10 de novembro de 2012

CALDAS DEIXA UMA RECORDAÇÃO À AGRÁRIA

A vitória do Caldas em Coimbra, frente à Agrária é a nota mais saliente da 5ª jornada da Primeirona, marcada ainda pelo adiamento do jogo Loulé-Montemor, em virtude da inundação que atingiu o campo dos algarvios.

O sucesso dos caldenses na Escola Agrária por 32-10 pôs a equipa das Caldas na trilha do quarto lugar, ocupado pelo Setúbal, mas agora ao alcance de uma vitória por parte dos vencedores de hoje.
Depois de terem vencido o Loulé sem deixar margens para dúvidas, os homens de D. Leonor confirmaram a sua melhoria ao marcar 32 pontos e conseguirem o tão desejado ponto de bónus, deixando os charruas numa difícil posição, em igualdade de pontos com Santarém, e apenas com três pontos de vantagem sobre o cerra fileira de Loulé.

Na Lousã o sem-casa Santarém perdeu por 39-7, e, como já referido em relação à Agrária, está numa posição difícil, e vai ter que lutar arduamente se quiser manter o seu lugar na Primeirona.
Os serranos recuperaram a terceira posição, ultrapassando o Setúbal, e ocupando agora aquele que era apontado antes da prova começar, como o seu lugar natural.
Na próxima semana a deslocação às margens do Sado vai-nos dizer se estão naquele lugar para ficar, ou se vão sofrer para manter uma posição entre os que vão disputar o acesso à Divisão de Honra.

No último jogo do fim de semana - que foi o primeiro a ter lugar - o Évora bateu o Setúbal por 63-5, e recuperou a liderança da prova, beneficiando da não realização do jogo do Montemor.
Mostrando uma vitalidade que não se viu na última época, os chaparros apenas perderam um ponto de bónus na Lousã, mas levam uma excelente média de 48 pontos marcados por jogo, mas com os mouflons logo ali, com uma média de 47,75 pontos...

Foto: Rui Costa e Rugby Clube da Lousã

26 comentários:

Anónimo disse...

uma vez mais o santarém perde e os jogadores perdem-se a dizer mal do treinador pelas costas. o resultado foi natural e nem foi tão pesado (comparando a qualidade de uma e outra equipa) quanto isso mas a malta não se pode perder a criticar os treinadores. união precisa-se..pelo rugby que devia ser o mais importante no meio de tudo.

abraços

Anónimo disse...

as derrotas do santarém já não são noticia. apostava neles no grupo de apurados, mas senão descerem de divisão já se podem dar por contentes. não é pelos resultados, mas pelo rugby fraquissimo que jogam.

abraço manel, continuação de bom trabalho

Mr Moita disse...

este santarem é tao fraquinho.. a segundona é já ali

Bernardo disse...

Mas agora está na moda criticarem o Santarém? Dêem tempo ao clube para crescer enquanto clube, esse crescimento será verificado na equipa posteriormente. Há equipas mais pobres na Primeirona e não vejo ninguém a gozar com essas. Lembrem-se que o rugby é que perde.

Cumprimentos

Anónimo disse...

quando até o caldas ganhar à agrária e o santarém perde está tudo dito...

Anónimo disse...

Se as pessoas só falassem do que sabem... Ora vamos lá a ver:
O Santarém está em 7º lugar, após ter escorregado na Agrária (escorregadela essa que se explica facilmente com a entrada com tudo da Agrária após subir de escalão, jogando em casa frente aos seus adeptos, e com um Santarém a não conseguir dominar os ímpetos da ambição com que encarou esta nova época) e tendo já efectuado os jogos contra as equipas mais fortes da 1ª Divisão - Évora, Montemor e Lousã - para as quais é evidente, ainda, um fosso entre estas e o restante grupo de clubes da 1ª Divisão. Ou seja, de todas as derrotas que o Santarém amealhou, só uma era evitável, dificilmente o Santarém - estando a consolidar-se em termos directivos e técnicos, ou não - venceria algum dos outros jogos. O Santarém enfrentará agora equipas inferiores à sua: Loulé e Setúbal, onde, se o Setúbal pode tentar fazer a sua graça - dado o bom momento de resultados que tem vindo a conseguir - o Loulé não tem qualquer hipótese de triunfar, dada a diferença de qualidade.
A isto junto, ainda, o facto do Santarém não poder realizar jogos em casa, faltando, naturalmente, apoio à equipa e desgastando os jogadores, jornada após jornada, com deslocações por vezes muito longas.
Mais, o Santarém mudou, este ano, de Direcção e treinador, tendo os jogadores que passar por um habitual período de adaptação, que poderá ser mais ou menos prolongado.
Para terminar, relembro que ainda estamos pouco mais que a meio da... 1ª volta! Por isso é melhor esfriarem os ímpetos de querer ver o Santarém arredado da 1ª Divisão, ainda falta muito campeonato pela frente e tudo pode acontecer.

