18 de janeiro de 2013

JOGOS DECISIVOS NA SEGUNDONA

Jornada com muitos jogos importantes, uns decisivos, outros quase, mas no conjunto justifica-se que os olhos fiquem presos nesta prova, que já nos trouxe algumas surpresas, e garante que vai trazer ainda mais.

Na Zona Norte é dia de decisões podendo ficar hoje conhecido o acompanhante do Famalicão para a segunda fase do apuramento, mas isso só acontecerá se o Guimarães ganhar ou a AAUTAD perder, enquanto na Zona Sul/Lisboa duas partidas podem ajudar a definir quem são na verdade os principais candidatos aos lugares de acesso à Fase Final.

Quanto à Zona Centro, conhecidos já os apurados - Bairrada e Tomar - resta cumprir calendário com a realização do único jogo em atraso, que completa a grade da região.

ZONA NORTE
LOUSADA - GUIMARÃES
Complexo Desportivo, sábado, 15,30 horas
Agora já não há mais para onde ir - o Guimarães ou ganha ou fica dependente dos resultados de terceiros.
A seu favor está a história, pois nas cinco vezes que as duas equipas se encontraram na época passada e esta, os bravos venceram em quatro ocasiões, e no conjunto destes jogos os vimaranenses marcaram 135 pontos (33 ensaios) e sofreram apenas 15 (2 ensaios).
Mas a verdade é que as estatísticas não ganham jogos, e por vezes, são mesmo elas, e o excesso de confiança que podem gerar, a principal causa de resultados inesperados.
O Guimarães conhece a importância do encontro, e sabe também do velho prazer que as equipas de rugby têm em pregar partidas aos favoritos...

AAUTAD - FAMALICÃO
Universidade, sábado, 11 horas*
Quando for dado o pontapé de saída neste encontro, as equipas já saberão qual a importância do mesmo, pois se o Guimarães tiver derrotado a Lousada, a música é uma, mas se o Guimarães tiver perdido, a músico toca noutro tom...
Quer isto dizer que no primeiro caso o jogo será apenas para cumprir calendário, e ninguém se vai preocupar com o resultado, e no caso contrário a responsabilidade de decidir o acompanhante do Famalicão fica integralmente nas mãos dos universitários, que terão então de dar tudo por tudo para vencer o poderoso adversário - partindo do princípio que o Famalicão se apresentará em Vila Real com a sua equipa principal...
No ano passado, numa situação semelhante - Famalicão apurado e UTAD a precisar de vencer - a equipa de Trás-os-Montes venceu os minhotos por 24-5, com direito a ponto de bónus...

CRAV B - BRAGA
Estádio Municipal, sábado, 15,30 horas
Não tendo qualquer interesse para a classificação de apuramento, o jogo reveste-se de grande importância para os garranos, que devem incluir no seu XV alguns jogadores da primeira equipa - que vai estar agora duas semanas parada - por forma a que os mesmos não entrem de férias e acabem por estragar o bem que têm feito até agora na competição principal.
Mas esse não é o único interesse que os arcuenses têm no jogo, já que estão na luta pela vitória na classificação não oficial, onde vão a par do Famalicão, os dois sem derrotas, e se vencerem este fim de semana - as duas equipas - a decisão vai caber por inteiro na realização do jogo em atraso entre os rivais minhotos, que empataram o outro encontro entre si.
O Braga como já referimos, encontra-se em fase de construção de uma nova equipa, e todas as ocasiões são importantes para que os seus jogadores ganhem a experiência que lhes falta e que tão importante será nos confrontos que se seguirão, agora apenas contra as equipas, teoricamente, do seu campeonato.

ZONA CENTRO
TOMAR - LOUSÃ B
Estádio Municipal, sábado, 15 horas
Com tudo definido em relação aos apurados e mesmo no que respeita à classificação não oficial, o jogo apenas tem interesse para garantir quilómetros aos jogadores das duas equipas, em especial aos templários que vão disputar a segunda fase do apuramento - um novo degrau no seu crescimento.

