós...

Anónimo disse...

Enfim, fez-se o que se põde contra uma equipa cujo modelo de jogo, muito apoiado nos mauls dinâmicos, nos causa enormes problemas há anos!

Claro que existem muitos aspectos a melhorar, nomeadamente ao nível da touche e da melée, também no entrosamento entre os médios.

Não se pode é andar a treinar com uma equipa e colocar outra a jogar, sem esse entrosamento.

Ficou patente, junto com a equipa de sevens, que não temos mão-de-obra suficiente para ter 2 grupos distintos de jogadores para ter resultados positivos. Que jeito tinham dado o P Leal, Foro e Adérito em Wellington, pois outro galo cantaria. E com isto não estou a fazer uma crítica negativa aos que lá estiveram, se bateram bem, mas denotaram falta de experiência!

Quanto ao comentário de 3/Fev das 17:35, aguardamso ansiosamente para ver o ruído ensurdecedor nas bancadas de Coimbra! Será preciso levar proteção para os ouvidos, para vermos o jogo com atenção?

Anónimo disse...

Se o amadorismo é a alma da seleção tudo bem. Mas então não continuem a falar de idas a mundiais e resultados no ENC. Pois a continuar o amadorismo o nosso lugar será não no 6 nações B mas no 6 nações C ( segunda divisao do ENC).

É que todos os nossos adversários acima e abaixo de nós caminham numa cada vez maior profissionalizacao e no desporto de alta competição não há milagres...

Mas façam como a avestruz e metam a cabeça na areia e continuem a acreditar em algo que cada vez é mais improvavel com o passar do tempo - amadorismo à portuguesa e resultados a nivel internacional...

Anónimo disse...

pois claro que somos amadores! aqui ainda ninguem teve a coragem de comentar ou criticar aquele que esteve em causa no ensaio da romenia! pois cometeu um erro enorme mesmo infantil!

Anónimo disse...

quem foi? nao vi o jogo, a federaçao nem e capaz de filmar e disponibilizar os videos dos jogos da selecçao pela qual alguns sofrem e outros usam como meio de se notabiizarem socialmente..

Jonas Stilwell disse...

os portugueses provaram que ainda não estão educados para o rugby mal se ouviram... foi decepcionante.
quanto ao jogo dentro de campo, Pipas a errar muito e touche e melee com muito por melhorar e. pontos positivos para os avançados da 2ª parte sempre bastante raçudos e um super Bardy como já nos tem habituado.

abraços

Anónimo disse...

Com uma equipa que esteve junta durante uma semana jogar contra a Romenia e estar a ganhar ate aos ultimos 3 minutos nao foi mau...ha aqui muitos analistas de jogo gostava de os ver dentro de campo!!Antes de falarem informen se e vejam o jogo...ja agora o anonimo das 21h35 está a falar de quem?de quem é o erro infatil que dá o ensaio da Romenia?

Anónimo disse...

A nossa primeira linha que jogou de inicio é uma vergonha nao se mexem e sao fracos nas situaçaoes estaticas de jogo os que entraram na 2ªparte mostraram outro nivel de resto de realçar uma boa atitude da seleçao mas apenas isso.

Anónimo disse...

1º Continuem a falar de profissionalização que vão ver onde vai parar o nosso rugy, parece que não conseguem ver o estado em que está o País, parece que não vêm o estado em que estão as outras modalidades modalidades que seguramente não precisam de 30 jogadores.
2º O Pipas falhou algumas introduções?? e o Profissional que entrou para o lugar dele??? tantaconversa e não fez melhor,
2º Sem dúvida que precisamos de abertura o Pipoca ali é um erro monumental.
3º O anónimo que falha da falha no ensaio da Roménia deve estar a referir-se ao Penha e Costa, não é ajusto a pontar-lhe o dedo, realmente falhou nessa jogada mas estevwe muito bem no resto do jogo, ele talvez pudesse jogar a 10.
4º Para terminar será que é verdade que fomos fazer um estágio a Marcosie para integrar os luso-franceses , gastamos uma pipa de massa (uma brincadeira dessas não cusa menos de 15 mil €) e só lá estiveram 4 ou 5 luso-franceses????

Anónimo disse...