Saudações desportivas a todos e... Não futebolizem o rugby. Deixem essas guerrinhas para o futebol, o rugby é um desporto totalmente diferente, com uma mentalidade também totalmente diferente.

Ana Cristina

Bernardo disse...

excelente, Ana Cristina! nada como uma mulher a meter ordem em casa

Anónimo disse...

''Não futebolizem o rugby. Deixem essas guerrinhas para o futebol, o rugby é um desporto totalmente diferente, com uma mentalidade também totalmente diferente.''

infelizmente é disto que muitos se esquecem...

Manuel Cabral disse...

Bernardo, estou inteiramente de acordo.
E gostava de ver a cara dos "meninos" que acabam de ser postos na ordem por uma verdadeira HOMEM DO RUGBY!

Anónimo disse...

entreguem a taça à senhora. duvido que por aqui apareçam virgens ofendidas nos próximos tempos

CARREGA RCS!

Anónimo disse...

ana cristina permites-me que te faça uma pergunta? não achas utópico existir competição sem todos estes ''picanços''?

Anónimo disse...

Ainda agora o campeonato comecou e já ta cheios de criticas, o santarem faltam-lhe 5 ou 6 jogadores que ainda não podem jogar por motivos profissionais, daqui a um tempo vimos como esta na classificaCao. Ah e já agora Mr Moita, preocupe-se com a moita porque essa sim e mesmo muito fraquinha, já este ano foi humilhada pelo RCS em tomar!!!! Ahahah

Anónimo disse...

Cá está sector onde àd mulheres podem dar cartas no Rugby em vez de andarem aos gritinhos a quererem imitar a masculinidade dos homens. Parabéns à Mulher do Rugby de Santsrem

Anónimo disse...

Claro que permito.
Se é utópico pensar num desporto onde a cegueira não invada a visão de muito boa gente? Claramente que não, no rugby não.
Em todas as competições os jogadores e, consequentemente, as equipas, querem vencer. Uns apresentam mais qualidade, outros menos, mas o objectivo é comum a todos: divertirem-se a fazer aquilo que gostam e vencer.
Agora vejamos... É preciso jogar numa liga federada para querer vencer? Claro que não. Se eu jogar o que quer que seja com amigos vou querer vencer, e eles serão sempre meus amigos na mesma. No final, se perder, sou capaz de ficar chateada comigo própria, ou até mesmo com eles, mas eles não deixam de ser meus amigos simplesmente porque me ganharam.
Ora, no rugby, que é disputado de forma amadora em Portugal convém relembrar, o mesmo acontece. Existem muitos casos de jogadores com amigos nas equipas adversárias, e é exactamente por isso que existe a designada ''Terceira Parte''. Já no futebol, as pessoas destilam ódios pelo Benfica, pelo Porto, pelo Sporting (etc) e pelos jogadores destes emblemas, e vêem nos jogadores da dua equipa predilecta autênticos ídolos. Ídolos esses que depois aparecem em fotografias a almoçar ou a jantar com jogadores odiados pelas mesmas (pessoas). Já no rugby isso não acontece. Há um jogo, e há a amizade. Se todos os jogadores são amigos? Claro que não, ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Mas há a humildade de distinguir o jogo competitivo das relações pessoais, há a humildade de reconhecer a derrota, há a humildade de ir para casa e começar logo a pensar no próximo treino para, no jogo seguinte, fazer mais e melhor.

Agora responda-me o anónimo: de onde vem todo este ódio a um clube de rugby, nomeadamente o Santarém? Vai dizer-me que compram árbitros, que se queixam sistematicamente dos árbitros ou que é o clube do regime?

