2 de novembro de 2012

FAVORITOS NÃO FIZERAM FERIADO *

A 6.ª jornada da DH, terceira que opunha as equipas do grupo A às do grupo B, voltou a confirmar o grande fosso existente entre os competidores na principal prova no nosso país, com os favoritos a vencerem folgadamente e com bónus. 

A hierarquia já está refletida na tabela, onde pela primeira vez na época ocupam os cinco primeiros ligares. 

Apesar de derrotado em Taveiro pela Académica (37-28), o CRAV foi a exceção pois os seus três ensaios negaram o pleno de cinco pontos aos homens de Coimbra.

No Sérgio Conceição o quinze minhoto, que no seu último jogo já surpreendera ao bater, em Arcos de Valdevez, o Belenenses, voltou a mostrar estar em clara subida de produção. 
A equipa de Nuno Vaz não se limita a contar apenas com um pack avançado pesado e difícil de contrariar, onde o 3.ª linha espanhol Jorge Molina – que veio de Valladolid para trabalhar em Valongo e constitui a descoberta da época – voltou a estar em destaque ao apontar mais dois ensaios em “pick and go” e já lidera a lista dos melhores marcadores, a par de Tiago Girão e Francisco Serra, com seis. 
As suas linhas atrasadas também mexem a preceito uma oval que já não atrapalha e, ou muito nos enganamos, ou o Minho vai ser esta época palco de alguns resultados de fazer abrir a boca de surpresa.
A Académica, que atingiu o intervalo a vencer por 20-15 e viu-se a perder 20-22 logo a abrir a 2.ª parte, conseguiria virar o resultado graças à maior qualidade do seu jogo ao largo e esteve à beira de alcançar o sexto ensaio que lhe daria o ponto de bónus atacante. 
Mas os “pretos” foram prejudicados pelas muitas faltas feita no chão (bem penalizadas pelo chutador do CRAV, Frederico Herédia, autor de 13 pontos, nove dos quais em penalidades) e bem podem hoje agradecer a um Francisco Serra em forma imaculada, que ao marcar 22 pontos (dois ensaios, três conversões e duas penalidades) alargou a sua vantagem no topo dos melhores marcadores da DH.

No EU Lisboa o campeão CDUL não teve problemas e sem compaixão bateu o Cascais, por 54-6. 
Jogando à vontade e sem pressão, os universitários alcançaram oito ensaios, com bis de Gonçalo Foro e Francisco Pinto de Magalhães. 
Mais uma vez merece justa referência o 3.ª linha Tiago Girão, que para lá de um ensaio ainda converteu sete transformações, num total de 19 pontos alcançados (e já são 65 os que leva na prova!).

Também Direito teve um jogo de sentido único em Monsanto, cavando uma confortável distância para o CDUP, claramente batido por 57-16. 
Os advogados exibiram-se em bom plano, conseguiram nove ensaios, com um raro bis de João Correia (Pipas), e só foram surpreendidos num ensaio de intercepção do uruguaio Diego Azambuzi.

No Restelo o Belenenses recebeu um Técnico que tarda a beliscar os grandes e não se deixou surpreender, vencendo por 44-20 com seis ensaios marcados, dois deles por António Vieira de Almeida. 
Aos 10 minutos os azuis já venciam por 10-0 (ensaio de Rafael Simões e pontapés de Manuel Costa) e dominando claramente o encontro, chegaram ao fim do 1.º tempo na frente por 32-6.
Nos segundos 40 minutos, as lesões de todos os elementos da 1.ª linha do quinze da casa (a que se juntaria a saída do 2.ª linha Rafael Simões) e a gestão feita pelo técnico Francisco Borges – a sua equipa deve habituar-se a alinhar, na maior parte das jornadas, sem os seus internacionais de sevens e é bom começar por treinar essas ausências – permitiu aos engenheiros (onde, mais uma vez, os três sul-africanos sub-21 da Academia dos Blue Bulls não fizeram qualquer diferença…) alcançar dois ensaios que atenuaram o desnível. 
Mas exigia-se um pouco mais à equipa das Olaias...

A jornada começou na quarta-feira à noite com Agronomia a receber em casa o Benfica, aproveitando “o escurinho” da Tapada para cilindrar os encarnados (69-0). 
Os agrónomos venciam por 45-0 ao intervalo mas na 2.ª parte optaram por levantar o pé, concluindo os 80 minutos com “apenas” 11 ensaios alcançados. E já são 58 os consentidos pela equipa de José Mendes Silva em tão-somente cinco partidas!                

