21 de fevereiro de 2013

PRIMEIRONA EM RITMO DE FIM DE CURSO

Com duas jornadas por realizar, separadas por fim de semana reservado à final da Taça de Portugal, em que nenhuma equipa da Primeirona participa, com tudo resolvido quanto ao apuramento para a fase final da competição, dois jogos chamam a atenção.

Em Loulé os algarvios recebem o Santarém, num jogo que deveria ser no Ribatejo, mas, sem casa a que chamem sua, os cavaleiros lá têm que fazer mais uma longa viagem, para jogarem em casa...lá fora...

Uma coisa é certa - uma equipa que em 14 jornadas joga 13 vezes fora, merece com toda a certeza o nosso respeito...

Respeito que a autarquia não tem tido com a equipa - autarquia que não merece respeito nenhum!

AGRÁRIA - MONTEMOR
Escola Agrária de Coimbra, sábado, 15 horas
Na preparação para a Fase Final, os muflões viajam até Coimbra para mais um jogo só com um sentido, entre a melhor das equipas da divisão e uma das duas piores.

Uma coisa me tem preocupado ao longo dos tempos, e agora ainda mais - como justificar, depois de tantos anos com o melão a rolar nas margens do Mondego, que a cidade não consiga produzir duas equipas competitivas, capazes de lutarem pelos primeiros lugares, quer da Divisão de Honra, quer da Primeirona.
Onde estão as dezenas de milhares de jovens jogadores que passaram pela formação, pelos escalões intermédios, mas depois não aparecem nas equipas seniores?
Como compreender que a mais antiga Associação Regional - ou Comité Regional, como ela se chama - não produza nada que se veja?
Porque para os investimentos feitos, apresentar apenas equipas seniores na Académica, Agrária, Bairrada e Lousã, é muito pouca fruta para tanto trabalho...
E se olharmos para os seus resultados, então ainda ficamos pior.
E não venham com conversas que ainda existe o Tomar e o Caldas, que estão muito a Sul para serem consideradas do Centro, ou o Aveiro, muito a Norte para ser do tal Centro, e, finalmente, porque estamos aqui a falar de Coimbra cidade e não da região Centro.
E se é verdade que a região já teve algum fulgor nos escalões mais baixos - em que se apostou forte desde há quase 40 anos - nos seniores fica até constrangedor olhar para os números, quer de equipas, quer de jogadores...
O resultado deste desperdício de meios humanos e de recursos vê-se na situação da Académica e tentar desesperadamente fugir à integração no grupo da manutenção da Divisão de Honra, da Agrária a demonstrar ser uma das principais candidatas à descida da Primeirona, e da Bairrada a falhar na corrida para o apuramento para a fase final da Segundona...
E vai-se ver no resultado do jogo entre charruas e Montemor, aquilo de que estamos a falar, não esquecendo que na Frigideira, em Novembro, o Montemor venceu por 59-0.

Resta às equipas aproveitarem o jogo deste sábado para se prepararem para a fase final, e também para a última jornada da fase de apuramento, em que os montemorenses recebem o Évora e os charruas viajam até ao Algarve, em jogos bem mais equilibrados do que este promete ser.

LOUSÃ - VIT.SETÚBAL
Estádio José Redondo, sábado, 15,30 horas
Os setubalenses ainda podem ultrapassar os serranos na tabela, e se isso não tem qualquer significado em termos do apuramento, tem muito significado em termos da honra de cada equipa...
O Vitória de Setúbal venceu a Lousã pela última vez em Novembro de 2010 (31-19, em Setúbal) mas este ano, com o apuramento para a fase final do título garantido, a diferença entre as equipas não se mostra muito acentuada, e até se pode dizer que a vitória dos sadinos na Lousã não surpreenderia ninguém...
Claro está que esta opinião também tem a ver com aquela que costuma ser a atitude dos lousanenses quando os seus objetivos estão alcançados, o que é o caso neste momento, podendo muito bem não darem importância ao encontro.
Apenas o fato de o jogo ser no José Redondo pode levar a equipa da casa a querer mostrar que sabe e pode jogar para ganhar, e que a vitória da primeira volta em Setúbal, por 13-25, não aconteceu por acaso.

ÉVORA - CALDAS
Inferno dos Canaviais, sábado, 16 horas
O Caldas melhorou na parte final da prova, e se não foi o suficiente para chegar ao grupo da frente, demonstrou que a chance que teve de permanecer na Primeirona, em virtude do alargamento da Divisão de Honra, se justificou plenamente.
E acreditamos que o futuro será ainda mais risonho para a equipa caldense, que se deverá firmar na divisão, e poderá mesmo, num futuro não muito distante, chegar-se ao grupo da frente...
Mas a sua deslocação ao Inferno dos Canaviais deverá concluir-se com uma vitória dos chaparrros, que estarão já a preparar-se para a fase final e para a luta pelo título e pela promoção à Divisão de Honra - e também para o encontro da última jornada frente ao Montemor, onde o título de campeão do Alentejo está em jogo, com vantagem dos muflões, que venceram o jogo da primeira volta.
Recorde-se que em Novembro, nas Caldas, o resultado foi 12-45, favorável aos eborenses

SANTARÉM - LOULÉ
Campo de Rugby de Loulé, domingo, 15 horas
Quando, na jornada passada, o Santarém pode jogar em Chã das Padeiras pela primeira vez este ano, com poucos jogos para terminar a prova pensou-se que os cavaleiros iriam jogar em casa os jogos em que tinham mando de campo.
Qual quê! Não passou de uma ilusão! E o Rugby Clube de Santarém lá anda de novo, com a casa às costas!
Num jogo em que o fator casa pode ser determinante, a deslocação ao Algarve pode fazer cair a fasquia do jogo para o lado do Loulé que, estando ainda a lamber as feridas da pesada derrota da passada jornada, agradece à Câmara Municipal de Santarém a gentileza...
Recorde-se que na primeira volta, também em Loulé, a vitória foi dos algarvios por 5-0.

