9 de fevereiro de 2013

PORTUGAL PERDE NA GEÓRGIA

Apesar de uma exibição que não se via há muito tempo por parte dos Lobos, a derrota frente à Geórgia foi pesada e inglória, fechando em 25-12.

E um ensaio sofrido na última jogada do encontro tirou à equipa portuguesa aquele que seria um mais do que merecido pontos de bónus.

A partida começou com uma enorme surpresa - o árbitro francês nomeado para o encontro não apareceu, perdido algures numa ligação aérea, e foi substituído por um homem da casa...

E se na segunda parte o georgiano com o apito esteve num bom nível, já na primeira metade fez uma arbitragem clínica, com evidente prejuízo para Portugal, em particular no jogo no chão, e nos sete minutos (!!) que deu para além dos 40 que eram previstos...

Começaram bem os caucasianos, com um ensaio transformado aos dois minutos de jogo, a que Portugal respondeu com uma penalidade de meio campo, por intermédio de Pedro Leal, que marcou todos os pontos portugueses.

O intervalo chegou com o resultado de 7-3, e foi progredindo com penalidades para um e outro lado, mas com os Lobos a fazerem a despesa do jogo, apesar da superioridade dos Lelos nas formações.

Aos poucos, a maior capacidade atlética da Geórgia foi sendo mais visível, e, quando tudo indicava que o jogo terminaria com a vitória da equipa da casa por 18-12, e o respetivo bónus para os portugueses, surgiu um tardio ensaio (transformado) que foi um verdadeiro balde de água fria para os portugueses, dentro e fora de campo, e levou o marcador aos finais 25-12.

Agora, com um ponto apenas em dois jogos, Portugal vai ter que vencer os jogos que lhe falta realizar este ano, para se poder manter na corrida da classificação para o Mundial de 2015.

Não esqueça que hoje, às 20 horas de Lisboa, os Linces defrontam as Fiji no Las Vegas Sevens, depois de duas excelentes exibições ontem, com uma devastadora vitória sobre a Inglaterra por 21-5.

13 comentários:

Anónimo disse...

Se Portugal continuar assim, consegue o tão desejado apuramento! Agora é preciso ganhar à Bélgica com ponto bónus! Força.

Anónimo disse...

Sejamos francos!!! O 1o e 2o lugar sao da Georgia e Romenia. O 3o lugar para o playoff esta ao nosso alcance e tem de ser esse o nosso objectivo. Vi uma segunda parte fraquissima da Russia contra a Romenia e das duas umas, ou a Belgica e uma equipa forte ou realmente a Espanha regrediu muito desde o ano passado.
Quanto ao jogo de Portugal, fazer o jogo que fizemos a jogar praticamente so com os 8 da frente foi bem bom. Temos de melhorar muito nos 3/4!!! Agora temos de ganhar os 3 jogos que ai vem, sem margem de erro. E nao ficar obcecado com os pontos de bonus, temos e de ganhar jogos...

Jonas Stilwell disse...

é com jogos como o que vimos hoje que as expectativas de apuramento (via playoff) só podem aumentar.
no rugby não se fala da arbitragem... mas a verdade é que o árbitro fez jus ao seu país!

abraços

Anónimo disse...

Portugal jogou bem com os avançados e com os 3/4, as oportunidades de ensaio falhadas dentro dos 22 metros nao devem voltar acontecer. Com o que se viu nos últimos dois jogos e a melhorar o nível global principalmente as formaçoes, Portugal pode perfeitamente ambicionar os dois primeiros lugares do grupo.uma Boa exibição que há muito não se via.

Anónimo disse...

Grande jogo de toda a equipa, gostei muito dos médios, centros e da terceira linha! Deu gosto ver este Portugal!

Anónimo disse...

Tb gostei e parece-me que um dos dois primeiros lugares está ao nosso alcance. Mas claro, que há uma linha muito ténue (como no anuncio) que nos separa duma boa, duma má exibição. Como diz o outro: tem dias....

Anónimo disse...

Na alta competicao, jogar bem nao chega, e preciso ganhar tambem. Com base naquilo que vimos contra a Romenia e Georgia, os Lobos baquearam na fase final dos 2 jogos, possivelmente quando os niveis de cansaco eram ja muito elevados, pois trataram -se de jogos fisicamente muito exigentes e em que os Lobos jogaram sem posse de bola.

Contudo, estes tambem podem (e devem) ser ganhos, como ja foi conseguido pelos Lobos no passado nao distante. Para isso, e necessario um 10 que consiga gerir o jogo de forma inteligente, dando "patadas" de 50m para a area de 22m do adversario, quebrando assim o impeto ofensivo (e fisico) do adversario, e criando oportunidades para marcar pontos atraves de faltas cometidas pelo adversario, ou de qualquer turnover oportunistico.

Joe Gardener fez exatamente isso quando jogava pelos Lobos. E necessario encontrar um 10 com essa capacidade e libertar Pedro Leal a 9 onde pode ser letal e dinamizar a "matilha" como ninguem.

A Belgica e a Espanha (para nao falar da Russia) tambem tem packs poderosos pelo que e urgente resolver a questao dos medios. Caso contrario, poderemos vir a lutar para nao ter que descer...

Anónimo disse...

Libertar o Pedro Leal para 9??deves perceber imenso de rugby tu para estares a dizer isso..Pedro Leal a unica posiçao q pode jogar é 15..,pode jogar a 9 mas não tem passe para isso e depois um problema maior..é muito individualista para jogar a 9 no que a 15 é muito bom e ele sabe usar isso com espaço quando recebe a bola,para alem de organizar bem a linha de defesa como se viu e ve nos jogos em que ele joga a 15..passando o Penha e Costa para 10(uma opçao)

Anónimo disse...

minha equipa frente a belgica:

1 Fernades
2 Tadjer
3 Martins
4 Dos Reis
5 Uva G
6 Uva V
7 Bardy
8 Girao
9 Marques
10 Ricardo
11 Foro
12 Murray
13 Lima
14 Penha e Costa
15 Leal

16 Correia
17 Alves
18 Murre
19 Penalva
20 Severino
21 Balangue
22 Oliveira
23 Appelton

Anónimo disse...

«Portugal pode perfeitamente ambicionar os dois primeiros lugares do grupo.uma Boa exibição que há muito não se via.»

«Grande jogo de toda a equipa, gostei muito dos médios, centros e da terceira linha! Deu gosto ver este Portugal!»

Epá... mas quem é esta gente??????
Isto só pode estar aberto a malta que chegou ao rugby agora e, que me desculpem, não percebem nada disto.

Mas será que vocês não entendem que cada derrota de Portugal significa muito mais que perda de pontos???

E nos 7's? Será que alguém vai ser responsabilizado pela perda do estatuto de "residente" que se anuncia? É que no plano não desportivo isso pode significar apenas não haver mais dinheiro para a sustentabilidade da selecção. E a não qualificação para o Mundial significa outros 4 anos sem tostões para a sustentabilidade da modalidade em si mesma...

Talvez estejamos só agora a perceber o que queria dizer o mote da candidatura do Amado da Silva: «O Rugby não é só selecção».

Ao menos estivessem os clubes e as competições nacionais num nível superior do que há 3 anos... Também não me parece...

Anónimo disse...

Este ultimo comentario é muito interessante. Vejamos;
- Pede contas ao Engo Amado da Silva pelo facto de deixar de Portugal deixar de ser Selecção residente no circuito mundial de sevens.
Muito curioso quando afinal foi com o actual Presidente que conseguimos essa promoção.
Alem disso parece que os Lobos ainda não deixaram de lado a hipotese da manutenção.
- Que o não apuramento para o Mundial deixaria o rugby nacional na penúria esquecendo-se que esse foi o cenário herdado pelo Engo Amado da Silva, com a agravante de a FPR ter uma dívida brutal. Tambem me parece prematuro atirar Portugal para a disputa da permanencia na 1a Divisao da FIRA. Parece que essa é a vontade de alguns.

Mais importante será saber-se se a actual Direcção e o seu presidente criaram ou não as condições para que as equipas tecnicas e os jogadores se pudessem ter os desempenhos esperados. Parece que não há dúvidas a esse respeito. Tem havido condições como nunca.
Mais importa reconhecer que com a crise economica e financeira actual a FPR continue a aumentar a actividade, nacional e internacional, tenha conseguido aumentar os apoios dos patrocinafores e do Governo.
E quanto a resultados desportivos é o que se sabe com classificaçoes nunca dantes alcançadas nos Sub-18 e Sub-19. Esta é uma realidade que nos devia ajudar a pensar quanto injustas são algumas das críticas agora feitas.
Portugal continua na mó de cima. Vamos ver como acabamos mas o importante é que nestas alturas todos ajudem e não o contrario.
Os Clubes estão piores? Pois é natural estão sem dinheiro e não há estrangeiros.
Finalmente, por muito competente ou incompetente que o actual Presidente seja ele não pode ser o rugby. Mas que o seu Clube e a FPR já muito lhe devem é uma evidencia.
&

Anónimo disse...

Mas será que eu vi o mesmo jogo??? Grande exibição de Portugal??? Mas tá tudo doido ou sou eu o maluco???
Portugal joga rugby de 8, que são os avançados, porque a partir de aí é mentira! Com estes médios é impossivel ganhar qq jogo! Não têm cabedal para este nivel! Se nem o Foro e o Adérito, que são gajos grandes, conseguem passar, o que fazem lá o P. Magalhães e o Pipoca? Nada!!! Não se pode jogar com um nº10 longe da linha da vantagem!!! É impossivel!!! Os n/ 3/4 não conseguem jogar assim!
Já disse, ponham o P. e Costa a 10, já que não há outra alternativa!

Anónimo disse...

Só dás pa rir anónimo das 12:09!Por acaso Portugal fez um exelente jogo..pena as touchs estarem na mesma porque de resto,melles rucks combate esteve lá tudo e só não ganhamos ou nao trouxemos o ponto bonus porque nao quisemos e fomos burros em chutar aquela bola no final do jogo em que eles marcaram!Agora em relaçoa aos 3/4s..O P.Magalhães fez um belissimo jogo e o Pipoca tambem(até ao momento que começou a inventar) e a jogar por si e nao é com esses discursos de merda que voces ressabiados e dor de cotovelos que secalahr nunca foram ou nunca hao de ser alguma coisa no rugby Portugues(e ja nem digo Internacional) porque só sabe o que quem anda lá ou quem lá andou..Em vez de criticarem e de mandarem abaixo os jogadores escrevam incentivos e opinioes construtivas(esta para ti anónimo das 12:09)