* Texto: António Henriques
Fotos: António Simões dos Santos

25 comentários:

Anónimo disse...

comentario sobre a 2ª parte do Benfica na Agronomia demonstra bem que quem escreve nao foi até à Tapada e nao viu nem sabe o que verdadeiramente aconteceu .. foi sim um acordar da equipa do Benfica placando muito e bem, mesmo com duas expulsoes por Amarelos no seu pack avançado, mostrou que existe garra e muita vontade ... falta de respeito da agronomia levou a que pensassem que os 100 pontos cherariam muito facilmente !

Anónimo disse...

Parabens ao Ze Mendes por ter colocando a titular um excelente e promissor atleta Sub 18 na posição de nº 15 ... acreditamos que memso com todas as dificuldades se está a trabalhar bem para os lados da Luz e da Sobreda. Equipa em construção e para o futuro. Sem jogar é impossivel de crescer.

Anónimo disse...

Ate gostava de saber em que parte do jogo é que o belenenses treinou sem os seus internacionais. só se foi naquela parte em que o duarte moreira saiu e naquela em que o diogo miranda entrou. devem e ter andado a treinar mellees pq levaram um banho na 2ª parte. a sorte, é que o tecnico ainda continua muuito pequenino e só acorda na 2ª parte... este belenenses e muito permeavel.mais do mesmo.

Anónimo disse...

permeável com 6-2 em ensaios e 34-3 ao intervalo?

Continuem a mandar vir camiões de sul africanos ....

Anónimo disse...

eu volto a dizer o que tenho dito, a malta do Técnico continua pelo mesmo caminho a achar que está no camino certo, o que é um facto é que os resultados são os mesmos, desastrosos, mas continuam a dizer que a culpa é de todos menos deles. continuam a ver os jogos de maneira difeente de todos os outros, dão grandes banhos de rugby mas perdem por 30 e 40 pontos de diferença, mas a culpa não é deles, é dos malandros dos arbitros, e dos malandors da FPR, ops os malandros da fpr alguns são do tecnico,

Anónimo disse...

Realmente o sr. Manuel Cabral não se deslocou à Tapada e faz a cronica com base somente no resultado e no que lhe parece, enganando de forma viciosa o leitor.

Sim, o Benfica levou 69 a 0, o que somente este resultado deveria parecer estranho ao Sr. Manuel Cabral, de quem até sou um atento seguidor, mais não seja pela curiosidade da sua escrita.
Ora se o Benfica leva 90 e tal de uma Académica e 100 e tal de um Direito, seria de supor que levaria cabaz igual ou parecido da Agronomia;

Se tal não aconteceu, talvez não tenha sido o "tirar o pé do acelerador" da Agronomia, mas sim algo que aconteceu no campo que tal fez acontecer;

Realmente vi o jogo e não tiro o mérito à vitória da Agronomia, mantendo o jogo sempre vivo graças ao seu 10, D.C.P.;

No entanto, a equipa do Benfica na 2.ª parte acordou para defender, os contínuos ataques da Agronomia, levando a que o Sr. árbitro, por razões que penso que ninguém percebeu, a expulsar por 10m (num espaço de 2m) 2 jogadores (o 2 e o 11!!!!??????) do Benfica, sendo que nesse período em que esteve com menos 2 unidades, a Agronomia não conseguiu marcar!!!!!!!

Tudo o acima somente serve para repor um pouco da Verdade de quem esteve ao frio da noite a ver um jogo de que se esperava um grande resultado, à semelhança do Direito e voltou para casa surpreendido com grandes melles do Benfica, devendo esta equipa tratar de corrigir tão breve quanto possível as suas touches;


Parabéns Zé Mendes pela posição tomada e a todos os jogadores do Benfica - se todos transformarem a atitude da 2.ª parte na atitude de todo o jogo, em breve poderão vir a surpreender!

Desculpe Manuel Cabral por discordar do seu texto, mas penso que desta forma a justiça está reposta. Um abraço e votos de bom trabalho!

Miguel disse...

O Kika e o treinador do belenenses? Pensei que era o ex-treinador da Agronomia (nao me lembro do seu nome).
Abracos
MB

Anónimo disse...

Por um lado não vejo ninguém do Técnico a queixar-se, por outro cada clube constroi o presente e o futuro à sua maneira. Uns melhor outros pior. Alguns clubes melhor que o Técnico!
O rugby em Portugal tem sido de ciclos. CDUL, Cascais, Direito, CDUL actualmente, com pequenas intromissões da Académica, Belenenses, Agronomia, Técnico e Benfica. é o que é!

Anónimo disse...

