5 de fevereiro de 2013

LUTA PELO TÍTULO - ACADÉMICA CHEGARÁ LÁ?

A luta pela inclusão nos seis da frente ainda não terminou, com a Académica a seis pontos de Agronomia e a sete do Técnico, e seis jornadas por disputar, mas vai ter que pedalar mais para ser uma alternativa válida.

Na frente CDUL e Direito cumpriram a sua obrigação, e mantém-se nas duas primeiras posições, que dão acesso direto às meias finais, enquanto CDUP e Belenenses parecem seguros nas posições imediatas.

BENFICA 21-64 ACADÉMICA (3-10)
O Benfica marcou neste encontro tantos ensaios quantos tinha marcado nos 11 jogos anteriores, e isto mostra bem que as águias souberam aproveitar bem a fragilidade defensiva dos estudantes - talvez se compreenda por aí porque a equipa de Coimbra não ganhava um jogo desde meados de Novembro (quando venceu o Cascais por 30-16).
E recorde-se que na primeira volta os pretos tinham ganho aos encarnados por uma diferença de 87 pontos...
O resultado do jogo da Sobreda pode ser um incentivo para o Benfica, mas é com certeza um alerta para a Académica.

CRAV 10-16 CDUL (1-1)
O CDUL cumpriu com a sua obrigação de líder, nas sempre difíceis terras de Arcos de Valdevez, e provou que os universitários entenderam a forma de disputa da Divisão de Honra com o seu calendário condicionado, e soube preparar um grupo alargado de jogadores para defenderem as suas cores, quando muitas das suas primeiras escolhas se encontram ao serviço das seleções nacionais.
Hoje, o plantel do CDUL é com certeza mais forte, no seu conjunto, do que era no passado recente, e muito disso se deve aos jogos que os jogadores mais novos e menos utilizados têm feito.
O CRAV também cumpriu, e muito bem, conseguindo um ponto de bónus, o que contra o campeão ibérico acaba por não ser nem fácil, nem vulgar.
Recorde-se que na primeira volta os arcuenses perderam por 41 pontos de diferença.

CDUP 26-25 BELENENSES (3-3)
Os universitários do Porto obtiveram uma excelente vitória sobre o Belenenses, ultrapassaram os seus adversários do dia na tabela classificativa e estão na luta pelo terceiro lugar, algo em que poucos acreditariam no início da época.
Mas estão lá com inteira justiça, fruto do trabalho que jogadores e equipa técnica têm desenvolvido ao longo dos meses - recorde-se que na primeira volta a vitória sorriu à equipa do Restelo por 27-11.
As duas equipas sentiram a falta dos seus internacionais que se encontram ao serviço da seleção de sevens, mas, nos dois lados, os que cá ficaram deram boa conta do recado.
Com a derrota, os azuis afrouxaram um pouco a corda que os prende ao segundo classificado, e, com um jogo a menos, estão agora a nove pontos do Direito.

CASCAIS 33-41 DIREITO (4-6)
Apesar de disputado sob um vento gelado, o frio não foi suficiente para arrefecer alguns ânimos mais exaltados, que o árbitro da partida teve que regularizar com a exibição de alguns amarelos...
A propósito desta questão, seria interessante que nos boletins de jogo disponíveis no site da FPR constassem as ocorrências disciplinares, para que fosse possível ter uma melhor ideia do que se passou em cada jogo.
Os advogados são, a par do CDUL, um grande fornecedor de jogadores às seleções nacionais, e o calendário arranjado que o novo sistema de disputa da DH implica, está a fazer ao Direito o mesmo que aos universitários - obriga-o a ter um maior plantel, com mais jogadores em atividade competitiva, o que só pode trazer benefícios a curto e médio prazo, dando espaço para que mais jogadores que venham da sua brilhante cantera tenham lugar no clube.
Com a vitória a equipa de Monsanto mantém o segundo posto que dispensa a equipa do primeiro jogo do play-off, e o Cascais recuperou bem do resultado da primeira volta (derrota por 29-10) apenas tendo falhado na obtenção do bónus defensivo por um pequeno ponto.

TÉCNICO 23-25 AGRONOMIA (2-3)
Vitória muito difícil dos agrónomos, que mantiveram uma vantagem de seis pontos sobre a Académica na luta pela integração no play off final, confirmando a vitória da primeira volta (31-24) apesar de não ter conseguido repetir o bónus de ataque de então.
Os engenheiros, embora perdendo, repetiram o bónus defensivo daquele jogo e, mais importante, demonstraram que a sua quinta posição na tabela não é um acidente.
Aliás não é demais salientar a evolução da equipa as Olaias, que, se no ano passado atravessou uma enorme crise, soube aproveitar o alargamento da DH para se consolidar como uma das equipas do grupo da frente, como os seus pergaminhos aconselhavam.

