18 de fevereiro de 2013

SPORTING E FCT VENCEM E AUMENTAM A CONFUSÃO!

Com mais de dois terços da prova cumpridos, a confusão é grande na Zona Sul/Lisboa, onde os cinco da frente estão praticamente com as mesmas probabilidades de serem apurados para a Fase Final.

As vitórias de Sporting e FCT vieram reforçar o equilíbrio entre os candidatos, agora com o Beira Mar e a FCT igualadas na primeira posição, Sporting com menos um ponto na terceira, Belas na quarta com menos cinco pontos que o Sporting, mas menos um jogo (contra o Elvas) e o São Miguel a oito pontos dos da frente, com três jogos menos que eles...

Há muito tempo que não se via uma prova assim em Portugal!

ZONA SUL/LISBOA
SPORTING 29-17 BELAS (5-3)
A desforra dos leões sobre os esquilos foi grande e como resultado dessa vitória o terceiro lugar na tabela está nas suas mãos.
A um ponto apenas dos dois da frente, o Sporting tem nas suas mãos tudo o que precisa para chegar aos lugares da classificação, mas ainda vai ter que defrontar a FCT e o São Miguel (dos candidatos rivais), o que torna a tarefa muito delicada.
O Belas não conseguiu parar a superioridade dos leões, com destaque para Ludovic de Almeida e os dois ensaios que marcou, e pagou com juros a vitória da primeira volta, estando agora a cinco pontos do seu adversário de ontem, mas com um jogo em atraso frente ao Elvas, que não se sabe ao certo se virá a ter lugar.
Como ao Sporting, também ao Belas faltam ainda disputar dois jogos contra os mesmos rivais diretos - FCT e São Miguel.


Quanto a Ludovic de Almeida, infelizmente e segundo o próprio jogador, este foi o último jogo que realizou com a camisola do Sporting, já que tendo sido vítima de mentiras nas condições do seu contrato se encontra obrigado a regressar a França.

Esta não é a primeira queixa pública feita por jogadores de origem portuguesa, mas que nasceram e vivem em França, em relação aos clubes que vêm representar a Portugal.
O que é novo é que isso se passe na 2ª Divisão, o nível mais baixo do rugby português...
Seria bom que a FPR averiguasse como está o cumprimento das obrigações financeiras dos nossos clubes, já que por este andar, o dia chegará em que surgirão as recusas de jogadores estrangeiros, ou portugueses vivendo no estrangeiro, em vir representar clubes portugueses, ou mesmo a seleção nacional. A exemplo do que se passa em França ou na Inglaterra, onde as respetivas Federações podem mesmo desqualificar um clube que não cumpra com os seus compromissos.

FCT 11-10* BEIRA MAR (1-1)

Outra desforra de um resultado da primeira volta, se bem que por números mais modestos, mas com resultados de maior expressão na tabela classificativa, já que levou os tecnólogos ao mesmo patamar dos ribatejanos, encontrando-se as duas equipas empatadas na liderança.

Infelizmente também aqui o maior destaque não fica no resultado do jogo, apesar da sua importância, mas sim nos acontecimentos que tiveram lugar no final do encontro, envolvendo o árbitro da partida e uma agressão de que foi vítima.
Começam a ser muitos os incidentes disciplinares que se vão verificando um pouco por todo o país, e que ameaçam criar uma situação generalizada e fora do controle federativo.
Depois do que se passou recentemente em encontros da diversas divisões espera-se que a FPR não fique à espera de acidentes de maior gravidade para tomar a iniciativa de intervir junto dos clubes e dos árbitros - ou seus órgãos técnicos ou dirigentes - por forma a pôr um ponto final nesta treta.
De que servirá ter uma grande seleção nacional, de XV ou de VII, se na base o nosso rugby pode estar podre?

Em relação ao que falta cumprir de calendário para cada uma das equipas,  enquanto a FCT defronta dois rivais direto - Belas e Sporting - já o Beira Mar terá que se encontrar duas vezes com o São Miguel, sendo que o primeiro desses encontros terá lugar já no próximo fim de semana (de acordo com informação que recebemos, apesar do jogo não estar ainda incluído no mapa de marcações da FPR).
Note-se que apenas fizemos referência aos jogos entre os cinco primeiros, mas cada uma destas quatro equipas ainda defrontarão duas das últimas classificadas - no caso de Sporting, FCT e Beira Mar - e três no caso do Belas.
E podem sempre surgir resultados inesperados, para aumentar o grau de dificuldade de adivinhação...

SÃO MIGUEL *22-25 TÉCNICO B (?-?)
Este foi o último encontro do São Miguel que não conta para a classificação, começando agora uma série de sete jogos, dos quais quatro contra rivais diretos - Beira Mar (duas vezes), Belas e Sporting - de cujos resultados deverá sair a clarificação necessária para se encontrarem os finalistas da prova.
E os buldogues têm que recuperar nestes jogos os oito pontos que os separam do topo da classificação,  devendo ter em consideração a conquista de pontos de bónus, que poderão fazer toda a diferença quando chegar a altura de somar tudo e encontrar quem são as duas equipas com melhor pontuação...
Aliás o mesmo se aplica ao Belas, que como o São Miguel, leva apenas três bónus na bagagem...

