28 de janeiro de 2013

RUGBY CONTINUA APESAR DO CLIMA *

A neve ainda afetou o fim de semana rugbístico em Inglaterra resultando em apenas alguns jogos realizados e inteiras divisões inferiores a adiarem as jornadas.

Apenas a LV-Cup se disputou por completo, competição normalmente usada pelos clubes para porem em campo jogadores menos utilizados.

Esta competição é disputada em quatro grupos pelos 12 clubes da Premiership e os quatro clubes galeses da Pro-12.

Os clubes galeses encontram-se no último lugar dos respectivos grupos, à excepção dos Ospreys que estão no penúltimo lugar do seu grupo (4).

Na National League 1 apenas dois jogos se disputaram, o Esher 29-14 Blaydon e o Richmond 53-0 Cinderford, o Coventry de Jacques Le Roux não jogou.

Na LV-Cup destaque este fim de semana para a vitória dos Sale Sharks sobre os Llanelli Scarlets com uma excelente exibição de Cipriani com 21 pontos, final 36-17.
De Cipriani já se fala num possível regresso à Austrália ou mudança para França, improvável a sua continuação em Manchester.

O London Irish destroçou o Worcester por 46-24 com destaque para o hattrick do jovem Marland Yarde (19 anos) e o par de ensaios do pilar Halani.

Os Harlequins venceram o London Welsh com Tom Guest em destaque a substituir Nick Easter, Botica que substituiu Evans esteve também em bom plano com 13 pontos.
No Welsh atenção para a boa exibição de Paulica Ion, pilar romeno, que pôs a melée dos Quins em constante pressão.

Outros resultados:
Dragons 18 - 14 Ospreys
Leicester 34 - 8 Wasps
Saracens 19 - 11 Cardiff Blues
Northampton 26 - 7 Gloucester
Bath 16 - 6 Exeter Chiefs

Duelo de segundos no Championship
No Championship faltam ainda jogar-se dois jogos previstos para 6a feira e que foram adiados devido à neve no terreno.
O sul de Inglaterra, menos afetado, permitiu a realização do Bristol-Leeds ainda que sobre um terreno que sofreu com a intempérie.
O jogo resumiu-se a um festival de pontapés em que o Bristol acabou por levar a melhor.
Duas partes distintas no entanto, com o Bristol a ir para o intervalo a vencer por 12-0 fruto de quatro penalidades de Adrian Jarvis e a resposta de Rory Clegg com três na segunda parte.
O Leeds ressentiu-se da falta de Joe Ford 4º melhor marcador do campeonato, final 12-9 vê o 4º posto do Leeds ameaçado pela primeira vez esta época, precisamente pelo Bristol.

O Doncaster-London Scottish e o Newcastle-Cornish Pirates não se realizaram.

No Sábado o Jersey resistiu aos Titans de Rotherham, após conseguir uma vantagem de 13-3 aos 62 minutos conseguiram contrariar o ímpeto final dos Titans que chegaram ao bónus defensivo graças a um ensaio do formação Mulchrone.
As ilhas de Jersey foram afetadas por chuvas fortes na 6ª Feira e o jogo só foi disputado devido à capacidade de mudar para um relvado alternativo que ainda assim permitiu a presença de quase dois mil adeptos.
O Jersey afasta-se um pouco do último lugar.

O Moseley consegui uma surpreendente vitória no terreno do Plymouth, arrancada a ferros na bola de jogo graças a uma penalidade do homem do jogo Glynn Hughes, final 6-9 permite ao Moseley respirar na luta dos últimos.

No Domingo o jogo da jornada, segundo contra terceiro, o mesmo número de pontos, o mesmo número de vitórias, o mesmo número de ensaios e, curiosamente, os melhores marcadores com o mesmo número de pontos marcados: 150 (James Arlidge do Nottingham e James Pritchard de Bedford).
O Nottingham funciona como clube satélite dos Leicester Tigers e o Bedford dos Saracens.
O mote para um jogo excelente.
O Nottingham em casa começou mais forte e encostou o Bedford à sua linha de ensaio forçando  três penalidades nos quatro minutos iniciais, Alridge cedo colocou o resultado em 6-0.
A formação ordenada do Nottingham também estava a ter vantagem sobre os adversários e a superioridade dos nortenhos era avassaladora.
Amarelo para o pilar Boulton de Bedford por pisar o adversário num ruck resultou num ensaio para o Nottingham durante a superioridade numérica.
18-0 ao intervalo com Pritchard a falhar uma penalidade na bola de jogo e dois ensaios (bem) anulados pelo TMO ao Nottingham.
O intervalo trouxe um Bedford renovado a atacar Nottingham no seu meio campo, mas o desastre surgiu logo na primeira incursão aos 22 Blues, com a formação ordenada a conseguir um ensaio de penalidade. 25-3.
O Bedford jogou o jogo pelo jogo e o ponta Sub-20 inglês Basset, muito difícil de parar, ensaiou com o suplente Stephenson a seguir o seu companheiro.
O final 25-17 isola o Nottingham no 2º lugar a 8 pontos dos Falcons com menos um jogo.



England Students
Em Inglaterra também se falou na vitória dos England Students no Sábado contra Portugal.
O destaque para a brilhante vitória inglesa vai para o abertura Sam Katz e para o seu jogo ao pé que coroou um excelente jogo com a penalidade já perto do fim que viria a matar o jogo.
Em relação ao jogo dos portugueses menção para a fisicalidade apresentada pelos Lobos e para o ensaio de Adérito Esteves (reconhecido como estrela dos Sevens) que relançava o jogo, colocando os estudantes em dificuldades.
O capitão Beaumont, também presente na derrota do ano passado, destacou o jogo de equipa dos ingleses elogiando especialmente o seu abertura e a versatilidade da 1ª linha que esteve em todo lado.

* Texto: Ricardo Mouro
Fotos: www.premiershiprugby.com
Qaudro: www.itsrugby.co.uk

Sem comentários: