1 de fevereiro de 2013

POLÍTICA DA FPR IMPEDE DIVULGAÇÃO DO XV DE PORTUGAL

São 18,20 horas de sexta-feira, amanhã por esta hora o Portugal-Roménia vai ser história e tema de conversas que se vão prolongar pela noite fora.

E nós que gostávamos de lhe poder dizer quem são os portugueses que estarão vestindo a camisola das quinas, não o podemos fazer oficialmente, porque a Federação Portuguesa de Rugby continua com a sua estúpida política de fazer segredinhos e mistérios, e de desprezo por todos que se interessam pelas coisas do rugby em Portugal.

Para contrastar com esta parvoíce, a equipa romena já é conhecida desde ontem, aliás em cumprimento das normas da FIRA que impõem isso mesmo.

Mas o mais importante desta descabelada atitude federativa, é que o silêncio acaba por ser um forte motivo de insatisfação, e permite que sejam espalhadas as mais díspares informações e boatos de que ninguém beneficia.

Apesar deste muro da vergonha, o Mão de Mestre conseguiu saber - há sempre alguém que sabe reconhecer o verdadeiro interesse do rugby português - o XV inicial (não oficial) para o jogo de amanhã.
Assim, ele aqui fica, com o nosso agradecimento a quem nos informou e o mais sério repúdio da política federativa.

JUAN MURRE
JOÃO CORREIA
FRANCISCO FERNANDES (*)

GONÇALO UVA
DAVID DOS REIS

JACQUES LE ROUX
JULIEN BARDY
JUAN SEVERINO

FRANCISCO PINTO DE MAGALHÃES
PEDRO LEAL

CARL MURRAY
FREDERICO OLIVEIRA

GONÇALO FORO
ADÉRITO ESTEVES

NUNO PENHA E COSTA

(*) Corrigido

13 comentários:

Anónimo disse...

Obg ao Mao de mestre pela informação.

uma vergonha esta federação.

Anónimo disse...

sererino deixa no banco Girão? nao entendo...

de resto e atendendo aos condicionamentos, parece-me bem.

Claudio disse...

Rodrigues a direita e Murre a esquerda ? Deve ser ao contrario :-)

Estranho o T Girão no banco, ouvi dizer que esta em grande forma !

Obrigado pela informaçoes.

Claudio

Anónimo disse...

Parabéns ao mao de mestre.

esta direcção da FPR , vai de mal a pior .

os cantinhos enganaram muito boa gente...

Anónimo disse...

Não é com estas tentativas de destabilização que se defende o rugby nacional. A Direcção não tem nada a ver com esta situação e seria preferível que reconhecesse como o fez o capitao que foram dadas todas as condições para a melhor preparação da equipa. A comunicação das equipas e as escolhas dos jogadores é concerteza uma função da equipa técnica. Mas o que vale é que há sempre um vice presidente amigo que ajuda, não é ? Espero que não funcione o lápis azul.ng

José disse...

mas uma vergonha pq??

nao tem de dizer o 15 nao, esperem por amanha e vejam...

realmente sao muito mesquinhos

Anónimo disse...

Esse XV inicial está desde ontem no site da federação.

Ver: http://www.fpr.pt/noticias/index.asp?opm=25&id=10457&id2=25

Pelos vistos alguém anda mal informado.

Manuel Cabral disse...

Anonimo das 02:59
O teu comentário é já do dia 2 de Fevereiro, portanto o que queres dizer é que o XV inicial foi publicado no site da FPR ontem, dia 1.
Mas não vejo em que isso seja contraditório com a notícia.
O que eu afirmo é que não estava lá antes das 18,20 horas de ontem.

Manuel Cabral disse...

Anonimo das 23,10
Andas à pesca mas não tens habilidade para isso.
Não sabia que quem mandava na política da FPR era a equipa técnica. Aliás já não é a primeira vez que esse argumento é utilizado - mas não passam de desculpas de mau pagador.
Tu que pareces ser membro da direção estás a tentar limpar a tua barra, mas sem o conseguires.
A culpa é sim da Direção, que é quem determina como as coisas devem funcionar - a equipa técnica segue as políticas determinadas por ela.
Se se tratasse duma situação pontual, até poderíamos admitir, mas não é. É sempre a mesma coisa, o mesmo secretismo, e é mesmo uma das razões porque o rugby não consegue mais espaço na comunicação social.
E quem desestabiliza é quem oculta, quem mente, como se tem visto quer em comunicados quer em entrevistas.
Mas está descansado que essas mentiras serão desmascaradas em devido tempo...agora não, para não desestabilizar...

Manuel Cabral disse...

Anonimo das 02,59
Volto ao assunto para te ensinar uma coisa muito simples.
Os documentos digitais tem assinatura e é possível saber a que horas foi criado o arquivo.
No caso vertente, o documento que agora aparece no site da FPR em pdf, foi criado no dia 1 de Setembro às 19:24:09 h, mais de uma hora depois de publicado o texto no Mão de Mestre.

Anónimo disse...

Pergunto porque não estou por dentro. Há alguma regulamentação que obrigue os treinadores a divulgarem a equipa algum tempo antes dos jogos? E se há, qual é o prazo?

Manuel Cabral disse...

Caro Anonimo das 11,51, se todos fizessem como tu, estou certo que se ouviriam menos disparates e haveria mais bom senso.
Quem não sabe não tem que se envergonhar de não saber, e em vez de se dar ares de grande sapiência, deveria fazer como tu, e simplesmente perguntar.
Existe sim. Existe uma norma nas IRB Regulations que determina que até 72 horas antes do jogo as Federações participantes devem anunciar o XV inicial e os jogadores que ficam no banco:

15.1.2 Without limiting the effect of Regulation 9.16, 72 hours prior to the kickoff of an International Match the Participating Unions must announce and exchange a list of the 15 Players who will start the Match and up to 7 replacements/substitutes

Apenas para ajudar a entender, na Regulatio 9.16 diz-se que as equipas devem reduzir o número de convocados para 26 até 96 horas antes de um jogo internacional.

Estas Regulation, e outras, podem ser consultadas no site da IRB aqui www.irb.com

Mas o mais importante disto tudo resume-se numa coisa muito simples - sem informação adequada não há comunicação social que nos dê atenção, e isso acaba apenas por prejudicar o nosso rugby, que perde oportunidades de divulgação que sempre acompanham os encontros internacionais.
Assim continuamos a viver da carolice de meia dúzia de amantes da modalidade que lutam diariamente com as direções dos seus jornais por um pequeno espaço para o rugby...

Anónimo disse...

Gostei da informação e fiquei elucidado. Concordo com essas normas e não compreendo porquê a Federaçao não as cumpre, porque nesse caso teriam simplesmente de obrigar os treinadores a cumpri-la