ELVAS 0-47* ÉVORA B (0-7)
Com seis jogos ainda por realizar, dos quais não é certo se todos terão lugar, o Elvas continua no seu aprendizado ocupando o penúltimo lugar na tabela, com poucas possibilidades de vir a cometer a proeza de atrapalhar um dos cinco candidatos na sua caminhada.
Resta-lhe a consolação de ter vencido o Kellermann por duas vezes, com ponto de bónus numa delas, e ainda ter conseguido um bónus defensivo contra o Técnico B.

OEIRAS *38-7 KELLERMANN (6-1) *


Jogo em que o Oeiras cometeu muitos erros e o Kellermann muitas faltas, aliás como tem sido habitual, o que resultou num encontro algo desordenado.
O Oeiras teve dificuldade em se impôr, como se pode confirmar pelo resultado de 10-0 que o marcador registava ao intervalo.
Um Kellermann aguerrido conseguiu criar problemas à defesa adversária, que acabou por sofrer um ensaio transformado na segunda parte.
Com o decorrer da partida, no entanto, o Oeiras encontrou-se e tomou as rédeas do jogo, acabando por marcar quatro ensaios num curto espaço de 20 minutos.
Nota positiva para a equipa do Cacém que está a melhorar, como os últimos resultados demonstram, mas as muitas faltas que cometem prejudicam a sua evolução.

* Com Luis Sabido

19 comentários:

Anónimo disse...

olà a todos!!!eu so Ludovic DE ALMEIDA.
Para voces comprender isso tudo nao é da culpa do SPORTING mas do antigo presidente que agora ja noa é presidente!!!
Ele nao disse nada a niguem no club, mas a historia é muita longua a escrever!!!!
Voces pode saber que a culpa é do antigo presidente i so delle nao do SPORTING!!!!!!!
Para mas informacoes voces pode me contactar par mail
ludovicrugbi@hotmail.fr

Anónimo disse...

então o Sporting sempre foi buscar uns franceses para ver se dava conta do recado... agora que se vão embora, vamos ver como ficam!

Anónimo disse...

o problema do Ludovic não é com o Sporting mas sim com um único senhor que prometeu coisas e não compriu

Anónimo disse...

E quem é o senhor em questão? Qual o seu nome?

Anónimo disse...

O Sporting não foi buscar frances nenhum, o Ludovic veio para cá para tentar a sua sorte no rugby nacional e o Sporting Rugby dispôs-se a recebê-lo. Obviamente que o seu objectivo não será ficar nesta divisão...

Anónimo disse...

O Sporting deve fazer muita azia a algumas pessoas.. o único francês é o Ludovic e apenas fez dois jogos..

Anónimo disse...

Culpem o vosso presidente e o discurso com que ele cá apareceu.

Anónimo disse...

então o projeto inicial do sporting pode-se dizer que acabou ? não pagam a treinadores, sai o Capitão, saiem jogadores, foge o presidente.. quem fica ?

Anónimo disse...

eu nao so frances desculpa mas so portugues, i so fiz 2 jogos!!!!!!!!!
Meu objectivo é dira com os melhoras i a selecao i ja fiz treino com clubas da 1 divisao espera boas respostas para o proximo ano
Ludovic de almeida

Anónimo disse...

Seria mesmo bom é que os clubes portugueses começassem a pagar aos pportugueses que cá jogam, suando a camisola a troco duma sandocha euns finos. Infelizmente o rugby está se a chegar demasiado depressa ao futebol.
Para mal do melão nqacional

Anónimo disse...

então houve um árbitro que foi agredido e ainda não houve uma tomada de posição da FPR???
que raio de valores são estes? é só para a fotografia??
e o dito clube já fez um comunicado com um pedido de desculpas formal?
santa paciência, batemos no fundo...

Anónimo disse...

Bravo ! Totalmente de acordo !

Anónimo disse...

Não é só nestes jogos que há confusão. Na meia final da taça também o jogo nas OLaias esteve parado para uma expulsão.
Concordo que só quando houver uma situação de extrema gravidade se irão tomar medidas . Já tarde como é obvio.
Mas também com as decisões levianas dos órgãos competentes , outra coisa não é de esperar. Até o dia .

Anónimo disse...

Só existe resumo da zona lisboa?

Anónimo disse...

ir à seleção num clube da 2ª divisão??? um jogador de seleção teria lugar em vários clubes da DH...

Anónimo disse...

Que engraçado esses comentarios quanto á não actuação disciplinar da Federação. Não me digam que querem que a fpr vai inventar boletins de jogo e susbstituir o Conselho de Disciplina.2018

Anónimo disse...

pela maneiro que o conselho de Disciplina atua a sua substituição na integra se calhar seria uma mais valia para o rugby nacional

Anónimo disse...

MdM, há noticias da série Norte/Centro??

Anónimo disse...

Estranho de facto ,ainda, a federação não ter emitido nada a repudiar este tipo de acontecimentos que são claramente contra o espirito e valores que o Rugby. Ainda para mais quando foram tão rápidos a por uma noticia um pouco estranha e também contraria aos mesmos valores que anunciam.
http://www.fpr.pt/noticias/index.asp?pagina=2&opm=25&id=10485&id2=25
Descriminar positivamente é externamente necessário para os lados da Julieta Ferrão e não baralhar ainda mais o que apregoam . Compromisso de valores , quais ?