Fotos: António Simões dos Santos

12 comentários:

Anónimo disse...

depois de um saco cheio em Montemor aposto numa derrota caseira para o Loulé!

Anónimo disse...

gostava que o santarém ganhasse para além de serem uns autênticos heróis o loulé é quem pratica o pior rugby da primeirona!

Anónimo disse...

uma vitória para os ribatejanos em jeitos de fazer valer a pena a viagem calhava bem!

Anónimo disse...

Se o árbitro não for um dos habituais algarvios que apita os jogos em casa do Loulé, até poderá ser que a sorte do jogo sorria ao Santarém........

Anónimo disse...

subscrevo o comentário das 02:42, o Loulé é quem pratica o pior rugby da primeirona. Impressinonante o nível futebolístico que praticam.

Anónimo disse...

O pior rugby da primeirona..... na minha opiniao é relativo...... Loulé esteve muito mal no ultimo fim de semana, e prova disso é o cabaz que levou,nao sei o que se passou mas penso que o Loulé,do que tenho visto em termos de resultados, é das equipas ( do grupo que irá lutar pela manutencao ) com os resultados menos.... chamemos-lhe " avultados" , em casa, é uma equipa forte na minha opiniao, com algumas lacunas, e principalmente com muita juventude, para mim é uma das equipas que me surpreendeu este ano, teoricamente a equipa mais fraca, pois subiu perdendo na final da segundona se nao estou em erro, consegui dar luta, veremos qual será o resultado, em relacao ao pior rugby da primeirona, acho que todas as equipas tem dias menos bons, se formos por ai, o rugby da Agrária sera assim tao bom estando na posicao onde esta?? Acho que todas as equipas tem hipoteses de se manterem, embora para mim , pelo andar da carruagem e pelo que a tabela demonstra, ache que o Loulé e o Caldas sao as 2 mais fortes, veremos. Parabens ao Santarem por este esforço heroico ao longo desta época,e parabens a todos os clubes que divulgaram o artigo do Santarem, isso sim demonstrou o que realmente é o rugby !!

Anónimo disse...

Nem os árbitros gostam de apitar o Loulé, tamanha é a arruaceirice. Tudo bem que a equipa é jovem, que tem garra que tem vontade que tem essas coisas, mas há mínimos. Convem pelo menos saber as regras (pelo menos as mais básicas) e ter a noção que é um desporto de cavalheiros, não de arruaceiros.

Anónimo disse...

O rugby clube de loule e a equipa com o pior rugby da primeirona??
Sendo assim todas as equipas do grupo da manutenção nem deviriam pertencer a primeirona ja que o loule foi a unica equipa que ainda esteve a lutar pelo tão cobiçado 4 lugar..
Quanto aos árbitros nao gostarem de apitar jogos do loule, esta totalmente enganado pois são estes os primeiros a elogiar a garra e tenacidade de uma equipa tão jovem e com tanta margem de progressão.
Mas no final da época veremos quem e que ficará por ca para ver !!!

Anónimo disse...

Espero bem que o loule amanha ganhe o jogo e mostre mais uma vez a sua raça para calar os campeoes de comentarios e n se esqueçam que rugby joga se em campo nao em blogues

Força Rcl

Jonas Stilwell disse...

nada a ver com vitórias ou derrotas, há equipas que jogam mal e ganham e equipas que jogam bem e perdem. no caso do Loulé vi 2 jogos da equipa este ano e demonstram um rugby demasiado arruaceiro, não sei se têm ou não o pior rugby da Primeirona simplesmente não jogam um rugby agradável para os apreciadores da modalidade.

que o jogo do Loulé seja bem disputado e sem casos. e importante o realce que o Mão de Mestre fez à bravura do Santarém, provavelmente outras equipas nas mesmas condições já teriam desistido.

abraços

Anónimo disse...

Os jogos de hoje mostram as consequências do alargamento da honra: nivelamento por baixo das eqipas da 1.ª; perda de qualidade das melhores equipas que não têm incentivo para treinar pois só têm 3, 4 jogos por anos em que é necessário jogar a bom nível para ganhar.

Anónimo disse...

Ingenuins de 22 de Fevereiro de 2013 à0 02:42 e 23 de Fevereiro de 2013 à0 20:36 , voçes não são raguebistas , senão não aperece estas comentarias . Tenho tudo o respeito para a Equipa de Santarem a onde ainda joga dois amigos velhos meus , tenho tudo o respeito para tudos as equipas de primeirona...pois não chegarem na 1ª sem muito esforço e sacrificio , e stranho os comentarios sobre a equipa de Loulé , que , apesar de ser muito isolado no sul de pais , hoje conseguiram chegar a 5ª lugar . Nivelar a baixo a primeirona - nem por pouco - equipas assim de Caldas , Santertem e Loulé ja melhorarem muito desde subida pela primeirona. Não esquece meus amigos ´it is not he winning , but the takong part , that counts` isso e rugby , um grande abraço , Old school .