8 de fevereiro de 2013

EM DIA DE LOBOS A LUTA PROSSEGUE NA DH

Em dia de jogo internacional a Divisão de Honra prossegue com tudo em aberto na definição de quem vai segurar as vagas do play off.

Parecendo que os dois primeiros não vão abrir mão dos seus lugares, a questão, para já, põe-se entre cinco equipas para ocuparem quatro lugares na dança das cadeiras, e todas elas vão ter que utilizar os seus melhores argumentos para conseguirem um lugar de destaque.


ACADÉMICA - CDUP
Sérgio Conceição, sábado, 14 horas
Já houve tempo em que os pretos eram um adversário temível, especialmente quando jogavam em casa, mas isso agora já não é assim, e a equipa de Coimbra atravessa uma crise que não se sabe onde vai acabar.
Apesar da vitória na semana passada frente ao Benfica, a Académica vai ter sérios problemas para levar de vencida a jovem equipa do CDUP.
O clube do Porto, com a batuta de Marcello d'Orey a dirigir a orquestra, tem conseguido alguns resultados surpreendentes e o terceiro lugar que ocupam na tabela não é obra do acaso sendo antes um caso com muita obra!
Na primeira volta os portuenses perderam em casa por 27-17, e apresentam-se sem alguns dos seus jovens mais promissores, envolvidos com a seleção de sevens em Las Vegas, mas mesmo assim vão representar uma ameaça real para os estudantes, que, perdendo, não vão conseguir reduzir o atraso para os seus diretos concorrentes.

DIREITO - BENFICA
Monsanto, sábado, 15 horas
Jornada tranquila para os advogados, apesar de apresentarem uma equipa com muitos jovens que se não fosse o sistema do calendário condicionado, não surgiriam tão cedo a representar o clube na sua equipa principal.
O Benfica continua a sua travessia do deserto, na esperança de ainda vir a conseguir alguns pontos na tabela de classificação, mas dificilmente isso acontecerá contra o Direito, que não vai relaxar ao ponto de pôr em risco o seu segundo lugar.
Mas o resultado da primeira volta - o resultado mais desnivelado de toda a prova com 125-0 - não deve voltar a acontecer.

CDUL - TÉCNICO
Universitário de Lisboa, sábado, 15,30 horas
O CDUL é outra das equipas que mais abastecem as seleções nacionais, e por isso recorrem aos mais jovens e menos utilizados sempre que as equipas nacionais estão a trabalhar, mas continua na primeira posição apenas com uma derrota e um empate.
O Técnico tem sido uma excelente revelação e tem subido de rendimento ao longo da prova, assumindo-se como um dos candidatos ao play off do título, coisa que poucos acreditariam em Outubro.
Apesar dos universitários serem favoritos, não se pode pôr de lado a hipótese de uma surpresa dos engenheiros, que estão numa posição delicada na tabela, ainda sob ameaça da Académica, e o resultado da primeira volta - vitória do CDUL por 6-64 - não se repetirá.

AGRONOMIA - CASCAIS
Guia, Cascais, sábado, 19 horas
Os agrónomos conseguiram uma importante vitória na semana passada contra o Técnico, e vão tentar aproveitar a embalagem para conquistar pontos que lhe assegurem a permanência na zona do play off.
O Cascais ofereceu excelente réplica ao Direito na última jornada, mas ainda não conseguiu entrar no ritmo da Divisão de Honra, e na primeira volta perdeu em casa com Agronomia por 3-31, sofrendo cinco ensaios (na verdade o jogo foi na Tapada, por troca de jornada, já que na altura o sintético da Guia estava a ser mudado, e o jogo deste fim de semana será então na Guia e não na Tapada como erradamente tínhamos indicado).
A equipa da Tapada é favorita, mas os cascalenses podem conseguir o bónus defensivo, naquele que será o 200º jogo de Gustavo Duarte com a camisola de Agronomia.

BELENENSES - CRAV
Restelo, domingo, 15,30 horas (O site do Belenenses diz que o jogo é no Estádio Nacional, mas no site da FPR continua indicado o Restelo - sexta-feira, 22,20 h)
Os arcuenses venceram o Belenenses na primeira volta por 30-20, no Minho, mas desde então os azuis subiram muito de rendimento e estão lançados na luta pelo terceiro lugar, apesar da derrota da semana passada frente ao CDUP, no Porto.
O CRAV apenas conseguiu três vitórias na prova, mas a resistência que opôs ao CDUL no passado final de semana pode indicar que atravessa um bom momento.
Apesar disso o favoritismo é da equipa do Restelo, que vai tentar desforrar-se da derrota sofrida em Arcos de Valdevez.

Fotos: Aguinaldo Vera Cruz, Fernando Nanã Soares, Agronomia On Line e José Cerqueira

5 comentários:

Anónimo disse...

A jornada inverte o jogo Cascais vs agronomia e em cascais, a 1a volta foi na tapada

Anónimo disse...

o jogo Agronomia - Cascais é em Cascais às 19.

Anónimo disse...

Força Agro! Parabens Gustavo!

Anónimo disse...

Vai ser renhido o AAC - CDUP.

Académica a necessitar de ganhar para manter a luta pelo acesso ao play-off. O CDUP a necessitar de ganhar (ponto de bónus defensivo não chega) para manter 3º posto face a uma previsível vitória do Belenenses.

Anónimo disse...

Académica ganha ao CDUP por 35-31, numa vitória suada mas merecida. Quem tem andado a enterrar os Pretos, sabe-se lá com que motivação escusa, deve estar a morder a lingua neste momento.
Pretos sempre.

JBR