6 de janeiro de 2013

TAÇA IBÉRICA ESTÁ DE REGRESSO

Quando hoje às 11,30 horas de Lisboa, for dado o pontapé de saída no encontro entre os campeões de Portugal e Espanha, são mais de 40 anos de história do rugby Ibérico, e 32 edições de uma das mais antigas provas trans-fronteiriças da Europa, que renascem.

A prova começou a ser disputada em 1965, no sistema de play-off entre as duas primeiras classificadas de cada país, e nas primeiras sete Taças - que representam a primeira fase da competição - apenas à sétima tentativa a vitória sorriu a uma equipa portuguesa, no caso o Benfica.

(Apetece dizer aqui, aos que comentam com desprezo a atual situação do Benfica, que seria melhor conhecerem um pouco da história do rugby português antes de abrirem o bico...E isso nem é assim tão difícil, basta consultar as páginas próprias do Mão de Mestre).

O CDUL neste período chegou à final da prova por quatro vezes, mas não resistiu ao maior poder do rugby espanhol, daqueles tempos.
Em 1965 perdeu a final com o Canoe por 12-9, em 1967, contra o mesmo adversário voltou a perder, por 11-3.
No ano seguinte, nova derrota, agora frente ao Cisneros por 5-0, e finalmente em 1969,  a vitória fugiu por entre os dedos dos universitários após um empate (3-3) no final do tempo regulamentar.

Em 1971, após a sétima edição, a prova foi interrompida por 12 longos anos, e a prova mudou de figurino, passando a ser disputada num jogo só, entre os vencedores dos campeonatos dos dois países.

Quando os encontros ibéricos se retomaram, em 1983, o CDUL estava na mó de cima, e deu provas disso ao vencer aprova em dois anos consecutivos, batendo o Valência por 13-3 e o Santboiana por 32-9 - as duas únicas vitórias do atual campeão português, que procura assim, ao fim de quase 30 anos a sua terceira vitória Ibérica.

Depois destas vitórias o CDUL esteve ainda presente em três outras finais, em 1985 com o Cisneros (10-13), 1989, Santboiana (6-13) e 1990, Arquitectura (16-25), e a Taça disputou-se até 2007, após o que se deu um divórcio mal explicado que apenas prejudicou os clubes dos dois lados da fronteira.

VRAC QUESOS ENTREPINARES
O Valladolid Rugby Asociación Club foi fundado em 1986, e como é prática no país vizinho, apresenta-se oficialmente com o nome do seu principal patrocinador (Quesos Entrepinares), naquela que devia ser também uma prática corrente em Portugal, dando assim mais alguma contrapartida aos patrocinadores dos nossos clubes, que tão poucas recompensas recebem...
Um jovem ainda, o VRAC tem já uma história muito significativa no rugby espanhol, tendo disputado a División de Honor B nas quatro primeiras épocas de atividade, e desde então até hoje, disputou sempre a División de Honor - a principal competição espanhola - somando já 21 participações, com a vitória por três vezes (1998-99, 2000-01 e 2011-12).
No mesmo período, o VRAC venceu a Copa del Rey por duas vezes, em 1997-98 e 2009-10, e a Super Taça em 2010 e 2012.

No que diz respeito à Taça Ibérica, os vallisoletanos estiveram em duas finais, perdendo em 2009 frente ao Direito por 20-16, e em 2001 frente ao Benfica por 19-16, das duas vezes em Valladolid.
Esperemos que a capital da Comunidade Autónoma de Castela e Leão continue a favorecer as cores portuguesas nos encontros ibéricos...

O PLANTEL DO VRAC

Na ausência de informação, que foi solicitada, a seguir apresentamos a constituição do plantel do VRAC, de acordo com a en.wikipedia.org:



O CDUL EM FORÇA
A equipa campeã nacional viajou para Espanha na noite de sexta para sábado, tendo chegado a Valladolid às 6 da manhã, sendo recebida pelo team manager do VRAC.
O CDUL treinou ontem à hora do jogo no Pepe Rojo, e manteve um programa de manutenção durante todo o dia, que incluiu descanso, piscina e palestra, com vídeo de jogos do adversário.
A comitiva universitária é composta pelos seguintes jogadores: 
Avançados:
- João Mussolo
- Diogo Fialho (int. XV)
- Francisco Almeida (int. sub-20 e neste momento a treinar na Academia Seniores)
- Bruno Medeiros (int. sub-19 e neste momento a treinar na Academia Seniores)
- Duarte Foro (neste momento a treinar na Academia Seniores)
- Miguel Vilaça (neste momento a treinar na Academia Seniores)
- Dan Faleafa (int sub-20 Nova Zelândia)
- João Lino (int. VII)
- Lourenço Machado (int. sub-20)
- Seti Filo (int. XV Tonga)
- Tiago Girão (int. XV e int. VII)
- Francisco Coimbra (int. sub-20)
- Sebastião Villax (int. sub-20)