Temos avançados, mas a partir do nº8 é tudo muito fraquinho. Os médios são pequenos de mais, os 3/4 são grandes, mas não são grande coisa! Que saudades dos Lois, Zé Pinto, Duarte C. Pinto, Diogo Mateus, Portela, Pico, Kiki, Aguilas, etc

Anónimo disse...

Começou a circular pelo youtube um vídeo do jogo Bélgica x Geórgia em que os jogadores georgianos agridem repetidas vezes os jogadores belgas numa batalha campal. Será que algum foi expulso. Ou suspenso, Será que a FPR disse algo sobre isso?

Anónimo disse...

Kubriashvili foi expuslso contra a Belgica!!!

Anónimo disse...

ao anónimo das 14:50
queres que os 3/4 brilhem sem bolas?
Quantas tiveram? Poucas, jogaram atrás de um pack que na 1ª parte não deu uma para a caixa em termos de ataque. Na 2ª melhorou um pouco mas as bolas não foram muitas.
Se calhar viste outro jogo.

Anónimo disse...

Vi algures que houve uma expulsão e dois amarelos para os georgianos...

Anónimo disse...

Bem bom para a Georgia só ter sido expulso um...

http://www.youtube.com/watch?v=7zbhG7soDQc

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=PAtFDc3H3RM

De outro angulo.

Manuel Cabral disse...

Anonimo das 16:49
É verdade. Foi ele e o pilar belga, Maxime Jadot, logo aos 3 minutos de jogo!
O árbitro italiano Matteo Liperini não esteve com meias medidas...

Manuel Cabral disse...

Quanto aos amarelos também houve um para cada lado.
Podem ver o Boletim do Jogo aqui:
http://fira-aer-rugby.com/upload/file/1359834201_130202%20ENC1A%20BE%20GE%20Game%20sheet.PDF

Anónimo disse...

Para o que se vê nos vídeos acima referidos uma vermelho para cada lado e um amarelo para cada lado parece me pouco para os Georgianos e muito para os belgas.

Anónimo disse...

Como TODA A GENTE tb acho q o Leal não é abertura (nem formação, na minha opinião). Mas a questão não é essa. A questão é saber-se quem é que poderá ser o nosso abertura com o P. Cabral lesionado, com o C. Pinto indisponível e com os que foram experimentados a não convencerem muito.

P. e Costa? Talvez. O que não vale a pena é dizer-se "esse não, o outro nem pensar", sem se indicar alternativas.

Anónimo disse...

O avançado da Geórgia que esteve a espancar o ponta belga durante uma data de tempo e não viu nenhum cartão por isso deveria ser citado e castigado.

Anónimo disse...

Anónimo de 4 de Fevereiro de 2013 à0 14:25,

As poucas informações indicam 4 ou 5 luso-descendentes e 1 ou 2 portugueses a jogar em França. Os outros convocados ou não apareceram ou, se apareceram (parece que não), não serviu para nada porque não vieram ao jogo.

O T. Martins e o Campergue não foram convocados para o estágio porque a FPR estava a contar com com os pilares Spachuck e A. Alves e com o talonador Tadjer Barbosa.

Ao que parece a convocatória para o estágio foi feita sem se saber quem poderia/queria ir.

Anónimo disse...

infelizmente nem FIRA nem IRB vão fazer coisa nenhuma contra a Geórgia, não têm coragem e o dinheiro tem muita força, se tivessem coragem havia uma série de jogadores Georgianos que não jogariam contra nós, assim de repente diria que o 1, o 6, o 11, o 5 e o 14 seriam imediatamente suspensos.Não sei qual destes foi expulso mas é muito curto.

Anónimo disse...

O numero 3 foi expulso e não está na convocatória inicial. Os outros acho que estão todos. O numero 6 pelo menos, que foi dar uma coça ao desgraçado do 11 da Belgica nao deveria jogar mais este ano no ENC, mas enfim!!!

Anónimo disse...

É realmente e3scandaloso essa questão do estágio em frança.

Gastam-se mundos e fundos para NADA?
É claro que não ha fotografias do estágio e ninguem fala muito dele.

Mas não há quem fiscalize?
Onde anda o Director Técnico Nacional?
Não tem voto na matéria?
Não pode impedir este esbanjamento de dinheiro que não temos?

Vivemos tempos de impunidade onde tudo é permitido...!
Quero ver quem vai pagar as contas...!

Anónimo disse...

Porque não te calas?