Agronomia não deu 45 pontos na 2ªparte porque entraram todos os suplentes e o C. Pinto saíu a meio da 2ªparte, caso contrário tinham dado 90! O objectivo não era dar 100, era jogarem e divertirem-se e isso foi conseguido.
O slb é uma equipa ridicula, deveria estar na 3ªdivisão!

Anónimo disse...

Apenas uma coisa, o Tecnico nao sabe aproveitar o que tem, apenas nao seguirá o caminho do Benfica porque...............

Anónimo disse...

Apenas uma coisa, o Tecnico nao sabe aproveitar o que tem, apenas nao seguirá o caminho do Benfica porque...............

Anónimo disse...

Benfica, falem mas é do causador ou causadores da situação que estão agora.
Carlos Nobre e Queimado

Anónimo disse...

Carlos Nobre ???? Só faltava mais esta. João Queimado !!!! é preciso lata. Bem queres destruir por dentro mas não vai ser fácil. É bem possivel que o Benfica desça de divisão como JÁ DESCERAM QUE EU ME RECORDE: CDUL, Direito, Académica, Belenenses, Cascais, Agronomia, Técnico, etc. etc.
Coitados, vocês pensam que é sempre a subir e estão sempre na maior. Quando os vossos clubes se afundam são os primeiros a abandonar.

Manuel Cabral disse...

A propósito do comentário das 15:21 aconselho todos a lerem as revistas Rugby Revista e Rugby Magazine, na Biblioteca do Mão de Mestre...
Aprenderão assim que nem todos os dias são de brilho, nem todas as noites de escuridão...

Anónimo disse...

Ão anônimo das 11:20:
Epah, tens de perguntar aos teus 3/4's, principalmente os que entraram na 2.ª parte, se foi divertido estar ao frio, sem bola para jogar.
Serão sempre os mesmos arrogantes mas veremos essa arrogância, com a visita do CRAV, que têm um carinho especial pelas equipas de Lisboa.
Abraço e vai apanhar nozes ;)

Anónimo disse...

- Sub 21: Cdul 51 - Cascais 0
- Seniores: Cdul 54 - Cascais 6;

Sim, já andamos lá embaixo, mas aprendemos com os erros, custou, e voltamos! Compreendo perfeitamente o que se passa com o Benfica e acredito que em breve, irão dar a volta. Até lá, continuem a treinar pois todas as equipas já passaram pelo mesmo ou ainda estão a passar.

Anónimo disse...

Parece que o Técnico não vai longe não com os 8 sub-21 sul-africanos que por lá estão acampados.

Nem vai longe apesar da sofeguidão do seu diretor desportivo, que bem se esforça em gritar contra tudo e todos, que chegou a vias de facto com o treinador dos seniores.

Uma pergunta: o benfica jogou com um jogador sub-18 no séniores? Isso é permitido? Mesmo permitido, não é um risco face à diferença de poder físico com o escação sénior? Não vale a pena armar em heróis.

Anónimo disse...

Alguém sabe o que aconteceu ao Ricardo Sequeira?!?

obrigado,
andré matos

Anónimo disse...

O grande Ricardo Sequeira está ausente por doença.

Anónimo disse...

Caro Manuel

Existe 1 erro no texto, pois o Francisco Serra marcou apenas 1 ensaio contra o Crav. A par do Sérgio Franco, José Miguel de Almeida, Gere e João Costa.

Anónimo disse...

O tecnico gosta de ter mt estrangeiros para terem uma boa equipa B um vergonha

Anónimo disse...

O Francisco Serra marcou um ensaio no jogo com o CRAV e não 2 como se refere no texto acima. Fica a correção a bem da verdade.

Anónimo disse...

Manel, gostei do teu comentário pois para se pensar no futuro t de se conhecer o passado. E nada melhor do que isso do que ler as revistas que publicaste. É um prazer consultá-las

Anónimo disse...

Verdadeiros amantes do Rugby que ajudaram a construir o que temos hoje. Tu fostes um deles e só tens de te orgulhar de continuar a dar ao Rugby tanto de ti. O Mao de Mestre é um exemplo disso e começa a ser um caso serio no nosso pequeno mundo. Abraço

Manuel Cabral disse...

Anonimo das 9:38 de 2 de Novembro.
Pela boca morre o peixe...Tão cego ficaste quando me acusas de enganar viciosamente os leitores, que nem reparaste que o texto não é meu e está assinado...
Se eu seguisse o teu raciocínio, diria que tens alguma coisa contra mim, e que tentas disfarçar quando me pedes desculpa por discordar...Não seja por isso, mas sim pela tua óbvia mente distorcida...
Queres discordar? Pois discorda, mas não serás com certeza homem para dizer que eu informo viciosamente na minha cara!