ZONA SUL/LISBOA
VILA DA MOITA/BEIRA MAR - BELAS
Campo do Gaio, sábado, 15 horas
No primeiro jogo do ano, o Beira Mar foi a Belas vencer por 21-20, e desde então apenas tropeçou com o Sporting, contando os restantes jogos como vitórias.
O Belas tem duas derrotas - a segunda foi frente à FCT - e uma terceira pode afastá-lo da luta pela classificação, pelo que terá de fazer o impossível para trazer uma vitória da Vila da Moita - o que não é nada fácil.
A favor dos ribatejanos jogam ainda os resultados não contabilizáveis, que no seu caso se resumem a uma excelente vitória em Évora na semana passada, e no caso do Belas se dividem entre uma derrota em Évora e uma vitória em casa frente ao Técnico.

SÃO MIGUEL - FCT
Estádio Nacional, sábado, 14,30 horas
Os buldogues são a única equipa invicta na prova, e bateram os tecnológicos na primeira volta por 20-15, o que lhes dá o favoritismo para o encontro, quase por inteiro.
O problema é que a FCT não pode perder sob risco de se ver atrasada na corrida pela classificação - em seis jogos ganhou três e perdeu dois - e isso pode dar-lhe aquele pequeno extra que leva aos grandes feitos.
O São Miguel parece ser, neste momento, uma equipa bem organizada,  o que lhe pode dar uma certa superioridade  em relação à concorrência, mas vai ter ainda de confirmar essa teórica vantagem em resultados no campo de jogo, já que tem, neste momento, jogos em atraso com o Belas e o Beira Mar, dois dos seus mais diretos competidores...

KELLERMANN - ELVAS
Estádio Nacional, sábado, 16,30 horas
Os cinco pontos que o Elvas apresenta na tabela classificativa foram obtidos perante este mesmo adversário, na primeira jornada da competição.
Depois disso, os alentejanos não conseguiram registar mais nenhum ponto, e devem estar esperando esta oportunidade para conseguirem somar mais alguns.
O Kellermann conta por derrotas todos os jogos realizados, além de mais alguns episódios que em nada abonam a favor da equipa.
Apesar da viagem ao Jamor, os elvenses são favoritos e devem apresentar-se na sua máxima força.

TÉCNICO B - SPORTING
Campo do Gaio, sábado, 11 horas
Na primeira volta os leões venceram com alguma facilidade, e desde então a equipa tem evoluído e mantém um excelente segundo lugar na tabela - e na classificação não oficial ocupa mesmo o primeiro lugar.
O Técnico poderá dispor de jogadores da sua primeira equipa, o que torna difícil avaliar o valor do XV que se vai apresentar em campo, mas o que é certo é que esta será uma boa ocasião para o Sporting mostrar o que de facto evoluiu desde o início da época.

ÉVORA B - OEIRAS
Inferno dos Canaviais, sábado, 16,30 horas
O Oeiras venceu na primeira volta por 15-10, mas a equipa não parece atravessar um bom momento com derrotas sofridas nos últimos encontros, o que pode facilitar a vida dos chaparros, que nas últimas quatro partidas venceram por três vezes.
Mas talvez o facto do jogo não contar para o apuramento permita aos homens da Linha recuperar alguma tranquilidade e dessa forma prepararem o resto da prova com um espírito mais positivo.

* A marcação inicial no site da FPR indicava 18,45, hora que foi copiada para as nossas páginas e que justifica o comentário que se faz ao encontro.
Também foi alterado o local de realização do jogo São Miguel-FCT

Fotos: Júlio Lobo Pimentel e GRUFC


5 comentários:

Anónimo disse...

o jogo UTAD vs Famalicão começa às 11 da manhã aliás como o próprio cartaz que anexa à notícia refere.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,

o jogo do são miguel vs FCT será realizado no estádio Nacional e não no universitário como está escrito!

Obgd,
José Diogo

Anónimo disse...

AAUTAD - 8 X CRF 28.

Anónimo disse...

São Miguel 26 (4E+3T) - FCT 22 (4E+1T)

Anónimo disse...

Crav b 89 - Braga 0