Fotos: Aguinaldo Vera-Cruz

27 comentários:

Anónimo disse...

Este Técnico é uma falácia. Um balão sem nó. Sem os dois estrangeiros aqueles jogadores vão por ali abaixo. A desgraça vai começar já este fim‑de‑semana com o CDUL e depois contra o mesmo CDUL segue a 1/2 final da taça. Vão começar a tombar na tabela classificativa. Não têm categoria para chegar ao topo. São demasiado mansos.

GB

Anónimo disse...

Mas os estrangeiros já foram embora? Além disso, parece me que no rugby, jogam 15, e se o Técnico só tem aqueles dois jogadores com categoria, não deveriam causar problemas a nenhuma equipa. Talvez percam com o CDUL, é mesmo provável, mas verdade é que esse ano subiram muito de nível, e jogadores que ano passado pareciam em fim de carreira, voltaram a se exibir a bom nível.

Anónimo disse...

Primeiro era por causa dos 40 sul africanos e dos 3 neozelandeses... depois os sul africanos foram embora... afinal era por causa do neo zelandeses... um ja foi... e mesmo assim nao se convencem. reconheçam mérito por favor. 2 estrangeiros, se nao me engano encontramos isto em qualquer uma das equipas!

Anónimo disse...

É evidente que o primeiro comentário é de alguém ligado ao Técnico e que vem para aqui com esta conversa só para picar os seus jogadores a darem tudo por tudo no próximo jogo com o CDUL pois sabem que não tendo o CDUL uma dúzia de internacionais têm fortes possibilidades de ganhar, eu se tiver que apostar aposto que o Técnico ganha este jogo , quanto `Académica não me parece que consiga chegar aos 6 primeiros, mesmo que mude muito acho que já vai tarde e quanto ao Direito não acho que tenha o 2º lugar 100% garantido, tem jogos muito dificieis com técnico e cdup... CDUL é claramente a equipa mais forte e será seguramente campeão.

Anónimo disse...

Parece que só o Técnico e que tem estrangeiros...

Anónimo disse...

Curioso estes comentários...ao primeiro relembro que o CDUL também tem estrangeiros...pelo menos 3 e um deles até All Black (Junior)...á pelo menos uma equipa que não tem estrangeiros...O Direito!! E não se tem saído mal.

Anónimo disse...

O Técnico tem um excelente XV, com jogadores jovens, e um bom abertura, fruto de trabalho anterior, mas principalmente da organização do seu presidente Pedro Lucas.

Anónimo disse...

Caro GB,

O teu comentário da 1H37 - talvez fruto dos fantasmas que te assolam o espírito, certamente vestidos não de branco mas com a camisola do Técnico - não deixa de ser hilariante e, ao mesmo tempo, preocupante.

Hilariante porque uma equipa que está em 5º lugar, com os pontos que tem, não será certamente fruto do acaso. E, dos 6 jogos que faltam, tirando o CDUL e Direito, tem condições para se bater de igual para igual e vencer a Académica e Cascais (fora)e Belenenses e Direito (casa)!

Preocupante, pois parece que o Técnico começa a incomodar muita gente, a afectar muitas mentes, a causar demência, e certamente o clube não quer ser o causador de um problema de saúde pública.

Quanto aos estrangeiros, alguém me explique qual o problema? É proíbido? São bons de mais? Enfim... não critiquem por criticar e sejam construtivos, pois o que todos queremos é equipas competitivas e jogos com bom nível de rugby!

Anónimo disse...

Pois! o Técnico, o Técnico, o Técnico. Deixem os que lá estão preocupar-se com eles. Os do CDUP com eles, etc!
Se não assumirmos que ambas as equipas (Técnico e CDUP) deram um salto qualitativo é porque não percebemos nada. Para os estrangeiros fazeram a diferença é necessário que tenham no mínimo um grupo de jogadores nacionais coeso. Já nem digo forte! Ambas as equipas têm muídos novos a jogar. Normalmente têm 7-8 sub21 no grupo de 23 que vão a jogo. Só demonstra o trabalho de ambos. Até o Técnico tem o formação sub18 a titular dos séniores.
E estrangeiros todos têm e tiveram. Quando o Belem teve Murre, Hafu e Spachuk, o Direito, Acosta, Agronomia, Konrad+3 ou 4, também faziam a diferença!

Anónimo disse...

Uma pergunta de alguém de fora do rugby, mas benfiquista... Há alguma hipótese do Benfica conseguir a manutenção na fase final? Ontem saíu um artigo muito interessante sobre o rugby do Benfica n' "A Bola". Parece que a ideia é esperar pelos sub 18 e 16 que, segundo consta, terão alguma qualidade... até lá, será para "aguentar" com os que lá estão! Pelo que depreendi do artigo, há zero estrangeiros, verdade? Um abraço, MTC.

Anónimo disse...

Esta gente só gosta mesmo é de mandar abaixo!

Só sabem falar dos estrangeiros do Técnico, tirando mérito a toda e qualquer vitória da equipa. Mas depois esquecem-se de mencionar que o Técnico jogou metade da 2ª parte contra a Agronomia com 14 e mesmo assim estava a comandar o jogo... Que um dos amarelos (mostrado ao nº9 André Aquino) deixa sérias dúvidas a qualquer um que se tenha deslocado às Olaias no Domingo. Parece-me uma falta de respeito pelo Técnico e, em especial, pelos seus jogadores (PORTUGUESES!) cuja dedicação tornou possível a evolução registada esta época.

Enquanto isto enaltecem-se as vitórias do CDUP contra um Belém sem 3/4.

Anónimo disse...

lamento mas mérito nao é. o tecnico joga com estes jogadores (tirando o 10 estrangeiro e o 8 estrangeiro) ha varios anos. o ano passado nao desceram pq aumentaram o numero de equipas da divisao de honra. o tecnico tem que perceber que teem q trabalhar mais arduamente nos escaloes de formaçao, e se o trabalho for bem feito aí sim podem vir paqui mandar postas de pescada. se virem a equipa do direito deste jogo com o cascais... só o malheiro e Diogo coutinho estragavam a média de idades que rondava dos 19 ate aos 24.

Anónimo disse...

Isto parece a cançao do Paul Young, nao "Love is in the air" mas ... "A azia anda no ar"....

Deixem lá o Técnico em paz e preocupem-se com os vossos clubes!

Sabemos que incomoda muita
gente o Técnico bater-se de igual com igual com os demais, mas nao é isso que se quer, equipas competitivas, bons jogos de rugby ao fim-de-semana?

Aaah, já agora, parece que as pastilhas Rennie sao um bom remédio!

Anónimo disse...

diga antes "em muitas equipas" agora, em qualquer uma das equipas não..ha equipas sem estrangeiros..

Anónimo disse...

Nos próximos anos vem aí uma Nortada...

Anónimo disse...

Resposta a este post:
"Uma pergunta de alguém de fora do rugby, mas benfiquista... Há alguma hipótese do Benfica conseguir a manutenção na fase final? Ontem saíu um artigo muito interessante sobre o rugby do Benfica n' "A Bola". Parece que a ideia é esperar pelos sub 18 e 16 que, segundo consta, terão alguma qualidade... até lá, será para "aguentar" com os que lá estão! Pelo que depreendi do artigo, há zero estrangeiros, verdade? Um abraço, MTC.

6 de Fevereiro de 2013 à0 12:31"

Sim, o Benfica só têm de vencer um jogo na fase final, para garantir a manutenção!

Anónimo disse...

É espantoso....

Tanto erro, tanto desconhecimento, tanta preocupação! Tanta crítica destrutiva...

Típico do bota-abaixismo nacional!

Se ganham é porque ganham, se perdem é porque perdem... E depois a lenga-lenga dos estrangeiros....

Já agora, o Presidente do Técnico chama-se José Manuel Pessanha, o Diretor Desportivo Pedro Lucas.

O Direito tem um «estrangeiro» sul-africano, ainda que com passaporte português (do Pretoria Police) e não há qualquer mal em ter jogadores estrangeiros!

E não critiquem quem ganha jogos dando a desculpa de que os adversários têm jogadores nas seleções! Todos conhecem as regras do jogo / calendários e isso foi acordado entre os clubes.

É tempo de lançar uma campanha: «seja positivo, ajude o rugby a crescer!» De maldicentes e maus governantes está o país cheio...


Anónimo disse...

Infelizemnte, o salto qualitativo (que há certamente) do CDUP e Técnico, parece muito maior devido ao baixar brutalmente das outras equipas. Se virem bem as equipas de à 2/3 anos de Agronomia, cdul, direito e belenenses davam 40 pts as equipas actuais. Infelizmente esta é a verdade, as nossas equipas perderam qualidade e baixaram o nível.

Nada disto manda abaixo o magnifico trabalho que se vem fazendo no CDUP e que o tecnico estáa fazer esta época, é sim apenas uma visão da realidade.

saudações!

Anónimo disse...

Esse estrangeiro sul-africano tem um Pai que fala Português como qualquer um de nós. Sem sotaque de espécie alguma...

Anónimo disse...

Vitoria do Cdup frente a um belem sem 3/4?! Jogaram pelo belem o manel costa diogo mateus pedro silva joao mirra bruno nifo todos eles com epxeriencia internacional frente a uma linha de 3/4 do cdup sem qualquer tipo de experiencia internacional! o jogador mais velho da linha tinha 24 anos. antes de falarem do que nao sabem informem se.

Anónimo disse...

Belem sem 3/4? 10,12 e 13 que jogaram são internacionais.

Anónimo disse...

Em Portugal muito gostamos de deitar abaixo. Se o campeonato é equilibrado, é porque as equipas são fracas. Ainda a 6 meses muita gente dizia que o campeonato para ser competitivo deveria ser jogado só pelo GDD, Agronomia, CDUL e Belenenses, e talvez Académica. Agora que os resultados são equilibrados e que temos 9 equipas a disputar os jogos com equilíbrio, isso só ocorre porque campeonato está fraco. Será que o CDUL está assim tão mais fraco que ano passado, reforçado por um Baby Black e um Samoano ou Tongueano (peço desculpa pela incorrecção, mas não sei de qual do dois é proveniente), assim como por Tiago Girão, que só jogou a fase final ano passado. Os outros perderam alguns jogadores e reforçaram-se com outros, e ainda outros ganharam mais experiência. Quanto a CDUP e Técnico, que relembre-se ano passado fizeram alguns bons jogos contra equipas do topo, estão mais fortes também, um reforçado por dois estrangeiros de grande nível, que vieram dar uma injecção de animo e poder a uma equipa, que nos últimos anos parecia algo sem ambição, mas que esse ano voltou a trabalhar e a querer estar nos primeiros. A Académica sem os estrangeiros do ano passado, sente alguma dificuldade uma vez que viu o seu leque de escolhas diminuído, assim como a falta de experiência de alguns dos seus jovens jogadores. Já o CDUP com uma equipa muito jovem, tem de ano para ano evoluído, e com os jovens prometedores que tem nos sub 21, pode ainda melhorar mais. Cascais com um plantel curto e muito jovem para este nível, tem sofrido com lesões. CRAV evoluiu imenso, e tem criado muitos problemas a todas as equipas, e inclusive surpreendeu o Belenenses em casa. Benfica é única equipa que não tem conseguido fazer frente aos outro, mas mesmo assim, nos últimos jogos já mostrou alguma melhoria equilibrando os jogos com Académica e Cascais.
Por isso dizer que campeonato está mais fraco, não é correcto.
Devemos antes ficar satisfeito pela subida de nível das equipas mais fracas, e esperar que num futuro próximo este equilíbrio continue, e o nível ainda melhore mais.
Outro aspecto positivo é o aparecer de uma nova geração de treinadores nacionais, que jogaram a nível internacional, e que agora tentam melhorar os seus clubes. Acosta e Martim Aguiar no GDD, Sommer Ribeiro e Salvador Amaral no CDUL, Marcello d'Orey e Varela no CDUP, Nuno Vaz no CRAV, Grenho no Benfica, Cavaco no Técnico, Diogo Mateus no Belenenses, Pissarra em Agronomia, etc...

Jonas Stilwell disse...

esperava uma vitória do Belenenses, não tendo acontecido ainda conta com um jogo a menos. continuo a achar o Belém a 3ª melhor equipa do campeonato deste ano (e por agora, claro!).

abraços

Anónimo disse...

Isso é que é bom no desporto, porque se Belenenses for 1ª,2ª, 3ª ou 8ª melhor equipa, deve provar em campo, assim como todas as outras, e no fim a melhor é a que será campeã.

Anónimo disse...

A aposta do Benfica passa unicamente pelos jogadores Nacionais ... no passado foi campeao assim e voltará a ser no futuro .. está a trabalhar-se e bem pelos resultados das formações. Nao nos podemos esquecer que Almada é uma das zonas mais desfavorecidas do país, mas mesmo assim o Benfica apostou forte e está a conseguir aumentar o numero de atletas em todos os escalões.

Anónimo disse...

Anónimo das 00:23, ainda bem que assim é! Pelos resultados na formação, bem me parecia que as coisas tinham melhorado. Há uma fase final de apuramento para a divisão principal em sub 16 e sub 18, certo? Com quem competirá o Benfica? Com os melhores de sul e norte? A 2 voltas? Abraços, MTC.

Anónimo disse...

Anónimo das 00:23, ainda bem que assim é! Pelos resultados na formação, bem me parecia que as coisas tinham melhorado. Há uma fase final de apuramento para a divisão principal em sub 16 e sub 18, certo? Com quem competirá o Benfica? Com os melhores de sul e norte? A 2 voltas? Abraços, MTC.