11 de fevereiro de 2013

CDUP PERDE, BELENENSES SOBE

Continua bem viva a luta pelo segundo grupo de acesso ao play off final, que ficou marcada pelas trocas de posições entre o CDUP e o Belenenses, e o Técnico e Agronomia, e pela aproximação da Académica que está agora apenas a três pontos dos engenheiros.

Recorde-se que o campeonato é interrompido no próximo fim de semana para a realização das meias finais da Taça de Portugal, com os jogos Montemor-Agronomia e Técnico-CDUL.


ACADÉMICA 35-31* CDUP (5-4)
O jogo mais importante do fim de semana disputou-se no Sérgio Conceição e colocou frente a frente duas equipas com comportamentos no campeonato, muito diferentes, para quem o jogo representava um momento importante.
Para os pretos era um jogo que tinha que ganhar, para não se afundar na tabela e perder o contato com o sexto lugar, que permite a disputa do play off do título, do qual se encontrava afastado por seis pontos.
A Académica cumpriu a sua obrigação e conseguiu reduzir aquela diferença para apenas três pontos, beneficiando da derrota do Técnico frente ao campeão nacional, apesar do jogo ter começado na contra-mão dos seus desejos, com o CDUP a conseguir cedo uma confortável vantagem.
Mas os portuenses, que vencendo conservariam o terceiro lugar, não foram capazes de aproveitar a vantagem, perderam a concentração e acabaram por ceder aos conimbricenses, num jogo que poderia ter caído para qualquer dos lados, mas que acabou por recompensar quem mais procurou a vitória, deixando para a jovem equipa do Porto apenas um ponto de bónus defensivo.

CDUL *29-15 TÉCNICO (5-2)
Apesar de ter jogado com uma equipa algo remendada, o CDUL fez jus aos seus pergaminhos e venceu o Técnico, garantindo o ponto de bónus de ataque e mantendo uma respeitável vantagem na tabela, que lhe garante na prática uma das duas primeiras posições, e a respetiva passagem à segunda eliminatória do play off.
O Técnico com esta derrota desce um lugar na tabela, e está agora com três pontos de avanço sobre o sétimo classificado, o que aumenta o interesse desta ponta final da prova, onde os engenheiros ainda têm que ir a Coimbra defrontar quem os ameaça...
E a verdade é que mesmo considerando a sensível melhoria da equipa das Olaias desde o início da época, e o mau comportamento dos pretos, a vida não apresenta nenhumas facilidades para os azuis, com os estudantes ali mesmo ao pé...

AGRONOMIA *42-0 CASCAIS (5-0)
Agronomia venceu sem margem para dúvidas, faturou o bónus ofensivo e ultrapassou o Técnico na tabela classificativa, estando agora a sete pontos do sétimo classificado e quatro do sexto, o que lhe dá uma certa confiança para o que ainda falta disputar.
O Cascais já não vai conseguir fugir ao play off da manutenção, e tudo aponta para que a classificação nesta parte da tabela - os três últimos postos - não sofra alteração até final, ficando tudo por decidir naqueles jogos a eliminar.
A última nota de registo neste encontro disputado na Guia, é o fato dos cascalenses não terem conseguido qualquer ponto, o que acontece pela primeira vez nesta época.

DIREITO *74-15 BENFICA (12-2)
Direito seguiu o exemplo do CDUL, conseguiu a vitória com ponto de bónus, num jogo em que utilizou grande número de componentes da sua armada sub-21 - e que aproveitaram para contabilizar pontos à sua custa! - e vai aproveitar a folga do próximo fim de semana para rever os seus internacionais...
O Benfica, apesar da pesada derrota, merece uma referência especial, pois pela segunda vez seguida marcou ensaios e não se limitou a ver passar o adversário!
Com 36 pontos e cinco ensaios em duas jornadas, o Benfica parece querer reagir a uma morte anunciada, o que só podemos celebrar.
Será que os encarnados terão força e saber para surpreender no play off?

BELENENSES *39-6 CRAV (6-0)
O Belenenses desforrou-se da derrota da primeira volta em Arcos de Valdevez, e bateu o CRAV sem apelo nem agravo, com direito a ponto de bónus, o que lhe valeu ultrapassar o CDUP na tabela e estar agora na terceira posição, um lugar que diz melhor com o que se esperava da equipa antes da época começar.
Os arcuenses que apesar de alguns bons resultados não conseguiram afastar-se dos últimos lugares, devem agora começar a preparar o play off, onde terão duas oportunidades de conseguir uma vitória que os manterá na Divisão de Honra, já que a sua posição na tabela não sofrerá alteração com reflexo naqueles jogos a eliminar.

Fotos: António Simões dos Santos, Rui Costa, Miguel Rodrigues e Mário Januário

11 comentários:

Anónimo disse...

O CDUL estava algo remendado??? assim de repente lembro-me que faltavam 7 ou 8 jogadores, é meia equipa e nem assim o técnico , já não falo em ganhar mas pelo menos em fazer ponto bónus defensivo consegue???

Anónimo disse...

o técncico deu falta de comparencia nos sub21 ? será possível ?

Anónimo disse...

Foram mesmo 11 as ausências no CDUL

Anónimo disse...

Maravilha, aqui só dá tecnico...

O tecnico ainda tem muito que trabalhar, e toda a gente sabe isso inclusive o tecnico..

Não sejam tao mesquinhos que n vale a pena.

Ainda bem que o campeonato está mais competitivo, todos ganham com isso, os "grandes" e os "pequenos". Há "n" putos com imenso valor nas melhores equipas que de outra maneira não tinham a sua oportunidade.

Grande bem haja

Anónimo disse...

E porque não uma surpresa na meia final da Taça!?

Anónimo disse...

No Agronomia VS Montemor?Pode ser uma grande surpresa...

Anónimo disse...

E porque não? A jogar em casa e com o apoio do seu público! Favas contadas não vão ser certamente!

Anónimo disse...

A "obrigação" de ganhar é da Agronomia, afinal são eles o clube do presidente da FPR

Anónimo disse...

A obrigação de ganhar é de facto da Agronomia. Surpresa seria o Montemor ganhar. Mas tendo em conta esta época menos boa por parte da agonomia e o aumento do nível de jogo do Montemor em relação à época passada, a surpresa pode vir memso a ser uma realidade.

Anónimo disse...

Vamos lá a ver se não há surpresa mas é na outra 1/2 final...

Anónimo disse...

A única surpresa seria o Montemor perder por menos de 50 pontos de diferença.