3/4s:
- Francisco Pinto Magalhães (int. XV e int. VII)
- Vasco Navalhinhas
- Nuno Penha e Costa (int. XV e int. VII)
- João Sacadura (int. sub-20)
- Bernardo Silveira (int. XV e int. VII)
- Frederico Oliveira (int. XV e int. VII)
- Francisco Appleton (int. XV e int. VII)
- David Araújo
- Gonçalo Foro (int. XV e int. VII) - capitão
- Carl Murray  (int. XV e int. VII)

E o XV inicial do CDUL será o seguinte (salvo qualquer alteração de última hora):

1- Diogo Fialho  2- Duarte Foro  3- João Mussolo
4- Dan Falaefa  5- João Lino
6- Seti Filo  8- Tiago Girão  7- Francisco Coimbra

9- Francisco Pinto de Magalhães  10- Nuno Penha e Costa

12- Bernardo Silveira  13- Frederico Oliveira
11- Gonçalo Foro (cap)  14- Francisco Appleton

15- Carl Murray

A partida será dirigida por um árbitro francês, indicado pela FER.

FEDERAÇÕES E TAÇA IBÉRICA
Pela primeira vez desde que teve início este movimento para recuperar a Taça Ibérica, a Federação Portuguesa de Rugby dá, de alguma forma, indícios de apoiar a realização do encontro, o que registamos com todo o prazer.
E como foi anunciado um encontro natalício entre os presidentes das duas Federações, esperamos que uma das decisões tomadas tenha sido o retorno institucional da importante competição. 
Só podemos apoiar.

Fotos: CDUL e VRAC
História da Taça Ibérica: www.historico.maodemestre.com
História do Campeonato Nacional de Seniores: www.historico.maodemestre.com

8 comentários:

Anónimo disse...

Conheço um jogador do VRAC e posso dizer que se encontram igualmente empenhadissímos em ganhar daqui a umas horas!
Têm uma equipa que se conhece muito bem, com diversos jogadores nas diversas seleções espanholas.
Não vai ser fácil para o CDUL levar de vencido esta equipa, mas também não acho que seja impossível.
Lamenta-se imenso que, pelo que sei, somente a FER está interessada neste jogo, não exista grande interesse por parte das televisões Portuguesas em seguir este encontro.
Espero que esta iniciativa dos clubes chame a atenção para as respetivas Federações e que no próximo ano, se resolvam os "pequenos" problemas que existem e se corrijam estas situações!! Toda a gente ganha!! Parabéns ao CDUL e ao VRAC e que vença o Melhor!!

Anónimo disse...

Há links para ver o jogo?

Great_duke disse...

O Glen Rolls é um habitual na selecção espanhola de Sevens.

Boa sorte para o CDUL e que ganhe o melhor.

Um abraço e bom ano a todos os leitores do Mão de Mestre bem como (e particularmente) ao Manel Cabral ( e colaboradores) que persiste e resiste nesta sua cruzada de nos manter a par do que se passa no mundo oval.

Great Duke

Anónimo disse...

uma vergonha não se conseguir ver este jogo na televisão. a sporttv1,2,3 estão a dar respectivamente, o Sp.da Covilha vs leixoes, a udinese vs inter, e real madrid vs fiact(basquetebol)... é um desprezo total pelo rugby português e pelo CDUL.

Anónimo disse...

VRAC 13 - 24 CDUL

Anónimo disse...

http://www.valladolidrac.com/contenido.php?art_id=5668

Anónimo disse...

tens que falar com as televisoes espanholas que não querem transmitir o jogo. Como sabes em Portugal, a final e a meia ginal foi transmitida sem o apoio da Federação, lembras-te ?

Anónimo disse...

Verdade!!! Os canais portugueses mesmo que quisessem nada poderiam fazer. Nenhuma rede espanhola transmitiu o jogo.
Comentário muito injusto para a Sporttv que se farta de nos dar jogos de rugby.
Já o mesmo não se pode dizer da televisão pública que nem sabe o que é rugby. Se sabe finge que nada é com ela.