Saudações desportivas,
Ana Cristina

Anónimo disse...

engraçado que depois do belissimo comentário da rapariga/senhora não houve mais criticas... parabéns pela coerência e sabedoria num jogo tipicamente masculino por parte da cristina e força ao santarém que não envergonhou o clube em nada no jogo de ontem.

saudações serranas

Anónimo disse...

Uma coisa que se deve fazer é: nunca subestimar o adversário. Confiança a mais nunca fez bem. Se o Loulé é inferior ao Santarém... veremos após o jogo. Até porque o Loulé "sem hipóteses de triunfar", o Loulé que acabou de subir da segunda divisão, não levou as ditas tareias que muitos clubes já na primeirona "à vontade" levaram. Digo isto porque jogo rugby, também sou rapariga e uma coisa que me ensinaram desde sempre no rugby foi a não tirar o valor das equipas adversárias. Todo este discurso para dizer à senhora Ana Cristina para não falar sobre outras equipas que, pelo que vi, não falaram da dela. Um vencedor tem de saber perder e, quando perde, fá-lo de cabeça erguida. Eu, eu estou pelo RCL ;)

Anónimo disse...

Anónima do RCL, tudo o que eu disse faz parte da teoria, claro que na prática as coisas são diferentes. Posso-me ter expressado mal, visto que o Loulé terá sempre uma palavra a dizer, como é evidente. Que no final, penda a vitória para onde pender, se possa discutir amigavelmente e não com as guerras que por aqui se têm visto.

O Loulé merece-me o respeito que todas as equipas, de todos os escalões, merecem.

Ana Cristina

Anónimo disse...

Já agora, anónima do RCL, se está a insinuar que disse que o Loulé era mais fraco porque estão a alvejar o RCS, pode desenganar-se. Falei, mais uma vez digo, em termos teóricos, daquilo que já me foi permitido ver.

Se o Loulé vencer o Santarém não me espantará muito, apesar de não considerar ser o desfecho mais natural.

O rugby é assim, um desporto onde o imprevisível pode acontecer, há que aceitar qualquer que seja o resultado com humildade e continuar a trabalhar sempre para fazer mais e melhor.

Saudações desportivas,
Ana Cristina

Anónimo disse...

Estou então mais esclarecida :)

Anónimo disse...

pena não haver muito mais gente a ver o rugby como a ana cristina vê. isto é o rugby.

abraços de loulé

Anónimo disse...

as pessoas que se convençam que clubes que perdem o seu rumo prejudicam todo o rugby português. tal como já foi dito, não o futebolizem. no futebol, mais clube menos clube, azar, no rugby se um clube acaba por má gestão ou pelo que seja todo o rugby sofre...já basta a pouca ajuda que o rugby português e os clubes têm, só faltava estas guerras... unam-se todos. pelo rugby.

não estou a falar em especial do santarém mas sim de TODOS os clubes desde a agronomia ao beira-mar. todos importam!!!

Anónimo disse...

nao sei que teoria é essa de considerar o Setúbal fácil.
pela teoria eles deram 40 a agraria e o santarem perdeu.

logo pela teoria parece me que será mais ao contrário...

Anónimo disse...

ultimos encontros rcs/vitoria
VSC 35 - RCS 43
RCS 28 - VSC 10

confronto directo. isto e teoria, nao o andar a ver os confrontos dos outros.

cumps

Anónimo disse...

Obviamente que a teoria parte dos últimos confrontos directos, não sei qual foi o erro tão grave que cometi. Há pessoas a quem se tem que esmiuçar tudo, não sei se por graça ou porque querem ser engraçadas.
De resto dou a mesma resposta que dei à anónima do Loulé: o Santarém pode perder com o Setúbal, não é a teoria que estará presente em campo e fará o Santarém ganhar. Ganhe quem ganhar, que seja um resultado juste e haja humildade dos dois lados no final.

Saudações desportivas,
Ana Cristina

Anónimo disse...

Já agora, não considerei o Setúbal fácil. Nenhuma equipa é fácil, e todas merecem ser respeitadas. Apenas acho que o Santarém tem uma equipa superior à do Setúbal. São coisas diferentes.

Ana Cristina

Anónimo disse...

Só uma pequena chamada de atenção.
Uns comentários acima alguém falou da mudança de direcção e de treinador no RCSantarém, RCLousã também teve as mesmas alterações e também tem jogadores que ainda não podem jogar devido à vida profissional, aliado também a algumas alterações no plantel de jogadores...

Melhores cumprimentos para todos...