20 de janeiro de 2013

HEINEKEN AQUECE APESAR DA NEVE *

Depois de um interessante fim de semana estão finalmente decididos quem são as oito equipas apuradas para os quartos de final da Hieneken Cup.
Mas não foi fácil e devido ao equilíbrio algumas equipas puderam festejar o apuramento, outras "relegadas" à Amlin Cup e, pior, outras disseram adeus às competições europeias apesar das suas aspirações.

Na 6ª feira o Grupo 3 fechou as contas. Os Quins viajaram até Biarritz e limparam o grupo com a 6ª vitória em seis jogos.
Os bascos precisavam vencer e da ajuda de terceiros para continuar em frente, a derrota por 9-16 e um valioso ponto de bónus deixou a equipa no 2º lugar mas com uma contagem de ensaios bastante positiva para o confronto directo com outros aspirantes à Amlin Cup.

No outro jogo do Grupo o Connacht derrotou o Zebre que vendeu cara a derrota conquistado o único ponto na competição, final 25-20.
Quins apurados com 28 pontos, Biarritz à espera da Amlin com 15 pontos.

Sábado o Grupo 4 foi o primeiro a abrir um dia cheio de rugby e emoção.
O Ulster confirmou o favoritismo à vitória no grupo graças a três penalidades de Ruan Pienaar, suficientes para vencer em França o Castres por 8-9.
Em Glasgow, no entanto, os Saints procuravam a vitória para confirmar presença na Amlin Cup.
Até aos 80 minutos os Saints estavam qualificados, resultado a 20-20 dava 16 pontos na tabela e ultrapassavam o Biarritz na luta pela vaga, mas um disparate do pilar suplente Alex Waller, a dar uma "murraça" num adversário após maul quando os Saints atacavam com perigo, perdeu a posse de bola e na sequência da penalidade Peter Horne ensaiou após correr metade do campo sem ser placado.
Final 27-20, e 15 pontos para os Saints e menos ensaios marcados que o Biarritz é o adeus à Europa.
Ulster com 23 pontos esperava pelo Domingo expectativa de ainda garantir a eliminatória em casa.

O Grupo 5 entrou a seguir com o Clermont também a conseguir varrer o seu grupo.
Vitória em Llanelli contra os Scarlets.
Sem Bardy, os franceses  venceram com quatro ensaios sem resposta para mais um ponto bónus, final 0-29 e 28 pontos na tabela que garantiam a desejada eliminatória em casa.
O Leinster começou o Sábado em apuros, campeões em título e feridos com a possibilidade de dizerem adeus à Heineken e... à Amlin, devido à instabilidade de ser 2º classificado.
Em Exeter, a velha guarda do Leinster "chegou-se à frente" numa demonstração de força e ensaios dos velhos guerreiros Gordon D'Arcy, Rob Kearney, Brian O'Driscoll e o novo capitão irlandês Jamie Heaslip cumpriram o objectivo, cinco pontos.
Final 20-29 dava 20 pontos ao Leinster e apurava os irlandeses para os quartos, esperavam agora pelo Domingo.

O Grupo 6 fechou o Sábado com o derbi francês Montpellier-Toulon.
O Montpellier com esperanças de qualificação transcendeu-se e bateu os rivais, a vitória construi-se a partir da avançada com o habitual Gorgodze em destaque e o formação Paillaugue a converter em pontos a exibição combativa dos seus companheiros. Wilkinson esteve em tarde não com alguns pontapés falhados e o Toulon não resistiu, final 23 - 3.
Sem contar para as contas finais o Cardiff e o Sale jogaram para o orgulho e os galeses vingaram-se da derrota em Manchester e venceram por 26-14 com Halfpenny, mais uma vez em destaque, a apontar 16 pontos.
O Toulon apesar da derrota viria a conseguir uma eliminatória caseira, o Montpellier garantia 22 pontos e uma das vagas para melhores segundos.

No Domingo o Grupo 1 ainda em aberto, aqueceu apesar da neve, com Saracens e Munster à cabeça desesperavam por uma vitória, os Saracens para acabarem de vez com as contas e o Munster esperava também a improvável derrota dos rivais contra o Edinburgh (que ainda nem havia pontuado), o Racing Metro viajava até à Irlanda ainda com a ténue esperança de se classificar como 2º.
O Munster cumpriu e venceu com ponto de bónus os franceses.
Um cartão vermelho aos 5 minutos para Antoine Battut facilitou a tarefa ao Munster que em 47 minutos garantiu o ponto de bónus com Simon Zebo em destaque com 3 ensaios, final 29-6.
Os Saracens também não facilitaram e conseguiram 5 ensaios. Chris Ashton marcou 2 belos ensaios nas 2 primeiras vezes que tocou na bola a responder a solicitações ao pé de Hogson e Farrell.
40-7 garantem o 1º lugar e roubam a eliminatória caseira ao Ulster devido ao maior número de ensaios marcados.
Munster com 20 pontos causou surpresa ao relegar os campeões em título para a Amlin Cup, o Leinster é uma das três equipas que passam para a competição secundária.

O Grupo 2 fechou a jornada e ainda por apurar estava um histórico: Leicester ou Toulouse.
As equipas defrontaram-se em Inglaterra debaixo de muita neve.
Os tigres começaram melhor e passaram para a liderança com três penalidades de Flood, Luke McAlister tentou responder mas apenas encontrou os postes.
Ao intervalo o 9-0 garantia passagem aos Tigers para os quartos.
Aos 49' Yoann Huget ensaiou para o Toulouse mas nem um cartão amarelo de Flood aos 68' resultou em mais mudanças no marcador.
No outro jogo do grupo Treviso venceu os Ospreys e garantiu a primeira vitória no grupo, 17-14.
O Leicester está apurado para os quartos mas viaja na sua eliminatória.
O Toulouse junta-se a Leinster e Biarritz para aumentar o interesse na Amlin Cup.

As equipas qualificadas alinharam-se da seguinte forma:

Quartos de final: (5/6/7 de Abril)
Harlequins v Munster 
Clermont Auvergne v Montpellier 
Toulon v Leicester Tigers 
Saracens v Ulster

Amlin Cup
Os cinco grupos chegaram ao fim e apenas os primeiros classificados se apuram aos quais se juntam os três segundos da Heineken. 
As equipas são colocadas num ranking definido pelos pontos garantidos no grupo sendo que os quatro primeiros desse ranking garantem a eliminatória caseira. 
As equipas qualificadas da Heineken jogam foram e saem fora dos quatro primeiros. 

O Bath garantiu o 1º lugar do ranking ao despachar o Bucarest por 53-8 e vencer o grupo 5 com 29 pontos. 
Gloucester venceu o grupo 1 com 27, Perpignan o grupo 2 com 25 (igualdade pontual com Worcester mas melhor no confronto direto), os Wasps o grupo 3 com 25 e o Stade Français com 25 no grupo 6 mas menos pontos marcados joga fora, neste caso contra o Bath.

Quartos de final:
(Amlin 1) Bath v (Amlin 5) Stade Francais 
(Amlin 2) Gloucester v (Heineken 3) Biarritz
(Amlin 3) Perpignan v (Heineken 2) Toulouse 
(Amlin 4) London Wasps v (Heineken 1) Leinster

*Texto: Ricardo Mouro

Sem comentários: